Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Jamais compre um smartphone com Android porque você acha que o fabricante o atualizará

A Motorola já disse que não vai atualizar o Quench no Brasil  para o Android 2.1, mas prometeu fazê-lo nos EUA. Eles avisaram que iam atualizar! Mas agora não vão mais, depois de “meses de testes”.

A moral da história: jamais compre um smartphone com Android só porque você acha que ele será atualizado oficialmente. Mesmo quando a empresa prometer  atualização. Compre o aparelho pelo que ele pode fazer agora – e saiba que ele pode parar numa versão antiga do sistema. (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 9:07 am

    Por esses e outros motivos, que se um dia for comprar outro Android (já dei um de presente para minha mulher, mas a Samsung resolveu enrolar na atualização), vai ter que ser um Nexus S ou One, do Google mesmo.. esse fica sempre atualizado. :)

    Se o Google não conseguir evitar essa fragmentação de versões do android, isso deve ser torna um bom de um freio na popularização da plataforma, principalmente no lado dos desenvolvedores.

    Pior que os fabricantes não tem interresse nenhum em perder tempo com aparelhos já vendidos.

    Acho que a única forma de contornar isso seria um sistema de update do próprio android, independente de fabricante. Mas acho que isso vai demorar muito ainda para acontecer, se acontecer um dia…

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 9:39 am

    Eu esto pensando em adquirir um Samsung Galaxy 5(Não Galaxy S…esse é caro..hehhehheh), não pelo motivo de atualização, mas porque existe uma firmware “paralela” e bastante funcional desenvolvida pelo MAD Team.
    http://www.g5devteam.com/

    Um colega do trabalho usa, e a diferença de performance e consumo de bateria é gritante
    (pois implementaram coisas como ajuste de Clock em “idle”, e outras customizações que o fabricante não fez).

    Jafé Ribeiro (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 9:47 am

    Se avisaram que iam atualizar, deram uma garantia ao consumidor. Nesse caso cabe um processo no Juizado Especial. Eu me atreveria se tivesse um. Poderia demorar, enquanto isso eu estaria usando o aparelho.

    Fernando Miranda (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 9:53 am

    Esta fragmentação ainda vai queimar o filme da plataforma. Em breve as aplicações deverão vir com lista de aparelhos compatíveis.
    Neste ponto o android levou aos smartphones a complexidade da plataforma PC quanto aos diferentes recursos de hardware e software que o desenvolvedor tem que levar em consideração ao desenvolver uma aplicação. Um exemplo: tente jogar “angry birds” no htc magic.
    Neste ponto o iphone e blackbarry se mostram mais organizados até por terem uma única empresa por trás, o que impossibilita uma comparação direta com android.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 9:56 am

    Idéia para algum fã do Android que anda meio sem ter o que fazer: criar uma tabela de todos os modelos conhecidos, agrupados por fabricamente, indicando quais tem atualizações com menor atraso..

    Seria bem útil para quem está afim de comprar um Android..

    Illidan (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 10:28 am

    A motorola nao aprende mesmo. E os users da motorola muito menos, reclamam agora, depois sai um modelo novo corre comprar. Ela quer é forçar o povo a trocar sempre de aparelho.

    sonso (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 10:32 am

    Bem, meu ponto de vista é que usaram, nos smartphones, um hardware enxuto, nos mesmos padroes dos primeiros pcs, onde cada byte de memoria, ou clock de processador eram uma pequena fortuna. Então,
    creio que muita da “ma-vontade” dos fabricantes seja o mesmo temor de atualizarem o windows98 para windowsxp em uma maquina pentium 333mhz com 64mb de ram… a experiencia se tornaria péssima, e haveria um auto-unbranding, aka tiro-no-pe que queimaria a marca do fabricante do hardware.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 10:35 am

    @sonso

    No caso da Motorola, é aquela suite chamada MOTOBLUR, que amarra com arame muita coisa do Android e só serve pra consumir mais recursos do smartphone.

    Frank (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 10:37 am

    Isso só vai acabar quando o Google passar a fabricar hardware e produzir seus próprios smartphones.

    Wancley Mucchi (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 10:38 am

    Eu não sei porque tanto estardalhaço. Quem compra um Nokia com Symbian, não fica contando que terá uma atualização para a nova versão do Symbian quando estiver disponível. Se compra um celular com Symbian S60v3, é esse e pronto. O mesmo vale para Windows Mobile.

    Rodrigo Messias (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 10:44 am

    A fragmentação de software e hardware será o calcanhar de Aquiles do Android. Como o hardware da Apple não tem essa fragmentação, ela consegue garantir mais atualizações para a sua plataforma. Ponto para Apple. Será que o Google aprende? Acho quem sim. Mas só na versão 3.0… e olha lá.

