Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Apple Lossless Audio Codec agora é open source

Desenvolvedores de aplicativos de áudio ou outros interessados em interagir com os iDevices, o iTunes ou mesmo os Macs passam a ter acesso sob uma licença livre à implementação oficial do ALAC – Apple Lossless Audio Codec, formato usualmente encontrado em arquivos com a extensão .m4a.

Diferentemente do MP3, que comprime com perda de qualidade do áudio, e assim como o FLAC e o Shorten, o ALAC é um formato que comprime sem perdas, ou seja, ele tipicamente reduz o áudio original a um arquivo com 40% a 60% do tamanho do original, mas mantém a integridade das características sonoras. Além disso, ele foi projetado de forma a poder ser decodificado com desempenho suficiente até mesmo por CPUs limitadas como as dos iPods de 2004.

Juntamente com o código-fonte do encoder e do decoder do ALAC, também foi disponibilizado um utilitário de exemplo, capaz de converter entre o ALAC e os formatos WAVE e CAF. (via alac.macosforge.org – “Apple Lossless Audio Codec”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 1:18 pm

    Finalmente a Apple pensou em seus clientes e olhou para fora do seu mundinho.

    Talvez isso até me anime a em breve tirar a poeira do meu velho iPod Nano, que tinha virado peso de papel, e converter minhas músicas ogg pra ele com o mencoder, com boa qualidade.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 1:20 pm

    Em tempo: espero que não seja uma armadilha, como liberar o código mas reter a patente do formato esperando pegar o primeiro incauto que crie algo baseado nele.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 1:48 pm

    @Porfírio:

    Em tempo: espero que não seja uma armadilha, como liberar o código mas reter a patente do formato esperando pegar o primeiro incauto que crie algo baseado nele.

    A forma de licenciamento utilizada pela Apple no ALAC (Licença Apache 2.0) obriga o desenvolvedor a ceder o direito de uso das patentes associadas aos usuários do software, sem cobrar deles por isso.

    Todas as patentes necessárias ao uso do software também foram licenciadas a todos os interessados, mundialmente, sem requerer exclusividade, sem requerer cobrança, sem requerer royalty, em caráter irrevogável (exceto no caso judicial específico em que a licença Apache a revoga) e permitindo usar, oferecer, vender, importar ou de outras formas transferir a obra em questão.

    Tiago (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 2:06 pm

    O pessoal daqui tem tanta birra da Apple (sim, um comportamento irracional mesmo) que quando ela libera algo em open source tem gente que ainda reclama.

    E tem um monte de coisas que esses mesmo pessoal usam no linux e que nasceu em Cupertino!

    Eu não sabia que o ALAC não tinha perda de qualidade de audio. Isso é muito bom. Isso bem que poderia substituir o mp3. Caramba, qualquer coisa abaixo de 192k é inaudível.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 2:19 pm

    “Qualquer coisa abaixo de 192k é inaudível.”

    Frescura pouca é bobagem.

    anoob (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 2:32 pm

    Frescura pouca é bobagem. [2]

    braun1928 (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 2:43 pm

    Muito boa notícia mesmo. ALAC é o melhor codec pra mim; os álbuns que tinha em FLAC converti para ALAC para poder ouvir nos iDevices, e tem atendido muito bem. E realmente, MP3 < 192 é sofrível. Mas não adianta ouvir nas caixinhas que vem junto com o computador, ou aquele fone de 15 reais da "Sony".

    Eduardo Veiga (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 3:24 pm

    não é birra
    so nao queremos um novo java
    open source de mentira ninguem quer

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 3:30 pm

    Não é birra, @Tiago. É desconfiança mesmo.

    E com o que tem acontecido ultimamente, é obrigatório para quem faz trabalhos derivados a partir de códigos doados por empresas verificar muito, mas muito detalhadamente mesmo, esses detalhes. Principalmente em relação a empresas que gostam de promover “piqueniques no tapetão” a toda hora.

    @Augusto, valeu pela informação adicional.

    Riser (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 3:32 pm

    Vorbis em 128kb/s é bem audível sim, ainda mais com o merge que deram recentemente com o AoTuv.

    Não sei porque a besteira de não suportar FLAC e Vorbis, parece prazer das fabricantes(incluindo a Apple) fazer-nos engolir WMA, MP3 e AAC.

    Sobre o ALAC: perde é feio do FLAC em várias coisas.

    ericodc (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 3:33 pm

    quem é audiófilo nota a perda que o mp3 provoca, até conhecêr um eu também achava que a recusa do Maccartney ao mp³ era frescura. Me parece que o alac é realmente bom, há tempos eu converto meus arquivos para ele, mas eu nunca diria que seja 100% sem perda. Nem se o cook me ligasse para me dar um ipod especial do U2.

    ericodc, a ausência de perda dos formatos lossless durante a compressão é comprovável matematicamente e também pela reversibilidade dos dados, ou seja: a partir do arquivo comprimido, e sem outra informação adicional, é possível gerar novamente o mesmo arquivo original, pré-compressão.

