Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mais detalhes do plano da migração do governo russo

Na virada de 2010 para 2011, uma notícia veio confirmar o que há muito se ouvia como rumor: o primeiro-ministro Putin anunciou que o governo Russo vai migrar para o código aberto.

 Diferente de outros planos de migração governamentais do histórico recente do software livre, o plano russo não inclui resultados vistosos a curto prazo, mas sim uma sequência de passos conduzindo, ao longo de 5 anos, a um objetivo ambicioso: a migração completa – ou seja, não apenas dos órgãos governamentais propriamente ditos, mas também de todas as organizações de caráter estatal ou que operem com o orçamento público. 

As fases do plano são similares às que se recomenda em migrações de outras organizações, mas adequadas ao porte do Estado russo. Elas incluem: (…) (via IBM DeveloperWorks)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 10:46 am

    Uma migração desse porte deve ser assim, bem planejada e implementada com bastante cautela. Atropelos e implementações de “qualquer jeito”, como muitas que ocorrem aqui no Brasil, deixam uma imagem negativa para os softwares livres. Creio que os Russos estejam no rumo certo.

    Gabriel (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 11:16 am

    Concordo com o Tarcísio. Os russos estão fazendo “a coisa” da maneira certa.

    Gabriel
    http://www.dotdicas.com

    xadouron (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 11:58 am

    O povinho que gosta de reclamar do governo. Se não fosse o atual/novo governo, ainda estaríamos engatinhando com a implantação do software livres nos setores públicos. Ninguem conhece o case de sucesso do Banco do Brasil com software livre??

    Mr. Isaac (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 12:00 pm

    O Master Jedi Troll Carlos Cardoso ao ler esta notícia, deve estar pensando:

    - Comunistinhas malditos, traidores, sniff…

    Tarcísio (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 12:39 pm

    @xadouron,
    Quem aqui reclamou do governo?

    anderson freitas (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 4:26 pm

    Derrepente aquí eles vão criar o ”PAISF” programa de aceleraçao da implantação do software livre,melhor que o PAC(programa de aceleração da corrupção) tem tudo para ser mais como nossos dirigentes são galhofeiros e oportunistas de montão talvez o pessoal aquí não se mexe muito pois dos BRICS o Brasil é o único que não tem bala nenhuma na agulha mais papo tem de sobra.

    Mandriva (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 8:40 pm

    Tanto faz usar software livre como proprietário os políticos aqui do Brasil sempre acham uma maneira de levar a parte deles.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 10:02 pm

    A corrupção na Rússia faz os políticos brasileiros parecerem freiras. Ganham até da China.

    Não quero ser cético, mas discurso bonito nosso governo também fez, mas a realidade foi muito mais difícil na hora de implantar. Mesmo assim houve muito êxito, vide BB, Caixa, Correios e muitos hospitais públicos, inclusive onde trabalho.

    elias (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 11:57 pm

    xadouron, se não reclamar do governo, ele se acostuma :)

    Alva (usuário não registrado) em 14/01/2011 às 1:48 am

    Está claro que se as Grandes instituições yankees usam software livre e os Gov.s permitem todo o tipo de palhaçadas ao “guilherminho” (Bill) Gates é porque têm um qualquer interesse estratégico. Veja-se que o impediram de controlar a ATT (ou seja as Comunicações) prq. se ele controlasse as Comcn.s tinha um MONPÓLIO que controlava o Estado Norte-americano ( e diga-se, o mundo inteiro! ). Aliás, aparentemente, na Federação Yankee há uma lei anti-trust, por isso é estranho, no mínimo, que eles não a apliquem….!!! Se eu fosse Russo, e estivesse no lugar de V. Putin, faria exactamente o mesmo por uma questão de Soberania Nacional…!! Seja como for são Boas Notícias para o Linux…
    Aqui há anos, influenciado pelo “show-off” norte-americano eu estava convencido que a Tecnologia Espacial Russa era muito primitiva face à yankee.
    A Nasa começou com “tretas” de ir a Marte a correr. Acidentalmente, veio a Lisboa um ex-cosmonauta Russo, que por acaso era Médico, e questionado afirmou que havia logo um problema básico a resolver : fatos próprios para conter os efeitos Mortais da radiação, portanto disse ele, de momento e nos Anos próximos, enquanto esta questão básica existir, ninguém põe os pés em Marte….!!! A seguir houve a explosão do “shuttle” e os yankees humildemente foram OBRIGADOS a pedir aos Russos os “velhos e feios” foguetes “soviéticos” Proton para poder cumprir seus vai-e-vem e compromissos na ida à Estação Espacial Internacional… Em resumo, sofreram uma tremenda humilhação na sua propaganda gabarola e eu fui obrigado a rectificar alguns preconceitos que tinha… A tecnologia dos Russos parecia “feia e grossa”, antiquada, mas funcionou….

    P.S. Peço aos Amigos Brasileiros compreensão por minha redacção que é à antiga Portuguesa, apesar de aqui ter também entrado o Novo Acordo Ortográfico…Gosto mais à antiga…

    Bremm (usuário não registrado) em 14/01/2011 às 2:57 pm

    @ Alva

    Tanto é fato que em 1957 quando a URSS lançou o Sputnik aos céus, os norte-americanos tiveram que contratar o mesmo engenheiro alemão (Wernher von Braun) que aperfeiçoou as bombas V-2 para o III Reich na II Guerra Mundial, pois todas as tentativas anteriores de lançamento de foguetes “Made in USA” foram um fracasso.

    Reza outra lenda que, graças ao embargo tecnológico dos EUA para com a URSS, os russos sem saída alguma, tiveram que desenvolver tecnologia baseada em válvulas. Curiosamente, anos depois a NASA deu-se conta de que as válvulas eram muito mais confiáveis que os transístores para operação no espaço, pois não sofriam alterações no funcionamento por conta da radiação cósmica.

    Nunca confirmei essa história, mas é o que eu ouvi nos tempos em que fiz o colégio técnico aqui em Porto Alegre (1990-1993).

    Aqui, além de falar sobre radiações também há referência de quando os físicos começaram a usar o sistema de patentes.

    http://www.canalciencia.ibict.br/notaveis/txt.php?id=69

    Alva (usuário não registrado) em 18/01/2011 às 12:11 am

    Caro “Bremm”, positivo na história das Válvulas…. Também ouvi referências a esse aspecto da Fiabilidade das Válvulas no Espaço Exterior…. Cumprimentos!

Este post é antigo (2011-01-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.