Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Flash: não foi bom enquanto durou

Trecho da minha coluna da semana no TechTudo:

Via techtudo.com.br:

O plugin Flash, que esteve em evidência há 2 semanas com o anúncio de sua descontinuidade nas plataformas móveis, é para mim – que cubro diariamente os posicionamentos e realizações de grande variedade de empresas e organizações com pontos de vista às vezes radicalmente diferentes – uma fonte quase inesgotável de controvérsias nos anos recentes.

A mais inesperada de todas foi a atitude que observei em certos setores (restritos, felizmente) de usuários de software livre após o recente anúncio da Adobe de que iria descontinuar (em prol do HTML 5) o desenvolvimento do Flash nas plataformas móveis: em vários casos vi com surpresa esta vitória de um padrão aberto contra uma tecnologia proprietária ser lamentada, e até mesmo atribuída a uma influência indevida da Apple, que de certa forma foi a precursora na rejeição ao Flash no mercado móvel.

E alguma influência a favor deste desfecho houve, afinal o fato de o HTML5 ser suportado em todas as plataformas móveis, inclusive de forma exclusiva em parte delas (leia-se iOS) foi apresentado no anúncio da Adobe como justificativa para ela agora considerá-lo como a melhor alternativa para criação e disponibilização de conteúdo nessas plataformas.

Mas esta não foi a primeira polêmica associada ao Flash que me surpreendeu, e provavelmente não será a última. Assim, agora que já decorreram algumas semanas desde o fato, quero fazer uma breve retrospectiva das polêmicas do Flash que me chamaram a atenção, conduzindo à minha opinião sobre o seu desvanecer.

Vou começar pela Free Software Foundation, berço do (…)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/11/2011 às 7:50 pm

    Não sei se há tanta contradição assim no posicionamento sobre o flash de quem defende a liberdade.

    É possível resumir que o ideal seria um flash livre, já que virou padrão de facto. E foi assim enquanto não apareceu uma alternativa, o HTML5.

    Quanto ao Jobs X Flash, já acho que se pode ter uma postura mais a lá Maquiavel de os fins justificam os meios. Acho ótimo que ele tenha usado a influencia para acabar com o flash e usado bons argumentos, mas que ele deve ter feito isso só com interesse de controlar a plataforma dele, deve ter.

    Fora isso, sobra ainda a questão do foco inicial do flash: animação com gráficos vetoriais. Existe algo que subtitua sem stress ? Animação em SVG (esqueci o nome da extensão) é muito mal suportada.

    Só se fala em vídeo, mas essa parte de animações existe algo decente, prática, em JS e família ?

    spif (usuário não registrado) em 25/11/2011 às 8:25 pm

    Ahn… Augusto, não me leve a mal, mas o que a FSF fez foi condenar pelo uso do H.264 que é proprietário. Então, não tem nada confuso.

    Tanto que a resposta pública de um dos integrantes da FSF começa assim:

    “I could not agree with you more. Flash is not the Web, and I am glad Apple seizes the opportunity of open standards to build better products for their customers.”

    Mas claro, a recusa dos fabricantes de dois tremendos sucessos de venda e produtos revolucionários (iPhone e iPad) em usar o flash contribuiu massivamente para este fim.

    Uso de outros padrões fechados à parte, o mesmo não pode ser dito do Google, que utilizava (e ainda utiliza) a existência do Flash como um dos trunfos da plataforma “aberta” Android.

    bsduser (usuário não registrado) em 25/11/2011 às 8:34 pm

    Como é que é??? um mundo sem o plugin do flash???
    É o paraiso!!!!
    ja mudei o meu profile no youtube para html5
    e posso dizer que o epiphany (webkit) funciona muito bem….

    IanLiu (usuário não registrado) em 25/11/2011 às 8:44 pm

    A Adobe deveria fazer um favor à comunidade e abrir o Flash. A quantidade de projetos open sources que surgiram em torno do Flash é imensa e acabar com o Flash significa jogar tudo isso fora.
    Mas é claro que ela não está pensando na comunidade!

    HeDC (usuário não registrado) em 25/11/2011 às 8:56 pm

    Aproveitando a agonia do Flash, o The Flash… Quem ganha numa corrida? O Super Man ou The Flash.
    - Dizem que é o Super Man pq é descomunalmente forte p/ tudo…
    - Mas não, o The Flash é ESPECIALIZADO na tarefa, supera o Super Man…
    Há a resposta correta, e por que?

