Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Para Shuttleworth, o Ubuntu não pode fazer nada por quem se acha descolado demais para usar o Unity

O Unity certamente não foi uma unanimidade entre o público do Ubuntu, mas além das pessoas que gostavam da distribuição mas não apreciaram a sua mudança para o Unity, aparentemente há outro grupo que se acha descolado demais para usar algo tão legal, e por estes o fundador da distribuição avisou, na sua participação de ontem no Ubuntu Developer Summit, que o projeto não pode fazer nada. E dá a impressão de que não pode, mesmo.

Ele ainda tratou da questão de outro grupo de pessoas e de um conjunto de sistemas, dizendo que acredita ser um mito que os usuários avançados não gostam e não estão interessados em usabilidade e em facilidade de uso.

Embora conheça usuários que repelem a ideia de facilidade de uso, acho que não ouvi falar neste mito assim, de maneira tão genérica – mas se alguém afirma mesmo que usuários avançados não gostam e não estão interessados em usabilidade e em facilidade de uso, eu acredito que estará mesmo equivocado, ou generalizando a partir de algum subconjunto específico de usuários avançados. Pessoalmente acredito que boa parte dos usuários avançados valoriza tanto a usabilidade quanto a facilidade de uso, e são capazes até mesmo de trocar de ambiente operacional em nome destes valores, e de componentes como a consistência, ou a estabilidade.

A matéria do Datamation apresenta mais alguns detalhes da participação shuttleworthiana, inclusive sua manifestação de que seria bom ter Linus Torvalds participando dos testes de usabilidade do sistema. (via datamation.com – “Shuttleworth: Linux Power Users Aren’t too Cool for Unity – Datamation”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Masoratti (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 9:20 am

    A única coisa que me incomoda no Unity é a forma como se alterna entre janelas de um mesmo aplicativo. Estou usando o Unity 2D desde que o Unity foi lançado, e ainda me incomoda ter que usar Alt-Tab ou esperar aparecerem as miniaturas das janelas e escolher com o mouse. Algo posicional para mim seria bem mais eficiente pra mim, ainda mais se pudesse alternar com os números do teclado.

    Minha impressão é que esse esquema do Unity foi criado tendo em mente usuários que abrem um monte de janelas e deixam essas janelas esquecidas, para abrir somente depois de vários minutos. Se o seu perfil de uso, como o meu, requer que você alterne constantemente entre janelas, isso não funciona, ainda mais se você estiver usando uma tela pequena (netbook ou tablet).

    Tenho procurado utilizar programas que trabalham com abas para sanar esse problema, assim é só alternar para a única janela do programa e selecionar o documento com Alt+número da aba, mas nem sempre existe um programa com esse recurso para uma determinada tarefa.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 9:27 am

    Eu concordo, em parte, com ele.

    O Unity é bom sim, rápido e tem uns atalhos de teclado maravilhosos, mas falha na personalização e também falha em outra coisa: a canonical não está ouvindo os usuários que estão se dispondo a testar esse “DE”.

    Linus Torvalds testar o Ubuntu/Unity? Será que a Red Hat deixa?

    renato (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 9:34 am

    Acho que o Unity é que é deslocado demais para muitos usuários

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 9:34 am

    Como nunca tinha ouvido falar sobre esse tipo de usuário?
    Esse perfil sempre foi um dos maiores problemas do mundo linux. Foi o que segurou por anos os avanços em usabilidade e o ubuntu foi criado justamente para quebrar essa barreira.

    Também não sou fã do unity, mas o mundo linux é feito de escolhas. Se não gostou, use outro gerenciador de janelas.

    Jerônimo (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 9:37 am

    Usabilidade? Sou usuário (ou era) do Ubuntu desde a versão 7.04 e não consegui ver melhora nenhuma no Unity em relação a usabilidade/produtividade com o Kde ou Gnome, tentei usar durante 2 meses o Unity, mas exatamente como o André escreveu acima, simplesmente é impossível se você é um usuário que abre vários aplicativos ao mesmo tempo, a interface e o conceito até achei legal, mas vai ter que evoluir muito pra conseguir me atender, posso fazer parte de uma minoria (ou não) mas só volto para o Ubuntu (e com muito prazer) depois do Unity realmente resolver essas questões, até lá continuo na família, estou usando o Kubuntu e vou dizer, deveria ter trocado antes, estou usando desde a versão passada 11.04 (depois que parei de usar/testar o Unity) e simplesmente não encontrei bug’s no KDE e claro, a interface dele me atende 100%, produtividade e estabilidade.

