Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Patentes: Microsoft processa B&N por leitor eletrônico Nook, com Android

Trecho da nota da Reuters reproduzida pela Info:

A Microsoft ajuizou um processo contra a rede de livrarias norte-americana Barnes & Noble nesta segunda-feira por quebra de patentes com o leitor eletrônico Nook.

A iniciativa faz parte da expansão da batalha legal da empresa contra aparelhos que utilizam o sistema operacional do Google, o Android.

A Microsoft, que já processou a Motorola por seus smartphones com o Android, afirmou que os leitores eletrônicos da Barnes & Noble infringem uma série de patentes da Microsoft com o software usado para alternar as telas, navegar na Internet e interagir com livros eletrônicos. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 10:26 am

    É a forma de expressar o amor pelo código aberto.

    Joel (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 10:32 am

    Em breve, nada de utilizar o banheiro sentados porque com certeza haverá uma patente impedindo…

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 10:44 am

    E a Microsoft mostra a cara denovo… não tem como ganhar com seu Windows Phone 7? Apela pro jurídico.

    O MS, tem dias que você diz ser amiga do SL, e outros que você tem medo da sua expansão. :D

    Tharcísio Mendonça (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 10:46 am

    O que o desespero não faz com uma empresa.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 10:47 am

    Como eu odeio patentes… Patentes só protegem interesses destas grandes corporações. Imagina se estas empresas tem um patente de algo que poderia ser em muito melhorado, ficaríamos presos a esta empresa por causa de uma patente. Já estou começando a odiar tudo que vier da Microsoft… Ainda tem gente que defende isso…

    self_liar (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 11:00 am

    tonyfrasouza

    Patentes na minha opinião deveria todas morrerem.Ainda mais as de software. Virou um negócio criar patentes sem um laço material.IBM e Microsoft hoje criam mais de 6 patentes POR DIA.Isso é feito simplesmente para prender as outras empresas de fazerem alguma coisa.

    Ou seja,pegam o lucro que NÓS PAGAMOS e transformam isso em uma prisão mental.

    Se dependesse de mim eu nunca apoiaria os inicios do software proprietário e nem participaria da hipnose coletiva da Microsoft ao lançar o windows.
    Infelizmente as pessoas investiram o seu dinheiro neste frankstein,agora temos que aguentar.
    Enquanto ideias forem fontes de riqueza e não de trabalho ,sempre as empresas vão querer impor regras para a produção de mais riqueza.

    Por isso dou prioridade muito alta ao investir nas tecnologias livres.Elas tem comprometimento a longo prazo de não fazer das idéias um simples instrumento de ganhar sem trabalhar.

    E não sei como ainda podemos tirar proveito da competição.Pelo que observo,só deixa empresas fazendo as coisas mais absurdas para tomarem o mercado .E olha lá se não entrar na falencia e acabando com os empregos.

    anon (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 11:11 am

    Fizeram um pacto com a Nokia para evitar que ela cogitasse usar Android ou avançasse demais com o Meego e agora fazem isso. O Android faz a Microsoft tremer nas bases.

    Amarok (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 11:39 am

    E a parceira do mundo proprietário no desktop, a Apple, está processando a Amazon por causa do nome “app store”

    http://www.osnews.com/story/24555/Apple_Sues_Amazon_Over_App_Store_Trademark

    Por essas coisas que eu boicoto produtos da Apple e Microsoft.

    Se as duas empresas existissem no tempo de Gutenberg, teriam patenteado a invenção do livro, das fontes suadas na impressão destes e ainda o nome “livro” (talvez virasse um “ibook”).

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 12:00 pm

    @Amarok, ao menos os livros teriam um visual muito mais arrojado e certamente a bíblia (primeiro livro produzido por esta prensa) teria um capítulo todo contando a história e os milagres feitos pelo Steve Jobs… hauahau

    Talvez o mecanismo de patentes já tenha sido útil em algum momento na história (só não sei quando), mas hoje a coisa virou sacanagem. As inovações, que deveriam ajudar a melhorar a vida das pessoas e incentivas novas invenções acaba tendo o efeito contrário.

    @tonyfrasouza, xinga a microsoft no tuíter. Vc tem 140 caracteres pra isso :-)

    Marcão (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 12:00 pm

    A outra opção seria fazer uma “parceria”[suborno] com a B&N. Infelizmente[para eles] não conseguiram inserir nenhum cavalo de tróia[ceo] para convencer os acionistas[otários].

    fulano detal (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 12:05 pm

    @joel

    teve um sujeito (não lembro em que país) que patenteou só de sacanagem pra mostrar os problemas a respeito de uso de patentes, usando palavreado dificil para descrever a maquina, um aparato pra chutar a própria bunda.

    apple patenteou maça, microsoft patenteou a janela, então não diga sobre patentearem o ato de cagar sentado, pois farão uma extensão mais generalizada para o ato de cagar impedindo que você possa sequer *”efetuar o ato de abrir o esfincter anal para saída de material poluitivo já digerido” sem pagar royalts … XD

    (pra ter uma idéia de como eles fazem para dificultar as coisas … XD)

    a microsoft como empresa não é boa nem má, empresas querem dienheiro e farão de tudo, até processar velinhas indefesas por causa de mp3 baixada pelo amigo do vizinho do neto que usou o computador dela…

    kinect veio mais “aberto” q o normal não pela questão de bondade, mas pela empresa por trás dele (além da microsoft) viram uma forma de ganharem algo além de dinheiro, além de mais dinheiro a longo prazo…

    Filipe (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 12:18 pm

    Babaquice… quando é que esse povo vai aprender que compartilhar é melhor do que competir?