    Frank (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 10:53 am

    Sei que muita gente aqui torce para que a Nokia adote o Android, mas penso que se eles começarem a comercializar smartphones com Meego (já passou da hora), poderemos ter à nossa disposição aparelhos com maiores possibilidades de atualização oficial, pra não falar de que é relativamente fácil instalar um SO em aparelhos da Nokia – vide N900.

    o (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 11:25 am

    Smarthones são uma espécie de híbrido entre um celular e um netbook. A principal atração é poder rodar aplicativos, o que não é muito usual em celulares comuns e demais aparelhos eletrônicos. E isso acaba pedindo atualizações constantes de melhoria nos smartphones.

    O sistema operacional deles deveriam portanto serem atualizáveis como um sistema operacional de PC e não como um firmware de aparelhos eletrônicos simples.

    Marcos (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 11:48 am

    A Apple atualiza seus telefones porque ganha dinheiro vendendo apps na sua loja.

    Os fabricantes que usam Android não ganham, só com venda de aparelhos, por isso nunca vão priorizar a atualização do SO. A não ser que o Google consiga criar uma forma das atualizações serem menos dependentes dos fabricantes de aparelhos.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 11:51 am

    @Ironmaniaco,

    Foi esse mesmo que comprei pra minha mulher, o Galaxy 5, estou pensando mesmo em talvez atualizar no “braço”, ficou bom esse update?

    @Wancley Mucchi, mas diferente do android uma aplicação desenvolvida para Symbian s60v3, ou s60v5 tende a ser compativel com muito mais aparelhos (e por mais tempo). A API de desenvolvimento, tem uma base estável. Boa parte dos programas de terceiros que rodam num Nokia N95 (2006) ou E71 (2008), por exemplo ainda funcionam perfeitamente no E72 (2009). Fora que alguns apps da Nokia que apareceram no E72 podem ser instalados no E71, mesmo esse não tendo os refinamentos de interface e outras coisas. Nem comento sobre velho Windows Mobile…

    Sim, sei Symbian é passado bla bla bla, android é futuro… Mas ter aparelhos sendo lançados no mesmo semestre com versões diferentes da plataforma é fogo.

    Bremm (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 12:43 pm

    Eu não sei de vocês, mas já cansei de Motorola, Nokia e SonyEricsson. Já no ano passado pretendia comprar um HTC ou um Samsung e estou só esperando o suporte completo ao alfabeto cirílico no Android.

    Tiago (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 1:02 pm

    Estão vendo. Isso eu sempre levantei mais pouca gente parou para ouvir. Do que adianta falar mal do iPhone se quem coloca Android nos seus aparelhos fazem essa sacanagem toda? Do adianta falar mau do iPad se os tablets com android, além de ser piores, ainda incorrem desse risco?

    Sabe, uma coisa é software livre, outra coisa é hardware. O software não existe sem o hardware. Se o hardware é fechado, qual é a diferença com um iPhone? Nenhuma. Agora, vão ter que fazer hacks para atualizar os telefones. E não é mesma coisa de fazer jeilbreak no iPhone? Desbloqueando o iPhone não se tem as mesmas liberdades do Android?

    Agora, estão todos no mesmo barco: o barco do hacking. Quer liberdade, hackeiem o iPhone, quer atualização, hackeiem o Android.

    Sabe, eu acredito que vocês deveriam ser menos levianos ao comemorar quando uma empresa lança um hardware com Software Livre. Tem que ver até onde isso é livre mesmo. Pelo que eu estou vendo, a única liberdade mesmo do Android é poder instalar programas ao deus dará sem hack. Hackeou o iPhone, também pode tudo.

    Outra coisa, teve um que falou que a Apple só atualiza o seu sistema porque ganha dinheiro. Por esse raciocínio, o Linus nunca deveria atualizar o kernel do linux!!!!! Mas tem um detalhe: Motorola SonyEricsson e companhia só usam o android porque é de graça: é mais barato usar android que mandar sistema próprio. Isso não tem nada a ver com Software Livre!

