Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nokia passa adiante a área de serviços e licenciamento do Qt, mas retém consigo o desenvolvimento

Dando continuidade às mudanças climáticas no planeta Qt iniciadas com o pacto da Nokia com a Microsoft no mês passado, agora a notícia que chega é a da venda dos negócios de licenciamento e serviços do Qt, que a Nokia está em vias de repassar à Digia (que já atuava neste mercado e tem considerável experiência com o Qt em seu portfolio).

Com isso, a venda das licenças comerciais do framework Qt (para mercados como a indústria aeronáutica e médica) e o suporte comercial passam a ser atribuição da Digia.

A Nokia, cuja perspectiva estratégica sobre estas áreas mudou, diz que vai reter consigo o desenvolvimento central e o copyright do Qt, entretanto – mas isso não significa que a Digia não poderá desenvolver: ela até anunciou que pretende portar o Qt para outras plataformas.

A Nokia também afirma que vai introduzir um modelo de governança aberta em breve, e isso vai permitir que “outras empresas, como a Digia, contribuam para o Qt com mais facilidade.” (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 9/03/2011 às 10:30 am

    Sinal dos tempos, Nokia falindo !
    de qualquer forma o Qt vai sobreviver !

    Especulei isso aqui. Pena que não se concretizou por completo. A Nokia do jeito que está, bastaria uma empresa grande chegar junto e oferecer uma graninha, que leva o Qt todo com um bom desconto.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 9/03/2011 às 11:52 am

    A nokia não tá falindo. Apenas tá cuidando da sua saude.

    Eloir (usuário não registrado) em 9/03/2011 às 12:58 pm

    Acredito que a Nokia esta deixando de criar inovacoes e passando a usar as inovacoes criadas por outras empresas… por que ? por estar tendo problemas em recursos humanos ? por não ter mais dinheiro para aplicar em pesquisa ? para ser iguais a outras empresas ? diz as más linguas que a chefia da nokia possui acoes da microsoft… derepente seja verdade e queira valorizar as acoes…

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 9/03/2011 às 1:30 pm

    >>> A nokia não tá falindo.

    Não, claro que não está ¬¬

    Está apenas fazendo um acordo Microsoft para a venda de um novo “vaporware Smartphone” para salvar a falência, visto a falta de visada que a Nokia tem por ter “dado mole” nestes últimos anos, e investindo apenas em celulares baratos, tendo smartphones que nunca passaram de projetos ou nunca foram competitivos.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 9/03/2011 às 1:42 pm

    Levando em conta que mandaram quase toda a área de desenvolvimento embora, seria melhor se tivesse vendido tudo pra uma empresa comprometida em dar continuidade ao Qt.

    Ricardo (usuário não registrado) em 9/03/2011 às 2:27 pm

    Quanto tempo ate a Microsoft “embutir” algum ao estilo “Mono” no QT?

    Contagem regressiva…

    Ricardo (usuário não registrado) em 9/03/2011 às 2:31 pm

    Coitada… se o pacto for ao estilo “Microsoft/Novell”…

    Marcos (usuário não registrado) em 9/03/2011 às 3:05 pm

    Bom, pelo menos o Qt está salvo, agora já podem falir em paz. hehehhe

    Brincadeiras a parte, a Nokia só vai inovar em hardware. Software tende a ser totalmente terceirizado pra empresa que todos amam odiar.

    self_liar (usuário não registrado) em 9/03/2011 às 3:17 pm

    Brincadeiras a parte, a Nokia só vai inovar em hardware. Software tende a ser totalmente terceirizado pra empresa que todos amam odiar.

    Não odiamos por amor.Odiamos pelo mal que ela nos faz.

    André Luiz (usuário não registrado) em 9/03/2011 às 11:58 pm

    Ódio é ódio, quer vc ame ou não! rsrsrs

    Bremm (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 3:29 am

    òdio e amor são a mesma coisa, apenas com polaridades diferentes. Não odeio, apenas não trabalho com software deles e considero-o nocivo de um ponto de vista técnico. Se eu gostasse de caixas pretas, trabalharia na Boeing.

    Voltando ao tópico, seria legal ver o QNX incorporando ainda mais o Qt em seu ambiente (inclusive em telefonia celular, onde se não me engano há Blackberry rodando QNX).

    http://qt.nokia.com/about/news/qt-enhanced-to-run-on-qnxae-and-vxworksae-real-time-operating-systems/

Este post é antigo (2011-03-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.