Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Os hackers mandam no Linux

Trecho do post do Pablo Hess no blog do developerWorks:

(…) “Qual a graça de estar no comando se você não pode escolher [os detalhes polêmicos] sem todo um referendo a respeito?”
 
A conclusão, para mim, aponta em uma direção muito interessante: os hackers mandam no Linux. Não adianta tornar esse kernel livre um sucesso de vendas em múltiplas áreas da tecnologia da informação, nem usá-lo como única base para empresas com vendas de US$ 1 bilhão; os hackers ainda têm o poder e o direito de alterá-lo conforme julgarem mais adequado.

Todo software livre tem essa vantagem: como pode sofrer forks à vontade, todos têm a liberdade de permanecer com o projeto “original” ou de criar o seu próprio, caso lhes pareça melhor. (…) (via https:)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 8:50 am

    Um Título desses, nesses tempos conturbados pode causar problema.

    Barba (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 8:58 am

    Realmente um título infeliz e mentiroso…

    alves (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 9:06 am

    Augusto admita que existe um prazer sórdido nisto. Nada como uma boa polêmica para dar umas risadas, vendo o circo pegar fogo. Agora é só aguardar…

    Confesso que também me divirto.

    Filipe (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 9:09 am

    Muito bom o texto. Quanto ao exemplo citado, a mudança da numeração do kernel, não é algo tão radical, afinal os fabricantes, desenvolvedores, etc terão tempo de sobra para adaptarem o que for preciso para essas releases 3.x

    tereso (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 9:27 am

    o artigo é bom mas o título, infeliz. Como disse o colega acima, nestes tempos bicudos de paranóia após invasão de site no Brasil, o que menos precisamos é de propaganda negativa.

    mAD (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 9:41 am

    Meu povo o Augusto não é o culpado pelo título! Ele apenas replicou o que está escrito no site da IBM!!!! No lugar dele eu já teria desistido deste site! Oh paciência….

    Como autor do artigo, escolhi este título justamente para chamar atenção. Quem citar o artigo como “prova de que o Linux é do mal” simplesmente vai provar que não o leu.

    Aliás, o artigo também tem um PS no fim esclarecendo justamente isso. ;)

    c3ll (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 9:55 am

    que titulo infeliz
    se os hackers mandam no linux
    os corruptos mandam nos estados e os assaltantes mandam na economia
    e pelo que parece os incompetentes viram todos para o jornalismo online se e para generalizar apontamos a todos

    Tiago (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 9:56 am

    Título é bom. Hacker não são criminosos. Criminosos são os jornalistas analfabetos que derem, erroneamente, a aculma de criminoso para o termo.
    Hacker= pessoa de detem profundo conhecimento sobre.

    Gostei do texto.

    Vou guardar bem a URL deste post, para usá-lo no futuro quando alguém vier reclamar do caso oposto, que é quando algum texto usa a palavra ‘hacker’ na acepção que consta no Houaiss, que pessoalmente me desagrada (acho que a palavra cracker faria um serviço melhor naqueles casos) – vou propor uma soma vetorial das opiniões, e que me procurem só depois de haver consenso.

    Acho que se a palavra hacker não puder ser usada em nenhuma das suas acepções (nem a clássica, nem a “moderna”/”equivocada”), o melhor mesmo seria aboli-la inteiramente, e escolher duas novas. Por enquanto os autores usam a palavra existente, e é natural que ela chegue aqui.

    Quanto ao texto da notícia, me parece que o processo decisório descrito no artigo mostra mesmo que, apesar de estar tão envolto em interesses corporativos, ainda sobra mesmo espaço para os hackers darem grandes pitacos – ainda bem.

    Renato Elias (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 10:01 am

    Augusto, nunca tinha pensando em escolher 2 novas, mas realmente me soou muito bem, talvez uma palavra em pt-br para a grande mídia parar de confundir tudo.

    Denis (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 10:14 am

    Acho que não se precisa tanto radicalismo. Basta a informação. Se informar sobre o significado da palavra, sobre o por quê da manchete deste outro blog (da IBM), se foi num sentido provocativo ou apenas informativo, se falta mais educação às pessoas em geral para diferenciar os termos, etc. Tem que se pesquisar abaixo da “superfície”. Imagino que antes de se pensar em não ser preguiçoso, alguns dedos já se espreguiçaram, e o comentário veio primeiro. [ ]s,

    henry (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 10:17 am

    Mandou bem, Augusto. Gasto horas do meu precioso tempo, cabelos e tintura para o que restou dos cabelos quando ouço “o popular” falando sobre “hackers” e fico tentando explicar que existem hackers até de parafuso e hackers de torta de banana, e nem por isso são malvados.

    crochadejesus (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 10:21 am

    A mídia, em geral tem feito um des-serviço, ao sempre associar o termo hacker à crackers, defacers, e ladrões de banco.
    Hackers são programadores (na sua maioria) extremamente competentes no que fazem.

