Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Oracle indica SouJava para o lugar da Apache no comitê executivo de Java

Trecho da nota do IDGNow enviada pelo @murilomoc:

A Oracle indicou o grupo brasileiro de usuários SouJava para preencher a vaga deixada pela Apache Software Foundation no comitê executivo do Java SE/EE.

O SouJava será representado por Bruno Souza, uma figura bastante conhecida na comunidade Java, de acordo com nota publicada em blog pelo presidente da JCP, Patrick Curran.

A JCP supervisiona o desenvolvimento do padrão Java. Em dezembro, a ASF desligou-se do comitê por causa do que considerou um controle excessivo do Java pela Oracle. A Oracle chegou a pedir que a ASF reconsiderasse sua decisão, mas a indicação do SouJava parece indicar que o pedido perdeu sua validade.

O SouJava assumiria um dos três assentos vagos que serão preenchidos em uma eleição especial, escreveu Curran. Ele é um dos maiores grupos de usuário de Java, com cerca de 40 mil membros, acrescentou.

“Bruno tem sido um defensor apaixonado do código aberto e do Java desde seus primeiros dias, e seria um grande ativo para o Comitê Executivo, especialmente no trabalho que teremos ao longo do ano para modificar os processos da organização e prepará-lo para sua segunda década”, disse Curran.

Além disso, o Brasil deveria ter uma presença no comitê, já que é “um grande usuário de Java, tanto no setor público como no privado”, acrescentou. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 7:44 am

    Pra quem não acompanha o JCP, o desenvolvimento da Java SE7 está bastante acelerado e já entrou na fase “Feature Complete”.

    Além do JEE7 já estar sendo debatido e com as JSRs enviadas ao JCP pra votação. Até o JDK 8 já começou a ser trabalhado.

    so silva (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 9:25 am

    Quem bom… vamos ter um idiota de plantão..
    para representar a comunidade java do brasil

    devnull (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 9:36 am

    Botar um fanático numa posição de representação é uma excelente tática de autosabotagem.

    Boa sorte para todos, vão precisar bastante.

    Sá Silva (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 10:44 am

    Relaxa é só por um tempo… só até a ASF voltar…
    Na boa tb acho esse Bruno meio panaca, além de arrogante…

    Abs.

    Marcos (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 10:53 am

    Arrogante ele é, mas é um cara bom.

    Outro ponto a considerar é que faz tempo que queriam no JCP além de empresas que desenvolvem tecnologias pro Java, representantes de empresas e usuários que USAM tecnologia Java.
    A Hologic foi uma iniciativa, mas foi barrada pelo próprio JCP. O SouJava é outra, espero que seja bem recebida.

    Sem falar que o Brasil é um dos países que mais tem desenvolvedores Java que colaboram com a tecnologia, nada mais justo que ser representado no conselho.

    so silva (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 11:08 am

    A pergunta que não quer calar :
    “Quem indicou o bruno ?” ta bem com cara de ser auto proclamação. Ele adora aparece na foto. Desculpa ai, mas nunca ví uma contribuição de código significativa dele. Ele é comiter de alguma área do OpenJDK ?

    Coloca o Osvaldo Pinali , o cara entende tudo e mais um pouco de JMV.

    Claudio Cardozo (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 11:22 am

    O “devnull” disse tudo, mas acredito que lá os caras desaceleram ele. Já estou considerando a SunJDK descendo ladeira abaixo… a Oracle não honrou o acordo e desconsiderou que amávamos o casal sunJDK e a Apache com suas APIs de infra… como o “homem” do casal era a Apache, e sem machimos, e tem a Harmony… sei não, mas é bom ficar de olho.

    Piadinha (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 11:38 am

    Que piada. A Apache é mais importante que qualquer grupo de usuários do mundo. Usamos seus produtos de qualidade todos os dias.
    Boa sorte com o BS, ele só faz marketing pessoal.

