Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Gerando gráficos dinâmicos no seu site com o Google Chart

Trecho do meu artigo no DeveloperWorks, que explica como funciona o serviço e exemplifica com a criação de um script shell para gerar gráficos web dos maiores arquivos de um diretório.

interface não poderia ser mais simples: você passa os dados e opções do seu gráfico como parâmetros na URL da chamada ao serviço do Google, e ele retorna uma imagem do seu gráfico – que você pode referenciar diretamente em uma tag IMG no seu código HTML.

Para ficar no exemplo mais simples, uma referência à URL https://chart.googleapis.com/chart?cht=p3&chd=t:60,40&chs=250x100&chl=Hello|World gera o gráfico da imagem acima – usando as cores e fonte default do sistema do Google.

Vamos estudar esta URL, decompondo-a. A parte que vai até o ponto de interrogação  – “https://chart.googleapis.com/chart?” é a referência ao serviço web que estamos chamando: o Google Charts.

A partir daí vem uma série de argumentos, separados uns dos outros pelo símbolo &, e todos explicados com detalhes na documentação do serviço. São eles: (…) (via IBM DeveloperWorks)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fernando Guedes (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 9:37 am

    Excelente! Particularmente, para uma melhor manipulação dos dados intranet (caso não haja internet) eu prefiro o JSCharts.
    Quem quiser dar uma conferida, tá aí o link: http://goo.gl/4ij1a

    Gabriel (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 11:35 am

    Conheço uma biblioteca jQuery que facilita bastante o uso do Google Chart. É o gvChart: http://www.ivellios.toron.pl/technikalia/demos/gvChart/

    Gabriel
    http://www.dotdicas.com

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 3:39 pm

    O último projeto que fiz usei o google charts, me poupou muito trabalho pois é simples.

Este post é antigo (2011-01-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.