Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desktop Linux foi ultrapassado por tablet no mercado dos EUA

Segundo os dados da pesquisa StatCounter, que agrega cerca de 15 bilhões de pageviews por mês (dos quais 4 bilhões são dos EUA) coletados em cerca de 3 milhões de sites, desde dezembro a participação do Linux nos desktops de usuários da web foi ultrapassada pela dos iPads, no mercado norte-americano.

A situação atual é de uma vantagem considerável para o tablet proprietário: em abril o Linux aparece na pesquisa dos EUA com uma fatia de 0,71% do mercado, e o iPad com 1,17%: ou seja, a diferença entre os 2 por lá equivale a mais de 60% do tamanho da fatia do Linux.

Nos dados da pesquisa mundial, entretanto, o Linux (0,75%) ainda continua à frente do iPad (0,52%). Se considerarmos os dados do Brasil, a distância entre os 2 é ainda maior: Linux com 0,88% e iPad com meros 0,08% – o que ajudaria a justificar estratégias diferenciadas de conteúdo e serviços nas duas situações.

Vale destacar que os dados demonstrados acima não consideram os dispositivos de tela pequena (como os smartphones em geral, e o iPhone em particular). Uma curiosidade é que os tablets com Android também já aparecem na pesquisa, com uma participação de 0,01%, tanto nos EUA quanto no Brasil.

Na próxima semana produzirei análise mais detalhada sobre os dados acima, e seu contexto. (via mashable.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Magno K. Nardin (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 3:09 pm

    Mais um motivo para investir em drivers para portar o Linux diretamente para tablets, ao invés de ficar esperando que o Android ocupe essa fatia do mercado. Criar um driver Linux para o iPad é inviável, não é isso. “Provavelmente” o Linux já possui drivers para os processadores dos tablets genéricos que estão por aí. O que falta é suporte fino para telas sensíveis ao toque etc.

    self_liar (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 3:40 pm

    Enquanto as colarem os aplicativos com a versão da distribuição isso não vai mudar.

    É preciso separar os aplicativos do sistema.Na minha opnião aplicativos não devem se misturar e destruir a API .Os aplicativos não devem tocar na base.E nem mesmo as distros deveriam pegar a responsabilidade de atualizar os aplicativos.

    Desktop é diferente de um tablet ou similar.

    devnull (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 3:46 pm

    Qual é a vantagem de passar na frente daquele que nunca decolou?
    Se isso é vitória, é sinal que o iPad não foi longe mesmo.

    Céli F. (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 3:59 pm

    Ué, mas alguém disse q é vitória? É só uma ultrapassagem. Que ocorreu em dezembro, pra um produto q começou a ser vendido em março. Eu acho q essa corrida ainda vai ter mtas outras voltas!

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 5:03 pm

    É preciso encarar a realidade dos fatos: ao menos em um primeiro momento, tablets tendem a roubar a cena das outras opções (prevejo uma retomada dos desktops mais tarde, quando seu papel ficará mais claro ao consumidor). Não adianta espernear, fazer mimimi, etc. É assim que está acontecendo e vai acontecer. A maior parte daqueles que não acreditam nos tablets não têm um para poder avaliar seu impacto corretamente.

    Da mesma forma, quem torce por um Ubuntu rodando em seu tablet vai perder a viagem. Os SOs de desktop perderam a largada: simplesmente estão atrasados demais, chegaram num pico de complexidade que demanda grande consumo de energia e não estão preparados para concorrer no mercado móvel. Não vale a pena investir em um remendo se os sistemas concorrentes fazem melhor.

    O Android é uma distro Linux. Para o fim que se destina, é superior a qualquer distro gnu. É aberta e conta com boa adoção. Quisera eu tivesse um so de desktop tão enxuto e eficiente como ele (que as gnu rezem para ele não acabar invadindo seu nicho). Ele é a melhor aposta que a comunidade livre pode fazer para atuar nesse mercado (ridículas disputas de ego aparte). Essa distro merece ser melhor tratada pela comunidade do que tem sido.

    Ainda faltam aplicativos? Sim. Não sei quanto a vcs, mas eu já me alistei na força-tarefa.

    Por outro lado, as gnu têm anos de cadeira nos desktops. Sendo que essas máquinas continuarão a ser necessárias, esses sistemas fazem mto bem so se especializem cada vez mais em seus nichos (sem servidores domésticos ou remotos, os tablets – por enquanto – são praticamente pesos de papel) e, talvez, aprender um truque ou outro com a tecnologia móvel.

