Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Hacker é bandido”, diz diretor de Segurança da Informação da Presidência

Trecho do IDG Now enviado por Francivan Bezerra (fba·igΘig·com·br):

“Diretor discorda de ministro da Ciência e Tecnologia, e diz que Governo deve ser auxiliado por especialistas formados, não por comunidade hacker.

“Eu continuo com a minha posição: hacker é bandido”. A polêmica declaração é do diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. A afirmação foi feita na última sexta-feira (12/08), no Rio de Janeiro, durante o evento de segurança digital Seginfo 2011, e serviu como resposta ao ministro de Ciência e Tecnologia que, em junho, disse que o Governo poderia procurar a comunidade hacker em busca de ajuda na segurança cibernética do País.

“Têm especialistas em segurança muito bem formados no Brasil que podem, sim, ajudar. Já um menino, sem a supervisão dos pais, que tem banda larga e pega script para ficar incomodando os outros… não sei se é uma boa atividade”, afirmou.(…)” [referência: idgnow.uol.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 1:19 pm

    Estamos bem, o homem não sabe diferenciar um hacker de um cracker…Enquanto países desenvolvidos preferem hackers com eles, que contra. Não há muito o que dizer, daqui a pouco um figurão da Polícia Federal aparece pedindo a cabeça dos hackers, aprovam a lei do Sen. “Stálin Mussolini” Azeredo e preparem-se pra invasões domiciliares, como anda acontecendo nos EUA.

    Rafael (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 1:40 pm

    Discordo da “citação” mas concordo com a opinião em termos gerais. Temos profissionais para lidar com isso. Se aliar com os “heckeres” é uma ideia completamente idiota. É como fazer pacto com os traficantes para não ter que investir em segurança pública. Alias, quem teve a ideia de pacto mesmo? Foi recente…

    anonymous (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 1:49 pm

    Um cara que faz uma declaração desta só demonstra sua total ignorância sobre o assunto e falta de respeito as pessoas que dominam a tecnologia, você pode viver 10 vidas e nunca terá o conhecimento de um Hacker, burrice mesmo…

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 1:52 pm

    Putz… não sabia que “hacker” e “profissional” são coisas completamente imiscíveis…

    Eduardo (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 1:54 pm

    Então é melhor começar a empregar esses especialistas em segurança e mandar esse incompetente embora… santa ignorância batman!

    Fabio A. Mazzarino (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 2:08 pm

    Uma única frase.

    “Hacker está para bandido assim como político está para picareta”

    Joao (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 2:08 pm

    “hacker é bandido”

    Afirmação um tanto quanto forte, ainda mais se tratando que temos como presidente uma ex-guerrilheira.

    “Governo deve ser auxiliado por especialistas formados, não por comunidade hacker”

    Enquanto nossos mestres e doutores estudam para se acomodar em um cargo publico (vide nossa produção academica irrelevante), a ‘comunidade hacker’ faz acontecer … comentario tipico de alguem que não sabe sobre o que esta falando .

    Wendell (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 2:09 pm

    Esse cara tá totalmente por fora…

    Joao (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 2:10 pm

    @Fabio A. Mazzarino

    Boa !

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 2:12 pm

    Apenas demonstrou falta de conhecimento dos termos. Na cabeça dele hacker é o moleque de 14 anos que faz site e que a comunidade de software livre só é formada por moleques.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 2:12 pm

    Só não falo mal do diretor porque estou cansado de ver o contrário: gente que apóia o Creative Commons ou o Partido Pirata e se diz hacker, sem saber programar nada, mexendo no Windows como qualquer “usuário comum” mexe…

    Hacker de verdade é aquele que reza a cartilha do Manifesto. O resto é má interpretação.

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 2:14 pm

    O cara não sabe nem o que é um hacker…
    @Joao excelente comparativo com relação ao passado da nossa “presidenta”. Realmente fenomenal. O mudo da volta mesmo.

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 2:18 pm

    A comunidade hacker ainda não entendeu que já perdeu esse termo há tempos? É como emacs insistindo em atalhos do século passado depois de algumas décadas de HIG. Mesmo fabricantes de mesas digitalizadoras já deixaram de lado tentar convencer que vendem “tablets”…

    Cesar Lemos (@CesarLemos) (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 2:31 pm

    A comunidade hacker poderia devolver na mesma moeda: político é bandido.
    Ah, mas aí não vale, pq isso não é uma mentira.

    elias (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 2:38 pm

    o problema foi linguistico. existem dois significados distintos pra palavra hacker. o diretor nao entendeu pq nao eh da area

    landeel (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 3:15 pm

    Declaração infeliz de mais um dos ignorantes que estão enchendo os bolsos em Brasília.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 3:18 pm

    elias

    “o problema foi linguistico. existem dois significados distintos pra palavra hacker. o diretor nao entendeu pq nao eh da area”

    Não é da área ? O cargo dele diz que ele é.

