Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O Projeto Qt está no ar

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“A Nokia anunciou que o Projeto Qt agora está no ar, o que significa que a partir de agora o Qt sera orientado como “um verdadeiro projeto de código aberto.”

Agora o projeto Qt passa a ser mantido em Qt-Project.org. Eles estão utilizando um servidor Gerrit em sua nova infraestrutura de projeto para realizar revisão de código, correções (patches) podem ser revisadas por qualquer um e “Aprovadores/Mantenedores” tem a autoridade para aceitar ou rejeitar as correções.

Os aprovadores/mantenedores não são limitadas a pessoas da Nokia e mais “non-Nokians” são esperados para atingir este nível. Algumas das listas de mensagem também estão sendo migradas para a infraestrutura do Qt Project. O sistema de reporte de erro para este conjunto de ferramentas também sera migrado da Nokia para o Qt Project.

Em termos da verdadeira abertura do Qt, “O Projeto Qt é um verdadeiro projeto open source. Nós estamos convidando a todos a participar e ajudar a fazer do Qt um produto melhor. Todos os desenvolvedores estarão em um local único, com acesso para todos ao mesmo tempo. Não teremos mais fluxo de código separado para ‘Nokians vs outros’, e sem atrasos! O que você ver é o que você enxerga. Discussões, decisões e “roadmappings” irão acontecer na comunidade, pela comunidade, para a comunidade. Qualquer um pode ser um contribuidor, e até mesmo um Aprovador ou Mantenedor se mostrar mérito para isto.”

Veja o anúncio [labs.qt.nokia.com/…]” [referência: marcelo.juntadados.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 24/10/2011 às 10:34 am

    Aqui está a tradução da nota de lançamento do Qt-Project, feita pelo Anselmo do INdT e KDE: http://blog.qtlabs.org.br/2011/10/21/qt-project-foi-lancado/

    ericodc (usuário não registrado) em 24/10/2011 às 12:48 pm

    sem dúvida uma grande forma de começar a conferencia anual do agora projeto. Alnguns pontos ainda podem sucitar questões, mas que penso, deverão ser respondidas no devido tempo, como ter maior independência financeira da nokia até para manter um servidor ente outras coisas, mas tudo isso começa com a mudança no modelo de governança, e vida longa ao Qt.

    Arthur (usuário não registrado) em 24/10/2011 às 7:17 pm

    agora vamos ver se acaba a briga sem sentido do Debian com o KDE.

Este post é antigo (2011-10-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.