Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PostgreSQL em alta disponibilidade com replicação síncrona

Enviado por André Felipe Machado (andremachadoΘtechforce·com·br):

“Neste tutorial, executado e testado sobre Debian GNU/Linux, alcançar replicação síncrona e balanceamento de carga para o sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL é possível e traz vantagens como a janela ZERO de perda de dados.

Mas existem custos em complexidade, compatibilidade e desempenho que precisam ser avaliados cuidadosamente para verificar se é mesmo a melhor solução para sua necessidade.

Nem toda aplicação em produção precisará de todas as vantagens e custos associados. Para estas, uma solução para replicação assíncrona seria suficiente e com menores custos em complexidade, compatibilidade e desempenho.

Neste tutorial, testado sobre Debian GNU/Linux 5.x, analisaremos implantação com o Pgpool-II. [techforce.com.br/…]” [referência: techforce.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Moraes (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 8:13 am

    Sempre é bom ver um tutorial desses para o postgres.

    As vezes parece que o mundo dos bancos opensources se resume à MySQL e variantes (MariaDB, Percona Server, etc…)

    As vezes acho que se a explosão do VirtualPrivateServer tivesse ocorrido antes da época do SharedHosting o MySQL não teria tanto mercado como têm.

    Parabéns pelo tutorial.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 6:02 pm

    André Moraes,

    “As vezes parece que o mundo dos bancos opensources se resume à MySQL e variantes (MariaDB, Percona Server, etc…)”

    O sucesso do MySQL está atrelado ao sucesso do PHP. Os dois sempre vieram juntos como uma coisa só. Tanto que até hoje surgem projetos que são somente para MySQL. Como Diaspora, lamentavelmente.

    Aproveitando, notícias do beta 9.1:
    http://eulerto.blogspot.com/2011/05/91-beta-1-foi-lancado.html

    Emerson (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 6:48 pm

    Eu uso em meus projetos o Postgres, por ser muito mais estável e com melhores recursos que o MySQL. Se comparado com soluções como o MS-SQL, ele pode parecer num primeiro momento mais “complicado” quando se leva em consideração a interface com o usuário, porém, depois que se conhece um pouco mais, a velocidade de manutenção e a flexibilidade de suas ferramentas torna o trabalho muito mais simples e rápido.

    Em termos de velocidade, eu já tive muitos problemas com o MySQL e com o MS-SQL em bases de dados grandes, e com o Postgres, apesar de já ouvir comentários diferentes, sempre tive o melhor desempenho. Só não consegui ainda superar o Oracle em desempenho, em se tratando de bases de dados grandes.

    Já para bases de dados pequenas, o MySQL é realmente muito rápido, talvez o que faz com que ele seja tão utilizado.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 5/05/2011 às 2:17 am

    Até hoje não conheci ninguém que podendo escolher entre Oracle e MS-SQL escolhesse o segundo. Geralmente MS-SQL é escolhido quando a empresa é daquelas que está enterrada no Vendor Lockin que exige MS-SQL.

    Eu não entendo o que se reclama tanto na dificuldade do PG. Sério.

    Para mim é daqueles mitos que surgem nas briguinhas MySQL X PG .

Este post é antigo (2011-05-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.