    Sim, claro, não tem nada de confuso.

    spif (usuário não registrado) em 25/11/2011 às 10:37 pm

    @HeDC

    Na verdade é o Flash porque ele age junto com a força da velocidade chega até a velocidade da luz. Tem uma diferença grande entre alguém que é parte de toda a velocidade, do que um cara com uma toalha pendurada nas costas voando.

    A Adobe devia é largar o osso, e passar a estimular o HTML 5.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 25/11/2011 às 11:36 pm

    Então, o Ubuntu 12.04 abrirá vídeos do youtube sem flash?

    Joseph (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 6:18 am

    @Carlos Felipe
    Se vc tiver um navegador recente, (Firefox 4+ Google Chrome Opera 10.6+ Apple Safari Microsoft Internet Explorer 9Microsoft Internet Explorer 6, 7, or 8)
    , já abre, é só entrar em http://www.youtube.com/html5
    Flw!

    Arllen Alves (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 8:48 am

    SEMPRE fui a favor do fim do flash e SEMPRE fui crucificado por isso.

    As pessoas perguntam: Pra que acabar o Flash? O que usaremos no lugar dela?

    HTML5!! E possiveis recursos que serão introduzidos a esse padrão, no futuro.

    Observem: Se estamos entrando na era móvel, e a melhor alternativa é o HTML5, obviamente este padrão passará por melhorias e terá recursos capazes de substituir o Flash em 100%, suprindo a “NECESSIDADE” do usuário. Jogos, videos, animações, aplicações, etc. É só uma questão de tempo.

    Desde quando percebi os problemas causados pelo flash (consumo de bateria, consumo de processamento, consumo de memoria, consumo de minha paciência), mantive esse plugin liberado apenas para o youtube. Infelizmente não tive outra opção, na época, pois a maioria dos videos não tinham sido disponibilizados em HTML5.

    Magno (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 10:36 am

    Concordo com o Weber Jr. Preferia a solução de uma plataforma aberta à sua extinção.

    André (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 11:06 am

    Independente da posição ou opinião adotada, temos de admitir que o Flash, logo quando surgiu, foi inovador e, graças à sua facilidade de criação e de obtenção, transformou-se em um padrão de facto.

    Apesar de as notícias estarem mostrando que a tecnologia está em franca decadência, o Flash ainda possui uma comunidade forte e unida – assim como o software livre: além da Web ele é utilizado em materiais multimídia, CDRom e aplicativos em geral. Para os que dependem do Flash para sobreviver, sua decadência é preocupante.

    É claro que todos esperamos que o HTML5 tome o lugar do Flash e se estabeleça como padrão aberto, mas ele ainda tem um longo caminho a percorrer para atingir esse objetivo. Apenas para citar como exemplo, embora já haja o rascunho oficial, atualmente o HTML5 não suporta capturar e exibir vídeos de uma webcam ou fazer uma videoconferência a lá Chatroulette. Existe um projeto que tenta dar o suporte à webcam via jQuery, mas este depende exatamente de um pequeno filme em Flash para funcionar.

    Não sou a ponto de desejar que o Flash seja banido imediatamente da Informática: todos devemos reconhecer sua importância e dar graças que um novo padrão livre está sendo estabelecido, mas o Flash apenas deve desaparecer quando o HTML5 suportar com folga todos os seus recursos, afinal, o mercado não funciona à base de ideologias e de.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 12:08 pm

    “o HTML5 não suporta capturar e exibir vídeos de uma webcam ou fazer uma videoconferência a lá Chatroulette. ”

    A web se tornou algo tão maluco que se considera isso normal. Um browser, originalmente usado para renderizar páginas tem “obrigação” de subir um streaming.

    Sim, eu acho interessante (video)conferência, mas se pudia aproveitar uma das coisas interessantes trazidas de volta pelo Iphone e Androids: Aplicação nativa e dedicada.

    Usa algum padrão aberto de transmissão de vídeo e use aplicação nativa, sem gambiarras(plugins) em browsers.

    E agora querem fazer gambiarra até em um padrão então ? Piora a coisa.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 12:12 pm

    “pudia” é brabo, baita tosco. :)

    rogerio (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 12:28 pm

    Mas o actionscript não é livre? Acho que as especificações do flash tb, pelo que entendo é que ninguém consegui criar nada perto do que a Adobe fez. Me corrijam se entendi errado.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 1:17 pm

    Estamos nos esquecendo do conteúdo interativo que pode ser criado com Flash, como o sem-fim de jogos on-line. É conteúdo específico, eu sei…mas é conteúdo.

