Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nos EUA, Nokia desiste do Symbian e do Meego

Do Gizmodo, com informações do Engadget que indicam que o N9 ficará restrito às economias emergentes. É nós!

Percebendo que os consumidores americanos desistiram há tempos do Symbian, a Nokia não deve mais lançar aparelhos com Symbian e Meego nos Estados Unidos. Isso significa que o N9 não estará por lá, a não ser que ele rode Windows Phone 7 algum dia. O que será do aparelho, então?

Além dos EUA, o Engadget reporta  que o N9 talvez não seja lançado também no Reino Unido. Isso significa que o aparelho pode ficar apenas em países emergentes ou mercados menores. (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 9:45 am

    Vou dizer a mesma coisa que disse na gizmodo.

    Muitos dizem que querem o WP7, mas ninguém está comprando o WP7. Hoje existe mais celular com Bada do que com WP7 no mercado. Os consumidores já recusaram o SO móvel da MS, e não será esta tática de usar a nokia como cavalo de troia que irá mudar isso.

    Uma pena ver a Nokia jogando fora um SO tão promissor como o Maemo (n9 não é meego e sim maemo 6) para usar algo que ninguém quer. Principalmente agora que o android está sendo atacado por tudo o que é lado, este é o momento certo de se emplacar um novo SO móvel livre.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 10:04 am

    a questão toda é o suporte a maemo. Se existisse uma comunidade de usuários do N9 disposta a manter o sistema atualizado, uma máquina emuladora do Dolphin, com certeza eu compraria um N9.

    A qualidade do Hardware da Nokia e indiscutível. Porém não adianta vc ter um celular desses se não vai haver apps para eles.

    O melhor de tudo é

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 10:08 am

    Uma pena que a Nokia não investirá de verdade no N9. Estou aqui no Desktop Summit e alguns desenvolvedores da Collabora e outros tem o N9, ainda experimental. Mesmo assim, o sistema é muito bom, excelente tempo de resposta e o próprio celular em si é muito bem projetado.

    Uma pena, Nokia…

    Suhanko (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 10:43 am

    Mesmo que não haja continuidade para o sistema do N9, eu compro sem medo. Quando estiver desatualizado já estará na hora de comprar outro aparelho mesmo. Além disso, é a última oportunidade de por as mãos em um celular com um sistema linux e estrutura padrão. E será meu último aparelho Nokia.

    flavioalsoares (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 10:56 am

    O meu último nokia é este 5530 todo bugado que estou usando.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 11:01 am

    Sinto que uma carga de NOKIAs está chegando ao Brasil..

    Frank (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 11:17 am

    Para mim há outra coisa envolvida. Além da relação da Nokia com a Microsoft, que obviamente não vai querer concorrência com a parceira dentro de seu país de origem, também há os problemas com as leis de patentes estadunidenses que talvez a Nokia queira evitar.

    Marcos (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 11:21 am

    A empresa que mais gosto com o SO da empresa que mais odeio. Beleza.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 11:30 am

    Mas é bom esse Elop hein ?

    Tá cercando todos os lados, não quer dar a mínima chance do N9 e Meego acabarem sendo aceitos e causar algum vexame a gloriosa parceria com a MS.

    trolanus furebas (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 12:33 pm

    “…ou mercados menores…” mas os preços serão os maiores, isso é certeza …

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 12:38 pm

    Ah… Essa foi facil.

    Alguem da turma do “Mono e’ uma otima opcao” para falar algo? Algo sobre os planos fantasticos que a MS tem para o futuro do Linux?

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 1:01 pm

    Alguém saberia explicar-me a relação Nokia – Qt (KDE)?

    QueBeleza (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 2:08 pm

    Para vender para os EUA e Europa, a Nokia vai ter que criar um produto para paises “submergentes” :P

    Frank (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 4:00 pm

    @Carlos Felipe

    A Trolltech, empresa que iniciou o desenvolvimento do Qt, foi adquirida pela Nokia em 2008. Desde então a administração do mesmo passou a ser feita pela companhia finlandesa.

    O Projeto KDE começou sendo escrito (e ainda é) usando o framework Qt numa época em que ele ainda não era totalmente software livre, o que motivou o surgimento do projeto GNOME, feito em Gtk. Hoje o Qt está disponível sob licenças GPLv3, LGPLv2 e licença comercial.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 4:00 pm

    @flavioalsoares: remove a marca da operadora do sistema, e vc vai ter que tem umas 4 atualizações, que deixam o 5530 uma maravilha, inclusive pra navegar!

