Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Revista Tema: Software Livre também sabe desenhar

Enviado por Agni (agniΘagni·art·br):

“”Em algumas áreas, os softwares de código aberto ainda são tabu, não emplacam boa aceitação devido a preconceitos muitas vezes alavancados pelos mercados. A computação gráfica é um bom exemplo disso. “A mistura entre indisposição para aprender, falta de informação sobre a alternativa livre, receio de mudar o processo produtivo e os mitos que envolvem o Software Livre é o motivo para a resistência”, acreditam Farid Abdelnour e Nara Oliveira, sócios do Estúdio Gunga – uma empresa de artes gráfica que trabalha apenas com plataforma livre.

A boa notícia é que muitos profissionais e empresas superaram o medo e inovaram no uso de soluções livres de computação gráfica. A Revista Tema entrevistou esses profissionais e comprovou que a aposta em softwares como Gimp, Inkscape, Scribus e Blender deixou de ser um risco e passou a ser uma certeza.”” [referência: agni.art.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fellype (usuário não registrado) em 16/03/2011 às 3:01 pm

    Agora só falta as escolas de informática criarem cursos que utilizem estes softwares. Opa, temos um outro tabu aqui :-(

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 16/03/2011 às 3:44 pm

    Fellype,

    Acho que esse é daqueles casos que nem adianta brigar muito. Ou no caso, mudar a forma de enfrentar.

    Precisa alguém que já trabalhe com isso, tomar iniciativa de um curso assim.

    Alguns cursos gostam de diversificar e oferecem espaço. Então se aparecer um professor com um currículo de curso, tem chance de achar espaço.

    Claudiney Martins (usuário não registrado) em 16/03/2011 às 7:58 pm

    O Blender pode até não deixar nada a desejar, já em relação ao GIMP eu prefiro mesmo é ficar “preso” ao Photoshop.
    Pra mim não existe preconceito ou tabu contra o GIMP, esse soft é ainda tanto tosco.

    Patola (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 7:59 am

    Pra mim não existe preconceito ou tabu contra o GIMP, esse soft é ainda tanto tosco.

    Pode explicar por quê? Se suas críticas forem consistentes, tenho certeza que você pode colocá-las sobre forma de relatos de bug no bugtracker do gimp.

    Ozzy (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 11:05 am

    As opções livres geralmente são satisfatórias para a maioria das situações, mas a preguiça dos usuários faz com que estes criem as mais incriveis desculpas e se prendam aos mais absurdos detalhes para não ter que aprender a usar um novo Software..

    O.O.
    (Postando do PC do sobrinho que saiu e deixou o computador desbloqueado ehehehe)

    guilherme (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 11:18 am

    eu gosto e uso software livre, mas sou estudante de design gráfico, já é difícil as vezes a interoperabilidade entre pcs e macs rodando os mesmos softwares, e tenho dificuldade em aprender o que todos usam, se me metesse a ir por caminhos livres, estaria estagnado e o pior, dificultaria muito o intercambio de trabalhos com meus colegas… o mercado dita o padrão… e o pacote adobe é imbatível….

    self_liar (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 11:55 am

    guilherme

    Ok, se tem problemas diretos como esse que você falou,aceite a situação na universidade . No entanto ,tem feito alguma coisa para mudar a situação? Ou está incentivando indiretamente esta prática .Sem contar que padrões os dois tem um suporte razoável.

    Agora quando você fala que o photoshop é “imbativel” pode até ser ,mas o seu preço tambem é . E tem todo o problema de não ter retorno social algum no investimento que você faz no photoshop.

    Investiu no GIMP?Terá acesso por anos a um bom software sem custos desnecessários e repetitivos .Sem contar que todos que usam poderam reaproveita-lo ?Inclusive aqueles que não usam,com desenvolvedores externos.

    tenchi (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 12:03 pm

    Um dos problemas mais gritantes do gimp, não relacionado à interface (a implementação de multiplas janelas dele é ruim) é em relação à performance, da mesma forma que acontece com o Inkscape: não usam o poder das placas de video. O krita já é capaz de usar, caso você tenha uma placa poderosa (e quem não possui hoje em dia uma nvidia ou ati?), e isto aumenta muuito a performance das ações na aplicação.

    Isto é uma coisa ao meu ver urgente. O problema é que, dependendo de como a aplicação foi escrita, exige uma reescrita em muitas partes do sistema.

    No caso do gimp, como já noticiado, a equipe de desenvolvimento é minúscula, havendo a necessidade de mais pessoas. Ao meu ver empresas como a Canonical poderiam muito bem patrocinar o desenvolvimento do gimp. Ele é um “buta” software, mas está ficando para trás.

    André Moraes (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 5:04 pm

    Falando em cursos…
    @modo-ironia-on
    A prefeitura aqui recebeu computadores e ofereceu um “treinamento…” para que os professores utilizassem software nas aulas.
    O mais legal é que a apostila é para BrOffice, as aulas foram ministradas em GNULinux (Metasys), mas o CD da apostila só roda no Windows.
    @modo-ironia-off

Este post é antigo (2011-03-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.