Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ronaldo tenta dolorosamente vender tablets Samsung da Claro

Nova técnica de viralização de vídeos: o marketing do constrangimento. O título acima e o texto abaixo são do Gizmodo Brasil.

Para vender o Galaxy Tab, a Samsung já deu sua bola fora no BBB, com aquela prova do líder absurda  que não mostrava nada de como um tablet funciona. Agora, a Claro erra o gol mais uma vez, com um bate-papo forçadíssimo entre Ronaldo e o comediante do CQC Marco Luque. É desconcertante ver os dois tentando vender os Tabs – o antigo de 7″ e o novo de 8,9″ – por vários motivos.

As imagens nas telas são simuladas, deixando os Tabs parecerem muito  mais rápidos do que realmente são. E os Tabs são vendidos apenas como uma tela para acessar sites: em nenhum momento se fala de apps, das possibilidades que os programas e jogos do Android podem trazer. Tanto que, em dado momento, o Marco Luque “acessa” o site  do Google Maps em versão desktop, em vez de abrir o app Mapas no aparelho. (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mário RPG (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 2:16 pm

    EEEEEÉ mas se fosse da Apple o “Algustinho” ficaria todo cheio…

    Hummm, viva o MAC…

    joao dinakldo (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 2:35 pm

    As duas tentativas foram criminosas, crime contra o consumidor, enganação, mentiras, mas…se até as instituições no governo federal estão descreditadas imagine as de controle (MP, TC, OAB, etc…)

    Flávio (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 2:38 pm

    Vindo da operadora em questão não dá pra se esperar muita coisa (boa)…

    Se o Ronaldo fosse contratado em 2011 para exibir tablets de qualquer outra marca ou sistema operacional que, na opinião dos anunciantes, ficariam melhor na TV com telas simuladas mais rápidas que as reais, ou mostrando sites da web ao invés das apps nativas com a mesma função, ou até mesmo evitando o assunto “apps” completamente, eu acho que teria a mesma opinião, independentemente de qual fosse o fabricante em questão, e mesmo se o script não envolvesse piadinhas constrangedoras com o peso dele, ou com ele errando a pronúncia do nome do aparelho.

    Denis (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 2:49 pm

    O pior não é essa dor de barriga que deve dar ao ver isso, o pior é que vai vender.

    Hugo (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 2:50 pm

    Não é a claro que remove o gmail e gtalk nativos do android de seus aparelhos? Se sim, tá explicado pq acessar a versao desktop kkkkk

    Franklin (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 2:51 pm

    O problema é que essa propaganda não é pra você. É para o público A e B que não entende um pingo de computador e só quer ter um aparelho para entrar na internet.

    Além disso, o que importa para o público alvo deles se o bagulho roda Android, iOS ou Windows 98? O que importa se tem app iFart ou qquer outra coisa se ele funciona de GPS?

    A ideia da propaganda ficou interessante (por mais que claro seja quase tão ruim quanto a vivo) e com certeza atingiu quem eles queriam atingir.

    Diego (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 3:02 pm

    infeliz!

    Frank (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 3:10 pm

    Acontece que nem os publicitários que fizeram a propaganda e nem os consumidores a quem ela é direcionada sabem direito pra que serve um tablet, só sabem que tá na moda ter um, logo, não tem pra que mostrar suas vantagens ou apps reais, basta mostrar que ele existe e que um famoso supostamente o está usando.

    Joao (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 3:17 pm

    Não vi o comercial ainda porque estou no trabalho, mas pelo o que o Augusto falou zoaram com o peso e a ‘INGNORANCIA’ do Fenomeno…. só faltou mesmo piadinha com o caso dos travecos ..shuahushaushu

    Aurelio (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 3:25 pm

    Lembro que logo que surgiram os tablets vi o pessoal aqui dizendo que isso não ia pegar, que era melhor ter um netbook que era mais completo e tal.

    E hoje o que vemos, a morte do netbooks e a grande acensão dos tablets, que segundo esta reportagem

    http://g1.globo.com/videos/globo-news/globo-news-especial/v/evolucao-dos-tablets-obriga-o-jornalismo-se-encaixar-em-um-novo-formato-de-informacao/1560802/

    é o tão sonhado computador pessoal. Uma revolução.

    Isso mostra como “nós” os envolvidos em tecnologia não sabemos nada de tendências.

    Outra coisa que acho estranho, é não ver o Linux como SO de GPS veiculares, vemos o antigo Windows CE dominando este mercado. O Linux deveria ser a escolha natural, mais leve, robusto, mais personalizável.