    Ainda em relação ao Flash, não podemos nos esquecer, também, da legião de fanboys da Adobe, os garotos do design (grupo do qual faço parte), gente bem bitolada…E das publicações especializadas em cases “jabá” Adobe (aqui no Brasil, praticamente todas as revistas).

    Eu usei e uso Flash. Mas confesso que desde a ida para a Adobe, Nada de novo aconteceu. Me pergunto porque a instalação do programa dobra de tamanho a cada versão, se nada é acrescentado? Aliás, esta tem sido a tendência da Adobe: Eles implementam um ou dois recursos em seus programas e os instaladores ficam com 2GB!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 2:12 pm

    bebeto_maya

    “Estamos nos esquecendo do conteúdo interativo que pode ser criado com Flash, como o sem-fim de jogos on-line. É conteúdo específico, eu sei…mas é conteúdo.”

    Pois é, só se fala em vídeo, que é algo colocado no flash muito mais recentemente.

    “Ainda em relação ao Flash, não podemos nos esquecer, também, da legião de fanboys da Adobe, os garotos do design (grupo do qual faço parte), gente bem bitolada…”

    Isso existe praticamente em qq domínio. Sujeito aprende algo e quer defender até a morte isso para não ter mais trabalho com algo novo.

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 3:39 pm

    Flash… Um monstro devorador de memoria e bateria nos computadores/tablets.

    Se tem uma coisa que o Steve Jobs fez correto foi banir o Flash do iPad.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 3:52 pm

    @bebeto_maya: pois é, eu lembro quando a Adobe tinha como produto mais famoso, apenas o Reader. Lembro exatamente disso: nada de relevante era acrescentado, mas a cada versão dobra o tamanho!

    E o Flash, que era conhecido por sua eficiência e leveza, hoje virou o monstro que virou.

    Marcos (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 4:09 pm

    “Se estamos entrando na era móvel, e a melhor alternativa é o HTML5, obviamente este padrão passará por melhorias e terá recursos capazes de substituir o Flash em 100%, suprindo a “NECESSIDADE” do usuário.”

    Não, os recursos do HTML5 já estão fechados e são bem menos do que o Flash proporciona. O padrão não está pronto porque depende de detalhes, sintaxe e formatos, mas a versão final que sai no distante 2014 já é muito mais limitada que o Flash 9, que dirá do 11.

    Mas vai ser bem melhor que o atual HTML4 e ninguém vai precisar de plugin pra fazer coisas básicas hoje em dia.

    mario (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 4:42 pm

    O engraçado é que recebi uma atualização do flash ontem…
    O suporte ainda continua até quando então?

    Evandro Pastor (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 7:05 pm

    Saudações Povo!

    Creio que a Adobe não faria uma coisa destas se já não tivesse um plano B engatilhado.

    Abraço

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 26/11/2011 às 9:15 pm

    @Evandro Pastor, sim. Chama-se Adobe Edge. Tomara que ela invista mais em padrões abertos. Mesmo sendo os softwares de criação proprietários, contanto que gerem artefatos baseados somente em padrões web, a humanidade (tanto desenvlvedores quanto usuparios) só terão a ganhar. Isso incentivará a concorrência, o que permitirá o surgimento e desenvolvimento de novas e melhores ferramentas.

    Kleytonn (usuário não registrado) em 27/11/2011 às 12:26 pm

    Ninguém está falando do fim do Flash. O que o Jobs sempre disse é uma verdade comprovada, o Flash Plugin requer muito processamento e por isso consome muita energia, algo restrito em gadgets. O Flash continuará existindo com certeza por mais uns 5 anos ;)

