Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Migração para GNU/Linux segue em ritmo acelerado nos órgãos federais

Via Portal do Software Livre:

Representantes de 91 órgãos do Governo Federal se reúnem, na próxima quinta-feira e sexta-feira (07 e 08), durante o 2º Planejamento Estratégico de Implementação do Software Livre. O objetivo é fazer um balanço do ano e definir as ações prioritárias para implementação do software livre na administração federal no próximo.

Para dar subsídios às decisões a serem tomadas durante o planejamento deste ano foi solicitado que os membros do CISL (Comité Técnico de Implantação do Software Livre) respondessem a um levantamento sobre o processo de implementação de Software Livre em seus órgãos. A pesquisa identificou que 46 sistemas ou serviços foram migrados, 63 sistemas ou serviços novos foram implantados em SL, 37 órgãos desenvolverão algum sistema em SL para 2005 e 54 sistemas estão em pleno desenvolvimento.

Além disso, a pesquisa aponta que, quanto à etapa de sensibilização, 68% dos órgãos que responderam a sondagem mobilizaram sua equipe técnica para conhecer o software livre, sendo que 38% desses treinaram suas equipes para adotar a nova solução.

Na opinião do presidente do comitê, a evolução está acontecendo conforme o planejado. O crescimento de mais de 60% de órgãos participantes no próprio planejamento comprova que a fase de sensibilização dos servidores técnicos ligados à área de TI da administração foi realizada com sucesso. “Agora estamos no momento das migrações de servidores e das estações de trabalho. No próximo ano vamos iniciar a migração dos sistemas estruturadores que estejam impedindo a migração total dos ministérios para a plataforma aberta ou novos desenvolvimentos em software livre”, afirma.

Segundo o plano estratégico de migrações, os aplicativos de escritório e de internet em código livre estarão implantados em, no mínimo, 30% das máquinas do Governo Federal até setembro.

A migração de cinco ministérios – Cidades, Cultura, Minas e Energia, Comunicações e Ciência e Tecnologia – será acelerada e servirá de modelo para as demais, utilizando 100% software livre. Comunidades temáticas especializadas em determinado aplicativo ou software serão formadas e tornarão disponíveis conteúdos em sites na internet ou mesmo listas de discussão para construir um modelo de compartilhamento desse conhecimento entre os técnicos do Governo Federal. (via softwarelivre.gov.br)

Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma transposição temporal baseada em uma notícia oficial publicada em 2004.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 8:35 am

    O ritmo de adoção de soluções em software livre no Brasil está tão acelerado que começou ontem e hoje (1 de abril) já está assim…

    Ronaldo (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 9:46 am

    HAHAHA PRIMEIRO DE ABRIL! MUITO BOA! Parabéns PT 8 anos de NADA e muita HIPOCRISIA pelo software livre !

    devnull (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 10:14 am

    Esse foi o artigo de 1º de Abril mais bem bolado :P

    Christian (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 10:24 am

    Naaaah… essa como primeiro de abril foi bem fraquinha…

    tony (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 10:44 am

    2005 eu tinha internet discada que usava somente no final de semana e no máximo 2 horas…

    Quero destacar que o texto deste post foi composto a partir de trechos de um comunicado oficial de 2004.

    Fred (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 12:42 pm

    Esta mensagem é parte de um comunicado oficial de 2004. Acho que tem pouco primeiro de abril nela.

    À época, o Comitê de Implementação de Software Livre (CISL) tinha sua força dentro do Governo Federal, tocado pelo ITI. Em 2005, várias mudanças políticas aconteceram, com a saída do Sérgio Amadeu do governo, o CISL continuou sua ação de promoção, mas sem a mesma força política.

    Em 2009/2010 foi feito um levantamento sobre a adoção de Software Livre no Executivo (link abaixo), os campos em verde indicam uma adoção de mais de 60%, enquanto os campos vermelhos indicam praticamente nenhuma adoção.

    http://www.softwarelivre.gov.br/levantamento/levantamento/levantamento

    O levantamento foi extenso, por ele notamos que, em geral, os institutos de ensino tem boa adoção de Software Livre, os órgãos do governo tem uma adoção média e as agências reguladoras tem uma adoção baixa.

    A dificuldade da adoção se deve principalmente à manutenção de sistemas legados, todos baseados em software proprietários que puxam a estatística do verde para o laranja.

    Henrique Sant'Anna (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 7:25 pm

    Essa é forte… =|

    psantos (usuário não registrado) em 3/04/2011 às 6:59 pm

    Esse foi o artigo de 1º de Abril mais bem bolado :P [2]

Este post é antigo (2011-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.