    []‘s

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 9:38 am

    Uma das regras da boa usabilidade é: além de ser amigável aos usuários novos, fornecer meios e atalhos para os usuários avançados.

    Este perfil mala eu conheço, Márcio. Mas não me parece que ele corresponde ao conjunto dos usuários avançados.

    Leonardo C (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 9:47 am

    Unity vai funcionar em tablets. De resto não serve pra nada.
    Onde está a facilidade??? Se um usuario quiser por exemplo tirar os dispositivos montados da barra ele tem que instalar um programa que ele nem sabe que existe (ccsm), isso é facilidade???

    Ridiculo. Ou a Canonical acorda ou vai perder o pequeno publico fiel que já tem.

    Paulo Corrêa Creto (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 9:50 am

    Olha gente não que eu particularmente tenha algo contra o unity, o meu problema é que uso o GNU/Linux em meu pequeno cyber, que fica em outra pequena cidade do interior do estado do Pará totalmente dominada por softwares proprietários (digamos de origem duvidosa) e meus clientes tem uma boa aceitação do GNU/Linux Ubuntu e BigLinux as duas distros que uso em minhas maquinas, o problema real é que pessoas usuárias de cyber que vem para caessar a net pega os PCs e abrem duas ou três janelas do FF e o amsn/emesene e no unity ao minimizar os mesmos nao conseguem mais encontrar e tenh que intervir.
    Alguns pegam rápido, no entanto tem gente que diz: mudou muito esse teu linux Paulo agora a gente não encontra mais nada e lembrei quando tentei fazer um teste com o Fedora 15 que nem eu mesmo gostei por tudo ser muito escondido.
    Resumo da opera, o unity mesmo a Canonical não estando nem ai (o que não me importa) irá sim perder muito dos seus usuários com o unity como o outras distros que usam o gnome-shell também irão perder usuários, para mim tanto faz o gnome com unity ou gnome 3 e gnome-shell, mas tem muita gente falando mal dessas inovações da Canonical, do Gnome. Que para tablets e afins até acho um ótima opção, mas convenhamos para desktop a excelencia da Canonical terminará em 2013 quando o imcomparável Lucid Lynx terminar seu tempo de suporte.

    Paulo Corrêa

    Nyappy! (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 9:59 am

    @Paulo Corrêa Creto
    Use Xubuntu ou Kubuntu e seja feliz.

    @Leonardo C
    Às vezes pode valer a pena partir uns poucos coraçãos em detrimento da evolução da plataforma.

    “Se um usuario quiser por exemplo tirar os dispositivos montados da barra ele tem que instalar um programa que ele nem sabe que existe (ccsm), isso é facilidade???”

    Isso é porque está incompleto ainda.

    me (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 10:03 am

    Que milagre!

    Não tem notícia de android hoje

    Elder Marco (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 10:10 am

    Perfeito! Não posso dizer que sou um usuário do Ubuntu, mas tenho uma admiração pelo trabalho que a distro faz, visando incluir os vários perfis de usuários existentes. Sejam eles avançados ou iniciantes, irão encontrar no Ubuntu, uma distro em que realmente simples de usar.

    Rafael Gil (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 10:13 am

    Jerônimo e André Masoratti:
    Para alternar entre 2 janelas da mesma aplicação no unity é só dar um alt + ‘ (apóstrofo, do lado esquerdo do 1 no teclado).
    Acho engraçado (não é o caso de vcs) o pessoal achar que as coisas não devem ficar fáceis mas morrem de medo de ter que aprender algo novo. O Unity não diminui em NADA a produtividade, basta aprender usá-lo.
    Agora, se alguém não GOSTA do unity, aí blz, gosto não se discute, use o KDE ou XFCE ou GNOME puro e seja feliz.

