Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Quando o Ice Cream Sandwich chega a meu aparelho com Android?

Entre colchetes, veja o que o Google e os fabricantes já anunciaram sobre a data ou a própria disponibilização do Android 4.0 para o Galaxy S II, Atrix e Optimus 3D: []

No caso da HTC, há até mesmo uma resposta vaga com caráter oficial.

Via gizmodo.com.br:

O Android 4.0 será lançado mundialmente em novembro, assim como o Galaxy Nexus. E, segundo Rubin, o código-fonte do Android 4.0 deve ser lançado quando começar a atualização ICS para os aparelhos já existentes – ou seja, estamos mirando em novembro/dezembro. O código-fonte é importante porque é com ele que se fazem ROMs customizadas – a equipe do CyanogenMod já avisou que só fará o CM9 quando o código-fonte for divulgado. (O CM8 não existe, foi reservado ao Honeycomb mas seu código-fonte é fechado.)

O Nexus S recebeu garantia de atualização: Gabe Cohen e Matias Duarte, do Google, não deram prazo mas disseram que estão “trabalhando no processo para lançar o Ice Cream Sandwich para o Nexus S; teoricamente ele deve funcionar em qualquer aparelho com Android 2.3″. Imagino que ele esteja falando de aparelhos lançados com Android 2.3 ou atualizados oficialmente para Gingerbread, não que apenas rodem  o sistema – meu Dext até aguenta o Gingerbread do CM7, mas não espero que ele rode o ICS muito bem. (O Nexus One pode ou não ser atualizado – não há um plano de atualização para ele ainda.)

Mas só umas dezenas de pessoas têm o Nexus One/S no Brasil. E meu Galaxy S II? E meu Atrix? E meu Optimus 3D? O Google não divulgou qualquer detalhe sobre isso, nem as fabricantes. Então acalmem-se, donos de smartphones e de Xooms/Galaxy Tabs/Eee Pads também: sua atualização oficial, se vier, deve chegar a partir de novembro – e, como lembra o Android and Me, o update pode vir só ano que vem. (…)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    samuel (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 2:27 pm

    A samsung vai ter que atulizar meu galaxy tab original. O ics é tudode bom. Kkk

    Spif (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 2:44 pm

    @samuel, as chances é de que ela vá rir na sua cara.

    Acho rídiculo essa empolgação com uma versão de um SO que requer a compra de um equipamento nova.

    Xinuo (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 3:24 pm

    @spif, na notícia diz que tudo que esteja rodando 2.3, também rodará o ICS. E em última hipótese haverá um Mod. Lembrando que a Google disse que iria exigir que haja atualização e fez esse ICS para que fique mais fácil ainda, pois permite os fabricantes/operadoras fazerem suas personalizações sem prejudicar as atualizações vindas da Google.

    Espero que a Assus atualize rapidamente meu Eee Tab, que comprei na versão 3.1 e já está com a versão 3.2.1.

    Aproveitando a deixa… @Augusto, quanto acesso o BR-Linux.org com meu Eee Tab, eu vejo a versão para celular do site, mas minha tela têm área para ver a versão normal do site, não sei se sou eu (quem ainda não sei usar direito o equipamento e nem configurar direito o Firefox) ou o site que assume que um acesso partindo de um Android usando Firefox (ou não), quer dizer: tela pequena/de celular.

    Xinuo, não sei a razão, e vou procurar descobrir assim que tiver condição de fazer um laboratório. Enquanto isso não ocorrer, imagino que no rodapé da versão móvel vá aparecer para você um link que permite visualizar a versão normal, o qual tem validade para múltiplos acessos – se você usá-lo uma vez, deve passar a ver a versão normal sempre. Se não der certo, por favor entre em contato comigo pelo link de Contato, ali no alto, que a gente verifica em conjunto.

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 3:56 pm

    É engraçado como tem gente que se rói de raiva a cada avanço do Linux, Android, etc. É mais engraçado ainda quando manifestam isso justamente num site sobre Linux…

    @Samuel, já o Galaxy Tab original saiu de fábrica rodando Froyo. Poucas esperanças de atualização oficial. Mas pelo que dizem o ICS é mais leve que o Honeycomb, então talvez vc. possa instalar vc. mesmo o ICS via Cyanogen ou outro MOD. Pelo que sei os mods 2.3 para o Galaxy Tab são muito elogiados e melhoram bastante o desempenho da máquina (eles só parecem ter problemas com a versão nacional, por causa da TV digital que nenhum outro país tem).