    Eu possuo um XI-GPS43 rodando o navegador IGO-Amigo com apenas 64 mb de memória, roda bem, com efeitos, transparências,… É estranho o Linux não ter participação neste mercado.

    oi@oi.com (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 3:26 pm

    É simplesmente um comercial, como os de sanduíches, cervejas, carros ou aparelhos de ginasticas, não é um review do aparelho.

    NinjaCatNoob (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 3:29 pm

    kkkk piada é estes cadas do gizmodo querendo “fazer a cabeça” da galera;;
    :D
    Eu achei o comercial bom.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 3:33 pm

    Olha, tai um negócio chato. Se fosse propaganda do ipad da “Claro”, com o fenômeno falando “ipharte”, e vendo umas telas programas, pois eu já comercial do ipad com tela programada, vide alguns anuncios de restaurantes e etc. Ninguém falaria nada, mas como table android, vem a marcação. analisa o título da notícia.

    “Ronaldo tenta dolorosamente vender tablets Samsung da Claro”

    Como se vender um tabblet da samsung fosse difícil, poxa, já que não forçar a barra e é justamente criticar a forma como a propaganda foi feita. coloca:

    “Garfe da samsung em comercial de tabblet com Ronaldo” ou sei lá outra coisa que tenha a ver com a notícia.

    Ezek (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 3:40 pm

    @Aurelio: Discordo quando afirma que estamos vendo a morte dos netbooks. O que estou verificando é os notebooks transformarem em netbooks com poder de processamento extremamente alto. Troquei o meu notebook Dell XPS M1330 por um Acer Timelinex 1830T-68U118 que é um notebook com 10,6″, sem cd-rom, com Intel Core i7 e com 1,4kg. Quando os tablet rodarem programas mais pesados (acredito que com o novos processadores de multiplos núcleos ARM e x86 isto poderá mudar) eu comprarei um tablet.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 4:01 pm

    Como já disseram acima, marketing é pensado sempre no público alvo que eles identificam como potenciais usuários ou já usuários reais.

    A propaganda, pra gente, parece bobinha (não vi nada de mais pra jogarem tanta pedra), mas o povo não geek ia gostar, sem dúvida.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 4:08 pm

    Comercial infeliz (que assume que o consumidor é necessariamente idiota).

    Título da matéria muito infeliz (nem vou mais chover no molhado e discorrer sobre isso novamente: é gastar byte à toa).

    Sobre os netbooks e tablets:

    Por menores que sejam os notebooks, eles jamais serão netbooks: um hardware de utilidade duvidosa que já vai tarde. Notebooks são hardwares poderosos (e, por isso, caros) capazes de rodar aplicativos iguais aos encontrados nos desktops. Eles tendem a se tornar mais leves e menos consumidores de energia no processo, mas nunca serão tão descartáveis como os netbooks.

    Os Chromebooks da Google tampouco podem ser considerados netbooks: eles são aparelhos criados exclusivamente para acesso à rede. São janelas abertas para a internet, coisa que os netbooks deveriam ter sido e nunca foram. E, fora o seu original modelo de vendas, também são de utilidade duvidosa, ao menos para pessoas como nós. Mas serão bons instrumentos de inclusão digital.

    Notebooks já ganharam telas de toque, mas nem por isso podem ser considerados tablets. O que define um tablet é o conjunto de sensores built-in que o acompanha: o conjunto mais básico de todos deve incluir acelerômetro/altímetro, Wifi, GPS e câmera. Isso os faz atuarem como dispositivos portáteis de navegação e realidade aumentada, coisa para qual vc. não usaria um notebook.

    O fenômeno Android tem feito reduzir as distâncias entre smartphones e tablets, principalmente por oferecer softwares em comum aos dois tipos de dispositivos e permitir a integração entre eles. Os smartphones mais modernos estão se tornando “tablets em tela pequena”.

    Adroaldo Vidoti (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 4:37 pm

    Muito legal a propaganda, acho que esse MIMIMI que vocês ficam fazendo, é coisa de TROLL. Os caras têm que fazer a propaganda caber em um determinado tempo etc e tal, se o consumidor quiser testar, vai na loja e etc….. bando de nerd chatos!!!!

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 4:59 pm

    Lendo os comentários até fiquei achando que essa é a única propagando que tenta vender mais do que o produto é. Vejo carro subindo parede, sopinha que parece banquete real, banco que faz tudo por seus clientes, lojas totalmente altruístas, etc, etc.