    Riser (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 3:48 pm

    @ericodc

    É sem perda sim, o que muda é a compressão do áudio, que no FLAC é melhor.

    Esqueçam ALAC, é um codec morto, baseado em uma versão inicial do FLAC, Android está aí suportando FLAC e Vorbis muito bem.

    Quando houver um modo hibrido Vorbis/FLAC todos estaremos mais que bem servidos.

    Amarok (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 5:00 pm

    O que temos que discutir não é se esse codec liberado pela Apple só agora é uma boa atitude da Apple ou não. Mesmo atrasada, qualquer liberação de código com licença livre é sempre boa.

    A pergunta que faço é a seguinte: suponhamos que eu use esse codec. Quais APARELHOS reproduzem arquivos de música nesse formato ? É claro que só os da Apple no momento. Mas e se os outros fabricantes de aparelhos reprodutores de música resolverem implementar o codec em seus aparelhos ? Eles podem ser acionados por infração de patentes ?

    Todas as patentes necessárias ao uso do software também foram licenciadas a todos os interessados, mundialmente, sem requerer exclusividade, sem requerer cobrança, sem requerer royalty, em caráter irrevogável (exceto no caso judicial específico em que a licença Apache a revoga) e permitindo fazer, mandar fazer, usar, oferecer, vender, importar ou de outras formas transferir a invenção patenteada em questão, seja qual for.

    Pelo menos é lossless, pode converter para FLAC sem problemas.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 6:32 pm

    Ainda bem que meu tocador de media lê ogg e flac que são os formatos que eu uso,tem também o flake que é o flac com uma compactação ainda maior e o áudio o mais próximo possível do original e no vinil,mesmo.

    Marcos (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 8:50 pm

    Depois da morte de seu CEO, a Apple está milimetricamente começando a mudar de rumo. Ponto positivo.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 29/10/2011 às 1:40 am

    O Webkit tá ai faz anos e vocês reclamando. Haha.
    Não é a primeira coisa OpenSource da Apple.

    Illidan (usuário não registrado) em 29/10/2011 às 2:15 am

    Então que morra logo alguem da Oracle não é Marcos, para termos um ponto positivo.

    André Machado (usuário não registrado) em 29/10/2011 às 8:30 am

    Para a maioria dos usuários, a taxa de bits de um arquivo de áudio é algo totalmente insignificante.

    Não sei se eles fizeram isso por causa da morte do seu CEO, mas de qualquer forma é um aporte de peso e muito bem-vindo ao mundo open source e livre. Quem sabe daqui há alguns anos não tenhamos uma versão para Linux do iTunes, ainda que sob uma licença proprietária?

    De qualquer forma, acredito que essa mania de querer repudiar tudo que é fechado não leva a lugar algum. É igual aos deficientes auditivos que são contra a alfabetização de crianças portadoras dessa doença por se acharem superiores aos ouvintes.

    Lico (usuário não registrado) em 29/10/2011 às 10:33 am

    http://wiki.hydrogenaudio.org/index.php?title=Lossless_comparison#Comparison_Table

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 29/10/2011 às 2:39 pm

    Gabriel Rezende

    “O Webkit tá ai faz anos e vocês reclamando. Haha.
    Não é a primeira coisa OpenSource da Apple.”

    Tirado do site do Webkit: ‘WebKit’s HTML and JavaScript code began as a branch of the KHTML and KJS libraries from KDE.’

    Mas fã Apple é assim..

    psicoppardo (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 12:53 pm

    Não entendi o prq do comentário do Weber Jr ser moderado???

    jose (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 1:42 pm

    algum 1/2 bit moderando negativamente hahahahahaha

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 2:13 pm

    A Apple tem muita coisa além do Webkit e do ALAC abertos… aliás, uma pequena coisa que todos acabam usando em seu Linux: CUPS (Common UNIX Printing System)…
    E está sob a GPL…

    Kombi Rangers (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 2:47 pm

    Essa é boa, querer reduzir o valor do mantenedor de um projeto porque ele partiu de uma base de código que já existia. Se a gente for começar a achar isso ruim, precisamos fazer em ordem cronológica, desvalorizando projetos mais antigos, como o gcc ou o GNU Emacs. Mas não é o caso: pegar uma base de código existente e transformá-la em algo superior para certo conjunto de necessidades, ou mesmo dar continuidade à sua manutenção, são coisas boas e que merecem aplauso, e não crítica de invejosos.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 3:55 pm

    @Kombi Rangers

    O problema é que o ALAC não é superior ao FLAC, é só uma modificação do mesmo para uso menos extensivo do hardware, que o FLAC já fazia em sua especificação de decoder, que usava números inteiros em detrimento da compactação.