    Alex (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 4:05 pm

    Há um lado que eu gosto na Apple: ela atualiza o IOS para todos os aparelhos. Nessa última atualização até ipod ganhou o novo brinquedo.

    Já com a turma do Android…

    Eu só pergunto: porque? É tanta má vontade assim de liberar uma atualização? Ou o foco é somente em lançar novos aparelhos deixando os antigos desatualizados para forçar uma nova compra?

    Isso pesou muito na balança entre um IOS ou Android. No final acabei comprando o Android somente por causa do Dalvik, pois programar em Objective C é soda.

    Ricardo K. (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 4:19 pm

    Quando meu Optimus One/Defy vai ter essa atualização?

    Talvez nunca…

    Por meios oficiais.

    Alexandre Gorges (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 4:38 pm

    vindo para o Xoom seria ótimo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 4:45 pm

    @Alex, a resposta pra sua pergunta é muito simples: a Apple é ao mesmo tempo a fabricante do hardware e a do software, e seu modelo absurdamente fechado satisfaz como uma luva os objetivos das operadoras de telefonia.

    Com todas as partes concordando tacitamente entre si, é fácil remover a burocracia no processo de atualização.

    ochato (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 4:49 pm

    Alex,

    A questão da atualização se resumo ao fato de que a Apple faz tanto o hardware quanto o software e tem pouca variação no hardware, já no caso do Android, é um sistema pra diversos hardwares de diversos fabricantes, distribuídos por diversas operadoras, então, é bem compexa a questão da atualização pro Android.

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 6:05 pm

    Puxa, estou tão ansioso aguardando uma atualização de software e novos apps de raios-x que nem tenho conseguido mais manter meu blog pelo meu ultrapassado android. que chegue rápido, pois meu Angry Birds já parece prehistórico!

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 6:15 pm

    E a questão continua: O novo Android Sandwich continuará a ter o queijo e o presunto surrupiado pela Microsoft ou eles já substituiram a parte das patentes que lhes incomodam? Ainda, a Microsoft tornou-se sócia do Google, sem que nem o Google saiba qual parte do bolo seja dela…Se brincar a Redmond ganha mais com Android que o próprio Google! Temo que a Microsoft arranque patentes de qualquer jeito. Ele sempre inventam algo novo.

    landeel (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 6:34 pm

    R: Se depender dos fabricantes, só quando vc comprar um aparelho novo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 7:01 pm

    @bebeto_maya: pelo andar da carruagem, a Google não tem planos de remover nada. Faz até sentido: eles retiram as features (sim, não necessariamente código: há patentes que cobrem funcionalidades, independente de como forem implementadas) e logo mais aparece uma outra patente-surpresa. E outra, e outra ainda…

    Vc. acaba passando mais tempo defendendo seu produto de patentes predatórias do que desenvolvendo ele!

    Ao invés de jogar na defesa pro resto da vida, acredito que a empresa esteja reunindo munição pra partir pro ataque em algum momento. Momento esse que pode vir mais cedo se a Microsoft for ingênua ou ambiciosa o suficiente pra cair em cima da Motorola Mobile depois da compra dela pela Google.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 8:13 pm

    Quanto às atualizações, não cabe perguntar a Google, e sim a cada fabricante.

    A atitude da Apple em atualizar devices antigos é louvável, mas alguns ficam realmente uma carroça com a última versão (ao menos no iPhone 2 ficava). Mas ainda assim é louvável.

    Quanto ao ICS, só espero que a Google libere logo o código fonte, pois os mods da vida (principalmente o Cyanogen) são increvelmente melhores que as ROMs oficiais das fabricantes.

    spif (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 8:34 pm

    @Alex, bom ponto. Isso é algo que o pessoal da plataforma Android nunca vai entender, e os produtos com Android nunca serão atuais por um período de tempo grande, como os iPhone são.

    @Porfirio, @Ochato é o seguinte: Se um produto de consumo (vocês entendem o que é um né?) precisa passar na mão de um técnico pra atualizar, alguém está fazendo algo errado. Logo, todos os fabricantes de android estão fazendo algo errado.