    Pô pessoal. :D

    poi (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 5:01 pm

    “#vergonhaalheia” perfeita essa hashtag. Mas não acho estranho, é apenas o ápice da palhaçada que virou a sociedade. Tudo é marketing, é estilo de vida, é caderno comportamento da revista. Tem que estar na moda, se não tá, é pobre, é perdedor.

    São risadas forçadas no meio desta podridão. Mas acho que este senhor explica melhor o que eu achei do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8OU1mW0Ty_Y

    Joao Paulo (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 5:59 pm

    Nossa, fiquei tentando entender o que o psicoppardo diz em seu comentário, mas é complicado entender um comentário feito por um semi-analfabeto. O que é “tabblet”? O que é “garfe”? As vezes é duro tentar ler os comentários do br-linux… não adianta estudar tecnologia, se a pessoa não sabe nem o português.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 6:06 pm

    Sinceramente, não vi nada de mais nessa propaganda, e nada de pejorativo em relação ao Ronaldo, o cara entrou na “brincadeira” numa boa. Não entendo o porquê de tanto auê, que pessoal mais chato e sem senso de humor.

    Tiago (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 6:07 pm

    Hehehe, eu dei boas risadas. Ficou legal. E dai que não fala das possibilidades técnicas? Se atinge o publico que pode comprar, é suficiente. Lembre-se que a Claro não está vendendo Android, está vendendo Galaxy.

    Olha, nós somos técnicos, não somos publicitários.

    Bremm (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 6:25 pm

    Fora usar como leitor de e-books e GPS, uma terceira utilidade que eu vejo para um tablet é essa:

    http://www.youtube.com/watch?v=cPfd5P2Dfm4

    Foi o primeiro exemplo que peguei procurando por “tablet obd2″ no Youtube. Ah, e existe o Garmin Mechanic no Android Market, que é algo neste nicho.

    foobob (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 6:34 pm

    tablets deveriam funcionar também belamente para desenho, mas infelizmente desenhar com um dedo gorduroso não é tão bom como com uma caneta…

    stan_br (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 6:56 pm

    Caraca, impressionante como a propaganda ficou ruim.

    Bruno P. Gonçalves (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 7:00 pm

    Fala sério, voces queriam mesmo que o ronaldo desse uma dedada na tela e ficasse 2 horas pra abrir após 4 ou 5 refresh na tela.

    Sejam realistas, na boa, voto +1 para o TROLL

    Achei muito show de bola a propaganda. Quanto mais usuários comprando tables (não interessa a classe que eles são) melhor para as empresas de tecnologia, e para a melhora da banda larga [movel] no pais.

    Gabriel (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 7:03 pm

    “Lendo os comentários até fiquei achando que essa é a única propagando que tenta vender mais do que o produto é. Vejo carro subindo parede, sopinha que parece banquete real, banco que faz tudo por seus clientes, lojas totalmente altruístas, etc, etc.” [2]

    Esqueceu da margarina que alegra toda a família no café da manhã.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 8:15 pm

    @Foobob:

    Eu desenho no meu tablet, com uma caneta feita em casa. :))

    Não vou passar os detalhes da coisa em um comentário, mas para quem estudou eletrônica básica no colégio fica a dica:

    A tela usada na maioria dos tablets é capacitiva

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 8:26 pm

    Ok, só pra deixar clara a minha opinião. Não vou gastar mais que dois minutos mesmo…

    O comercial é ruim, como milhares de outros também o são.

    O artigo em si, como 90% dos artigos que saem aqui sobre o Android, é muito, muito pior: o título, a tag, o texto. Eu tento não alimentar os trolls, inclusive quando o próprio post em si parece trollagem, mas confesso que ocasionalmente fica difícil.

    Tenho a impressão que de tudo que se fala sobre esse sistema por aqui, 9 de 10 vezes trata-se de algo negativo a respeito. E tenho a desagradável impressão de que isso não é coincidência. Será que sou o único a pensar assim?

    Fico imaginando se incluir “Android” como um dos assuntos no site é realmente algo verdadeiro. É pena.

    Vocês falaram tanto que acabei vendo o vídeo. Nada demais, é pura propaganda com sensação de enganosa. Sensação pois não tenho um para saber. :-)

    Tendo ou não grana dá vontade de ter os recursos, por isso, deve atender os objetivos.

    Aí vão os 40 posts mais recentes para você poder refinar este seu palpite, Copérnico.

