Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ativista critica software proprietário no FISL

Enviado por wagner (wagvanΘgmail·com):

“O ativista de software livre, desenvolvedor da RedHat e fundador da Free Software Foundation Latin America, Alexandre Oliva, afirmou, em palestra no FISL 12, que acontece até sábado em Porto Alegre, que vivemos tempos de espionagem aberta na web. Durante debate sobre liberdade e democracia na internet, Oliva citou o que considera falhas gravíssimas de serviços da Microsoft, Apple e Google. Para o especialista, é óbvio que nossos dados nestes serviços são coletados pelas corporações e compartilhados com governos, como por exemplo, o americano.” [referência: info.abril.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 7:20 am

    Quem te algo a esconder jamais irá colocar na internet ou se precisar irá colocar em serviços bem desconhecidos.
    Então se o Big Brother tiver que acontecer que aconteça então, por mim tanto faz como tanto fez.

    André (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 8:00 am

    E é tudo uma conspiração dos illuminati. Faça-me o favor. Existem documentos chamados declaração de privacidade, este senhor deveria procurar saber mais sobre isso. Talvez a única alternativa viável para ele seria deixarmos de usar a Internet e voltarmos a utilizar sinais de fumaça.

    Stan_br (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 8:03 am

    Para casos específicos, acho que o cara tem até alguma razão… mas no geral, pra mim é paranoia (ou simplesmente quer chamar atenção).

    Confiar dados do governo brasileiro em um sistema desenvolvido nos EUA é algo meio estranho, concordo. Agora, falar que o governo dos EUA está monitorando os dados do meu iphone, ai já é demais né… não que isso seja impossível, mas tão pouco provável, que não tenho motivos para me preocupar (assim como eles não tem motivos para gastar dinheiro me monitorando, eles tem coisas mais importantes para tratar no momento).

    Além disso, apenas usar software livre não quer dizer que você esteja seguro. Você usa o apache? Usa a versão pré-compilada (que você não faz ideia se alteraram ou não o codigo fonte) ou você compila ele na mão? E se compilar na mão, você analisa o código inteiro para ver se ninguém escondeu alguma coisa? Sim, são mais programadores analisando o código, mas não podemos esquecer que já existiram casos em GRANDES sistemas (Debian) que um zé mané alterou o código fonte, ferrou com a geração de chaves de criptografia e ficou um bom tempo lá sem ninguém perceber (afetando inclusive o ubuntu e outros derivados do debian)…

    Outro caso clássico foi quando alguns programadores antigos do OpenBSD vieram a público dizer que poderiam existir códigos maliciosos escondidos no IPSEC stack do OpenBSD, inseridos propositalmente… sim, nada ficou provado, mas que foi algo bem estranho, foi.

    Obs: sim, uso software livre nos meus servidores e recomendo fortemente. Apenas não sou paranoico em relação a softwares proprietários: se forem bons, vou usar sem problemas.

    alves (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 8:14 am

    Quanta alienação …

    “Ê, ô ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz…”

    Os comentaristas acima querem dizer que eu não posso usar tecnologia para o que eu quiser – só para o que pode se tornar público por motivo de alguma perseguição política. Parabéns para vocês, mas eu não estou nisso, embora os softwares proprietários que use não me mordam neste aspecto (Maple, Mathematica, Flash – ops, esse morde).

    E em tempo, um comentário offtopic: Como é fácil hoje em dia chamar tudo de alienação né. Como se os humanos nunca tivessem feito isso – mesmo os ordinários (E não uso o sentido metafórico da palavra).

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 9:12 am

    Quem ler isso, absorve a mente reducionista do comentarista, Alexandre Oliva. Ele é daquela turma que só entende os EUA pela ótica do imperialismo Republicano. Não sabe ele que existe outro tipo de imperialismo, o imperialismo Democráta, não sabe ele que o Globalismo, a destruição das soberanias nacionais e do próprio EUA, é característica dessa forma de pensar. É, é coisa de maluco de direita? Não, David Rockfeller afirmou, em suas memórias, que lutava para destruir os EUA e extinguir suas fronteiras.Grandes corporações não têm apenas interesses econômicos…Elas têm filosofias, ideais de mundo. Métodos de dominação. Fronteiras geopolíticas são, portanto, péssimas. O interesse dos EUA não é dominação, é aniquilação interna (do próprio país) e externa (dos demais países).

