Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Novo livro “Ubuntu – Guia do Iniciante” a caminho

Enviado por Carlos “Kadu” Eduardo (kadu20esΘhotmail·com):

“A primeira edição do livro Ubuntu – Guia do Iniciante, um fenômeno de downloads no site de origem e distribuido até em outros sites de lingua portuguesa, está prestes a ganhar um substituto.

O Guia do Iniciante 2.0, como o nome diz, é a próxima versão do livro, que contará com novos tópicos, abordando as novidades presentes na próxima versão do Ubuntu, o Natty Narwal, contudo, o conteúdo escrito na primeira edição não poderá ser aproveitado para esta nova versão, pois seus direitos pertencem a editora Universo dos Livros, que por vez, não distribui o livro em livrarias. Apenas em bancas de revistas e em seu site.

Além de abordar as novidades, o novo Guia entrará mais fundo no uso de aplicativos padrão do Ubuntu e terá um capítulo inteiro dedicado à suite de escritório, além de trazer dezenas de informações sobre o uso do terminal e da Central de Programas.

Como o nome diz, o Guia será voltado para iniciantes e por isso, mais uma vez, contará com uma linguagem fácil, acessível e dicas inteligentes. Contará também com um novo layout, adequado para leitura em monitores.

Diferente do primeiro livro, que além de ter sido projetado para estar à venda em livrarias e que teve conteúdo suprimido em sua versão editorial, esta nova edição trará todo o conteúdo renovado, atualizado, reescrito e muito mais completo, mas desta vez, será distribuido exclusivamente via internet e estará disponível para download durante toda a vida útil das informações nele contidas. Isso significa que ele sempre poderá ser compartilhado por todos.

Para que este projeto torne-se um sucesso maior do que foi o primeiro, é necessário a colaboração e o auxilio da comunidade envolvida com o Ubuntu, visto que o primeiro livro foi inteiramente escrito por mim, sem o auxílio de informações, dicas de programas e configurações por parte de terceiros.

Espero contar com a colaboração dos parceiros que divulgaram o trabalho na primeira edição mais uma vez, com divulgação e com apoio de material e incentivo, pois, além de trabalhar em horário integral, também estarei bastante atarefado com a faculdade que inicio no mês de fevereiro, o que me restará apenas algumas horas no final da noite para a edição do material.” [referência: orgulhogeek.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Natas Eviv (usuário não registrado) em 14/01/2011 às 2:26 pm

    O Ubuntu está ficando bem popular para os iniciantes em Linux, esse livro promete. Irei divulga-lo quando estiver pronto.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 14/01/2011 às 2:33 pm

    Eu ainda tenho o pdf desse guia guardado no meu 4shared quando estava disponível para download, muito bom.

    Gustavo Valentim (usuário não registrado) em 14/01/2011 às 10:04 pm

    Comecei a pouco com o Ubuntu e de cara já baixei e imprimi o livro…Muito interessante e com certeza quero esse 2.0…No que precisar de ajuda pra divulgação estamos ai…

    Smaug (usuário não registrado) em 15/01/2011 às 1:55 pm

    Cuidado aí com a suíte de escritório, prá não sair com informações do OpenOffice, o que faria com que o livro já estivesse defasado já que a próxima versão deve vir com o LibreOffice.

    ANdre (usuário não registrado) em 16/01/2011 às 2:02 pm

    muito legal, parece ser de mais esse livro!

Este post é antigo (2011-01-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.