    Scott (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 12:47 pm

    Mais um fantoche pro teatrinho da Oracle

    Alceu Rodrigues de Freitas Junior (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 12:49 pm

    Isso é uma piada de mau gosto… a Oracle senta no tomate com a Apache Foundation e agora vem com esse papo furado de pedir para outra organização associada a código aberto para parecer que é boazinha.
    Sinceramente, acho que comunidade SouJava não precisa deste tipo de representação e estará só ajudando a Oracle a fazer seu trabalho sujo de se apropriar da boa vontade alheia.
    A Oracle nunca contribuiu realmente com código aberto e seus patches para o Linux parecem ser estritamente aquilo necessário para fazer com que sua plataforma de banco de dados rode direito no sistema operacional. O Larry Ellison já deixou claro que os executivos da SUN não “conseguiam ganhar dinheiro com Java por incompetência”. Sinceramente o cenário do Java como ferramenta de código aberta não está animador e o que eu esperaria de comunidades relacionadas a código aberto seria justamente se afastar da Oracle.

    so silva (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 3:54 pm

    ora o bruno tem que justificar o salario né ..
    ate uma epoca ele era consultor da sun .. deve ser da oracle agora

    Lindrix (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 4:15 pm

    Criar um clima pesado como a oracle fez, o que fez com que a ASF saísse do conselho, foi e ainda é um belo tiro no pé. Apesar do Java ainda está muito disseminado no mercado acho que ele está perdendo valor aos poucos com desenvolvedores livres.
    Não é ruim uma comunidade de usuários entrar na JCP, mas desprezar a ASF é uma má estratégia, pois a maioria dos servidores são apache, e o java junto ganha(va) com isso.
    Imagino que a ASF ainda vá trabalhar com java, mas não da mesma forma.

    Paulo Roberto Castro Filho (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 4:44 pm

    Desculpa mas ficar no argumento pessoa X é arrogante ou não.. Sinceramente não leva a lugar nenhum.

    É importante participação de um JUG no JCP.

    Azedou com Apache e essa representividade é sem precedentes.

    O JCP é um bom processo mas as vezes causa lentidão tendo o SOUJAVA podemos usa-lo para ampliarmos a participação da comunidade no JCP.

    Eu sou membro do JCP e participei como expert member em algumas JSR e para melhorarmos a plataforma é preciso maior participação.

    Agilizar o Java é o caminho… Afinal Java mesmo no final é só especificação.

    PS: O Bruno sempre lutou por um Java livre e OpenJDK é muito mérito dele e seu trabalho também no Netbeans, projeto não é apenas codar.

    Abs.

    Michel Graciano (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 4:50 pm

    Pessoal,
    as questões que fizeram a Apache pedir para sair do JCP foram basicamente por problemas na licença de algumas JSRs, principalmente JSRs do Java SE. Para mais informações sobre o problema, sugiro lerem o blog do Stephen em http://www.jroller.com/scolebourne/category/Java
    Ele mostra muita informação sobre o assunto.

    Sobre o SouJava e o Bruno, conheço ele a algum tempo e sei da sua competência sobre o assunto mas na verdade, ele é apenas o representante do SouJava no JCP, quem realmente irá votar e definir as regras de como o SouJava irá se comportará serão várias pessoas do deste grupo de usuários. Para mais informações de como o SouJava pretente se comportar serão dadas assim que a votação desta indicação sair e caso o SouJava realmente ser escolhido como membro do EC, então eles irão se pronunciar oficialmente, mas alguns detalhes vcs podem ver em http://twitter.com/mr__m/status/30295125838008320, http://twitter.com/mr__m/status/30326614323630080 e alguns outros em http://twitter.com/mr__m

    Espero que estas poucas informações ajudem no debate.

    []s

    Eder Magalhães (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 5:09 pm

    Sigo a mesma linha de pensamento do Paulo.

    É muito fácil criticar a postura e decisões da Oracle em relação ao Java. Mas essa é uma chance de nós, comunidade Java brasileira, justificarmos o interesse na tecnologia, e claro, fazer bastante ‘barulho’ dentro do JCP via SouJava.

    Continuo torcendo pela volta da ASF no JCP.