    A Apple só fez criar um isolamento que não devia existir, pegou documentação, código e invés de implementar algo compatível com o FLAC fez outra coisa incompatível e sem sentido, [b]apenas por birra[/b] ou algo assim. Para você ter uma ideia, o FFMPEG usa apenas uma modificação do próprio enc/dec do FLAC para fazer os arquivos “ALAC-compatible”.

    É tão fofo ver pessoas defendendo a cooptação do FLOSS pela Apple~

    Kombi Rangers (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 4:06 pm

    Não, o problema é o juvenil que acha que o fato de o WebKit ter partido da base de código do KHTML é de alguma forma um demérito.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 4:44 pm

    @Kombi Rangers
    O Webkit é uma clássica ação provinda da política “suga suga” da Apple nos últimos anos e, já adiantando, o Cups é parte da cooptação.

    Há algum tempo atrás li um artigo sobre a “escravidão” dos desenvolvedores de software livre, em que em muitos casos não veem nenhum tostão pago pelo que ele programou, mas do outro lado as corporações ganham milhões em cima de suas linhas de código.

    A Apple veio primeiro com sua política de “suga suga”, pegando código permissivo e “devolvendo” somente uma pequena parte, depois ela percebeu que podia ganhar mais e ainda pagar de boa corporação com a cooptação, cooptação é algo muito feito aqui no Brasil pelo PT e PCdoB, pegar movimentos sindicais de esquerda e alinhá-los aos interesses dos grandes ‘burgueses’ fazendo uma ponte intermediadora meio duvidosa que os maiores sempre ganham mais. Então, a Apple começou a cooptar projetos que seriam úteis para ela, como o Cups, principalmente, e o KHTML. O KHTML seria difícil comprar, então ela fez um fork que quase matou toda uma vibrante comunidade que desenvolvia para o KHTML e tornou muito difícil um ‘merge’ do trabalho feito no Webkit para aquele, no final, tentou criar uma comunidade, com sucesso, de desenvolvedores escravos que possuem a sublime ilusão de estarem trabalhando para o Open Source e acham que a Apple é o santo graal do mesmo.

    Preciso explicar mais os porquês da Apple não ser uma boa corporação(nenhuma é!)?

    Se a Apple não fecha mais o código, não agradeça a Apple, agradeça à GNU GPL/LGPL, que apesar de ter ajudado nisso, cooperou na atual política da mesma, sugar e cooptar~

    Kombi Rangers (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 4:48 pm

    Nossa! Moderei como “Fora do tema”, mas só porque não existia uma opção “Paranóico delirante” pra eu votar…

    Nyappy! (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 5:01 pm

    É até engraçado quando percebo que a verdade hoje é rotulada como “paranoia delirante” ou até mesmo teoria da conspiração. :3

    spif (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 5:07 pm

    Alguém reparou que a tabela e a descrição desse link (http://wiki.hydrogenaudio.org/index.php?title=Lossless_comparison#Apple_Lossless_Audio_Codec_.28ALAC.29) não batem 100%? O ALAC na tabela diz fast em decoding, mas na descrição é very fast.

    Uns falam entram no mimimi de que é cilada. Outros entram dizendo que é generosidade. Colegas, nem um, nem outro. A Apple está apenas liberando uma ferramenta para facilitar a produção de conteúdo pros seus aparelhos, pois o suporte de hardware é direto no iPod.

    João Duarte (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 5:33 pm

    Mas e se os outros fabricantes de aparelhos reprodutores de música resolverem implementar o codec em seus aparelhos ? Eles podem ser acionados por infração de patentes ?

    Tudo bem um usuário leigo não conhecer bem as licenças de software livre, mas depois de todo mundo já ter falado nos comentários que a Apache 2.0 inclui também uma licença de patentes, fica meio estranho continuar perguntando a mesma coisa.

    Eu não sabia que o ALAC não tinha perda de qualidade de audio. Isso é muito bom. Isso bem que poderia substituir o mp3. Caramba, qualquer coisa abaixo de 192k é inaudível.

    Tudo tem um preço. Para você não ter perda de qualidade, a compressão é menor que a de formatos com perda de qualidade.

    Tirado do site do Webkit: ‘WebKit’s HTML and JavaScript code began as a branch of the KHTML and KJS libraries from KDE.’
    Mas fã Apple é assim..

    Talvez você seja novo no software livre e não tenha pego essa época de 2005, mas eu peguei. Eu estava estudando diversas engines web livres para um projeto da empresa na qual estava trabalhando na época, e mexi bastante com o código do KHTML e do WebKit. Posso te afirmar com propriedade que o WebKit foi uma real contribuição da Apple. O projeto KHTML estava meio parado na época, e o WebKit reestruturou toda a árvore de código para que o projeto fosse portável e pudesse ser utilizado em outros projetos além do KDE, atraindo a colaboração de muito mais desenvolvedores, além de implementar diversos padrões Web novos que o KHTML ainda não suportava muito bem.

Este post é antigo (2011-10-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.