Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BigLinux 5 RC

Enviado por Rafael Neri (rafepelΘgmail·com):

“Foi lançado o primeiro rc da serie 5.x do Biglinux. Faltando apenas um dia para o lançamento oficial da versão final do ubuntu, o big sai na frente e lança um rc baseado no natty. Mais detalhes em: [biglinux.com.br/…] Não esqueça do Big Dia, agora você tem mais um motivo para contribuir.” [referência: biglinux.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Machado (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 8:11 am

    Finalmente…

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 8:21 am

    Até que está muito bom, melhor que o mint kde, asturix, kubuntu..

    André Machado (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 8:50 am

    Mas afinal de contas: é Big Linux 5 ou Big Linux 11.04?

    self_liar (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 9:07 am

    Por favor equipe do Big Linux se junte com outra distro para ficarem mais fortes.

    Obrigado.

    Juca Bala (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 9:08 am

    Já lançaram o ubuntu 11.04, estou baixando direto do site …

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 9:21 am

    Não gosto do Big Linux, suas personalizações arruinam a beleza do KDE
    e enchem o KDE de APPs Gnome

    Valdomiro (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 9:47 am

    @Self_liar, se a outra distro aceitar as implementações propostas pela equipe do Big, acho que não haveria problema algum. O problema não é se juntar, pois poderíamos perguntar ao pessoal do Ubuntu por que eles não se juntaram a uma já existente para torná-la mais forte. Poderíamos nos perguntar por que estão saindo do G3 para Unity. Há uma realidade que esse tipo de sugestão não leva em conta: As pessoas são diferentes e têm opiniões diferentes sobre a mesma coisa, então, não adianta sugerir isso. Se todos pensassem assim, só haveria uma Distro. Talvez um Slackware à moda Ubuntu, ou à moda Big.

    @Bruno Cabral, é questão de gosto mesmo, pois tem gente que não abre mão da personalização do Big. E há uma legião de seguidores do Big por causa disso. Veja o tempo que ele está sem um released e mesmo assim o fórum é bem ativo. Até implementam a personalização do Big em outros linuxs, como o Painel do Big.
    Para quem gosta de Kde puro, ou linux puro, basta usar o já citado Slackware.
    A idéia de junta aplicativos dos dois ambientes (KDE/Gnome) é uma excelente sacada. Há coisa boa dos dois lados que usuários exclusivos de um só ambiente nunca poderão usufruir, se não admitir a mesclagem. O saudoso Kurumin já fazia isso.

    André Machado (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 9:55 am

    “O problema não é se juntar, pois poderíamos perguntar ao pessoal do Ubuntu por que eles não se juntaram a uma já existente para torná-la mais forte.”

    Porque o Ubuntu já é uma distro forte, grande e conceituada que não precisa se unir a outra distro para cresvcer, ao contrário de vocês e de todas as outras distros nacionais.

    Por favor equipe do Big Linux se junte com outra distro para ficarem mais fortes. [1]

    Obrigado.

    Thomaz (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 10:42 am

    @André Machado,

    Quando o Ubuntu apareceu já existiam outras distros fortes inclusive o próprio Debian do qual eles fizeram o “fork”. Também tinhamos o Mandriva, tinhamos o Suse, o Red Hat, o Slackware…

    Pq o Ubuntu não simplesmente ajudou o Debian? Por divergências de idéias.

    Acredite, o Big é o mais próximo do (K)Ubuntu possível, é quase que apenas um remaster do (K)Ubuntu.

    Acredite.

    Valdomiro (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 11:18 am

    @André Machado,

    Acho que o Thomaz lembrou bem aquilo que eu quis dizer. O Ubuntu não nasceu já forte! A distro nasceu já FARTA de recursos financeiros; o que é diferente! Dizer que o Ubuntu é forte só tem sentido se estivermos falando em que ele se tornou, após não querer seguir se juntando a outras distros existentes e fortes à época de seu lançamento/surgimento.

    Por isso a pergunta era “por que ao invés de criar uma nova distro, chamada Ubuntu, o pessoal da Canonical não se juntou as já existentes”? R – Porque as pessoas são diferentes (tem interesses diferentes) e nem sempre a idéia de um grupo é aceita por outro grupo, e, é ai onde tudo nasce. Tua sugestão não leva em conta esse detalhe.

    Precisamos reconhecer que o Big foi e é a porta de entrada para muitos novos usuários linuxs, assim como o Kurumin em sua época. A quantidade de usuários linux não cresce por causa de distros como Slackware, Debian e outras mais conservadoras, cresce melhor por causa daquelas que personalizam tudo objetivando facilitar ao máximo as coisas para o usuário leigo ( o próprio o Ubuntu que o diga), que depois se torna um interessado e depois um admirador do LINUX.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 1:15 pm

    Então está chegando a hora de aposentar o 4.2 o qual uso bastante apesar de ter outras distros,as personalizações do kde do biglinux sempre me agradaram e finalmente usarei o o kde série 4.

    iss (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 1:41 pm

    Obrigado, mas ainda fico com o Windows. Vlw.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 1:47 pm


    O problema não é se juntar, pois poderíamos perguntar ao pessoal do Ubuntu por que eles não se juntaram a uma já existente para torná-la mais forte.