    Sorte e força ao SouJava!
    []s

    self_liar (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 7:16 pm

    Uma coisa que já briguei muito mas tenho que concordar ,que é muito melhor o Apache se manter afastado do Java porque ele facilitava uma versão permissiva do projeto que é o Harmony. Se o projeto harmony virasse um sucesso ,a versão GPL PODERIA sofrer problemas . Se assim fosse logo investidores ficariam mais satisfeitos em ajudar a versão permissiva do que a copyleft e ai a liberdade sairia prejudicada.

    erico (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 7:48 pm

    posso estar enganado, mas a soujava já não havia participado antes??

    caso não, que bunitinho, só agora terá uma representação de usuários nesse comitê.

    smile (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 8:08 pm

    O jardineiro para open source da sun agora foi pra oracle. Bela bosta, o java está morrendo e isso não é novidade.

    sosilva (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 8:12 pm

    para agilizar o desenvolvimento do java é muito facil. Acabem com o JCP , e mantenham tudo em opensource. Liberem os sistema de teste de compatibilidade do java para as pessoas testarem!!!!

    O problema so não acaba pq a oracle quer manter o controle. e manter o codigo fechado!!!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 27/01/2011 às 10:37 pm

    Se a Oracle não colabora, é vilã. Se colabora, é vilã também.

    Se o desenvolvimento do Java é lento, é culpa da Oracle, como acelerou é graças a um propósito maligno da Oracle.

    Pessoal, pessoal, o Java que estava descendo uma ladeira agora voltou a crescer, os projetos aceleraram, o JDK 7 vai sair antes do Duke Nuke Forever e o Java EE 7 está a caminho. Bibliotecas do JRockit que eram proprietárias foram abertas e incorporadas ao OpenJDK sob GPLv2.

    Consultem os fórums técnicos do Java e da JCP pra vocês verem como os desenvolvedores estão empolgados com os rumos da linguagem.

    “A Oracle nunca contribuiu realmente com código aberto”
    Linux, PHP, Eclipse, BerkeleyDB, …

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 12:25 am

    > “Liberem os sistema de teste de compatibilidade do java para as pessoas testarem!!!!”

    Concordo.

    > “O problema so não acaba pq a oracle quer manter o controle. e manter o codigo fechado!!!”

    Discordo, a Oracle não é muito diferente do que a Sun era nesse ponto. A Sun vivia desconversando, se tivesse vontade de fazer do Java algo aberto isso nunca teria acontecido.

    > “A Oracle nunca contribuiu realmente com código aberto”
    O OCFS2 está no kernel e é a Oracle é quem está levando a cabo o Brtfs…

    self_liar (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 12:28 am

    > “Liberem os sistema de teste de compatibilidade do java para as pessoas testarem!!!!”

    Concordo.

    Não ,isso não pode acontecer porque senão o OpenJDK pode ser abandonado e o harmony tomar seu lugar pois é mais atraente para agentes comerciais.E quem perde é a liberdade.

    Marcos (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 8:15 am

    Essa questão do tck é polêmica mesmo. Concordo com o self_liar, tecnicamente é melhor ficar com mão de ferro pra que a especificação continue sendo livre.

    Mas tem hora que acredito que o desgaste que a empresa sofre por causa disso não compense. Se liberasse para outras licenças talvez a comunidade acalmasse contra a Oracle.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 1:41 pm

    @So Silva:

    “Quem indicou o bruno ?” ta bem com cara de ser auto proclamação

    Creio que o Bruno é o representante brasileiro no java.net e coordena os projetos do SouJava. Dele e do seu grupo nasceu a iniciativa Javali e me consta que esteve envolvido na primeira idéia de uma implementação livre do JDK, o que culminou no projeto Harmony, da própria ASF.

    Não, eu não gosto dos caras, mas reconheço que a indicação do SouJava não foi mais do que natural. É o JUG mais representativo e atuante lá fora.

