Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Notebook do Google aposta no futuro da nuvem, mas desliza no presente

Trecho do G1:

Você aperta o botão que liga o computador, e menos de dez segundos depois, já cai direto na tela do navegador. É só a internet, e nada mais. Esqueça tarefas como instalar programas, copiar arquivos, gerenciar diretórios. Nada disso é preciso. A proposta do Chrome OS, sistema operacional baseado em Linux criado pelo Google, é depender apenas da chamada “nuvem da internet”. Notebooks dotados do sistema são mais simples, mais leves e com melhor duração de bateria que aparelhos que rodam Windows, mas também são menos poderosos. É uma aposta no futuro, mas e para o presente? Vale a pena investir em um notebook com Chrome OS, como os que devem chegar ao Brasil no segundo semestre?

A resposta tende mais para o não do que para o sim. (…) (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mario (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 1:39 pm

    pensa em um google tentando ser apple…

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 1:52 pm

    poderia ter a versão oficial do chrome os para download, para instalar em netbooks e ver se é toda essa magica mesmo. Só achei compilações diarias do chromium OS, mas não tive tempo e nem empenho pra instalar no meu net ainda

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 1:54 pm

    Eu sempre pensei que a utiliade do tablet era pra ser um segundo computador pra usar no sofá da sala, vendo TV. Esse note pode servir pra isso, liga rápido, sem firulas.
    Quer jogar ou fazer alguma coisa, pega o notebook pesado, que demora pra ligar, esquenta a perna, tem que ligar na tomada etc…

    Celso (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 2:16 pm

    Quer ser a Apple em relação a lucro?

    Tiago (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 2:52 pm

    Essa tecnologia é excelente para empresas. Muito bom. A um tempo atras, quando entre na Tecnologia de onde eu trabalho, eu pergunte para um supertécnico de lá que se não seria possível virtualizar o sistema operacional nos mainframes e nós utilizaríamos essas instâncias de forma remota. Ele me respondeu: sim é possível.

    Com a arquitetura do chrome OS, fica muito mais fácil de desenvolver isso.
    Mas olha, num ambiente controlado. Agora, para uso geral, como o Google quer, ninguém conseguiu responder a minha pergunta: como fica a segurança, integridade, privacidade e disponibilidade dos meus dados? Os meus dados pessoais não são para ser armazenados nas nuvens, mas no meu computador, sob o meu controle, e não de uma corporação.
    O sucesso do chrome OS para uso geral vai depender única e exclusivamente da importância que os usuários vão dar ao fato de ter seus dados expostos na rede.
    Fora o meu e-mail, nada meu é “armazenado” nas nuvens.

    E outra coisa, essa idéia do Google não é novidade e a idéia de coisas nas nuvens também não. Até agora eu não vi uma explicação consistente que me convença que essa tecnologia “nas nuvens” não seja um resurgimento com nova roupagem da velha e antiga dupla mainframe-terminal burro. Não é? Olha: é o mainframe do Google que armazena os seus dados que são acessados do terminal burro chromeOS.

    É uma tecnologia excelente para empresas, quando num ambiente controlado, e não no mar aberto da internet!

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 3:36 pm

    @Tiago: mas antes não tinha a marca Google. Já teve a marca IBM e até Sun :D

    Danilo Prevides (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 4:30 pm

    Eu não sei…. eu defendo essa idéia de nuvem, afinal, não sei onde os dados estão mais protegidos se é na nuvem ou no nosso computador!
    Em um computador comum rodando windows, por exemplo, recebemos ameaças todos os dias e o dia inteiro.Sejam elas por e-mail, sites maliciosos, downloads maliciosos e etc! Quem trabalha com TI é um pouco mais esperto quanto a isso, mas quem não trabalha, sempre acaba caindo em algum tipo de golpe!
    Arquivos na nuvem não seriam mais seguro para essas pessoas?? Eu acho que seriam sim, e como essas pessoas são a maioria, eu acho a idéia valida!Na verdade, o mundo funciona na base da confiança!
    Da mesma forma que teremos que confiar na “grande corporação” que estará cuidando das nossas informações, hoje confiamos na Microsoft, na apple, ou na comunidade/empresas que distribuem o nosso sistema operacional, nas empresas de celulares e etc!
    Se queremos uma segurança mais avançada, é melhor escrevermos em um papel e guardar a sete chaves, mas mesmo assim….hahaha
    É difícil mesmo pensarmos que tudo nesse mundo está relacionado a confiança, por exemplo, ao deixar meu dinheiro no banco, eu estou confiando neles… e o que seria mais seguro, deixar o dinheiro em casa ou no banco??

    Danilo Prevides (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 4:41 pm

    Deixando a confiança de lado, seria ótimo um computador que estivesse ligado em menos de 10s, e com uma interface simples que não exigiria manutenção, onde as atualizações seriam realizadas de forma inteligente….
    Por exemplo, eu comecei a utilizar a nova interface do gnome, e ela é surpreendente! Hoje eu fico pensando para que eu precisava de todos aqueles menus e ícones que de tempos em tempos tinha que ficar fazendo uma baita manutenção… achei ótimo!
    Acho que a idéia do ChromeOS é fazer um computador para quem não gosta de computadores, mas ainda assim adora a internet!

    Renan (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 4:49 pm

    @Danilo Prevides, eu penso nisso mesmo. Sabe aquele cara que entende “não tem internet” como “o computador não funciona”? Pra ele o Chrome OS seria adequado.