    Se não existissem tantas patentes nossa tecnologia estaria evoluída dez vezes mais do que está hoje.

    Alberto Augusto (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 12:40 pm

    Vamos patentear a logomarca em forma de janela. Assim a gente processa a Microsoft fácil, fácil. (PS: Será que ela já não patenteou também isso? E agora? Tenho janelas em casa! Hahuahuahua. Patentes existem para serem quebradas e as leis brasileiras para não serem cumpridas. Vede o exemplo de nossos representantes políticos.)

    Amarok (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 12:44 pm

    @Leandro Santiago

    A bíblia da Apple teria essa figura na capa

    http://adscam.typepad.com/.a/6a00d8341bfa1853ef010535a80a7d970b-250wi

    self_liar (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 12:48 pm

    Babaquice… quando é que esse povo vai aprender que compartilhar é melhor do que competir?

    Se não existissem tantas patentes nossa tecnologia estaria evoluída dez vezes mais do que está hoje.

    Teria que complementar mais sua mensagem senão as pessoas podem ter pensamentos tendenciosos.

    E de novo ,empresas patenteiam sem lançar algo material.Elas simplesmente ficam gastando alguma graninha para fazer simplesmente um “estoque” de patentes para lucrar mais futuramente.


    a microsoft como empresa não é boa nem má, empresas querem dienheiro e farão de tudo, até processar velinhas indefesas por causa de mp3 baixada pelo amigo do vizinho do neto que usou o computador dela…

    Esta atitude de fazer tudo por dinheiro sempre impor os seus direitos acima dos outros se chama EGOÍSMO.

    E a maioria das sociedades consideram isso como uma coisa má.

    foobob (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 1:40 pm

    FUD agora é contra o Android, Linux mais bem-sucedido entre público leigo ever!

    Mcifrão desesperada vendo o fim dos desktops à vista…

    Fabio (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 4:08 pm

    Assim como os traficantes a microsoft sobrevive dos seus pobres “usuários”,,, e de práticas comerciais no mínimo suspeitas,,,afinal qual grande empresa, ou administração pública em sã consciência instalaria em suas máquinas essa praga..(sem suborno ou imcompetência de seu pessoal de TI)ficando assim atrelado a uma administração maluca de licenças, sem falar no custo das mesmas,custo das atualizações,etc , por outro lado o pobre “usuário”,, o zezinho do computador ou a tiazinha lá em casa fica obrigado a usar o “windows” porque “na firma usa” fechando assim um ciclo vicioso… Felizmente existe o software livre que pode salvar esse coitados desse mundo das drogas. Mas isso também depende dos administradores de TI públicos ou privados não serem levados pelo mundo das drogas… meros usuários e repassadores…

    henry (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 5:17 pm

    Vou patentear a corrupção e a mentira.
    Assim, quando você guardar lugar na fila pro seu amigo, conseguir ingressos “no jeitinho”, passar o seu primo na frente na analise do credito do banco onde voce trabalha, etc,etc,etc, vc terá que licenciar o seu ato corrupto para mim.
    :D
    Quanto a mentira, nem falo nada, licencio sob creative commons.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 5:58 pm

    Gostaria de patentear o ato de tocar no teclado, mouse, tela e quem sabe no brau…., o que acham ?

    Bremm (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 6:47 pm

    @ Joel

    Estranhamente aqui no RS a “privada” ou “vaso sanitário” também conhecemos pela alcunha de “patente”. Aliás, depois de anos posso dizer que é um ótimo trocadilho.

    Lembrei também de um norte-americano que queria patentear o movimento que o filho dele fazia com as correntes do balanço (lá chamado de “swinger”). Uma das coisas mais absurdas que já li em toda minha vida.

    http://www.flutterby.com/archives/comments/4858.html

    2002-04-15 10:45:36-07 by Dan Lyke 6 comments

    Via Doc Searls, more evidence of the suitability of patents to protect intellectual property

    Patent 6,368,227: Method of swinging on a swing:

    A method of swing on a swing is disclosed, in which a user positioned on a standard swing suspended by two chains from a substantially horizontal tree branch induces side to side motion by pulling alternately on one chain and then the other.

    Find published prior art. Or start paying license fees for your kids.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 7:12 pm

    A cada ano que passa o mundo mais broxante!

    Steve (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 10:10 pm

    Vocês e o que vos escreve não patentearam nada, é por isso que esta todo mundo pendurado no cartao de credito e pegando busao lotado. Meninos é lindo a liberdade, mas é importante ter algumas notas na carteira.

    Tiago (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 12:32 am

    Esse negócio está começando a ficar muito chato. Eu acho que essa estória de patentes virou foi esporte. Sério, daqui a pouca está até nas olimpíadas.

    JotaEle (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 11:33 am

    http://www.thecorporation.com/

    Assistam ao filme “The Corporation” e entendam a personalidade das corporações.

Este post é antigo (2011-03-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.