    André Moraes (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 9:25 am

    Brincadeira, o pessoal não presta atenção em nada que acontece…

    Lembram-se do que aconteceu nos países do Oriente, o Governo desligou a internet de fato.

    E quando o governo dos EUA resolveu matar vários sites de uma vez só, obrigando os servidores de DNS a não resolver os nomes deles mais. Sem contar o WikiLeaks que com uma pressão de nada na Amazon e nos ISP de lá matou o domínio wikileaks.org.

    O cara está certo de alertar, não que o software livre você esteja 100% seguro, isso não existe!

    Mas com o SL você pode escolher em quem confiar, ao passo que no software proprietário você é obrigado a confiar.

    E com a nossa “possível nova legislação” vamos estar sendo tão monitorados quanto todos os cidadãos dos EUA (obrigado Sr. Azeredo!). Nessa situação serviços que venham para protejer a privacidade do usuário passam a ser essenciais.

    Temos sim que pensar nisso!

    Aceitar que tudo é lindo e ninguém obseva o seu e-mail do GMail é inocência D+. Basta um mandato que a Google “abre as pernas” (e isso é só um exemplo!)

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 9:50 am

    André

    “Existem documentos chamados declaração de privacidade, este senhor deveria procurar saber mais sobre isso.”

    André, discordar faz parte, até porque os pontos que ele defendem são bem polêmicos. Mas falar que o Alexandre Oliva não sabe disso?

    Ele lê muito a respeito.

    Além disso, ontem mesmo a MS deu uma declaração que, caso solicitado pelo governo americano, pelo afamado “ato patriótico”, entrega os dados da pessoa, mesmo que armazenados fora dos EUA.

    O Alexandre Oliva, não falou nada de novo (ao menos pelo resumo da notícia) e ajudou a destacar uma preocupação que existe, e que o leigo nem imagina.

    Lex Luthor JF (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 9:53 am

    Cuidado galera!!!
    O seu telefone pode estar grampeado, a posição do seu celular rastreada, o seu gasto com energia elétrica sendo vigiado e o seu CPF/RG monitorados. E não se esqueça do seu cartão de crédito!!

    Zuação à parte, só queria mostrar que para vigiarem a nossa vida, não precisam fazer um “duplo carpado twist”. Tudo bem que através do computador seria mais “fácil”, é um único ponto e lá tem a sua vida inteira (exagero). Mas não pode encarar as coisas como antagonistas assim não: Soft livre -> casa Stark, Soft proprietário -> casa Lannister. Não dá pra saber as reais intenções das pessoas com os softs que elas desenvolvem.

    Renan (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 10:05 am

    “Aceitar que tudo é lindo e ninguém obseva o seu e-mail do GMail é inocência D+. Basta um mandato que a Google “abre as pernas” (e isso é só um exemplo!)”

    Acho que todos os serviços on-line fazem isso, de certa forma. Ninguém quer sofrer as consequências de dificultar investigações e ser julgado como se estivesse “do lado do mau”.

    Tiago Soares (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 10:14 am

    Tá bom, vou ficar sem email então. Aliás, vou parar de usar internet, ou pior ainda, parar de usar qualquer tecnologia ou viver em um lugar isolado onde não tem nada.

    Tiago (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 10:27 am

    Se queR fazer algo errado, que faça da forma certa. Tudo hoje é monitorado. Não precisa se preocupar com software. Por exemplo, alguém aqui usa cartão de crédito? Alguém aqui usa telefone? E o GPS? Sistema desenvolvido pelos militares americanos, alguém usa?