    Alceu Rodrigues de Freitas Junior (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 2:44 pm

    Voltando a falar das contribuições da Oracle para as comunidades de código aberto. Eu não sei as definições do que é contribuir com a comunidade que alguns aqui tem, mas para mim se contribuiu realmente quando se constrói algo baseado em código aberto e devolve para a mesma de forma menos interesseira como a Oracle faz, pois as coisas liberadas nunca são no sentido do que é bom para a comunidade.
    Segue a lista publicada pela Oracle de contribuições para o Linux: http://www.oracle.com/us/technologies/linux/026042.htm
    Agora me mostre, nesta lista, o que não é estritamente ligado a Oracle garantir o leitinho das suas crianças.
    Agora vamos para outra lista: http://www.oracle.com/us/technologies/open-source/index.htm. Me mostre o que REALMENTE era da Oracle e que não veio da SUN ou outra empresa que foi comprada recentemente.
    Se alguém puder me mostrar alguma PATENTE, por exemplo, que a Oracle abriu para a comunidade, aí eu ficarei contente.
    Para quem já programou em Perl e tentou usar o BD Oracle, vai ficar surpreso em saber que a Oracle proibiu a distribuição de uma DLL junto com o módulo DBI para conectar no banco. Para usuários do Windows, isso passou a significar um sofrimento desnecessário pois compilar código C/C++ no Windows é bem mais complicado do que em ambientes UNIX-like.
    A única razão que eu vejo para a Oracle querer controlar como o desenvolvimento do Java é feito é poder garantir sua fatia no mercado, mesmo que em detrimento da liberdade alheia.
    O que me dizem também sobre o processo da Oracle contra o Google?
    Ou da mutretagem com o OpenSolaris?
    Ou da mutretagem com o OpenOffice?

    JUNIOR (usuário não registrado) em 1/02/2011 às 6:36 pm

    Gosto de ver o Brasil aparecendo no cenário internacional de TI, mas sinceramente o SouJava já deixou de ser aquele grupo que vimos a quase 10 anos atras.

    Particularmente acompanhei algumas atividades do SouJava e sempre vi a mesma turminha tirando proveito das oportunidades da comunidade e vendendo suas consultorias e treinamentos.

    Sobre o que se auto-intitula “JavaMan”, deveria parar de só querer aparecer na foto e levar uma imagem séria para fora do Brasil. Ele tem que tirar a da bandeira e parar de fazer caipirinhas em BOFs. Ele pode até ser meio arrogante mas é um cara que ainda não entendeu o poder que ele teve ao longo dos anos e nunca vai entender por que gosta de oba-oba.

    Finalizando acho que isto é mais uma maneira de recuperar os 15 minutos de fama de algumas pessoas e nem se compara SouJava a Apache. Olhem as listas de discussoes e APIs inuteis que foram criadas.

    Chega disto Brasil, gente seria ao inves de palhaços.

    @Alceu Rodrigues de Freitas Junior, pensando assim, nenhuma distribuição você considera que contribuem para o software livre, já que elas também usufruem de suas próprias contribuições.

    Nem do Google, já que os patchs que ele já liberou pro gcc, kernel linux, MySQL, etc, também usou em benefício próprio.

    O que você chamaria de “verdadeira contribuição”? Te enviar um cheque pelo correio em um envelope perfumado e anônimo?

    Isso se chama ganha-ganha, até o Richard Stallman apóia.

    Sobre o SouJava, são sim um grupo forte, e é uma oportunidade pros desenvolvedores Java no Brasil terem voz nas decisões da plataforma, enviando nossas ideias e sugestões de melhoria. Faz tempo que o JCP era criticado por ter várias empresas de tecnologia mas poucos representantes que fossem mais usuários da plataforma do que desenvolvedores high-end.

    Junin (usuário não registrado) em 1/02/2011 às 11:03 pm

    Quanto argumento descabido.
    É mais do que lógico que as contribuições da Oracle ao kernel Linux sejam para melhorar o desempenho de suas aplicações sobre ele, não vi nenhum choramingo quando lançaram o 2.6.35 se ler vai ver que a Google fez comtribuiçoes que beneficiado ela se outros tiram proveito disso é como já dizia a velhinha “Qui bom”.
    Por que razão a Oracle abriria patentes que eram da SUN? Se a SUN não abri pq eles tem que abrir?
    É cada uma que me aparece ¬¬

Este post é antigo (2011-01-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.