    filipe abreu (usuário não registrado) em 27/11/2011 às 2:01 pm

    Críticas ao Flash geralmente vem de pessoas que não o conhecem e não desenvolvem. Em primeiro lugar tenho certeza que todos já o utilizaram. O Youtube provavelmente não existiria se não fosse o Flash. Muitos jogos online e praticamente todos os jogos que existem no Facebook foram feitos em Flash. O upload de imagens do Flickr utiliza o Flash para superar uma limitação dos browsers, que se mantiveram em uma estratégia ultrapassada para realizar uploads de arquivos. Antes dos anos 2000, víamos uma internet um tanto rudimentar, que não se prezava pelo design, com interfaces ruins de serem utilizadas. O Flash facilitava para que designers tivessem mais liberdade para realizar interfaces mais amigáveis e no início dos anos 2000 (e até mesmo hoje, em alguns casos) os melhores websites presentes na internet eram feitos em Flash. O Flash revolucionou a internet, e só quem estava lá para ver sabe disso. Eu durante muito tempo fui desenvolvedor Flash, mas vejo que somente agora podemos superá-lo e seguir a um próximo patamar. E digo hoje mesmo, 2011, pois até o ano passado os browsers ainda não suportavam HTML 5 e CSS3 de uma forma completa e ideal. E ainda há muito chão para melhorar esse suporte.

    Em segundo lugar, o Flash em si não é uma ferramenta open source, mas o ActionScript é uma linguagem que pode ser compilada em ferramentas open source, sendo duas delas inclusive de autoria da própria Adobe, o Adobe Flex SDK e o Adobe AIR SDK.

    O Flash e seu formato de arquivo, o SWF, com certeza tem suas limitações. Como qualquer outro formato de arquivo (.jpeg, .gif, .mov, .html, .doc, pode escolher o seu). Porém ele atende necessidades que nenhum outro formato atende. Agora o HTML 5 e as novas versões de browsers estão começando a fazer algo que o Flash já vem fazendo a mais de 15 anos. E se compararmos todas as potencialidades que existe no Flash, ainda há muita coisa que o HTML 5 ainda não faz. Claro que o HTML faz coisas que o Flash não faz. Isso por que são duas coisas que servem para coisas diferentes.

    E para quem não sabe, a Adobe já vem suportando o HTML 5 e o CSS 3 a bastante tempo com o Adobe AIR, possibilitando a aplicações desktop utilizando esta linguagem (além de javascript e actionscript), e multiplataformas, coisa que não é possível fazer ainda com qualquer outro programa. O Adobe AIR funciona em Windows, Mac, Linux, iPhone/iPad e Android. Por este motivo a Adobe ainda é muito mais democrática que browsers como Internet Explorer e até mesmo o Chrome (que não pode ser instalado no iPad/iPhone). Além disso, a Adobe lançou o Muse, software gratuito de desenvolvimento de websites sem a necessidade de escrever código, o que facilita um tanto o trabalho para designers e com certeza irá contribuir um tanto para a internet, que em minha opinão como designer e desenvolvedor, está cheia de desenvolvedores prepotentes que acham sempre que o usuário é burro, e não que sua aplicação foi mal projetada.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 27/11/2011 às 6:05 pm

    @filipe abreu, este é o ponto. O Flash foi uma revolução para a web e duranet muito tempo foi muito benéfico pois era a única forma de fazer muitas coisas. Mas foi, durante este mesmo tempo uma tecnologia fechada e proprietária (veja que não estou falando sobre ser open source ou não). Acontece que atualmente o flash não faz muito sentido e, para que a web evolua, ele precisa morrer para que tecnologias abertas tomem seu lugar.
    Flash não é ruim. Só é ruim para a web. Eu mesmo acho que a adobe deveria focá-lo no desktop e mobile. Nada de web. A web precisa ser aberta e isso é algo inegociável. Do ponto de vista técnico, o flash possui muitos méritos e eu adoro saber que várias de suas características que existem estão sendo hoje implementados nas tecnologias abertas. Isso não é um desmérito para as tecnologias abertas.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 27/11/2011 às 6:06 pm

    Errata: quis dizer 15 anos :-)

    Bremm (usuário não registrado) em 27/11/2011 às 6:07 pm

    Agora falta acabarem com o suporte a Flash em desktops. Aliás, a Adobe poderia aproveitar a carona e “degolar” o PDF junto. Depois enterrar os dois em uma cova funda e jogar sal por cima, para não nascer de novo.

    Gesso só se usa para acabamento em construção civil.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 27/11/2011 às 8:14 pm

    filipe…

    “Críticas ao Flash geralmente vem de pessoas que não o conhecem e não desenvolvem. Em primeiro lugar tenho certeza que todos já o utilizaram. “

    Não é verdade, trabalho com Flash. Eu crítico o Flash pelo seu peso.Foi criado para ser uma alternativa vetorial leve! E hoje é um comedor de processamento. Sua instalação consome o mesmo espaço em disco que o Sistema Operacional inteiro e poucos implementos técnicos foram colocados. Deve ter muito código sujo e reuso de código no Adobe Flash.