    Sabe, fora o GPS, os dois primeiros exemplos são bem monitorados. Vou dar um exemplo: suponhamos que você tem uma movimentação mensal de 1000 reais na sua conta corrente. Aí você vende o carro que o seu pai te deu por 20.000 reais e deposita na conta. Você quer esse dinheiro para uma viagem. Bom, você deposita hoje, em 24 horas o Banco Central notifica o seu banco para que ele explique a origem daquele dinheiro. Como banco não vai saber, o banco te cobra a explicação. Vi isso acontecer quase toda semana quando eu trabalhava em agência.

    Outro exemplo, a inteligêngica da policia federal faz um robozinho para monitorar o Google em busca de pedófilos. Você numa pesquisa digita “ninfeta”. Pronto, a partir desse momento o seu computador é monitorado eletronicamente pela Policia Federal.

    Então assim, com tantas possibilidades de cerceamento vocês vão se preocuparm com o colhimento de informações para popular bases CRM de empresas de tecnologia?

    Eu concordo, é paranóia do cara. Sem falar que o Governo Americano possui só a NSA para espionar as informações digitais produzidas no mundo.

    André Moraes (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 10:32 am

    @Weber Jr.

    Acho que houve um mal entendido.

    Não estava criticando o Oliva, na verdade estava criticando o pessoal que acha “besteira” o que ele fala.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 10:36 am

    André Moraes

    “Não estava criticando o Oliva, na verdade estava criticando o pessoal que acha “besteira” o que ele fala.”

    Sim, mas eu estava respondendo ao outro André, não ao teu comentário.

    Foi para esse: André em 1/07/2011 às 8:00 am

    Spif (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 11:25 am

    Srs, nesta época e em um blog de tecnologia, dizer que é paranóia achar que governos/organizações/empresas estão vigiando vocês é inocência.

    O Google vigia vocês. O agente dele é este anúncio que dá ao autor deste blog o seu sustento. O seu celular, se for Android mais ainda, tem outros agentes espalhados capturando por onde você passa, pra onde vai, o que procura, que redes existem ao seu redor.

    Isso é acessível pelo governo americano? Claro! O campus do Google é lá. Claro, a maioria das pessoas não são relevantes para receber a atenção dos orgãos de segurança. Mas existe a possibilidade e a estrutura.

    Spif (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 11:28 am

    @Renan, a Mozilla quis e fez. Quando o governo americano tentou intimidar, eles disseram que não iriam fazer sem um pedido judicial. O governo americano voltou a trás.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 11:46 am

    “a Mozilla quis e fez. Quando o governo americano tentou intimidar, eles disseram que não iriam fazer sem um pedido judicial. O governo americano voltou a trás”

    Existe ainda o exemplo oposto disso que o Spif falou.

    No caso do wikileaks, a maioria das empresas nem esperou nada, bastou um senador americano reclamar um pouquinho e rapidamente Amazon e Paypal pararam de oferecer os serviços contratados.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 11:48 am

    Spif

    “Isso é acessível pelo governo americano? Claro! O campus do Google é lá. Claro, a maioria das pessoas não são relevantes para receber a atenção dos orgãos de segurança. Mas existe a possibilidade e a estrutura.”

    Já no caso da China, o Google se recusou a cooperar com violações que poderiam levar a perseguição de dissidentes do governo.

    A MS deu a respostinha cínica e casuista que obedecia as leis locais.

    Renan (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 12:57 pm

    “Quando o governo americano tentou intimidar, eles disseram que não iriam fazer sem um pedido judicial. O governo americano voltou a trás.”

    As gloriosas exceções.

    Spif (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 2:33 pm

    @Weber Sim, pois ele tinha a opção. Você acha plausível o Google jogar toda sua operação americana pra cima?

    Marcos (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 3:35 pm

    Não entendo como tem gente que ainda ouve um cara desses.. é uma paranóia ! Tem muitos, não digo todos, que acabaram se cegando com o SL, acham que tudo deve ser livre e aberto e que o restante está tudo errado. Já participei anos do Fisl.. concordo com algumas idéias, produtos e opiniões.. mas as vezes tem coisas exageradas.