    Tiago (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 5:24 pm

    Sinceramente, isso não passa de um mero dado estatistico. Assim, como aquelas curiosidades da Superinteressante: é legal mas você vive sem. Eu não dou importância.
    Sabe que tipo de estatística eu dou importância? Ao dado que diz que apesar dos usuários android serem em maior número, os usuários iPhone são mais valiosos (compram mais). Isso é importante pq me direciona para qual plataforma investir. Quando o jogo virar, eu mudo de foco. Simples assim.

    Qual é a quantidade de pessoas com QI > 120?
    Provavelmente esse número seja 0,71% da população que tem internet ehehehehe

    pimentel (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 6:10 pm

    @Copernico Vespucio,sabemos que o Ubuntu não está preparado para tablets,mas ele anda tendo profundas mudanças ultimamente,inclusive usando uma novidade em relação ao Gnome tradicional,ainda em fase de testes,o Unity.

    Será que devemos por fé nele ou você acha mesmo que todas as comunidades de software livre deveriam se unir ao em torno do Android???

    Marco Aurelio (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 6:16 pm

    Com relacao ao GNU Linux, eu so me preocupo com um numero, o numero de comunidades ativas e inovadoras para este sistema, seja ele, android, ubuntu, fedora, red hat, opensuse, mandriva, mageia e outras mais 100 ou 200 sei la…!!!! isso nao pode morrer, o linux em pequenas ou grandes quantidades eh o START para grandes mudancas, VE AS LOJAS DE SOFTWARES, da Apple, agora da Microsoft… veio com o LINUX GNU, repositorios e tals… computacao na nuvem o linux ja faz a tempo… desktops virtuais, seguranca no sistema de arquivos, inovacoes assim, espero q esses numeros nao afetem o desenvolvimento do LINUX …

    Carlos Vieira (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 6:31 pm

    Primeiro de tudo, iPad não é desktop.Como então comparar alhos com bugalhos? Certamente, a tendência é que os equipamentos móveis (tablets,smartphones,etc) superem amplamente os desktops. Bem interessante é a estatística que o Heavens Above, site muito popular entre os amantes de astronomia, faz sobre os sistemas operacionais que acessam suas páginas (http://www.heavens-above.com/visitsbyos.aspx).Fica claro ali o grande crescimento dos aparelhos móveis da Apple(iPod/iPhone) e notadamente dos equipamentos com sistema Android que não representavam, de início, mais do que traços. O Linux “puro” também não faz feio e apresenta um percentual de 2,99 % sobre o total de usuários. Acho este tipo de comparação, bem ao estilo americano, uma verdadeira covardia:Microsoft e Apple são sistemas comerciais que investem bilhões em propaganda. Qualquer seriado na televisão americana mostra, mesmo sem nenhuma necessidade, sempre alguém usando um Apple…

    Pajé (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 6:36 pm

    Mas alguém sabe como vai o mercado brasileiro?? Os americanos não são tradicionalmente grandes adeptos do software livre… em relação a outros países, eles ficam bem pra trás.

    Amarok (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 6:54 pm

    Esse tipo de comparações é como comparar a audiência de um programa popular como o Faustão ou de um programa apelativo como Pânico na TV com a audiência de um programa do Discovery Channel.

    Nunca vi ninguém anunciando que as vendas do CD de um cantor de funk ou de pagode ultrapassou as vendas de CDs da orquestra filarmônica de Berlim.

    Eu não estou nem aí com esse limite de menos de 1% de desktops linux, se é que é verdadeiro mesmo. Para apreciar o linux tem que ter conhecimentos que não fazem parte do conhecimento trivial de informática da maioria das pessoas.

    Ozzy (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 7:05 pm

    Estatística é igual biquíni, mostra tudo menos o principal.

    Acho que estão comparando tomates com batatas.

    O.O.

    poi (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 7:14 pm

    5324231 publicações chinfrins vão dizer que o Opensource é um fracasso.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 7:37 pm

    Tá rolando um denial violento aqui nos comentários hehe

    http://en.wikipedia.org/wiki/Denial

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 7:46 pm

    É a prova de que tablets, especificamente iPads, são, fora o templo do consumo vazio americano, especulações da imprensa. De tempos em tempos, eles escolhem alguma coisa em quem se pendurar para bajular, 10 anos atrás era o Linux a vedete, agora á a Apple e seus gadgets. Estatisticamente, são irrelevantes para nosso mercado (0,08%). Enquanto isso, as publicações da Abril (Info, Super Interessante, Veja), podem continuar nos seus devaneios de consumo e os futurólogos continuam a afirmar que estes aparelhos dominarão o Brasil!

    Céli F. (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 8:41 pm

    Eu não acho certo querer equiparar o Linux à orquestra filarmônica de Berlim q foi ultrapassada por uma banda de pagode, ou a uma opção escolhida pelas pessoas com QI acima de 120. É bem comum ver gente tentando popularizar o Linux, usar pra inclusão digital, distribuir “para seres humanos”, etc., e esses números servem pra mostrar a dificuldade da tarefa deles e comparar o q vem sendo feito com outras iniciativas q tiveram mais sucesso.

