Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Aplicativos para Mac: multimídia Open Source

A abertura e a transparência do desenvolvimento open source produz softwares de qualidade nas mais variadas plataformas, o que não é de se surpreender, já que a missão da iniciativa open source é oferecer melhor qualidade, maior confiabilidade, mais flexibilidade, menor custo e um fim às restrições predatórias praticadas por distribuidores.

Existe grande quantidade de aplicativos open source disponíveis (geralmente de forma gratuita) para instalação nos MacBooks, iMacs, Mac Minis e seus predecessores. Muitos deles ocupam posições de destaque em seus respectivos campos, mas outros são relativamente desconhecidos, apesar de serem excelentes soluções.

Alguns deles só existem em versões para Mac, mas a maioria está disponível para diversas plataformas contemporâneas.

A partir de hoje inicio no BR-Mac uma série de posts, com periodicidade indefinida, que vai dar destaque a algumas apps em código aberto que não devem faltar para quem usa Mac.

Neste primeiro post nosso foco serão os aplicativos multimídia, e vemos:

  • Perian: similar a um “CODEC Pack” do mundo Windows, mas open source e voltado ao QuickTime do Mac.
  • XBMC: transforma o Mac em um ótimo media center e organizador de coleção de vídeos
  • VLC: a chave universal da exibição e conversão de vídeos
  • HandBrake: um conversor de formatos e mídias: do DVD para o Mac, entre formatos, e o que mais precisar.

Foi interessante perceber que nos comentários de lá surgiram usuários pedindo indicações de outros aplicativos open source para funcionalidades variadas.

Veja o post: Aplicativos para Mac: multimídia Open Source, no BR-Mac.org.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 2:43 pm

    Essa notícia não deveria estar no outro BR.org?

    FkJ (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 3:16 pm

    “Essa notícia não deveria estar no outro BR.org?” [2]

    Sim, ela está lá, não se preocupem!

    Piero (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 3:39 pm

    hahahahah !

    cadumor (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 3:44 pm

    Essa turma que está falando, primeiro tinha que visitar o outro site do Augusto, hehehe.

    Junior (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 3:48 pm

    E o br-windows.org, quando sai? ;)

    Júnior (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 3:51 pm

    Fail! Ja existe!

    psicoppardo (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 3:57 pm

    aí forçou a barra Augusto.

    Tudo bem, colocar um banner aí do lado com noticias do efetividade, br-mac etc, mas dentro de um blog que trata sobre Linux, fazer propaganda de notícias de software mesmo que sejam livres, mas que rodam exclusivamente na plataforma do Jobs, fica difícil.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 3:57 pm

    “Essa notícia não deveria estar no outro BR.org?” [n+1]

    Alguém tá ganhando um Ipod por dia da Apple.. :P

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 4:08 pm

    + Linux levado a sério desde 1996
    * Linux levado a sério até 2010

    Carlos, lamento se você deixou de levar o Linux a sério no ano passado. Eu continuo levando ele bastante a sério, usando, divulgando e contribuindo como posso – aliás, não apenas com ele, mas também com o código aberto em outras plataformas. E se tem alguém ganhando um iPod por dia da Apple, asseguro que não sou eu.

    psicoppardo, softwares de código aberto que não rodam em Linux apareceram aqui nestas páginas do BR-Linux muitas vezes nos últimos 14 anos, e continuarão aparecendo, no que depender de mim.

    Usuários de outros sistemas operacionais mas que tenham interesse em software livre e código aberto são muito bem-vindos aqui. Se você preferiria que eu não procurasse atender também aos interesses deles, estamos em desacordo, e confesso que não me imagino compartilhando deste posicionamento refratário a eles, como se a meta devesse ser “contra os usuários de software proprietário”, e não “a favor do código aberto”.

    Ainda mais se for num exemplo feliz como o do Perian, que é o único dos softwares mencionados hoje que cai nesta sua descrição. Como o artigo explica (com menos detalhes), este software livre é basicamente uma camada ao redor das bibliotecas libav, do ffmpeg, que permite a fácil integração delas ao player proprietário da Apple e remove deste a restrição que impede aos seus usuários de assistir a vídeos nos formatos que não interessam à Apple suportar por default.