    Barba (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 10:24 am

    sudo apt-get install gnome-shell

    Luiz (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 10:53 am

    Unity = facilidade de uso? Não considero. Por isto estou usando o Kde agora. Ubuntu nunca mais.

    Thiago De Rezende Miranda (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 10:54 am

    Cara, eu uso ubuntu e posso falar algumas coisas (pontos negativos):

    - Com o Unity (ou essa versão), vários aplicativos ficaram instáveis pra diabo. Um exemplo é o player padrão Banshee, que trava toda hora. Alguns players de video (Se não me engano o Toteem) apresentou um bug extremamente desagradável – ao colocar-lo em tela cheia, preciso reiniciar o PC para sair dessa tela. Isso só para dar alguns exemplos dos programas padrões que veio com o Ubuntu.

    - Com o Unity, por falta de uma referência visual (como uma barra de aviso), ficou realmente mais difícil de utilizar os programas e tal, principalmente ver os avisos que ele nos dá, como mensageiros, emails, etc… Parece que falta algo ali.

    - A customização do Unity é quase inexistente. Tive que utilizar programas como o screenlets que, nessa versão, é EXTREMAMENTE instável (as vezes ele mantém as posições dos gadgets, as vezes não. Quando retorno para a área de trabalho, as vezes some, as vezes não. Os atalhos das pastas as vezes aparecem, as vezes não). Docks por exemplo dão a impressão clara de que aquele programa não foi feito para aquela interface. Coisas do tipo.

    - Além disso, a barra do Unity que deveria ser uma boa invenção é EXTREMAMENTE LENTA. A integração de alguns programas não facilita muito a utilização.

    A sensação que tenho ao utilizar o meu Ubuntu é de que estou utilizando uma versão beta. Sem contar o velho problema com placas Radeon, onde NÃO POSSO UTILIZAR O GNOME-SHELL pois há incompatibilidade, tornando impossível sua utilização.

    Enfim, vamos esperar 6 meses pra ver se melhora, mas acho que no meio do caminho, troco para outro SO.

    Obs: Acho que não estou sendo “descolado” em criticar o Unity, até pq uso ele agora (forçando uma barra). Mas digo que ele não me deixou satisfeito, como aconteceu em distribuições anteriores.

    Frank (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 10:54 am

    Ele ainda tratou da questão de outro grupo de pessoas e de um conjunto de sistemas, dizendo que acredita ser um mito que os usuários avançados não gostam e não estão interessados em usabilidade e em facilidade de uso.

    Isso é relativo e pessoal. Sou um usuário avançado e aprecio muito a usabilidade e facilidade de uso em interfaces gráficas, pois aumentam a minha produtividade. Por outro lado, tenho amigos que preferem usar o terminal para o máximo possível.

    O Unity para mim foi, no início, difícil assim como foi/é para a maioria aqui. Porém, a impressão que tenho é que muita gente não consegue entendê-lo muito bem.

    Luis (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 10:59 am

    Estou usando o Xubuntu. Achei o Ubuntu descolado demais e preferi algo mais tradicional. Simples assim.

    Porfírio (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 11:04 am

    @André Masoratti, meu atalho preferido para alternar entre janelas é [tecla ubuntu] + W: abre um preview de todas as janelas na interface sem levar em conta a tela em que estão.

    Flávio (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 11:06 am

    @Rafael Gil

    Já sou um pouco velho, uso computadores desde a época do MsDos, não estou nem um pouco afim de usar o computador de uma forma diferente da que estou acostumado.
    Tenho coisas mais importantes pra fazer do que reaprender a usar o computador e concordo plenamente com o @Leonardo C, o Unity seria prático em Tablet’s e afins.
    Também não acho que o Ubuntu ou qualquer outra distribuição deva parar de evoluir em função da opinião de “tiozões” como eu, mas seria interessante se houvessem mais “pontos de equilibrio” (disponibilizar as duas versões?) e menos “pontos de corte”.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 11:25 am

    Acho que o tio bobeou nessa. Fez uma mudança bem radical e não queria reclamações? Acho que aos poucos se vai ajeitando, ele cede um pouco atendendo as principais críticas e os usuários também tentam ver o que é crítica justa e o que é simplesmente a velha resistência a mudanças.