    Acessar a web por um tablet ou por um desktop Linux são experiências bem diferentes, mas ver um tablet recém=lançado ultrapassar os números de 15 anos do Linux no desktop em apenas 9 meses é uma perspectiva interessante, e ainda bem q nem todo mundo a desperdiça com negação, mimimi e desqualificação dos dados.

    Denis (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 8:43 pm

    Eternamente abaixo de 1%? Se fala tanto em Linux, se faz tanta coisa em Linux, que fica parecendo pesquisa de intenção de voto. O resultado acaba sendo quase sempre a ratificação das tendências…

    Conan (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 11:37 pm

    Para mim, esses dados são absolutamente irrelevantes.
    O que importa é onde a informação é processada/armazenada. E no escopo dos servidores, eu suspeito que o Linux leva alguma vantagem.

    Paulo (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 11:48 pm

    Tadinha da Céli, uma loira tão bonita e falando algo tão sem pensar e sentido, ou será que pensou? Bom.. deixe eu dizer o que penso deste assunto.
    Uma ressalva pro amigo que disse: “Acho que estão comparando tomates com batatas.” Perfeito seu comentário. Mas talvez não dêem muita atenção ao que escreveu por ter colocado uma bela piada do biquini kkk, muito boa.
    Bom pessoal, é exatamente isso, misturar coisas que são totalmente diferentes e dizer que não são. Quem faz isso? Quem quer passar uma ideia pra impor algo a alguém. Advogados talvez? Não sei, acredito que muitos sim. Donos de empresas que mantêm uma velha mentalidade de imposição e do código fechado? Hum, num sei, provável. Mesmo eu acreditando que o caminho para a riqueza e felicidade não seja esse. Sim riqueza e felicidade juntos. Riqueza é um tabu muito forte ainda, o rico da Etiópia é o pobre da Europa, enfim.
    Por que tablets são batatas, e Linux para desktop são tomates? Ou vice-versa, prefiro batatas sendo linux, de preferência recheadas com camarão rs. Brincadeira a parte, Linux para desktop, é o que uso fazendo o que? Usando um teclado! Aee pra quem acertou, Silvio Santos diria um Oeee ele ganhoou ha haee. Mas não sou o Silvio, e quero falar que desktop preciso de teclado e mouse, por que? Por aumentar minhas possibilidades, mesmo que eu tenha um monitor com função de sensível ao toque. Nem se compara, o que farei com teclado, tentando “catar os “milhos”" em forma seja do que for, ícones, janelas e tudo o mais, seria um verdadeiro caos. A não ser o dia em que o detector e interpretador de voz estiver tão perfeito que só o audio bastará. Aí sim!
    Pronto Céli e outros que se sentiram apavorados com a notícia ou os que quiseram por mais uma vez o Linux, sistema criado e que evolui e progride através da comunidade mundial, “abaixo” por 1 momento que seja. Mesmo que ilusório.
    E valeu pela piada do biquini Ozzy, kkkk quase caí da cadeira, mt bom.
    Um detalhe, Software Livre será o futuro, queiram ou não alguns, sejam os nomes Linux, ou outros milhões que virão, em todos segmentos, será software livre. É claro como a luz pra quem observa e pensa.
    Bom feriado a todos :)

    yan (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 12:17 am

    Não tem nada ver uma coisa com a outra…por que não fazem uma pesquisa entre todos as plataformas?

    hsantanna (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 12:31 am

    No capitalismo sempre vende mais aquele que faz mais propaganda (inclusive mentirosa), aquele que faz mais acordos comerciais, aquele que melhor escraviza e aprisiona seus consumidores.

    Para vender mais não é preciso um bom produto. Mas frequentemente basta a inteligência a serviço da falta de caráter e vontade de ganhar dinheiro sem compromisso com a ética.

    Os principais meios de comunicação ainda são os de massa: rádio, tv, jornal. E estes dependem e trabalham unicamente a favor do capitalismo. Quem paga mais vende mais.

    O melhor nunca será maioria enquanto o dinheiro valer mais que a liberdade de todos e de cada um.

    E mais.. quantas destas pessoas instalaram o iOS para então poder rodá-lo? E quantas das que usam linux tiveram que instala-lo para poder usar?