    No fim tudo é negócio. Um com um determinado modelo, outro com outro, mas é tudo negócio, goste a sua ideologia ou não.

    mario (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 1:34 pm

    Mas quem é que tem saco pra ficar atualizando sw de celular? nem meu windows xp eu atualizo, imagine meu android…

    abc (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 2:03 pm

    Enquanto isso, meu Galaxy i7500 velhinho, hoje rodando o do GAOSP com Android 2.2, está aguardando liberarem uma versão do 2.3, que já está em testes: http://www.drakaz.com/2011/01/30/gaosp-3-android-gingerbread-2-3-for-samsung-galaxy-i7500-preview/

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 3:18 pm

    É como contar com o ovo no .. da galinha.
    Eu comprei um samsung galaxy 5. A galera da samsung dizia que ia atualizar pro 2.2 até disseram que lançaram o tal, mas eu e vários clientes nunca conseguiram atualizar por conta de um suposto problema no kies. Então eu peguei o firmware dos estados unidos e coloquei no meu. Tem o lado bom, o software é livre, vc faz oq quiser.

    Xinuo (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 3:24 pm

    @Tiago, a diferença é que o software controla o hardware, sendo software livre, vc tendo acesso aos fontes, pode controlar o seu próprio equipamento, independente do que o fabricante quer ou não.

    Note que isso está funcionando, os fabricantes não têm interesse, não acham viável, acham custoso e não querem soltar as atualizações. Como o software é livre, um usuário pode pegar o fonte, compilá-lo e utilizar no seu próprio equipamento. E ele também tem o direito de compartilhar com outros usuários a solução, então mesmo um usuário que não sabe mexer nas entranhas do sistema, pode se beneficiar das ações dos que sabem.

    Jailbreak não têm nada a ver com isso, no caso da Apple se refere a instalação de aplicativos que não estão na loja dela. O sistema da Apple continua proprietário, tornando a tarefa de adaptar o sistema para outro hardware bem mais difícil, isso sem nem considerar a legalidade do ato.

    Ailton Jr (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 3:38 pm

    Quem disse que os celulares com o windows mobile não são atualizaveis não sabe o que fala… Vide os aparelhos antigos fabricados pela HTC como até mesmo o mpx200 da motorola, que suportou até a versão 6.1, sempre com o apoio da comunidade XDA.

    Sinceramente, o galaxy 5 é um android fraquinho… além da tela ser muito pequena!!

    Tiago (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 4:13 pm

    @Xinuo, certo, mas quantos usuário não-técnicos-com-tempo-disponível você conhece que topa pegar um código fonte, estudar, modificar e instalar no aparelho? Eu não conheço nenhum. Eu trabalho no departamento de tecnologia de uma grande empresa. São mais ou menos 3 mil técnicos competentes, e nunca tive sequer notícia de alguém que crie uma ROM para celular. Eu pergunto para pessoas que usa linux, aqui, se desenvolve para linux e a resposta é sempre não. Ou seja, se nesse universo de técnicos, ninguém tem saco para trabalhar em cima de fontes nas horas livres, você acha que quantos usuários normais e não-técnicos vão fazer isso?

    Na prática, acontece o que acontece com 99,9999999% dos usuários linux: são só usuário do sistema e nunca sequer chegou perto da pasta de fontes. Nesse caso, a utilidade de ter acesso aos fonte é nula, o que na prática iguala qualquer software livre a um software proprietário.

    Logo, usuários mais hardcore vão mesmo é procurar no Google uma ROM pronta que possa ser instalado no seu telefone para deixá-lo atualizado , exatamente como fazem no iPhone. Acredito que a esmagadora maioria simplesmente nem deve saber que o seu telefone está desatualiza. Então, se o hacking do iPhone é para ter acesso irrestrito ao telefone e poder instalar softwares, eu não vejo, na prática, nenhuma diferença em hackear um Android, para atualizá-lo e poder usar as novas tecnologias e aplicativos feitos para ele.

    Logo, independente de filosofia, ideologia, se aberto ou fechado, ao observar o uso do telefone por parte dos consumidores, um android ou iOS é a mesma coisa. Com a diferença do charme e frison que a marca Apple desperta e o Androind (ainda) não.

    Doutor, Padre ou Policial (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 4:17 pm

    Bem feito pra quem compra telefone com versão antiga.

    O consumidor (especialmente o brasileiro) não aprendeu ainda que é ele próprio quem manda no mercado. Olha a SonyEricsson: o X10 com 1.6 encalhou e ela fez uma versão com 2.1 rapidinho. Mas vê se neguinho que comprou com a 1.6 consegue atualizar… hehe.

    Se o consumidor deixasse de ser panaca e não comprasse fone com Android antigo eles sumiriam do mercado rapidinho. Mas o que as empresas fazem? Pegam a versão de fone que venderam na Europa há 18 meses atrás e trazem pra cá, porque é barato. Colocam no mercado por R$700 (barato pra um smartphone) e ganham dinheiro. Se o consumidor brasileiro se negasse a comprar os restos do mercado Europeu e Americano isso mudava.