    Mas não é pra mim isso, vou usando Kubuntu faz tempo.

    Marco Aurélio (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 11:25 am

    Particularmente, eu não gosto do Unity para uso com vários monitores. Por outro lado, tanto o Unity como o Gnome Shell são legais com um monitor apenas, especialmente em dispositivos com telas sensíveis ao toque.

    Davi Dalben (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 11:26 am

    Tentei usar o Unity por algum tempo, mas desisti.

    - No Gnome, clico no ícone do Skype na systray e a janela do aplicativo aparece. No Unity, clico no ícone, escolho “Ativar” (ou algo assim) e um botão do Skype aparece na barra lateral. Aí tenho que clicar no botão para ver a janela (3 cliques contra 1);

    - No Gnome, clico em “Locais -> Pasta Pessoal” e ela se abre. No Unity, clico no botão da pasta e depois tenho que usar Alt-Tab porque ela abriu sob outras janelas;

    - No Gnome, quando alguém tecla algo para mim no Skype o ícone da barra de aplicativos muda e fica lá, exibindo o evento. No Unity, o botão do Skype treme na barra lateral e após alguns segundos a barra desaparece. Se eu não estava olhando quando ele tremeu, não fico sabendo que alguém teclou algo.

    Desculpem-me os fãs do Unity, mas a curva de aprendizado é muito grande para que se diga que o sistema é mais produtivo. E, ao menos para mim, não é nada intuitivo.

    gabriel (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 11:26 am

    o exposé do mac é patenteado? ainda não entendi o motivo das “hot corners” não virem por padrão no unity. O exposé (ao lado do spotlight) é meu recurso preferido do mac os x e penso que o unity resolveria a maior parte de seus problemas se fizesse boa implentação das esquinas: apenas com um movimento do mouse é possível alternar entre janelas e aplicativos.

    Aloizio (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 11:29 am

    Das três formas de interagir com o sistema, teclado, mouse e tela de toque, o uso do mouse foi o que mais saiu perdendo. O que antes, um programa era encontrado com um clique e navegando com o ponteiro do mouse sobre o menu, agora são três cliques, mais um para escolher a categoria e mais outro para expandir o menu, se errar não tem como voltar, tem que fechar e começar tudo de novo. O menu é um janelão com três colunas horizontais, a primeira e a terceira não tem o menor sentido quando se tem um lançador rápido e uma central de programas.
    O melhor mesmo é abandonar o mouse e adotar o teclado com seus atalhos ou digitar o nome do programa no dash do menu.

    Eu acho que a ideia é matar o mouse.

    Tonismar (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 11:39 am

    Me coloco no grupo de usuários avançado e sim, aprecio a facilidade de uso e também a usabilidade. Também não sou rígidos a mudanças, desde que estas sejam para melhor.
    Testei inúmeras vezes o unity e simplesmente não consegui. Não encontrei nenhuma facilidade en usá-lo e na minha placa de vídeo ATI o desempenho é sofrível.
    O que não entendo é, pq uma interface direcionada para tablets tem que ser obrigatoriamente definidade para usar em notebooks e pcs?

    rogerio (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 11:39 am

    Putz, acho que devo ter algum problema no cérebro, pelas opiniões acima, imagino que faço parte de uma minuscula minoria, pois gosto muito do unity, me dei muito bem com ele, uso-o desde a versão beta da 11.04, raras vezes tive algum problema (dava umas congeladas no dash, muito raro e já faz tempo que não acontece), é comum abrir mais de uma instância de uma mesma aplicação no dia a dia, Alt + ‘, resolve meu problema de esperar 2s para o Alt + Tab, me mostrar as janelas, quando estou com o win no virtual box aberto, ele assume o controle da tecla super, contornei isso abrindo a maquina virtual em outra área de trabalho, talves exista outra forma mais ainda não descobri.
    Memorizar estes atalhos http://askubuntu.com/questions/28086/what-are-unitys-keyboard-and-mouse-shortcuts/28087#28087, ao invés de construir os meus próprios (que fazia no ubuntu-gnome clássico) foi muito mais fácil.
    Quanto a customização, realmente não é tão fácil, mas tai outra coisa que me consumia um tempo a cada nova instalação, talvez por que não tinha muita paciência em ficar configurando o compiz e coisas assim.
    Também não sou tão novo assim, uso micro desde do Dos, passei pelo win3/3.11/nt/95/98/2000/xp/vista/7/8, trabalho com windows, e não consegui sair do xp com interface clássica, não gostei da interface do vista, não gosto da do 7, quando tenho que usar deixo mais simples possível, teste e não gostei do 8, como podem ver parece que não sou muito adepto a mudanças, o unico Kde q