    Vejam este documento – Como se tornar um hacker
    http://www.linux.ime.usp.br/~rcaetano/docs/hacker-howto-pt.html

    Eu fico triste e enojado quando ouço ou leio coisas sobre invasões de sites associadas a hackers.

    Coisa que a ética hacker não permite:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_hacker

    alves (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 10:28 am

    Mil desculpas Augusto, realmente não havia lido o texto na fonte e o resumo não me pareceu convincente para se tratar do uso correto do termo harcker.

    Tendo lido o texto no site da IBM, o título está correto. Como é tão comum o uso indevido da palavra pela mídia em geral, mesmo que conhece o termo acaba por interpretá-lo erroneamente. E pelo visto não fui o único.

    Concordo com a necessidade de ser criar “traduções” para os termos harcker e cracker.

    Gabriel (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 10:46 am

    O equívoco da palavra “hacker” é o mesmo equívoco que eventualmente recebe a palavra “político”.

    Político = ladrão
    Hacker = pessoa que detém alto grau de conhecimento em informática e o utiliza para o mal

    Se a pessoa que leu o título e o considerou inadequado, o problema é ela e o seu grau de instrução e não o título, que foi utilizado de maneira correta. Da mesma forma, dizer que um hacker invadiu um site não seria tão incorreto (digamos que um pouco impróprio, visto que há outra palavra mais adequada para designá-lo, mas não necessariamente incorreto).
    Agora vão recomeçar o mimimi aqui… Outro dia reclamaram do uso inadequado, agora reclamam do uso adequado. Quando não tratarem mais do assunto/termo por conta desse mimimi chatíssimo da patrulha, dirão que a culpa é da mídia que esconde o que acontece no mundo da informática.
    Como bem disseram em outro post, o Augusto é o cara da paciência infinita, sinceramente.

    Gabriel (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 10:49 am

    PS: somos seres políticos, goste você ou não do termo.

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 11:08 am

    Os artigos do Hess, tal qual seu ponto de vista, são D ! :-)

    Ícaro (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 11:11 am

    A mídia não quer confundir com o termo “cracker”, a primeira coisa a pensar será em um usuário de crack :P

    Mas como seria a palavra em português?

    Frank (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 11:22 am

    Ultimamente o Jornal Nacional tem chamado os crackers de “piratas de computador” em vez de hackers. Me parece bem mais apropriado.

    É triste ver que o sentido pejorativo da palavra hacker ficou tão impregnado nas mentes das pessoas que confunde até o pessoal especializado em TI.

    Edgard Mota (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 11:33 am

    Tudo bem que a forma arbitraria como ocorreu a mudança no versionamento do Kernel seja uma demonstração do poder de decisão da comunidade hacker sobre o sistema do pinguim, mas seria isso suficiente para a afirmação de que os hackers mandam no Linux? Peço o perdão aos puristas pelo meu simplismo e talvez até, por minha ignorância mas, para mim, trocar 2 por 3 é como trocar 6 por meia-dúzia. Radical mesmo seria modificar os ELFs para um formato equivalente ao que se utiliza no Windows :).

    Para ser sincero, software livre não tem muito a ver com controle, dado o desenvolvimento colaborativo associado e a própria possibilidade de fork. Demonstração de controle, para mim, fica por conta do Google e sua suspeita decisão de não divulgar o código do Honeycomb por agora. Controle absoluto.

    Marconi Pires, muito obrigado!

    Paulo (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 12:25 pm

    O título utilizado demonstra que o autor é tao marqueteiro quanto a “mídia” que utiliza mal o termo hacker….

    Lucas (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 12:46 pm

    Realmente o cara está por fora do mundo opensource, vou exemplificar com a distro mais usada, o Ubuntu, tem uma preocupação gigante com o usuário final, a ponto de ter antropólogos estudando para melhorar o sistema…e sinceramente? Eu programo apenas em shell script, uso Debian, porém nem parece mais debian de tão personalizado…não somente na interface gráfica, mas com scripts que automatizam as minhas tarefas, sendo que para o user final a personalização de interface está muito boa, sendo que o linux tem uma grande capacidade nisso (:

    kashmir (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 1:04 pm

    Eu acho engraçado ver voçês reclamando do mau uso do termo hacker quando acabam fazendo o mesmo com o cracker.
    Ninguém se lembra que o cracker também pode ser, e é, usado para se referir aos caras que transformam softwares pagos em free software? Duvido que alguém aqui se achava malvado ou criminoso por fazer tal coisa com os programinhas e jogos do Windows 98.
    Querem continuar no maniqueísmo sem ter problemas de intepretação de texto? Adotem o termo Black Hat. Caso alguém venha a perguntar sobre uma tradução para compreender melhor o significado você poder usar essa ilustração:

    Chapeuzinho Vermelho (Red Hat): inocente (a garotinha)
    Chapeuzinho Branco (White Hat): bonzinho (o guarda)
    Chapeuzinho Preto (Black Hat): malvado (o lobo)
    Chapeuzinho Cinza (Grey Hat): a vovó (sempre achei aquela velha um tanto safada)

    emo_csharp_developer (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 1:13 pm

    Para a grande mídia, “cracker” é bolacha / biscoito.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 1:52 pm

    O nome pode confundir mesmo, mas não dá pra ficar medindo por baixo.