    Me parece um belo exemplo da aplicação da missão da iniciativa open source, e imagino que só não existe um equivalente para o Linux porque os players nativos do Linux já vêm com suporte às libav nativamente…

    anderson freitas (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 4:41 pm

    Augusto Campos você usa o dito sistema sem aquela quebra de proteção para você instalar o que bem entender? segue as especificações de usar somente o que eles querem(no estilo eu sei o que é melhor para você usar e use apenas o que quero que você use?) :O)

    Alexandre Gorges (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 4:45 pm

    cada um viajando mais alto ultimamente.

    Notícias sobre código aberto seja sobre Linux ou outras plataformas sempre apareceram por aqui no Br-Linux, não sei porque essa birra toda.

    Deve ser inveja porque Augusto tem 2 sites sobre tecnologia e eles não :D

    mAD (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 5:45 pm

    Usamos Mac e somos felizes, até quando vocês vão ficar insistindo em usar um sistema destinado a servidores como Desktop?

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 5:59 pm

    Que nóia… Adorei o br-mac.org e achei a idéia excelente. Existe SIM, vida inteligente fora do Linux.

    Anderson Freitas, acho que você está confundindo os sistemas. O Mac não tem esse tipo de travas, e tem até o GCC como componente oficial distribuído pela Apple, pra quem quiser compilar e distribuir seus próprios softwares nele, livres ou não.

    Bremm (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 7:14 pm

    Esses tempos quase arranquei os pelos das axilas (de raiva) tentando explicar para um usuário de Mac como fazer para compilar o Wine. Não entendo porque a comunidade deles não se importa (há jogos antigos que infelizmente não rodam no MacOS sem o Wine/Cedega/Whatever).

    Ele até conseguiu compilar, mas levamos cerca de dois dias (via IM) para resolver. Isso tudo porque ele queria rodar o jogo em tela cheia (e eu jogo o mesmo jogo, rodando em janela).

    @ Junior

    Lembrei de uma tirinha do Karlisson, onde o Augusto é entrevistado. Gostei da zoada em cima da paranoia do Stallman:
    Uma vez pensei em mudar para br-gnu/linux.org, mas o provedor reclamou sobre algo no DNS...
    http://br-linux.org/2010/gtalk-show-no-nerdson-entrevista-sobre-o-br-linux-em-quadrinhos/

    Amarok (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 7:30 pm

    @mAD

    “Usamos Mac e somos felizes, até quando vocês vão ficar insistindo em usar um sistema destinado a servidores como Desktop?”

    O seu nick (mad) mostra bem o que você parece ser. Só consumidores passivos e limitados aceitam esses rótulos de “sistemas para desktops”, “sistema para servidores”, etc.

    O linux, graças a Deus, é um sistema operacional que roda desde celulares e em equipamentos eletrônicos, a PCs (desktops e servidores), mainframes e supercomputadores.

    O linux não tem culpa se os produtores de softwares proprietários tradicionais, vendidos para desktops, são incompetentes tecnica e comercialmente e não conseguem portar ou fazer versões de seus softwares para linux.

    Bremm, ele chegou a tentar pegar um Wine pré-compilado via MacPorts? Não testei o roteiro deste link, mas se o meu interesse fosse rodar o Wine, é o que eu tentaria primeiro.

    Nunca tentei compilar o Wine no Mac (nem no Linux – eu prefiro os pacotes pré-compilados e integrados à distribuição), mas se o que ele quiser for a funcionalidade, e se ele ainda estiver em busca, duas das derivações comerciais do código do Wine (Crossover e Crossover Games) estão com um bom desconto, por tempo limitado, no pacote do TheMacBundles: http://br-mac.org/2011/03/aplicativos-para-mac-com-descontao-varios-e-por-tempo-limitado/

    Por outro lado, se depois ele quiser escrever um post explicando como fez para compilar o Wine open source, eu terei interesse em analisar pra publicar aqui e lá!