    Na realidade é que o custo/benefício do iPhone é muito superior aos celulares Android da mesma faixa de preço. Segundo a Apple[1] os modelos 3gs, 4 e 4s são compatíveis com iOS5. Isso deixa um modelo de junho de 2009 recebendo atualização, depois de 2 anos.

    Um modelo da mesma faixa de preço do Android, digamos, um Galaxy S. Foi lançado em 2010. Só recebeu o 2.2 como update global. Provavelmente não vai receber o ICS. O Galaxy S2 (galaxy miguxo) foi lançado em Fevereiro de 2011. Quem você acha que vai receber o 4.0.

    São fatos. Não são especulações. A Apple está entregando mais aos seus consumidores. Mais tempo de vida, mais facilidade no upgrade e mais valor pelo dinheiro deles.

    @bebeto_maya, o Google merece levar as porradas que toma, porque não aprende com os erros. A queda dela ainda vai ser a arrogância. Mas pode deixar, pois todos os dados que o usuário normal do android fornece pra ela dá mais lucro do que a caixinha da Microsoft.

    spif (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 8:36 pm

    @Rael, Concordo. O Cyanogem Mod é a melhor forma de se aproveitar um device Android. A parte ruim é que pra isso tem que invalidar a garantia.

    José Ricardo (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 9:28 pm

    “A parte ruim é que pra isso tem que invalidar a garantia.”

    Como a assistência técnica consegue descobrir que você instalou uma ROM customizada se você voltar o firmware original antes de mandar pra lá?

    spif (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 9:58 pm

    @josé ricardo, a parte importante do seu argumento é: “SE”

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 10:07 pm

    O que “mais tempo de vida” tem a ver com atualizações? Há anos nao atualizo meu desktop Ubuntu e ele ainda faz tudo que eu preciso. Igual meu Android 2.2.

    Neguinho simplesmente não raciocina, vai pelo brilho no olhar…

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 11:28 pm

    @spif: durante a garantia de um ano, eu não atualizei para nada que não fosse oficial. Depois disso, sim.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 11:30 pm

    @spif: acho que você nunca pegou um iPhone velho e atualizou pra ver a verdadeira carroça que fica com versão atual. Mas, como eu disse, mérito da Apple, de qualquer forma, de disponibilizar. Nisso, ponto pra ela.

    Agora, não adianta você tentar comprar um device antigo e tentar atualizar pra versão nova esperando excelente performance.

    Spif (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 9:02 am

    @Rael, eu já usei um telefone android novo com a versão de fábrica e ele já estava uma carroça. Em algumas configurações, os celulares com Android perdem a maior parte das funcionalidades.

    @umav, seria o mesmo caso com um Android da versão 1.5, como muitos que eram vendidos quando chegou a série 2.x: perderam acesso a diversos programas que só suportavam a versão mais nova. Sem falar em atualizações de segurança e correção de bugs.

    Porfírio (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 12:54 pm

    @Spif, conheço o suficiente de Android pra ter votado em seu comentário como desinformação.

    Em relação à sua resposta ao @Rael, quase todos os meus amigos e colegas de trabalho usam telefones Android, inclusive eu. Em relação aos programas instalados de fábrica, todos funcionam bem. Então é simples: prove.

    Em relação a um proprietário de aparelho 1.5/1.6 que não foi atualizado porque o hardware dele não suporta, ele não “perdeu” acesso a nenhum aplicativo: vai continuar podendo usar os apps que suportam a versão dele. E não são poucos: o que ainda tem muito no Market da Google são apps que quando inciados em um aparelho com tela de tamanho e densidade maiores rodam em “modo de compatibilidade” (aquela tela pequenininha).

    Em relação aos apps que ele não pode rodar, é a mesma coisa que vc. tem um velho Pentium 100 e culpar o fabricante ou o fornecedor do SO por não poder rodar o Maya nele. Sim: o tempo de obsolescência do mundo mobile é muito inferior ao do mundo PC, mas é assim que as coisas são.

    Frequento bastante os fóruns de desenvolvedores de aplicativos para Android e posso dizer que compatibilidade com as versões anteriores do sistema é um objetivo legítimo deles (desenvolvedores querem ter a maior quantidade possível de usuários, afinal) e a arquitetura do sistema facilita isso. Para os casos mais críticos, há inclusive um recurso no Android Market para permitir ao desenvolvedor postar versões múltiplas do mesmo aplicativo miradas em versões diferentes da plataforma: cada usuário só enxerga a versão compatível com o sistema instalado no seu aparelho.