    rogerio (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 11:49 am

    opa apertei uma tecla antes, hehe
    então continuando, o único Kde que gostei foi o Kurumim, não é implicância, sempre achei ele muito bonito, mas sempre apanhei para deixar do jeito que queria e dependo do que eu fosse experimentar na customização, bugava tudo (talvez por isso o trauma com customizações pessoais) e parei de testar desde o ubuntu 9.02,
    Claro todas essas impressões são pessoais, e muitas de minhas opiniões são baseadas em dificuldades que tive em implementar uma outra funcionalidade no KDE, XFCE e outras gerenciadores que testei. problemas que não tive no Unity.
    Quanto ao desempenho, pode ser que minha maquina esteja com configuração muito superior, pois é muito rápido tanto no Note quanto no desk com placa gráfica da ATI.

    uniteiro (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 12:02 pm

    Pois é… estou entre a pequena minoria que gosta do Unity e não tem problemas em usá-lo.

    Víctor (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 12:07 pm

    Depois falam que os usuários Windows são preguiçosos e não gostam de mudanças, lembro na época do lançamento do KDE4, a enxurrada de reclamações sobre a usabilidade que atividades não serviriam para nada, que o conceito do plasma era ridículo que iriam migrar para o Gnome, agora a maioria fala em mudar para o KDE… Vai entender…

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 12:19 pm

    Gostei muito do Unity, ele melhorou muito minha produtividade. Depois que se acostuma, não se consegue mais usar outro shell. Prefiro usá-lo sempre, embora eu ache que a versão do 11.10 esteja com mais bugs e travamentos que a do 11.04.

    QueBeleza (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 12:49 pm

    @Victor

    Você falou tudo!

    Eu também devo ter meu cérebro invertido pois não tive dificuldades em usar o Unity. Na verdade, antes dele eu já configurava os WM/DE que usava da mesma forma que o Unity trabalha, sem quase nada na tela e alternando as tarefas com o ALT-Tab. Para os empurradores de mouse, realmente fica mais dificil, mas pra que usa mais teclado, fica muito bom!

    Arthur (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 12:51 pm

    é simples, a canonical tem que acordar, parar de inventar moda e trocar sua distro principal para o KDE.
    o gnome-shell é ótimo, o unity é até legalzinho, mas são gerenciadores pensados para telas PEQUENAS, como as de notebook, netbook e tablets.
    além do que, são distros pensadas para iniciantes, aonde em geral se ocultam as principais opções e deixam só o “básico do básico”
    não que eu tenha algo contra isso, você pode muito bem usar em um monitor grande, só usar o sistema para internet e ficar feliz da vida com isso, mas para desktops e tarefas mais pesadas, eu prefiro 1000x o KDE, e acredito que muita gente pense igual a mim.
    pô, custa dar atenção ao KDE? muita gente tá migrando para o Kubuntu mesmo sabendo que a canonical caga e anda pra distro, só dar um pouco mais de atenção que ai sim acredito em 200 milhões de usuários no ubuntu.

    Anderson da Silva (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 1:30 pm

    Cara, não sei por que tanto mimimi. Não curte o Unity? Vá de KDE. Não quer o KDE? Muda pro Gnome. É fodão? Vá de linha de comando. Puro e simples.

    Fellype (usuário não registrado) em 1/11/2011 às 1:41 pm

    Acredito que eu estou chegando ao nível de usuário avançado e não abro mão da usabilidade e facilidade de uso. Foi por isso que migrei do Fluxbox para o KDE alguns anos atrás.
    Acho que o Shuttleworth está certo em não fazer nada pelos “descolados demais”, até porque eles devem saber se virar.

Este post é antigo (2011-11-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.