Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lightspeed: o helicóptero de US$ 60 controlado pelo Android que chegou ao Brasil em 9 dias ツ

Trecho do meu post no BR-Mac, no qual eu conto minha experiência com o aparelho e menciono o app de pilotagem no iPhone. O distribuidor informa que há app de pilotagem também disponível para Android, suportado nos seguintes aparelhos: HTC Desire S, HTC Desire HD, HTC Incredible S, Samsung 9100, Samsung i9000, Moto MB525, LG P350, HTC Hero, HTC Sensation

Via br-mac.org:

(…) Quanto ao aparelho em si, quem testou um daqueles modelos que a Estrela vendia há alguns anos, bem difíceis de manter no ar e de controlar, vai se surpreender: com o iHelicopter a estabilidade é bem maior (graças a um par extra de pás do rotor e a um giroscópio embutido), embora o desafio de aprender a controlar continue exigindo uma sala grande com poucos obstáculos ツ

Os 2 pares de pás do rotor têm uma vantagem extra em relação aos modelos de anos atrás: são soltos em relação ao eixo, permitindo dobrar quase 180 graus – o que preserva as pás nos impactos que vão acabar ocorrendo. Mesmo assim, e embora o produto venha acompanhado de pás extras para substituição (as minhas vieram presas com fita adesiva na parte interna da embalagem, demorei pra encontrar), convém ter algum cuidado (incluindo todas as precauções mencionadas no manual) para preservar a brincadeira e a segurança dos envolvidos!

O app para pilotagem se chama Copter Controller, e permite dirigir o iHelicopter por meio de joysticks virtuais (que controlam a rotação direita/esquerda, avanço, retrocesso, subida e descida), ou por meio do acelerômetro do iPhone, modo no qual a inclinação com que você segura o seu celular define os movimentos do iHelicopter.

Um detalhe interessante para quem já controlou um modelo tradicional de helicóptero é que o stick que controla a altura no app fica fixo onde você o largar – ou seja, é mais fácil deixar a altura estacionária.

Além disso há um botão liga/desliga (essencial para a operação, naturalmente), um controle das luzes de sinalização e faróis (salvo orientação em contrário da ANAC, desligue para fazer a bateria durar mais em vôos diurnos), um ‘trimmer’ que serve para compensar uma eventual tendência do helicóptero girar sem você pedir, um seletor entre 3 canais diferentes de operação, e um botão turbo que deixa tudo mais acelerado. (…)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Franco (usuário não registrado) em 7/12/2011 às 9:16 am

    Interessante ser controlado pelo android/ios, mas o preço é meio inviável.
    Eu tenho um que tem 4 canais (consegue ir pros lados – esse aí não vai por só ter 3 canais) e custou 30 dólares. E tem mais baratos pela internet.

    Por 60, acho que tem helicópteros de 6 canais.

    Vitor Gatti (usuário não registrado) em 7/12/2011 às 9:26 am

    o que faz um “tsu” no fim do título do artigo?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 7/12/2011 às 5:23 pm

    Franco

    “Por 60, acho que tem helicópteros de 6 canais.”

    Adonde ? :)

    Eduardo (usuário não registrado) em 7/12/2011 às 8:18 pm

    “ou por meio do acelerômetro do iPhone”: não era para Android?

    É como diz o primeiro parágrafo: o texto é um trecho do que escrevi no BR-Mac. Lá eu conto minha experiência testando com o iPhone e o iPad. Como a documentação diz que funciona com Android também, achei que seria interessante divulgar aqui também, mas infelizmente não disponho de um aparelho suportado para testar com o sistema do Google.

    Fernando (usuário não registrado) em 8/12/2011 às 8:04 am

    Eu ganhei um desses da minha esposa e no primeiro voo, digo, na primeira aterrissagem eu consegui quebrar duas pás… Muito dificil de controlar esses bichinhos…

    André Caldas (usuário não registrado) em 9/12/2011 às 2:53 pm

    [off topic]

    @Vitor Gatti,

    O “tsu” só é tsu para quem entende japonês. Para o resto do mundo é um sorriso…

Este post é antigo (2011-12-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.