Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ITI recebe assinador digital de referência

Enviado por RC Lages (rclagesΘsoftwarelivre·org):

“O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) recebeu, formalmente, na última quarta-feira (31), o assinador digital de referência, que é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre o ITI e o Colégio Notarial do Brasil (CNB), seção São Paulo. O assinador foi desenvolvido em conformidade com as políticas de assinatura normatizadas pela ICP-Brasil. Na ocasião, duas versões foram apresentadas: uma para execução multiplataforma, isto é, em qualquer sistema operacional (Linux, Windows e Mac OSX), já que foi desenvolvida em linguagem Java; e outra para uso via Web. O próximo passo é concluir junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o processo de registro do software para que, a partir de então, seja disponibilizado para o público.

A entrega do assinador digital de referência foi feita pelo presidente do CNB, Ubiratan Guimarães, ao presidente do ITI, Renato Martini. Também participaram do encontro o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, o assessor técnico do ITI, Ruy Ramos, o consultor de Certificação Digital do CNB-SP e coordenador dos Comitês de Identidades Digitais Confiáveis da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net, Manuel Matos, e o professor Supervisor do Laboratório de Segurança da Computação (Labsec) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ricardo Felipe Custódio, responsável pelo desenvolvimento do software.

Nas palavras de Maurício Coelho, “o ITI não limitou-se a determinar quais padrões de assinatura digital deveriam ser adotados, mas colaborou na produção e implementação destes mesmos padrões, garantindo a interoperabilidade do sistema nacional de certificação digital”.” [referência: iti.gov.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-09-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.