    Piero Ferraz (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 11:49 pm

    Não existe dificuldade nenhuma em instalar o wine no Mac

    sudo port install wine-devel e baixa a última versão, até o momento 1.3.15

    Magno (usuário não registrado) em 19/03/2011 às 12:21 am

    Augusto,

    Eu uso vários desses programas no Mac, no Linux **e** no Windows :-) Via Dropbox dá para compartilhar os resultados com o iPad :-)

    O Mac é certificado para o padrão Posix, padrão que o Linux segue sem gastar a grana que custa essa certificação (**parece** que são alguns milhões de dólares). Daí que minha curva de aprendizado em relação ao Mac foi muito rápida. Aliás, como uso menos (bem menos) o Windows tem coisas que eu nem tento fazer nele.

    Para quem critica tanto a MS e ama o Linux, EMHO, o Mac é uma opção mais do que lógica.

    Bremm (usuário não registrado) em 19/03/2011 às 2:13 am

    @ Augusto Campos e Piero Ferraz

    Usei um tutorial similar ao do MacPorts. O problema é que o camarada era um “jockey de mouse” (com o perdão da má expressão). Isso dificultava muito as coisas. Vou procurar nos logs do Pidgin toda a conversa que tive com ele. Adiantando, um dos métodos que eu tentei na época (julho de 2010) foi o abaixo:

    http://winebottler.kronenberg.org/

    Para vocês terem uma ideia, ele geralmente se perdia na hora de copiar os comandos e colar no terminal… Tentei inclusive instalar um VNC ou TeamViewer lá no lado dele para simplificar a coisa, mas nem isso ele conseguia fazer (infelizmente).

    Bremm (usuário não registrado) em 19/03/2011 às 2:25 am

    Espero que passe pelo Akismet. Foi relativamente engraçado no início, mas no final do último dia eu já estava de saco cheio…