    “Antes dos anos 2000, víamos uma internet um tanto rudimentar, que não se prezava pelo design, com interfaces ruins de serem utilizadas. O Flash facilitava para que designers tivessem mais liberdade para realizar interfaces mais amigáveis e no início dos anos 2000 (e até mesmo hoje, em alguns casos)”

    Isso é relativo. As fontes de tela sempre foram horríveis no Flash. E você deve convir que os ganhos de design estavam atrelados a incapacidade dos designers em trabalhar com CSS, naquela época a moda eram as temíveis tabelas. Coisa que ficou aí até 2006.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 27/11/2011 às 8:18 pm

    “Adobe lançou o Muse, software gratuito de desenvolvimento de websites sem a necessidade de escrever código, o que facilita um tanto o trabalho para designers e com certeza irá contribuir um tanto para a internet,”

    Como foi na época do Dreamweaver “Only IE”? Ou na época do Frontpage? Desculpe, mas se estamos permitindo que designers gerem código pra Web sem saber ao menos o que é uma tag, estamos abrindo precedentes para muito código sujo. Designer por designer, eu também sou um. Mas não sou corporativista.

    Pajé (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 8:59 pm

    Graças a Deus essa desgraça do Flash vai acabar!! Ele nunca funcionou bem com Linux e não roda absolutamente nada se vc não tiver a versão mais recente o tempo todo. A instalação é sempre um martírio. Pesa que nem uma porca gorda entupida e devora os recursos de áudio da sua máquina de maneira famélica!! Por que não acabaram com isso antes??

    HeDC, a resposta (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 11:06 pm

    Aproveitando a agonia do Flash, o The Flash… Quem ganha numa corrida? O Super Man ou The Flash.
    - Dizem que é o Super Man pq é descomunalmente forte p/ tudo…
    - Mas não, o The Flash é ESPECIALIZADO na tarefa, supera o Super Man…
    Há a resposta correta, e por que?

    O SuperMan. Afinal, com o aumento da velocidade aumenta-se a massa [ m = m0 / (v² / c²) , m massa resultante, m0 de repouso, v² velocidade do personagem e c² vel. luz no vácuo] e Super Man tem força p/ suportar por muito mais tempo e massa maior que o The Flash. O The Flash pode ter uma aceleração e velocidades iniciais muito maiores, mas vão decaindo rapidamente pelo aumento da massa, daí o Super Man acaba ultrapassando o The Flash…

    André Caldas (usuário não registrado) em 29/11/2011 às 5:29 pm

    O Augusto fica pentelhando com a opinião da FSF porque fez uma grande confusão com relação a isso certa vez:
    http://br-linux.org/2009/novos-plugins-do-compiz/#comment-35695

    Por algum motivo, o Augusto insiste que a FSF admitir que o flash é popular e se esforçar pra oferecer uma alternativa livre equivale a dar sua benção para a existência do formato. Não acho que o Augusto não tenha entendido isso até hoje… acho apenas que ele não quer dar o braço a torcer…

    Me lembro que na época cheguei a escrever ao Stallman que me respondeu esclarecendo que a FSF não apoia o formato e que desenvolve uma alternativa livre pelo simples motivo de os usuários se sentirem compelidos a utilizar software proprietário. Algum tempo depois a FSF deixou bem claro seu posicionamento oficial sugerindo ao google que tornasse o VP8 (que acabara de adquirir) um formato livre e “acabasse” com o flash.

    Ainda assim, o Augusto insiste que o posicionamento da FSF é “polêmico”. Não acho que o Augusto não tenha entendido… apenas não quer dar o braço a torcer. Infelizmente, é, na minha opinião, um desrespeito ao seu leitor.

    Sim, entendo que você possa considerar perfeitamente comum que a organização não apoie o formato, escreva cartas abertas conclamando outros a livrar a web de sua presença, e ao mesmo tempo considere prioritário desenvolver um software para suportá-la.

    E, partindo deste seu pressuposto, entendo que você chegue a várias conclusões das quais não compartilho.

    ericodc (usuário não registrado) em 29/11/2011 às 7:12 pm

    Interoperabilidade é um dos valores do software livre, sim o livre, disso não se pode abrir mão, porisso há mingw, samba, gimp para windows…e até o gnash.

Este post é antigo (2011-11-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.