Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Renovando o visual do KDE

Enviado por Lucas Borges (lucaspatisΘhotmail·com):

“As vezes o tema padrão do seu ambiente de trabalho pode cansar, você muda o papel de parede, aplica um novo tema no painel e mesmo assim sente que alguma coisa está faltando, que tal mudar o tema dos aplicativos? No KDE os aplicativos são escritos usando o toolkit QT e o tema mais utilizado é o Oxigen, mas nem todo mundo sabe que existe o QtCurve, que tem temas lindos e possibilita a criação de muito mais.

Hoje apresento o Aquarium, inspirado no tema Aqua que vem junto com o pacote de temas, que por sua vez é inspirado no Mac OS. Para começar basta (se já não estiver instalado por padrão) os pacote QtCurve para qt e gtk e o pacote gtk-qt-engine, após vá em configurações do sistema, na aba estilo e escolha QtCurve, clique em “configurar”, importe o tema e após clique em “ok”, escolha a mesma opção na aba “GTK styles and Fonts”, também está incluindo o esquema de cor para ser importado na aba “Cores”, finalmente em “Decorações de Janelas” escolha QtCurve e pronto. O Aquarium foi desenvolvido por mim e publicado no KDE-Look.org, espero que gostem.” [referência: kde-look.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Guilherme (usuário não registrado) em 20/12/2011 às 1:05 pm

    Kde era muito bom na versão 2.x …kkkk

    Luciano Castilho (usuário não registrado) em 20/12/2011 às 1:08 pm

    Hay! Parabéns pela iniciativa! Aproveitando a oportunidade, saberiam como deixar a barra de tarefas do KDE com o mesmo comportamento da do Windows7?

    Valeus.

    Lucas borges (usuário não registrado) em 20/12/2011 às 1:27 pm

    @Luciano Castilho
    Fico muito feliz que tenha gostado, quanto a barra, basta instalar o applet Smooth-Tasks, você encontra facilmente no repositório oficial da maioria das distribuições.

    Porfírio (usuário não registrado) em 20/12/2011 às 1:38 pm

    Já vi a Apple processar alguns projetos por conta de algo a que chamam “apropriação temática”. Me parece que a Grande Maçã vê a questão de design diferente dos outros fornecedores.

    Espero que não aconteça nada do tipo com o KDE, mesmo porque esse visual realmente acrescenta algumas idéias novas ao Aqua original.

    Alexandre Cunha (usuário não registrado) em 20/12/2011 às 1:55 pm

    Gostava de ver uma alternativa visual ao estilo da configuração visual do gnome que tenho aqui. O que encontrei para aproximar ao gnome, nunca me agradou. O KDE para mim é demasiado poluído visualmente. É uma sensação muito estranha. Ao fim de alguns dias tenho de regressar ao meu querido gnome.

    Lucas Borges (usuário não registrado) em 20/12/2011 às 2:01 pm

    @Alexandre Cunha
    Acredito ser possível que o KDE fique parecido com o Gnome, minha área de trabalho uma vez ficou com a cara do Ubuntu, com direito a dois paneis, menu triplo na barra superior e tema ambiance nos aplicativos gtk e qt.

    Fabio Longarai (usuário não registrado) em 20/12/2011 às 2:38 pm

    Se tem uma coisa que nunca me agradou foram essas mimetizações de outros ambientes.

    Não estou dizendo que são ruins nem nada disso (nem duvidando da eficiencia delas na minimização de impacto quando se faz substituição de ambientes) só que pro meu gosto pessoal elas não agradam mesmo.

    Podem criticar o quanto quiserem a canonical (eu faço isso bastante) mas é inegável que eles conseguiram estabelecer uma identidade visual própria pro Ubuntu.

    Amarok (usuário não registrado) em 20/12/2011 às 3:14 pm

    Você se inspirou no tema do KDE usado pelo Mandriva 2011 ?!

    Pois é muito parecido

    http://dl.dropbox.com/u/1220932/mdv/mdv2011/screenshot-Mdv-2011/uso/Mdv-2011-058.png

    Lucas Borges (usuário não registrado) em 20/12/2011 às 3:16 pm

    @Fabio Longarai
    É algo complicado questão de gosto, mas eu só acho original o tema padrão do Gnome 3, os três principais conceitos do Ubuntu são cópias do Mac, isto inclui o Unity, o Menu Global e até mesmo os botões minimizar, maximizar e fechar do lado superior esquerdo são conceitos originais do Sistema da Maçã. Muita gente inclusive chama o Ubuntu de Mac para pobre. O tema Ambiance apesar da cor, o aspecto em que a barra de título, de ferramentas e menu se integram foram idéias dos designes da Apple.

    Lucas Borges (usuário não registrado) em 20/12/2011 às 3:18 pm

    @Amarok
    A distro que utilizo é Mandriva, o tema do painel e ícones são os originais da distro, isso não foi alterado, somente o estilo dos aplicativos foram alterados.

    Alexandre Cunha (usuário não registrado) em 20/12/2011 às 8:03 pm

    @Lucas, essa do triplo menu é interessante. Vou procurar.

    Entretanto:
    http://fc09.deviantart.net/fs71/i/2011/010/6/a/ambiance_plasma_theme_by_scnd101-d36a5uv.png

    Lucas Borges (usuário não registrado) em 20/12/2011 às 8:44 pm

    @Alexandre Cunha
    Foi exatamente este tema que eu utilizei e para os aplicativos segue o link: http://kde-look.org/content/preview.php?preview=2&id=126975&file1=126975-1.png&file2=126975-2.png&file3=&name=Ambiance-like .

    Gilberto Nunes Ferreira (usuário não registrado) em 21/12/2011 às 8:15 am

    O único motivo que ainda uso KDE, é o uso do botão direito do mouse… Gosto do ambiente é claro, mas o Gnome ainda me parece mais leve… Mas o botão direito do mouse em alguns momentos é essencial. Outro motivo que ainda uso KDE é a organização automatica de icones no desktop. Gnome não tem isso… :(

    Luiz (usuário não registrado) em 21/12/2011 às 11:17 am

    Utilizo o KDE a quase um ano em um ambiente de produção e nenhum motivo listado pelo usuário acima me impede de usá-lo, tenho jogos instalados, trabalho com desenvolvimento de aplicativos em diversas linguagens e trabalhos comuns, como editar texto, apresentações, criar e editar imagens. O pessoal que utiliza Gnome fica falando mal do KDE por causa de coisas mínimas, que é fácil superar,coisas que uma simples pesquisa você resolve, que é o caso dos ícones de desktop que tem tantas opções no KDE mas o pessoal nem sabe e já sai falando, kkkkk, os ícones funcionam igual ao Gnome basta fazer isso corretamente, rssrsrs, e essa do botão direito? pelo que eu sei, não tem nada de errado com o botão direito do mouse, funciona normal aqui, não vejo nada de espetacular no botão direito do mouse no Gnome.

    Lauro César (usuário não registrado) em 23/12/2011 às 9:51 am

    @Luiz, por favor leia de novo os comentários e veja que confusão danada vc fez…rs

    Luiz (usuário não registrado) em 23/12/2011 às 2:54 pm

    rsrsrs, engraçado, acho que estou negativista demais. Valeu Lauro César.

Este post é antigo (2011-12-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.