Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas

Enviado por coordenação do Portal SPB (adminΘsoftwarepublico·gov·br):

“Durante a cerimônia de abertura do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação foi lançado o SAELE-Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas, com a presença do professor José Luis, representando a Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, que se torna a segunda Universidade Pública a disponibilizar uma solução no Portal. A solenidade contou a presença do Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Delfino Souza.

No decorrer do ano de 2009 a UFRGS desenvolveu o SAELE, que foi concebido para gerenciar eleições e/ou enquetes, possibilitando o gerenciamento do processo eleitoral desde a fase de cadastramento da eleição até o seu escrutínio em ambiente web. A versatilidade da ferramenta possibilitou vislumbrar sua utilização por outros órgãos ou entidades públicos e privados, além dos cidadãos em geral.

Na opinião de Corinto Meffe, coordenador do Portal SPB, a solução poderá ser utilizada de forma muito ampla, pois várias organizações estruturam processos de participação popular ou realizam processos eleitorais formais. “Será uma tecnologia que vai fortalecer a democracia em diversos níveis”, afirma Meffe.

O Sistema SAELE foi desenvolvido com filosofia de código aberto no paradigma de orientação a objetos, usando a linguagem de programação PHP e o banco de dados PostgreSQL. Pode ser usado tanto em ambiente Linux quanto Windows.

O Sistema pode ser baixado mediante cadastro no Portal SPB no endereço www.softwarepublico.gov.br. Para os cadastrados no Portal SPB baixarem o SAELE, basta acessar o endereço [softwarepublico.gov.br/…]

Fonte: Portal do Software Público Brasileiro [softwarepublico.gov.br/…]” [referência: softwarepublico.gov.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Soares Souza (usuário não registrado) em 25/11/2011 às 4:26 pm

    Esta imposição de Cadastro Obrigatório para ter acesso a qualquer informação no Portal do Software Público Brasileiro é irritante.

Este post é antigo (2011-11-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.