    Me parece que a cobertura é bem variada, falando sobre vários cursos para desenvolvedores, aplicativos para Android, a lamentável questão do código-fonte do Android 3.x que não será disponibilizado, dicas para desenvolvedores, smartphones que recebem destaque, o sucesso da plataforma nos smartphones, as políiticas de atualização dos fabricantes, a questão das patentes da Microsoft sendo apresentadas aos fabricantes, o que vem acontecendo com essa segunda onda de tablets com Android, os vírus que têm sido distribuídos via Android Market, e mais. Quando considero a notícia boa, a noticio assim, mas quando a considero negativa, não tenho razão para fingir que é alguma outra coisa.

    Segue a lista:

    Ronaldo tenta dolorosamente vender tablets Samsung da Claro
    droidOpenDataBR: Para onde foi o seu dinheiro?
    Os fabricantes de dispositivos móveis seriam fiéis ao Android se tivessem que pagar uma licença?
    Android está em quase 40% dos smartphones nos EUA
    Quais patentes estão em jogo na guerra Microsoft X Android
    Microsoft quer que Samsung pague a ela US$15 por aparelho Android que fabricar
    Dicas para criar aplicações de sucesso no Android
    Onde a Microsoft lucra mais: Com o Android ou o Windows Phone?
    Como exibir anúncios em aplicações Android
    Desenvolvedor: Dá para ganhar dinheiro com o Android Market?
    Notificações do Android no computador
    PC World: Samsung Galaxy S II é o novo Rei dos smartphones
    Por que há tão poucas apps otimizadas para o Android 3.0?
    Curso grátis de programação Android
    Ubuntu One: nuvem da Canonical chega ao Android
    Aplicativos para Android têm mais de 4,5 bilhões de downloads
    Skype para Android agora tem videochamada
    Vídeo: Ubuntu rodando no Galaxy Tab 10.1
    Segundo o Google, Android tem 500 mil ativações por dia
    Direitos do consumidor: Após multa por descumprimento em Taiwan, Google remove as apps pagas do Android Market de lá
    Promoção da CEF no FISL
    Aprenda a criar menus e estilos no Android
    Motorola e as atualizações do Android
    Treinamento Linux e Android – BH
    Promoção de faculdade paulista oferece Tablet Android
    Curso de programação Android
    7 polegadinhas: Huawei terá tablet com Android 3.2
    Galaxy Tab 8.9 chega até o fim de julho pela Claro
    Adobe não vai mais manter o AIR para o desktop Linux
    Curso grátis de programação Android
    5 recursos que o Android tem e o iOS 5 não
    Grupo de Desenvolvedores Android da Bahia
    Positivo diz que terá tablets próprios com Android no Natal
    Apps infectados por vírus ‘silencioso’ para Android ficam por 2 meses no Android Market
    Tablets “genéricos” ganham espaço como alternativas
    Samsung entrega um Galaxy S II a desenvolvedor do CyanogenMod
    Motorola recua e diz que culpa de devoluções de Androids não é dos apps
    Swype beta para Android aberto ao público
    Nokia descartou Android para não se render

    Celio Alves (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 10:04 pm

    Eu não vi nada de mais nessa propaganda, isto porque ela é tão ruim quanto as outras. Mas quem já se acostumou com o Zeca Pagodinho na rede, o comercial do Ronaldo até que é digestível.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 10:50 pm

    @Joao Paulo, V. Sra é de tamanha sapiência que deve ter um “umbigo ” do tamanho de um elefante. Não deveria se preocupar com os “semianalfabetos” (sem falar que segundo a norma culta e o acordo ortográfico da gramática portuguesa não existe esse famigerado “-” que sua Senhoria redigiu separando a palavra semianalfabeto), mas quem sou eu para criticar um “letrado” de tamanha estirpe como é sua senhoria, no mínimo um Phd, creio eu, na nobre arte de escrever lusitana. Nós, pobres mortais, devemos honrá-lo por uma sentença tão rica em erros de concordância.
    Sinto ter escrito linhas tão ofensivas ao seu sensível olho, mas sua estultícia, só equiparada a ignorância e falta de senso em trollar posts.

    Minhas sinceras condolências.

    texto escrito e corrigido com ajuda do Libreoffice 3.3.x
    corretor ortográfico Vero 2.0.x
    corretor gramatical Cogroo

    psicoppardo (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 10:53 pm

    retificando:

    onde lê-se:
    “só equiparada a ignorância e falta de senso em trollar posts.”

    leia-se:
    “só éequiparada a ignorância e falta de senso em trollar posts.”

Este post é antigo (2011-07-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.