Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Novatec lança novo livro em português sobre Expressões Regulares

O mercado editorial técnico brasileiro ja nos trouxe excelentes livros sobre expressões regulares, inclusive o (excelente) Expressões Regulares – uma abordagem divertida, do Aurélio Jargas, também da Novatec.

Mas as expressões regulares são recursos tão úteis à disposição dos desenvolvedores, administradores de sistemas e até mesmo dos usuários avançados de aplciativos, que as obras a respeito se sucedem, o que nos traz ao recém-lançado Expressões Regulares Cookbook, fruto da parceria entre a Novatec e a norte-americana O’Reilly, cuja série Cookbook é reconhecida por trazer uma abordagem prática e direta para quem já conhece a teoria básica dos temas abordados.

As 560 páginas do alentado volume dedicam-se a apresentar receitas práticas do uso das expressões regulares em diversos contextos: validações e formatações diversas, tratamento de palavras, números e linhas, identificação e tratamento de URLs e paths, entre outros – veja o sumário em PDF para ter uma ideia da amplitude!

Quem usa expressões regulares com frequência muitas vezes monta pequenas bibliotecas ou referências contendo os fragmentos mais usados: inverter palavras, identificar endereços de e-mail, validar formatos de data, etc. E este livro é como se fosse uma edição ampliada deste tipo de biblioteca, embora sua origem externa fique muito evidente em uma minoria das receitas, como as que tratam de números de telefone e códigos postais.

Além de apresentar a expressão em si, as receitas incluem implementações práticas em linguagens variadas, tais como Python, Javascript, Perl, PHP, Ruby e mais. Ou, como informa a resenha oficial, “Este livro oferece mais de 100 receitas que vão ajudá-lo a manipular dados e textos usando expressões regulares. Todo programador deve entender um pouco de expressões regulares, mas aproveitá-las plenamente não é tão simples assim. Mesmo os usuários mais experientes, muitas vezes, sofrem com baixo desempenho, falsos positivos, falsos negativos ou defeitos imprevisíveis. Expressões Regulares Cookbook oferece orientação detalhada para algumas das tarefas mais comuns envolvendo essa ferramenta, com receitas para C#, Java, JavaScript, Perl, PHP, Python, Ruby e VB.NET.”

Analisei, gostei e recomendo – o meu exemplar já está na estante mais próxima do monitor, ao alcance das mãos para quando for a hora de consultar rapidamente!


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gervásio (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 8:26 am

    Augusto, o piazinho que está esgotado é a segunda edição. Mas a (excelente) terceira edição continua disponível sim: http://novateceditora.com.br/livros/expressoesregulares/

    Bruno Frank (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 9:39 am

    Também recomendo o livro do Aurélio Jargas, Expressões regulares uma abordagem divertida, além de ser o melhor ainda é Brasileiro. Abraços.

    http://novateceditora.com.br/livros/expressoesregulares/

    Obrigado, Bruno, vou corrigir!

    Tarcísio (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 3:11 pm

    Este livro é muito bom, tenho a versão original em inglês, vale cada centavo. Recomendo!

    Espero que a editora tenha tido cuidado na tradução, pois já peguei versões traduzidas com erros gritantes, como o Programação em Python 3 da editora Alta Books. A havia tantos erros que o devolvi à livraria.

Este post é antigo (2011-05-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.