    O Ubuntu quer um modelo lucrativo e já era farto em recursos financeiros desde o começo. As distros braisileiras não querem modelos lucrativos e comerciais e possuem poucos recursos.

    @Self_liar, se a outra distro aceitar as implementações propostas pela equipe do Big, acho que não haveria problema algum

    O que vocês possuem de tão diferente para não possibilitar uma união pelo menos em algumas partes?Comecem a olhar para isso.É possivel usar o Texas Flood no Big Linux se existir algum esforço por exemplo.

    E como tudo na vida é importante sacrificar algumas escolhas para manter a união das coisas .É melhor arrancarem metade das diferenças do Big Linux e metade das diferenças do Resulinux para
    assim se juntarem.

    Não dá para vocês viverem assim com demoras de 1 ano para lançarem versões betas .Não dá .

    Pensem um pouco.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 1:50 pm

    Agradeço a FSF e OSI pelo esforço

    http://www.fsf.org/blogs/licensing/good-news-about-the-novell-cptn-deal

    Valdomiro (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 2:25 pm

    @self_liar,

    Como você bem disse, os modelos são diferentes. Contudo isso não dá mais direito a Canonical de trabalhar em um linux do que o Zezinho da esquina. Software livre é liberdade inclusive nisso. As razões de não se usar o Texas Flood no Big está lá no fórum. Bem, mas deixa isso tudo pra lá e VIVA O LINUX!

    self_liar (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 2:31 pm

    Não estou falando que as pessoas não tem direito de fazer uma distro Linux ,mas seria bom se existisse união para obter progresso e sucesso para o proprio software livre .

    As razões de não se usar o Texas Flood no Big está lá no fórum

    Alguém terá que fazer sacrificios e uns retirar umas coisas e outros deixarem como opcionais.O sistema é flexível.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 3:47 pm

    Conheci o BL ainda no começo. Foi tb a 1º distro que usei com cubo 3d. Tenho a 4.2. Me encanta a quantidade de aplicativos/ferramentas/temas usuais contido em um único CD. Sem falar na estabilidade, leveza que o BL propõe e mostra. Vida longa ao Big Linux…

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 5:38 pm

    Nem falo mais nada… mais uma refisefuqui saindo da tumba para não acrescentar nada de novo…

    anderson freitas (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 6:24 pm

    Realmente o que não acrescenta nada de de novo,é quem não faz nada!!!!!!!!!

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 9:11 pm

    Caramba!!

    Já não era sem tempo! Lembro que experimentei o Big na época da “morte” do kurumin ( não, nem olhei para o Kurumin NG) e já estavam nos planos do Big 5.

    Apesar de não ter me adaptado bem ao modelo do Big é bom saber que o projeto ainda está se desenvolvendo.

    Boa sorte!

    Igor Isaias Banlian (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 12:16 am
    André Machado (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 8:11 am

    Como o self_liar falou, os recursos do BL não são tãããão inovadores asim. Todo mundo quer ver uma unuão aqui: imagine uma distro com o painel de controle do BL, o Texas Flood do Resulinux e o mkdistro do DreamLinux. Olha: se vocês se unirem, eu me disponho a fazer o website da nova distro e tenho certeza de que outras pessoas se disporão a ajudar também. Mexam-se!

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 30/04/2011 às 11:40 am

    Olha, o que mais vejo é um bando de marmotas tendo dó de uma pessoa, e pensando pouco sobre o que realmente é uma distribuição Linux.
    A pessoa se aproveita de uma doença para ganhar a confiança dos usuários…
    Acho que isso deveria acabar, pois as pessoas estão se tornando biggers, e não linuxers que deveriam defender algo sério.
    Se os projetos de que essa refisefuqui depende acabarem, como ela sobrevive, se nunca contribui para nada para o resto da comunidade?

    slackman (usuário não registrado) em 30/04/2011 às 12:54 pm

    Bando de reclamoes, porque nao contribuem de uma forma diferente entao?
    suas reclamacoes nao serao ouvidas, seus pedidos nao serao atendidos a menos que de alguma sejam uteis aos distribuidores dessa distro.

    MakeAll (usuário não registrado) em 1/05/2011 às 8:20 pm

    Ola Pessoal!

    Tudo Justo por aqui?

    Bem gostaria de acalmar os ânimos dos Amigos dizendo o seguinte!

    Viva a diversidade e a liberdade!
    Viva a democracia!
    Viva o Software Livre!

    VIVA O LINUX!

    Mais uma só Viva os Recalmões de plantão!

    Pois se para se ter a Liberdade e a Democracia Viva a eles também.

    Era só.

    Fraterno Abraço.

Este post é antigo (2011-04-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.