Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox 4: ponto de transição, com muitas novidades

Enviado por José Filipe (filipesbimΘyahoo·com·br):

“O Firefox 4 será um ponto de inflexão: todos os firefoxes seguintes seguirão a mesma lógica do Firefox 4, e serão desenvolvidas novas versões do firefox a cada 4 meses, para fazer face ao Google Chrome. Até ao firefox 3.X tinhamos toolbars e mais toolbars, e ainda tabs à esquerda (ou direita) … com o firefox 4 muita coisa vai mudar: deixamos de ter tantas toolbars para termos uma interface mais simples, as tabs ficarão no topo, o ecrã ficará mais widescreen (…)” [referência: linuxbestchoice.wordpress.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 2:18 pm

    Google Chrome fazendo escola.
    O que eu acho mais incrível é como os desenvolvedores de browser demoraram tanto para tomar essa atitude.

    Quando eu comecei a usar computador, a primeira coisa que eu sempre fazia nos browsers era sumir com as toolbar, deixando apenas a do endereço e a de menus. Isso remota ao Windows 95 em 1995 mesmo. Todas aquelas barras inúteis criadas por software, como barra de pesquisa, acesso rápido, etc, eu sumia com aquilo.

    Foi necessário o Google sumir com as toolbars, o povo aprovar que agora todos perceberam o que era óbvio: queremos espaço útil, e não um número sem fim de toolbars. A Microsoft já sinalizou que irá ir por esse caminho, agora a Mozilla. Só falta a Apple consertar o seu Safari.

    Barba (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 3:12 pm

    @Tiago

    Só se lembre que a apple já integra o menu dos aplicativos a barra de menu do sistema, que por si só, já economiza um baita espaço…

    Denis (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 3:34 pm

    @Tiago, lembro-me que num passado não muito distante o Opera também trouxe muitas novidades, que mais tarde os outros seguiram, este já vem fazendo escola há muito mais tempo…

    Leocp (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 4:06 pm

    Pode ser estranho, mas eu gosto das toolbars da vida, para mim facilitam muito. Uma das razões que não uso o browser do google é o minimismo em demasia…

    ejedelmal (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 4:14 pm

    Imploro misericórdia aos amáveis portugueses, mas “ecrã” dói.

    tony (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 4:22 pm

    @leocp, se você tem controle sobre o que está fazendo, isto é bom. Mas, tem milhares de pessoas que chegam a ter 5, 6 barras inúteis a ponto de ficar insuportável navegar…

    Mas, a Google incrementou na própria barra de endereços pesquisas super rápidas, graças a navegação inteligente e que você pode marcar nas opções caso deseje que te acompanhem no dia a dia. Me surpreendo quando começo a digitar br-linux.org e ja no br- tenho a opções de pesquisa ou o nome do site que já aparece de primeira sozinha caso não exista outro que comece com br-. Parece simples, mas com o tempo a navegação toma uma proporção super favorável.

    Além domais posso adicionar os botões de atalho que realmente me interessam do lado direito sem que me incomodem.

    Mas, confesso que também uso sempre o Mozilla, mas as últimas versões do Chrome estão me prendendo a ele. E olha que uso navegadores desde do tempo do links(puro texto, mas navegava…).

    Sincero (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 4:38 pm

    @barba eu por outro lado sempre achei esse lance de ter a barra de menu fundida a barra superior do Mac algo q mais atrapalha do q ajuda…

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 5:45 pm

    @tony: acho que desde o Firefox 2 ou 3 ele também mostra as opções ao se digitar br-

    alberto (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 6:47 pm

    O mesmo Google que fez o Chrome fez a toolbar mais tosca: Google Toolbar!

    F11 (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 7:51 pm

    As barras tem suas finalidades, e se vacilar elas Puluem o ambiente, idependente de ter apenas a de menu,fundica com a de endereço em uma linha só. Eu ainda continuo no meu bom e velho F11 para nao perder área da minha já diminuta tela de 11 ou 22 polegadas do Note ou do PC kkkkk.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 9:50 pm

    Eu gosto das barras de ferramentas. Mas também não faço questão se forem tiradas, eu me adapto. Tenho me adaptado às mudanças de paradigmas (putz!) desde a época do TK90X, não é este detalhe que vai pesar para adotar ou abandonar um programa.

    Adell (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 10:51 pm

    Tudo muito lindo, mas e o consumo de memoria, como está? Imagine abrir tantas tabs como demostrado no vídeo a que altura vai o consumo?

    tenchi (usuário não registrado) em 10/03/2011 às 11:33 pm

    @Adell, eu uso o firefox4 dos “nighty builds” e eles estão bastante esttáveis e a impressão que tenho é que está consumindo menos memória que a versão 3. No Linux calcular memória utilizada é bem chato, mas eis os dados do htop: 1033MB/225MB, o que é um bom valor.

    O firefox 4 ainda não eliminou aquele monte de barras, como por exemplo a barra de busca de texto e aquela horrível que diz que existem plugins faltando.

    Ah sim, uma coisa que o ff deveria ter, e não tem, é busca por expressão regular nas páginas. ATé o konqueror tem.

    Pajé (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 12:40 am

    Eu escrevi recentemente em meu blog um artigo sobre o Firefox e o FLock. Para quem já passou por muitos navegadores desde o Netscape 1.0 até hoje, vale a pena se pensar o quão importante é mesmo migrar de um navegador para o outro apenas porque é mais novo ou tem um novo desenho…

Este post é antigo (2011-03-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.