Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


LibreOffice 3.4.0

Enviado por André (avffΘig·com·br):

“A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.4.0

O LibreOffice 3.4.0 é a segunda versão do pacote principal desde o anúncio da The Document Foundation em setembro de 2010 e incorpora as contribuições de mais de 120 desenvolvedores (seis vezes mais do que o primeiro beta liberado no dia do lançamento).

A primeira versão da série 3.4, o LibreOffice 3.4.0 é direcionado aos membros da comunidade e usuários avançados e não deve ser implementado em um ambiente corporativo. A The Document Foundation explicou que após a sua agenda de lançamentos com base cronológica – a melhor estratégia para um ambiente de desenvolvimento distribuído e cooperativo – os melhores lançamentos para essas implantações começam a partir de x.x.1. Devido a isso, 3.3.x LibreOffice vai ser mantido por vários meses, até o final de 2011, para atender aos usuários mais conservadores.” [referência: broffice.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Luiz (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 2:10 pm

    Muito bom! A vida continua!
    Oracle e OO fazem parte do passado.

    Marcos (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 9:41 pm

    @Andre Luiz, será?
    Olha as novidades do LO e conta quantas vieram do OO e quantas foram desenvolvidas por eles. Depois vem aqui contar pra gente.

    Antonio Carlos (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 10:34 pm

    Tenho um computador antigo e o LO 3.3 demora muito para iniciar.
    Acabei desistindo do uso.
    Resolvi testar o OO 3.4 beta.
    Notei que melhou muito o tempo de carga dos aplicativos.
    Mas melhorou muito mesmo.
    Depois vou instalar o LO 3.4 para ver como ficou.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 12:20 am

    @Marcos:

    @Andre Luiz, será?
    Olha as novidades do LO e conta quantas vieram do OO e quantas foram desenvolvidas por eles. Depois vem aqui contar pra gente.

    Marcos, se você observar esses relatórios de fevereiro e de abril sobre os que contribuem com o código do LibreOffice, verá que a ajuda da Oracle não é tão grande assim (e que o projeto está recebendo mais contribuições de indivíduos que de empresas).

    Marcos (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 7:23 pm

    @Tercio, interessante os links.
    Mas eles mostraram o número de desenvolvedores na árvore do LO. Me admira que taxada de vilã malvada, a Oracle ainda tenha desenvolvedores pagos dedicados ao LibreOffice.

    O que eu quis falar é em relação a novidades no LibreOffice que não estejam presentes no OpenOffice. Seria interessante alguém fazer um comparativo desses.

    Paulo (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 8:10 pm

    @Marcos
    Francamente… o pessoal do LibreOffice está de parabéns! Apesar de ter o apoio de vários players importantes do mercado como Google, RedHat, IBM, Novell (R.I.P.), etc, o grande mérito do projeto está no comprometimento da comunidade em ajudar e contribuir para a melhoria da suíte de escritório, que é o que interessa aqui, e não ficar no “mi-mi-mi” “LO x OO + Oracle”, afinal é público que o LO é baseado no código fonte do OO. Desde quando o LO foi lançado, venho acompanhando e usando a suíte e posso afirmar que se superam a cada release. Percebe-se que as mudanças estão mais na limpeza de código (afirmado no próprio site do projeto) do que em novas funcionalidades, elas virão com o tempo, você verá, sem dúvida. Também compartilho do seu ponto de vista com relação ao que só estraga e divide a comunidade, porém é importante “levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima”. Agora que não há uma empresa ditando os rumos do projeto fica muito melhor o seu desenvolvimento, desde que permaneça como definido nos estatutos da TDF.

    jrk (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 8:49 pm

    Uma planilha do Excel que preciso consultar bastante estava meio bugada no OO 3.2 e parece funcionar bem no LO 3.4. Valeu o update!

Este post é antigo (2011-06-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.