    É óbvio que a solução linux que por ventura vencer no mercado não será uma que apenas vende CDs ou distribui downloads gratuitos. Ganha aquela que vende soluções completas, hardware e software funcionando perfeitos como feitos um para o outro. Esse é o notável futuro (atualmente secreto) da Canonical – aguardem e verão =)

    Sul (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 2:14 am

    De cada 1000 pessoas na internet, 7 usam linux.
    Eu sou uma dessas pessoas ;-)

    @hsantanna: A Canonical está planejando ser a versão Linux da Apple?
    No visual já está parecendo querer isso…

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 3:27 am

    Vejo Linux como uma plataforma muito mais “vendável” para dispositivos de aplicação específica (celulares, smartphones, tablets) do que para plataforma do USUÁRIO FINAL (desktop, note e net)

    Revol (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 8:48 am

    Somos poucos mas fazemos muito.

    Job (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 9:41 am

    Bem, isso de tablets crescerem é bom, desde que não seja algo da MS.
    Sendo iOS ou Android, ainda estamos falando de Unix por baixo.
    Creio que estas estatísticas revelam o mercado do usuário doméstico,
    onde o Linux vem ganhando muito vagarosamente espaço.
    Em empresas, caixas eletrônicos, PVs, TVs, geladeiras, …, o Linux continua crescendo forte.
    É claro, o acordo da MS com Nokia, pode dar uma grande arrancada para Win7 mobile e tablets MS, e alguns analistas de mercado acreditam nesta linha para daqui a alguns anos, outros não. Por hora, a realidade é outra, basta ver que a Apple esta superando a MS em valor de Mercado.
    Por hora, continuo meu trabalho de educação e levando as soluções Desktop Linux para amigos, trabalho e família.

    Dorival (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 10:04 am

    Tenho um blog com uns 3.000 acessos por mês …

    Esse Other Linux é Linux tbém …

    É um blog sobre música, então não é nada focado a determinado tipo de usuário.

    Sempre tenho suspeitas dessas divulgações sobre % de operacional e browsers.

    Windows 2.361 (71%)
    Other Unix 837 (25%)
    Macintosh 31 (<1%)
    Nokia 24 (<1%)
    Linux 12 (<1%)
    iPad 8 (<1%)
    iPhone8 (<1%)
    BlackBerry1 (<1%)
    iPod1 (<1%)

    Firefox 1.321 (40%)
    Internet Explorer 973 (29%)
    Chrome 879 (26%)
    Safari 46 (1%)
    Version24 (<1%)
    RockMelt19 (<1%)
    Mobile9 (<1%)
    Opera8 (<1%)
    Konqueror7 (<1%)
    chromeframe7 (<1%)

    Magno K. Nardin (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 10:11 am

    Desculpem-me, mas, quem acha que o Linux não está preparado para tablets desconhece a história. O Debian já possuia versões compiladas para os processadores de dispositivos móveis antes do Android ser sonhado (é só olhar a página inicial do projeto).

    O que acontece é que falta suporte a determinados hardwares. Só isso. Não estou falando no processador exclusivo do iPad que não vai rodar em outras plataformas porque a fábrica foi adquirida pela Apple, mas, por exemplo, da tela sensível ao toque que – além da Apple – todos os outros fabricantes usam etc.

    Rodar o Linux no iPad é bizarro, mas tornar o Linux diretamente competitivo, é essencial. O Linux possui zilhões de programas que rodariam muito bem em um tablet. Melhor que muitos “programinhas” de US$ 0,99, US$ 9,99 ou US$ 49,99 das AppStores :-)

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 10:26 am

    “o que ajudaria a justificar estratégias diferenciadas de conteúdo e serviços nas duas situações.”

    Ah, pois é. E daí o Banco do Brasil, instituição pública sai correndo para fazer página (e alarde sobre isso) por ter suporte a IPhone/Ipad.

    E para Linux anda dificultando a vida com seu “módulo de segurança”.

    Mauro Mattos (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 11:11 am

    Essa é ótima e representa bem o nível da negação: desconfiar de uma amostra colhida em 3.000.000 de sites em vários países, correspondendo a 15 bilhões de pageviews por mês, porque não bate com uma amostra pessoal de 3.000 visitas mensais a um único site.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 11:21 am

    @Pimentel:
    Sim, honestamente, eu acho. É simplesmente uma questão de escolher, para uma guerra que já começou, a espada mais forte que já está pronta.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 11:29 am

    @Paulo:
    Para quem começou questionando a inteligência dos outros, parece que vc perdeu a viagem: escreveu um texto longo, confuso e com mais besteiras por byte quadrado que eu tenho visto ultimamente. Vc demonstrou desconhecimento sobre o tema: pesquise mais e volte, ou então sugiro que não passe mais vergonha.

    mAD (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 11:53 am

    @Dorival

    GNU is not Unix

    Sávio (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 12:43 pm

    Depois de notícias como essa: “Android também coleta localização de usuários, diz jornal” , talvez o pessoal queira logo ver uma distribuição “livre” dessas armadilhas, em “tabletes” também.

Este post é antigo (2011-04-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.