    Yan (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 3:26 pm

    Ele foi completamente equivocado, dizer que hacker é bandido não tem nada a ver, hacker é diferente de cracker…

    Luciano (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 3:32 pm

    Hacker é bandido.
    Cracker é biscoito.
    Bezerra é filhote de vaca.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 3:33 pm

    Claro, claro, e eu sou o gato de botas, sem botas.

    Jonny (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 3:35 pm

    Se ele não notou…ele trabalha para bandidos…;)

    anonymous (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 3:40 pm

    Putz, pessoa que acha que hacker é bandido é mais um manipulado pela mídia, só usa a internet para conhecimentos fúteis… ATUALIZEM-SE CAMARADAS…..

    Ataliba (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 3:47 pm

    Meu medo não é nem o que ele fala, é ele estar no cargo que ele está.

    wagner (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 3:48 pm

    Ele não sabe a diferença de sopa de letrinhas e um computador…..

    Maikon (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 3:55 pm

    Ele deve ser apresentado ao Stallman e quero ver se ele repete o que disse.

    Spif (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 4:08 pm

    Oras, quanta patetice em torno de um nome. O que o Diretor quis dizer foi claramente contra os “Hackers” que a mídia nomeia. Como o IDG chama os Crackers? Hackers!

    Obviamente, isso não é verdade sempre. Concordo com quem diz que o termo está perdido. Não tem mais volta.

    Para quem grita os lemas “Governo é Bandido” e “Político é Bandido”, fica aqui os meus parabéns. Parabéns por cometer o mesmo ato que estão criticando aqui.

    O Fato é: Ninguém se lembra mais o que é Hacker. Gente que se intitula Hacker. Grupos que se intitulam Hackers. Da mesma forma que ninguém mais se lembra o que é um político. Ou um Servidor Público. Confundem tudo com bandido, quando isso não é verdadeiro.

    Marcos Longo (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 4:17 pm

    @Spif Você não poderia estar mais certo. Parabéns!

    Claudio (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 4:17 pm

    Minha reação é apenas essa:

    político brasileiro = bandido.

    O povo brasileiro devia tocar essa corja de ignorantes de Brasília e contratar profissionais de verdade.

    Spif (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 4:50 pm

    Eu acho que a maior repercussão aqui não é “Ele falou mal de Hackers.”, mas um aviso do que haverá de pressão para a aprovação do PL Azeredo.

    É um fato. Ele será aprovado, a velocidade só aumenta sempre que um “Hacker” ataca um site do governo, realizando absolutamente nada. Logo, esse pessoal de Lulzsec e todo mundo metido com o tal do Antisec só está piorando o quadro.

    Se os interlocutores da sociedade civil fossem espertos, se afastavam desse povo e começavam a negociar.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 4:53 pm

    Não é o hacker que é bandido, o bandido que é hacker, político, traficante, vendedor de devedê, diretor de não sei o quê… (reversal russa). :D

    João Dalvi (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 4:55 pm

    Negociar ou rogar?

    Hacker Bandido (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 5:26 pm

    @Luciano

    Bezerra é filhote de vaca

    Acho que você não leu o artigo original.
    Quem chamou hacker de bandido não foi o Francivan Bezerra,
    Mas o Raphael Mandarino.

    Mais cuidado com suas palavras.

    Claudio (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 5:33 pm

    Eu acho que atacar os servidores do governo não é uma resposta prática, mas a sociedade deveria retaliar investindo em transparência política: mostrar para a população quem está contra ela e seus direitos.

    Um dossiê não oficial via internet mostrando os podres de toda essa curriola, pesquisável por nome, com foto e “currículo”, dando conta de em quais votações cada safado esteve e qual foi o resultado dela. Melhor ainda: em época de eleição, puxe automaticamente quais candidatos tem um “nada consta” zerado. Isso tudo replicado por aí de modo parecido com o Wikileaks, impossível de rastrear e apagar.

    Então se faz pressão pública, e aumenta-se a pressão até que as coisas mudem e o cidadão volte a ter a sua liberdade respeitada.

    Isso sim seria um trabalho digno de um verdadeiro grupo Hacker. Tal como o velho Cult of Dead Cow (trabalharam em um navegador stealth para defender os chineses da vigilância). Enquanto as crianças gastam seu tempo destruindo coisas, hackers de verdade constroem coisas e miram no bem comum.

    henry (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 5:54 pm

    podiamos iniciar a hashtag #TodoPoliticoEhBandido no twitter.

    henry (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 5:55 pm

    É so colocar a hashtag #TodoPoliticoEhBandido no twitter.
    Top1 nos tts mundiais em 2h.

Este post é antigo (2011-08-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.