Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GCC: Projeto GNU adota Clang para agilizar a distribuição de seu compilador

Enviado por Leandro Santiago (leandrosansilvaΘgmail·com):

“A partir da versão 4.6.0 do conjunto de compiladores GCC, o projeto GNU passa a utilizar o compilador Clang, parte do projeto LLVM, para reduzir o tempo de construção das “compilações noturnas” – do inglês nightly builds.

Segundo Richard Stallman, autor original do GCC, mas que atualmente não contribui com código para o projeto, a utilização do Clang proporcionou uma diminuição do tempo de compilação (que são frequentes e demoradas, sendo realizados diariamente) da versão em desenvolvimento do GCC. Isso diminui a carga sobre os sistemas dedicados a esta tarefa, além de gerar executáveis com um código muito mais otimizado e compacto, o que que reflete também numa menor utilização de discos dos servidores da fundação GNU.

Ainda segundo Stallman, inicialmente houve certa resistência dos desenvolvedores do GCC – um grupo até chegou a se desligar do projeto com a criação de um fork chamado FCC (Free Compiler Collection), mas a maioria lidou bem com a ideia. Inicialmente houve um trabalho maior para portar partes do código do GCC, que utiliza extensões da linguagem, para o Clang, mas atualmente este processo já está praticamente finalizado.

De acordo com o hacker, esta reescrita de partes do código em linguagem C padrão, sem extensões, permitiu que o GCC se tornasse 100% portável, sendo compilável em qualquer compilador ANSI C, o que é essencial para este ecossistema.” [referência: leandro.setefaces.org]

Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma paródia sem base em fatos reais, e todas as marcas citadas pertencem a seus respectivos proprietários, que não têm participação no ato.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 7:28 am

    Pô, Augusto… vai ter disclaimer mesmo? Estraga a graça…

    Welington (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 8:11 am

    Como estas coisas só acontecem mesmo uma vez por ano, espero que haja tempo para que no próximo Primeiro de Abril a Microsoft já consiga compliar todo o código do Windows usando o GCC e garantinda 100% de compatibilidade com sistemas unix-like.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 8:33 am

    esta ficou muito na cara

    Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 8:38 am

    Pensei que esse ano o Augusto iria deixar o disclaimer de lado…
    @Augusto, tira isso e deixa a trolagem rolar solta…. vai ser hilário.

    Eder (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 10:14 am

    Tem que ter o disclaimer pessoal… Infelizmente, algumas pessoas não percebem que trata-se de uma brincadeira, e os mais exaltados que não tem mais o que fazer ainda vem aqui sentar o pau… :s

    Eder (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 10:16 am

    Dêem uma olhada em outros posts de hoje para verem o que estou falando, até em notícias que não fazem parte da brincadeira…

Este post é antigo (2011-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.