    (20:53:17) Eu: nvm, proceed
    (20:53:30) vedo: so is this what you need?
    (20:53:35) vedo: vnc://10.0.1.2/
    (20:53:55) Eu: it’s the internal ip, einstein.
    (20:54:03) Eu: i need the wan ip
    (20:54:16) vedo: oh
    (20:54:35) Eu: checkip.dyndns.org might give you a hint
    (20:54:59) Eu: i hope your router has port forwarding
    (20:55:25) Eu: this shit is often on port 5800 or w/e
    (20:55:45) vedo: i haven’t set up port forwarding yet
    (20:55:48) vedo: :(
    (20:55:56) vedo: anyways
    (20:56:09) Eu: d’oh, let’s see if upnp works
    (20:56:26) vedo: you want the ip address correct?
    (20:56:33) Eu: and port too
    (20:56:54) Eu: not sure which port you set up
    (20:57:52) Eu: i hope you don’t need 9 months to give me an ip address. lol
    (20:58:13) vedo: i have the ip but i dont’ have the port #
    (20:58:28) Eu: gimme the ip i’ll port scan you
    (20:58:48) vedo: XXX.XXX.XXX.XXX
    (20:59:10) Eu: ok 1 min
    (21:00:08) Eu: don’t worry if your firewall start to beep as a bitch
    (21:00:19) Eu: it’s me poking holes on yours
    (21:00:50) Eu: PORT STATE SERVICE VERSION
    25/tcp filtered smtp
    80/tcp filtered http
    135/tcp filtered msrpc
    139/tcp filtered netbios-ssn
    445/tcp filtered microsoft-ds
    554/tcp filtered rtsp
    1433/tcp filtered ms-sql-s
    1434/tcp filtered ms-sql-m
    5009/tcp open airport-admin Apple AirPort admin
    7070/tcp filtered realserver
    (21:00:51) vedo: it beeps?
    (21:01:09) Eu: port 5009 is my wild guess
    (21:01:22) vedo: ok
    (21:01:38) Eu: black screen
    (21:01:51) Eu: knock knock! (who’s there?)
    (21:02:06) vedo: what?
    (21:02:20) Eu: it might need authorization
    (21:02:27) Eu: or a passphrase
    (21:02:52) vedo: did it ask for the password?
    (21:03:24) Eu: no
    (21:03:32) Eu: i see only a black screen
    (21:03:52) vedo: try now
    (21:04:12) Eu: ok
    (21:04:23) Eu: stills black
    (21:04:27) vedo: doh
    (21:05:56) vedo: sorry i’m such a noob
    (21:06:29) vedo: allow access for All users thats what i have do i need to add you specifically?
    (21:06:34) Eu: i can’t step further on this
    (21:06:50) Eu: ok allow all whores
    (21:06:54) Eu: users
    (21:06:59) Eu: pimps w/e
    (21:07:06) vedo: i tried that already
    (21:07:18) Eu: add a user and pw
    (21:07:36) Eu: might be user ‘douche’ pass ‘bag’
    (21:07:48) Eu: anything you like
    (21:08:08) vedo: ok i made a new user
    (21:08:17) Eu: ok gimme details
    (21:08:22) vedo: EU and pass is bag
    (21:08:43) Eu: hmm, not working
    (21:08:54) Eu: your router is fucking up the process.
    (21:09:04) vedo: Damn!
    (21:09:12) Eu: somewhere it doesn’t want me into YOU
    (21:09:24) Eu: no pun this time
    (21:09:36) vedo: turn off firewall right?
    (21:09:48) Eu: ok proceed
    (21:09:58) Eu: something should work
    (21:10:09) vedo: try that shit now
    (21:10:16) vedo: i turned it off forgot to befoer
    (21:10:27) Eu: ok
    (21:11:05) Eu: stills the same
    (21:11:30) vedo: EU is in caps
    (21:11:34) vedo: bag is not
    (21:11:43) Eu: it didn’t ask me user and pass yet
    (21:12:14) vedo: try once more
    (21:12:53) Eu: nothing yet
    (21:13:04) vedo: jesus..
    (21:13:11) Eu: saves
    (21:13:54) vedo: i’ll look online for help
    (21:16:46) vedo: wait isn’t there a way to screen share from ichat? what about msn ?
    (21:17:09) Eu: http://edcommunity.apple.com/ali/story.php?itemID=18585&version=6330&pageID=16564
    (21:17:25) Eu: no, pidgin has no support for screen sharing
    (21:17:59) Eu: i’ve found something
    (21:18:12) Eu: http://mac101.net/content/how-to/how-to-setup-remote-access-via-vnc-mac-based-remote-desktop-for-mac-pc-linux-iphone/
    (21:18:48) Eu: but you can ignore the dyndns part
    (21:20:06) Eu: only read steps 1, 2 and 3.
    (21:20:12) Eu: i need refuel. brb

    mAD2 (usuário não registrado) em 19/03/2011 às 2:32 am

    @Amarok

    Não, Eu não sou louco, apenas acordei do sonho chamado Linux no desktop, se você usa e te atende continue assim, mas lembre-se que Carlos Morimoto, uma das maiores autoridades do assunto no Brasil já jogou as cartas quando o assunto é uso em larga escala, um sistema de operacional, precisa de software de qualidade, seja de proprietário ou open source, tem que ser belo, fácil de usar e instalar. O GNU/Linux é sim vencedor, no quesito SERVIDOR, tenho vários montados por mim e a flexibilidade, facilidade de operação e modernidade me atendem de forma excelente, sim o GNU/Linux é um sucesso, mas apenas o kernel, pois mesmo existindo milhares de distros o sistema que é gratuito não atinge 10% de adoção, é simplesmente um comentário realista.

    Vou ser moderado mas mantenho minhas convicções.

    OBS: mAD é uma sigla para o meu nome, Marcos Antônio Dias, e faz uma alusão a revista MAD.

    ericodc (usuário não registrado) em 19/03/2011 às 8:56 am

    meu, surreal essa conversa lol

    @anderson vc confunfiu macOScom iOS, que é o do iphone, que de fato vem de fábrica bloqueado. @amarok e @mAD, o que se conhece hoje como macOS é derivado do mac OS server de 98/99 que foi a primeira adaptação que fizeram do next, porisso entenda, essa divisão desktop/server é apenas comercial e EU ADORO USAR UM SISTEMA QUE TEM A ROBUSTEZ PARA SER UM SERVIDOR.