    Marcos (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 3:40 pm

    “Ativista critica software proprietário no Fisl” – como se fosse alguma novidade ! Uma coisa que precisam entender é que a maior LIBERDADE é aquela que você pode escolher, seja livre, proprietário, pago, grátis, Web, Client-Server, PHP, Java, SQL Server, MySQL, etc..etc.. Se eu, ou minha empresa, tem condições de pagar por uma solução proprietária.. isto também é LIBERDADE, mesmo sabendo que não posso copiar, modificar e todo aquele blablabla.

    Marcos (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 3:43 pm

    Jovens desenvolvedores e nerds associados a T.I. – não sejam mediocres em caminhar somente numa trilha, se especializar é importante, mas abram suas mentes ao mundo em que vivemos.

    Mauro (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 5:19 pm

    @bebeto_maya:

    Não sabe ele que existe outro tipo de imperialismo, o imperialismo Democráta, não sabe ele que o Globalismo, a destruição das soberanias nacionais e do próprio EUA, é característica dessa forma de pensar.

    Este ‘imperialismo Democráta’ é um grupo formado pelos maiores detentores de capital, com a intenção de destruir as barreiras entre as nações, e assim poderem levar o mundo a um ‘brave new world’, alienando as pessoas para que estas sejam dóceis. Já o imperialismo Republicano quer nos levar a um ’1984′.

    Curiosamente ambos se auto-intitulam ‘democráticos’. Usam e abusam do termo. Mas ambos defendem a educação que forma ‘peças de reposição’ especializadas, e ao mesmo tempo lutam contra a educação que forma pessoas cultas, capazes de pensar, se indignar e reagir. Eles querem que todos sejam alienados, e assim, dóceis.

    Reinados, repúblicas, oligarquias, socialismo, comunismo, etc. têm um ponto em comum: um grupo dominante impondo o que este considera ser a Ordem e evita o questionamento desta mesma ‘ordem’; como consequência, as divergências e falhas se transformam em um Caos, representado por exclusão, pobreza e crime.

    Já a Democracia é o oposto: todos fazem parte do governo, por um período estipulado de suas vidas, de forma compulsória. Desta forma, o Caos das divergências é transformado em Ordem pelo diálogo. Isso não é suficiente para eliminar todos os problemas (seres humanos não são perfeitos, e isso se reflete no que fazem), mas resolve a maioria.

    Cuidado ao se deparar com algo que se diz ‘democrático’: se seu objetivo final não for dividir todo o poder com toda a polulação, certamente não é democrático. Demagógico, sim.

    lapis (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 5:52 pm

    Aqueles que ficam fazendo gracinha da “Nova Ordem Mundial” lembre-se que até a grande mídia hoje fica pronunciando esta palavra.Inclusive o SBT estes dias uma jornalista ficou falando que os BRICS devem seguir a Nova Ordem Mundial
    E a nova ordem mundial não é nada alienado e boboca.Ela é um 1984,um neoliberalismo extremo,onde muitos paises pobres já sofrem com isso.É uma espécie de transformar o mundo em uma nova China.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 6:23 pm

    Marcos

    Uma coisa que precisam entender é que a maior LIBERDADE é aquela que você pode escolher, seja livre, proprietário”

    Isso, a palavra é escolher. E quem dá escolha, A MS quando usa padrões proprietários em seus produtos fechados ?

    Não, quem divulgou e implementou software livre e padrões abertos.

    Então existe alternativa devido a isso, principalmente a padrões abertos.

    Se não fosse por isso, se teria cada vez monopólios mais fortes.

    Bremm (usuário não registrado) em 2/07/2011 às 1:52 pm

    Enquanto o pessoal está a discutir o sexo dos anjos, uso o Ghostery no Firefox, o DuckDuckGo como motor de busca e o Yandex como provedor de e-mail gratuito.

    Lembrem-se de que sempre existem alternativas.

Este post é antigo (2011-07-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.