Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ônibus Hacker obtém capital na web

Da Info:

A ONG Transparência Hacker obteve fundos através do site de crowdfunding Catarse para a criação de seu Ônibus Hacker.

O projeto entrou em sua fase final de financiamento através do Catarse, site para financiamento compartilhado de projetos que arrecada as doações, e já obteve mais de R$ 47 mil (7 mil além do estimado pela ONG). Pela previsão da ONG o ônibus deve sair do papel entre o final deste ano e início de 2012.

Os idealizadores pretendem reformar um ônibus antigo e parar em pequenas cidades, convidando moradores a exporem os problemas do local para que então o projeto possa auxiliar os habitantes a cobrar e debater com o governo por melhorias através da tecnologia.

(…) O ônibus será adaptado para receber uma equipe de até 16 hackers, rede elétrica para suportar os equipamentos ligados como notebooks, e será equipado com webcam, GPS e conexão 3G, para garantir a mobilidade e acompanhamento à distância do projeto. (…)(via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 20/07/2011 às 9:02 am

    Hacker: A palavra mais usada da hora, pra todas as coisas. Nenhuma delas corresponde ao significado original.

    Até ser ativista não tem mais graça, agora vc tem que ser HACKtivista. Tem que ser um Ministro Hacker.

    @spif fazer derivações da palavra hackercomo hackthon, hacktivism são bastante antigas apenas não muito difundidas no meio comun.

    na página do catarse há mais informações sobre essa comunidade e como compartilhar ideias com ela. Ela mesmo já existe com essa proposta há uns três anos, então não há surfistas lá.

    em tempo o brasil já teve ministro que fazia música pra celular e antena parabólica, talvez esse tenha sido o primeiro ministro hacker.

    Lamintavel (usuário não registrado) em 20/07/2011 às 10:43 am

    Me diga o que os “hackers” fizeram de bom além de ficar em casa na frente no computador “depatendo”?
    Você “fez a sua própria antena”? Levantou/debateu/criticou de forma ativa? For até os responsáveis, questionou, ou ficou só em casa e postou um comentário “isso é muita sacanagem”?

    Como você vai explicar pro senhorzinho do interior que o problema de esgoto na rua dele pode ser resolvido com um software de modelagem para melhor distribuição da rede de gaeria pluviais.

    Esse é o problema do brasil… Inveja do egito que derrubou um governo por causa de UMA pessoa que foi morta…. Ahh inveja.

    Enquanto isso, estamos todos postando comentários na internet e somos “ativistas”.

    psantos (usuário não registrado) em 20/07/2011 às 10:50 am

    Quanto é a passagem? :)

    Spif (usuário não registrado) em 20/07/2011 às 12:32 pm

    @ericodc não estou dizendo nada sobre surfistas ou gente querendo aparecer. Só que isso é *ativismo*. Não é nada diferente do que grupos fizeram durante a história, de uma forma ou de outra.

    Esse lance de hack-something é meio bobo. Pessoal anda vulgarizando o que é um Hacker, ou para campos criminosos ou esticando cada vez mais a definição.

    Não existe vergonha em ser um ativista, mas existe alguma em estivar um termo indefinidamente pra satisfazer uma idéia.

    Spif (usuário não registrado) em 20/07/2011 às 12:33 pm

    @psantos, vc consegue uma passagem por 250 reais.

    tereso (usuário não registrado) em 20/07/2011 às 1:06 pm

    uma iniciativa interessante, melhor do que muita demagógica lançada por aí ultimamente.

    jonas dourado (usuário não registrado) em 20/07/2011 às 2:04 pm

    Achei interessante a ideia.. e a proposito pelo o que eu vi no video deles, o objetivo principal e a conscientizacao politica da populacao

    Cotti (usuário não registrado) em 20/07/2011 às 3:35 pm

    Nossa, deu uma tristeza ver alguns dos comentários do projeto e até as aparências de alguns conceitos dos próprios idealizadores.

    A origem e o uso correto do termo “hack” e de suas implicâncias é bem diferente de apenas “invadir sistemas”. O Manifesto Hacker não é a única coisa existente na história.

    Na verdade o que será feito com o ônibus caso seja adquirido é que é um verdadeiro hack. As interessantes idéias de mobilizar e interagir com a sociedade também são hacks. As “coisas dos computadores” são mais um item, mas infelizmente estão sendo levadas como carro-chefe da empreitada.

    Ratito (usuário não registrado) em 20/07/2011 às 4:45 pm

    Legal ;)

    EDESIO VIANA (usuário não registrado) em 23/07/2011 às 9:15 pm

    SE PRECISAR DE MOTORISTA ME CANDIDATO

Este post é antigo (2011-07-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.