    Daniel (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 5:23 pm

    O problema é que a Nokia quer seguir um caminho diferente de todo mundo, enquanto todo mundo adere ao Android a Nokia via por um caminho diferente, a Nokia quer ser Apple e jogar na contra mão, controlar tudo nos seus sistemas, mas os seus aparelhos tem que atender públicos tão diferentes que os seus aparelhos não tem aquela aura mística de aparelho perfeito cada um tem pontos fortes e fracos.
    A Apple fez o aparelho mais simples possível (são apenas 5 botões) e deu um jeito de minimizar tanto os pontos fracos que criou-se a mística que o aparelho dela é o melhor e ponto, o que, apesar de não ser verdade, é tomado como verdade pelo consumidor médio e vende que é uma beleza.
    Se a Nokia que seguir um padrão diferente ela tem que oferecer algum conceito, ninguém sabe qual a especialidade da nokia em smartphones, a nokia faz muito bem celulares barra baratíssimos mas a linha de smartphones deles é uma confusão, acredito que eles tem que criar uma identidade para os seus smartphones decidir se o seu público é o de mídia, o de negócios ou os geeks e não tentar agradar a todo mundo e acabar não agradando ninguém.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 7:16 pm

    Daniel

    “O problema é que a Nokia quer seguir um caminho diferente de todo mundo, enquanto todo mundo adere ao Android a Nokia via por um caminho diferente,”

    Problema não é ser diferente, é ser errado.

    Problema é se dividir entre 2 caminhos, um de sucesso anteriormente(Symbian), e outro se mostrando promissor(Meego).

    Problema é decidir parar no meio desses dois caminhos, voltar para o início e pegar outro que ninguém tem idéia de onde vai dar.

    Scheldon (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 7:20 pm

    Fazer oque, a Intel #=#*% o projeto maemo fundindo ele ao goblin e fazendo a Nokia carregar o pepino deles, a ponto de todo mundo esquecer que a culpa dos atrasos, bugs e incompatibilidade de hardware é da azulzinha.
    Só espero que agora a nokia aprenda que não sendo bacana que se conquista mercado(ou mulheres).

    Scheldon (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 9:23 pm

    O meego é tão promisor que o N950 vendeu 250 unidades…..

    De boa galera, não vomitem pelo teclado.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 9:31 pm

    @Scheldon: o aparelho não foi lançado na maioria dos mercados, e nos poucos que foi, foi apenas para desenvolvedores, e ainda com o aviso de que iria ser descontinuado.

    Aí não tem milagre mesmo… e o fato de ter vendido apenas isso, não tem relação direta com o fato dele ser bom ou não (não posso opinar, pois nunca mexi no aparelho, ou li reviews).

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 11/08/2011 às 11:48 am

    Scheldon

    ‘Fazer oque, a Intel #=#*% o projeto maemo fundindo ele ao goblin e fazendo a Nokia carregar o pepino deles, a ponto de todo mundo esquecer que a culpa dos atrasos, bugs e incompatibilidade de hardware é da azulzinha.’

    Viajou muito. Faz parecer que a pobre Nokia estava lá humilde no cantinho dela, e a Intel invadiu e obrigou a unir os projetos.

    A Intel também obrigou a Nokia a ficar no “vai, não vai” com o Symbian ?

    Menos, bem menos.

    Aurelio (usuário não registrado) em 11/08/2011 às 1:13 pm

    Claro que a Nokia esta perdendo mercado por não ter ainda um produto competitivo, mas a aposta dela no WP7 não me parece tão errada.

    O Windows tem um agrande mercado, tem milhões de desenvolvedores, tem todo o legado do desktop, tem ótimas ferramentas de desenvolvimento, e pelas demostrações do WP7, o mesmo vem forte para brigar com o IOS e o Android.

    A Microsoft tem muita força sobre os grandes fabricantes, e ainda cobrando direitos por cada smartphone vendido com Android, tem ao meu ver tudo para desbancar o Android.

    E em breve não veremos só a Nokia, e sim Samsung, LG, HTC, Sony,… todas rodando o sistema da Microsoft.

    Se o sistema for “razoável” e os preços atraentes, o consumidor que nem sabe que existe um SO por traz de um celular vai comprar.

    A Apple tem o seu mercado garantido, ja o Google, com o seu Android, vai precisar ser muito bom e forte para concorrer contra a Microsoft e o seu WP7.

    erico (usuário não registrado) em 11/08/2011 às 4:14 pm

    aurelio, não fale em “legado desktop” perto de um desenvovledor iOS, a maioria deles talvez nem tivesse ouvido falar de objc, tentar atrelar o mercado windows desktop e passá-lo para celular é perda de tempo.

    Romero (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 8:15 am

    Aurelio, aumenta aí sua torcida porque quando seu time entra no campo com meia dúzia de gols de vantagem pro adversário, ele vai realmente precisar dela…

    Em relação aos milhões de desenvolvedores, por exemplo: vc. sabe qual será a plataforma adotada para desenvolver para WP7? Eu não sei e muita gente não sabe.

    O mercado de smartphones hoje já leva em conta o sistema operacional a algum tempo. Não se fala mais apenas em aparelhos e sim em Symbiam, Meego (confundido com o Maemo frequentemente), Android e… Bom, “iPhone” porque no caso da Apple não há outra opção mesmo e o nome é mais “bunitinho” que “iOS”. O sistema é irrelevante apenas para consumidores de dumbphones, um mercado que aliás tende a desaparecer com o tempo. Não precisa acreditar em mim: cheque os comentários de consumidores nos fóruns da vida que vc. tb vai perceber esse fato.

    Quando e se os aparelhos com WP7 aparecerem no radar do mercado, vamos ver o final desse jogo.

Este post é antigo (2011-08-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.