    PS: da lista o que eu acho mais interessante é o adium, existem interpretadores para objective-c em linux o problema nesses programas é a parte cocoa, que teria de ser re-escrita.

    C. A. Faustino (usuário não registrado) em 19/03/2011 às 9:46 am

    “são incompetentes tecnica e comercialmente e não conseguem portar ou fazer versões de seus softwares para linux”.

    @Amarok

    Eles simplesmente não querem portar, pois não há nenhuma vantagem para eles. Eles tem como publico alvo os usuários ‘normais’ e não a minoria geek.

    synn (usuário não registrado) em 19/03/2011 às 11:24 am

    Notícias sobre código aberto seja sobre Linux ou outras plataformas sempre apareceram por aqui no Br-Linux, não sei porque essa birra toda.[1[

    Riser (usuário não registrado) em 19/03/2011 às 11:41 am

    Desisti desses babões de OSX&Cia que não conseguem ver a verdade e ficam falando de usabilidade de Mac e como o @mAD falou, “sistema de servidores”.

    É esse o nível de usuários de Apple, depois falam que o Linux é ruim e algum *BSD é superior.

    Guilherme (usuário não registrado) em 19/03/2011 às 11:58 am

    Quanto ódio destes linux-fan-boys, é software livre merece destaque aqui. E o bom da plataforma de desktop da apple é q ela é muito aberta ao software livre, até o cups é mantido por ela, e diversos softwares bastante difundidos no ecosistema é opensource, como o vlc, adium (pq o pidgin nao faz merge deles?), firefox, handbreak, enfim muito mais que no windows.

    sobre os programas, comentei ja no site do br-mac, uso todos os tres principais sistemas (windows, linux e osx). E o mac osx nao é tão robusto quando um so de servidor e tão user-friendily que tudo funciona como magica nele, sem nunca precisar de terminal mesmo q ele esteja la disponivel pro avançados.

    no demais, parabens ao augusto campos pelo br-mac, precisamos de uma fonte em portugues de softwares livres pra osx, e por mim pode continuar com essas politica aqui no br-linux.

    José Drama (usuário não registrado) em 19/03/2011 às 12:02 pm

    Hipotética conversa:

    - Filho você trabalha com esse tal de Linux, certo?
    - Certo mãe, é isso mesmo.
    - E você ganha bem com esse trabalho.
    - Sim mãe, ganho muito dinheiro com o Linux.
    - E onde você gasta esse dinheiro todo?
    - Ah mãe, gasto com meu iPhone, iPad, MacBook, comprando músicas e aplicativos na Apple Store… São bons produtos, mas são caros…

    (ganha com o Pinguim e gasta com a Maçã)

    psicoppardo (usuário não registrado) em 19/03/2011 às 12:40 pm

    Agradeço ao Augusto pela explicação, mas não concordo com ela. Primeiro se fosse para colocar programas que rodam exclusivamente em uma plataforma B esse software deveria ser anunciado no blog que trata desta plataforma, ou no blog da plataforma A a titulo de divulgação, um banner ou outra coisa, não como sendo notícia do mundo Linux, pois não é. Mas isso é somente um comentário, o blog é do Augusto ele vincula o que quiser, se amanhã ele divulgar uma notícia de software livre que roda exclusivamente na plataforma Windows como uma notícia do mundo Linux, paciência.

    Cabe a nós Leitores creditarmos ou não seu pensamento.

    Psicoppardo, o foco de cobertura do Br-Linux (incluindo os softwares em codigo aberto para outras plataformas) consta na documentação do site há anos, e é cumprido também há anos – não há muito a acreditar ou não acreditar, quanto a isso. Você pode discordar, é claro, mas será bem-vindo como leitor se desejar aceitar este fato e dirimir a sua dúvida sobre os motivos.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 19/03/2011 às 6:37 pm

    Sem querer criar mais polémica mais no ”under-linux” isso acontece com muito mais Freqüência,citar plataforma A ou B numa página especifica de um S.O é normal,o que eu acho estranho é noticias de destaque de algo que não tem nada a ver com que a pagina se propõe. :O)

Este post é antigo (2011-03-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.