Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lista de Softwares Livres Brasileiros ativos

Enviado por Fernando Mercês (fernandoΘmentebinaria·com·br):

“Já há algum tempo eu gostaria de reunir os projetos livres brasileiros que estão em atividade, com a intenção de incentivar o uso e a colaboração com projetos de código aberto.

Após algumas boas horas de trabalho, consegui reunir e publicar a primeira versão da lista. Ainda faltam muitos softwares, mas conto com a colaboração de todos no sentido de indicarem nomes de softwares que estejam em atividade e já num estado maduro, para eu atualizar na lista.

Espero que seja útil e que o leitor sinta orgulho, como eu sinto, ao utilizar softwares feitos por quem, em meio a toda essa luta no Brasil, consegue tempo para dedicar horas a um projeto livre.” [referência: mentebinaria.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Moraes (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 10:18 am

    Lua -> http://www.lua.org/

    Gustavo Henrique Ostermann (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 3:29 pm

    O Expresso Livre é uma vergonha.
    Em vez de utilizar o Thunderbird, aclamado projeto open source da Mozilla, o SERPRO gastou dinheiro do contribuinte para “refazer a roda”.

    Detalhe: uma das funcionalidades do “maravilhoso” Expresso Livre utiliza o Google Gears para armazenas as mensagens localmente.
    Só que a Google parou de dar suporte ao Gears.
    Então, qualquer usuários que queria utilizar o Expresso com um browser mais recente (exemplo: Firefox acima da versao 3.6) não poderá utilizar o armazenamento local do Expresso.

    É um projeto político e não de software livre.

    Fellype (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 4:39 pm

    O SIP (Scilab Image Processing toolbox) que aparece na lista utiliza a mesma sigla que o SIP (não descobri o significado da sigla) que é utilizado como “interface” entre programas escritos em C/C++ e scripts em python.

    Leandro (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 9:08 pm

    Tem o Synaptic tbm… Criado pelo Alfredo Kojima

    Bremm (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 12:45 am

    O WindowMaker também é do Kojima.

    http://windowmaker.org/

    Gostei da iniciativa do Fernando. Há tantos softwares bons nas listas dos milhares que os repositórios linux nos concedem que acabamos por desconhecer o trabalho dos brasileiros. Ou mesmo estamos usando algum software brasileiro e nem sabemos. Fiquei surpreso em ver nomes conhecidos por lá e que eu nem me dava conta de que o desenvolvedor era brasileiro.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 8:14 am

    O desenvolvedor do “plasmoid” controlador do NetworkManager (http://lamarque-lvs.blogspot.com/2011/09/plasma-nm-bugs-fixed-after-470.html) é brasileiro (http://www.blogger.com/profile/02689491144609928238). Esse é o programa que eu mais uso e recomendo :-)

    raissa (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 12:16 pm

    No portal do software público tem vários softwares brasileiros que não estão listados, além dos softwares para geoprocessamento produzidos pelo INPE como o TerraView e SPRING.

    Fernando Mercês (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 12:24 am

    Gente, valeu pelos comentários!

    @raissa, a maioria dos softwares do portal do software público são “de governo para governo”. Acho que estando lá, já está bem divulgado. Além disso, os softwares que listei e que estão lá, poderão levar o visitante ao portal principal para ver a lista de softwares. Não vejo necessidade de listá-los novamente.

    @André, a linguagem Lua está listada lá desde o início.

    @Leandro, @Bremm e @Rodrigo, obrigado pelas sugestões! Vou incluir! ;)

    Abraços a todos.

    André Moraes (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 9:28 am

    @Fernando,

    Não reparei, devia ter procurado com mais calma antes de sugerir.

    A lista ficou bacana mesmo.

    Fernando Mercês (usuário não registrado) em 23/09/2011 às 12:25 pm

    @André, tranquilo. ;)

    Adicionei todos os softwares indicados aqui, além de outras indicações, totalizando 6 novas adições. Obrigado a todos!!!

Este post é antigo (2011-09-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.