    Em suma: pra variar, não procede.

    Spif (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 3:05 pm

    @porfirio, você moderando um comentário meu como desinformação, que surpreendente. ;)

    Provo. Vá até uma loja e compre um Samsung Galaxy 5. Instale programas e utilize durante um mês, como se ele fosse um smartphone. Tente acessar vídeos muito longos no youtube.

    Agora, eu estou usando um Motorola antigo, que vinha com 1.5, adaptado para o 2.3 e está bem melhor que o SG5. Viva o Cyanogem Mod.

    Quem comprou o aparelho com 1.5 e viu várias atualizações, ficou se perguntando quando seria a hora deles, que nunca chegou. Isso é muito ruim para um produto. O consumidor, obviamente, se sente enganado e jogado de lado.

    Em relação a sua analogia com o P100 (bons tempos aqueles), um P100 podia (razoavelmente) ser atualizado para rodar os programas, enquanto isso é impossível para um telefone celular, portanto a sua analogia é inválida.

    Em relação a ser como as coisas são, a Apple te prova errado. Ela está aí atualizando um modelo de celular de 2 anos e 3 meses de idade. Um sucesso de venda E público, e o mesmo não pode ser dito da maioria dos androids.

    O que não procede é defender uma prática que só traz benefício aos fabricantes, como se você fosse um deles ou empregado deles.

    Porfírio (usuário não registrado) em 21/10/2011 às 1:56 pm

    @Spif, vc. mesmo se chamou de mentiroso:

    Comentário #1:
    “eu já usei um telefone android novo com a versão de fábrica e ele já estava uma carroça”

    Comentário #2:
    “Provo. Vá até uma loja e compre um Samsung Galaxy 5. Instale programas e utilize durante um mês”

    Traduzindo para o mundo PC:

    “Compre um PC velho que veio com o Kurumin 4 e roda legal. Instale o último Libre Office. Vai ficar “lentão” quando usar ele… Daí atualiza ele pro kernel 2.6: via ficar tão lento que é inviável de usar…”

    Nenhuma surpresa.

    Se eu comprar um Galaxy 5, eu seria realmente uma besta se pensasse em usar qualquer aplicativo que flagrantemente use mais recursos do que os que tenho. Nada de Home Screen com 7 telas cheias de widgets piscando. Nada de wallpaper animado em 3D. Nada de serviços rodando em background comendo minha bateria. Nada sequer de muitos programas instalados, apenas o essencial. É simplesmente uma questão de bom senso: vc. roda software baseado no hardware que comprou.

    Tenta rodar o Siri no primeiro ou segundo iPhone pra ver o que é bom pra tosse (um teste que, aliás, ao menos por enquanto, é impossível). Mesma coisa.

    Sua pretensa “prova” é ridícula e, francamente, só vai enganar uma mente muito simplória e ingênua (Opa… ok. Existem muitos iCustomers por aí).

    Você se contradisse de novo em:

    “um P100 podia (razoavelmente) ser atualizado para rodar os programas, enquanto isso é impossível para um telefone celular”

    E:

    “Agora, eu estou usando um Motorola antigo, que vinha com 1.5, adaptado para o 2.3 e está bem melhor que o SG5. Viva o Cyanogem Mod.”

    O motivo pelo qual a Motorola (ou qualquer outra empresa) não atualiza um aparelho tão antigo pra 2.3 é porque ele vai ficar bem mais lento que um aparelho novo e melhor que já vem com Gingerbread. E isso vai gerar reclamações e devoluções: nenhuma fabricante é tão estúpida. Já se vc. usa um MOD por conta própria, é por sua conta e risco: um fabricante “malandro” deveria até incentivar.

    Em relação a atualização da Apple, quando vc. controla tudo, dizer tudo que o usuário pode e não pode fazer, é mole atualizar. A “atualização” não precisa nem ser o sistema real, igual a que roda nos modelos mais novos: dá pra colocar uma versão especialmente otimizada pro hardware velho com a carinha da mais nova e o usuário nunca vai notar a diferença.

    O que não procede é fazer campanha por aqui trollando um modelo aberto e defendendo um modelo fechado como se ele fosse melhor, mesmo não sendo.

Este post é antigo (2011-10-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.