    Ou para ambientes corporativos, desde que a empresa usasse uma “nuvem interna”, inclusive poderia (não digo que isso ocorreria) diminuir custos, não tem mais aquela história de várias versões diferentes de programas, de funcionando pegando vírus/malware/etc…,

    Webmarlin (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 5:04 pm

    Quando vc compra um troço desse, vc não está adquirindo um produto, está adquirindo uma moda. O pior é que tem otário que paga caro só pra dizer que tá na moda.

    landeel (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 5:57 pm

    Aff, quando é que este povo vai descer das nuvens e colocar os pés no chão?

    neribh (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 7:58 pm

    Até prova em contrário, “na nuvem” só anjos e carneirinhos. Bom final de semana a todos.

    Abraço

    christianpeixoto (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 10:01 pm

    Porque vcs ainda publicam coisas que saem na Globo? Parece que não conhecem matérias pagas… Vejam que, no texto, ele não diz que notebooks podem ter Linux. Só falam mal do ChromeOS, que é baseado em, vejam só, Linux.
    No vídeo, o cara não esculhamba quanto no texto escrito. Bons links de matérias bem escritas sobre o CR-48:
    http://www.hardware.com.br/noticias/2010-12/chrome-1.html
    http://webinsider.uol.com.br/2011/02/16/a-inovacao-do-cr-48-netbook-piloto-do-google/
    http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2374173,00.asp
    http://www.wired.co.uk/news/archive/2010-12/10/first-look-google-netbook

    marco aurelio (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 10:05 pm

    o problema eh q paises como o brasil e muitos outros q tem estrutura pior, nao vai dar conta de rodar sistemas na nuvem, a internet no brasil eh uma piada, talvez nas grandes cidades sejam boas, mas interior de todos os estados a internet eh muito cara e pouco eficiente, somos obrigados a usar internet a radio de 150 kbps por 70 reais mensais, acho q antes de construir as paredes da casa o alicerce tem q estar pronto… e no brasil nao existe nenhum alicerce nos interiores… nao existe nem concorrencia, interior de goias so existe uma companhia q fornece internet q eh a OI… monopolio geral, precos abusivos de ADSL… acredito q se eu tivesse uma internet em toda a cidade de banda larga eu compraria sim um CHROME OS…

    Mateus (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 10:31 pm

    Esse Chrome OS vai ser que nem o Google Wave, muito expectativa, muita demora e vai terminar no cemitério -.-

    pimentel (usuário não registrado) em 2/07/2011 às 12:48 am

    Eu compraria um ChomeOS,mas só se for barato,achei interessante mas não vale essa fortuna que querem cobrar.

    Marcos (usuário não registrado) em 2/07/2011 às 1:41 pm

    O próprio Google assume que a estratégia do Chrome OS não é pra qualquer pessoa, mas pra um nicho específico de usuários. Se alguém fala que não serve ou não acredita, é porque não faz parte desse público que a empresa quer atingir.

    “o problema eh q paises como o brasil e muitos outros q tem estrutura pior, nao vai dar conta de rodar sistemas na nuvem”

    Bom, primeiro que ninguém faz tecnologia pro Brasil e outros países. A tecnologia vem pros EUA, Europa e Japão, depois que se viabiliza pros países em desenvolvimento.

    Mesmo assim, a grande maioria das empresas já rodam sistemas que acessam banco de dados centralizado conectadas pelo link de Internet, então a velocidade de conexão já é suficientemente adequada. E já tem muito sistema web no mercado, apesar de não rodar em nuvem, roda com acesso à Internet. O processamento da interface fica na máquina cliente, o processamento das regras de negócio, no servidor. O tráfego entre eles é muito pequeno, não é preciso uma conexão tão rápida quanto o pessoal prega.

    rogerio machado (usuário não registrado) em 2/07/2011 às 4:25 pm

    As pessoas que acharam a idéia legal, foram as mesmas que também acharam legal aquele tablet brasileiro com todo tipo de conexão ( eu me incluo nelas ), as que não gostaram, ou não precisam ou não entenderam direito pra que serve o produto

    Gabriel (usuário não registrado) em 3/07/2011 às 6:36 pm

    @Marcos
    “O próprio Google assume que a estratégia do Chrome OS não é pra qualquer pessoa, mas pra um nicho específico de usuários. Se alguém fala que não serve ou não acredita, é porque não faz parte desse público que a empresa quer atingir.”
    Tudo bem, mas acredito que o preço do ChromeBook não fique tão abaixo do mercado para atingir esse nicho. É como o rapaz do vídeo falou: é apenas o navegador Chrome, que pode ser instalado em qualquer sistema operacional e utilizar os mesmos aplicativos web (Google Docs, dentre outros). Então não acredito que o fato de ligar rapidamente chamará tanta atenção desse nicho para pagar o mesmo que poderia pagar em um computador mais robusto, que poderá fazer a mesma coisa e muito mais. O fato da bateria durar mais é outro diferencial, sim, mas ainda estou um pouco descrente com essa tentativa do Google. O mundo ainda não conseguiu se livrar de aplicativos essenciais e offline para aderir a essa proposta (então o ChromeBook, na minha opinião, se confirmado os preços que vi por aí, não fará muita diferença no mercado).

Este post é antigo (2011-07-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.