    Quer ser tratado com respeito? Respeite seu dinheiro primeiro. Compre produtos bons, com bons specs e você não vai ter de ficar de mimimi com o fabricante porque ele não libera um update pro teu modelo. Chora com Android antigo quem comprou smartphone barato. Galaxy S, Motorola Millestone e Nexus estão todos com 2.2. São os pão duros com Quench da vida que estão reclamando.

    Marcos (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 4:20 pm

    @Tiago, o Linus Torvalds ganha salário pra atualizar o kernel do Linux.

    E o único SO pra celular que não é gratuito é o Windows, todos os outros são, então nada a ver as empresas escolherem Android por ser de graça. Falar isso é ignorar as qualidades técnicas e puxar a sardinha pra sua opinião.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 4:58 pm

    @Brivaldo Jr

    Cara.
    Ficou fera pq é uma versão mais atual do Android, melhorou a usuabilidade com um monte de funcionalidade, e a bateria tá durando 2 dias a mais “sem ligação” =D

    E eles tão trabalhando no port do 3.0 pra este cel tb.
    (desculpe a demora)

    Daniel (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 5:34 pm

    Se alguém tem a documentação em que a Motorola disse que atualizaria o equipamento, deve entrar na justiça. Não sei ao certo mas, acho que isso pode ser levado à justiça de qualquer jeito. Eu acho que deveríamos era boicotar um fabricante, que fosse a Motorola mesmo, até que ela assumisse o compromisso de manter-nos atualizado ou que quebrasse de vez. Eu comprei um Quench e estou rodando o Android 2.1 via firmware alternativa sem problemas.

    Solano (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 6:45 pm

    Eu até imagino o porquê da escolha da motorola e de outras empresas que optam por isso também. Instalei o android 2.2 no meu Galaxy 5 e a bateria ia como água, era 18h ligado e a bateria já estava em 20% isso só em standby, quando eu usava pra valer durante o dia nem isso chegava.

    Voltei então para o 2.1 e incrivelmente a bateria agora me surpreende, pelas minhas contas passa dos 3 dias sem recarregar. Não há motivos para migrar para o 2.2 da minha parte, eu comprei um smartphone barato pra testar o android e estou gostando muito do meu Galaxy 5.

    Eu tenho certeza que tanto a samsung como a motorola testaram muito o android 2.2 para o upgrade, mas a frustração se resumiu na declaração contraditória ao fato de dizerem que iam atualizar e até hoje nada.

    Xinuo (usuário não registrado) em 7/02/2011 às 7:45 pm

    @Thiago, as vantagens de ter os fontes são muitas, se vc não conhece ninguém que precisou fazer isso é irrelevante para mim.

    Eu já precisei dos fontes, já colaborei em 2 projetos e consertei alguns bugs em outros, não teria feito se eles não tivessem o fonte a disposição. Tendo eu feito isso, facilitou a vida de outros que não precisaram ver fonte algum. Estes foram beneficiados indiretamente pelo fonte estar a disposição, espero, que diferentemente de você, eles venha dar valor a esse fato.

    É o que ocorre no caso do Android desatualizado, eu possivelmente não iria compilar nem gerar nada, iria pegar a atualização que alguém disponibilizasse.

    Quanto a sua opinião de que é a mesma coisa, já lhe disse que não é, a “ROMs” estão disponíveis pq os fontes estão e jailbreak não têm nada a ver com o presente caso. Se vc não quer aceitar o fato, fazer o quê? Algumas pessoas são tacanhas mesmo.

    Agora se vc prefere se refugiar nessa de que 99% não faz, não precisa, que para um usuário comum, etc. etc. Isso se chama falácia “ad populum”, esse seu argumento não prova nada, é furado.

    Aí eu lhe pergunto e daí que isso ocorra? Eu continuo com a mesma opinião de que é vantagem ter acesso aos fontes. Se para a maioria não faz diferença, qual o problema se eu quiser ver o fonte? Qual o problema se eu promover sistemas que mostram o fonte?

    Não me interessa se a massa é gado no pasto e está aí para ser explorada, eu não vejo vantagem nenhuma em ser gado, ser ignorante e ser manipulado por empresas que estão aí para extrair o dinheiro dos incautos. Eu como consumidor dou valor a meu dinheiro, quero que me ofereçam mais (vantagens, produtos, serviços) por menos (dinheiro). A inteligência é que me faz concluir que é vantagem para um consumidor que o fonte do software que controla o hardware esteja disponível, não é importante se é apenas uma minoria que vai ver e entender.

Este post é antigo (2011-02-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.