    Quem não sabe que aprenda o significado correto.

    Luciano (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 2:12 pm

    Interessante a tradução do termo pelo michaelis quando consultado em português-português e depois inglês-português:

    inglês-português:
    hacker
    hack.er
    n 1 sl pessoa capaz de desempenhar uma tarefa de forma competente. 2 Comp alguém que gasta muitas horas com o computador, operando-o por tentativa e erro sem auxílio de manual. 3 Comp pessoa que usa seu conhecimento técnico para ganhar acesso a sistemas privados.

    português-português:
    hacker
    hac.ker
    (réker) (ingl) sm Inform Pessoa viciada em computadores, com conhecimentos de informática, que utiliza esse conhecimento para o benefício de pessoas que usam o sistema, ou contra elas.

    Ratito (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 2:21 pm

    O que chamam de pirata é quem faz o que 90% da população faz ou ja fez, ou seja são piratas.
    É baixar uma música mp3 num programa como Limeriwe, um livro que se quer muito ler e num tem grana pra ir comprando. O que todos fazem? Baixam. E muitas outras “regras” de não copiar não distribuir, não ler ou ouvir em tal lugar entre centenas de restrições para cada coisa que todos fazemos.
    Isso é ser Pirata.
    :-)

    Fazia tempo que eu não lia aqui tamanha quantidade de bobagens de comentaristas.

    Hacker não é CRACKER. Hacker não é CRIMINOSO. Cracker SIM.

    Junin (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 6:09 pm

    Deve ter nego que chama o gabinete do computador de CPU só por que é assim que vê na mídia. ¬¬ nem procura se informar direito.

    Alexandre Ungaratti (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 6:13 pm

    Faço as palavras do André Luis as minhas.
    A maioria tem o habito de falar sem ler e compreender o que foi proposto, apenas lendo o titulo..
    Mas não é apenas aqui que vemos isso, a internet esta tomada desse tipo.

    Spif (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 9:44 pm

    Ei, pirata ninguém é: Ninguém saí por aí num navio matando, pilhando e estuprando por aí.

    Infelizmente, Hacker está muito mal utilizado, provavelmente mundialmente. Claro que não é o caso do autor, que é bem intencionado.

    Não acho que ninguém tenha feito confusão nessa thread, mas eu diria que a maioria que criticou foi por ter em mente o mercado, que pode não gostar dessa afirmação. Tanto tempo pra chegar e posicionar o Linux como um instrumento para ser usado em grandes empresas, para depois confundir os Pointy Haired Bosses do mundo…

    Sobre se informar direito, a maioria não consegue distinguir Kernel de Sistema Operacional, então…

    Ratito (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 10:48 pm

    Opinar é ter que estar pronto pra tudo, mas vamos explicar de novo.
    Pirata que escrevi é relacionado a “pirataria”, o termo que nos repele só de ouvir falar por acharmos errado, esse mesmo.
    Piratear que se fala no fundo é o que? É sair das “regras” de copyright ou outras que dizem que não podemos um monte de coisas que todos fazem, 99%. Ou já fizeram. Coisas como as que citei anteriormente ou muitas outras ligadas ou não à informática.
    Apenas escrevi pq li uma associação de hackers com crackers e com pirataria. Trẽs coisas totalmente diferentes, e simples de compreender, pelo menos pra mim. Hacker é conhecedor, aquele que cria, que vem do termo do inglês hack, quem inventa, modifica, geralmente se usa na informática. Cracker, vem de..? crack quebrar senha, decodificar algo, seja bom ou ruim a intenção ou no que faça ou trabalhe, conhecido na maioria como o que prejudica, o malvado, mas é só ler a palavra que num é apenas isso que vem à mente. E pirata já expliquei.
    ;)

    Geraldo (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 11:22 pm

    André Luis Pereira dos Santos disse:

    Hacker não é CRACKER. Hacker não é CRIMINOSO. Cracker SIM.
    .
    (ver na Wikipedia o significado do termo "hacker")

    Pena que a imprensa em geral não faz a menor diferença, para ela são todos criminoso, como na matéria do site Terra (13/julho/2011,19h50):

    Preso maior hacker do RJ; golpe no Fluminense renderia R$ 58 mil

    Policiais militares do Serviço Reservado do 2º Batalhão, em Botafogo, prenderam na tarde desta quarta-feira um homem indicado pela polícia como maior hacker do Rio de Janeiro. (…).

Este post é antigo (2011-07-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.