Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Antropóloga estuda usabilidade do Ubuntu

Enviado por wagner (wagvanΘgmail·com):

“Costumava ouvi-los dizer que se entendessem melhor os usuários poderiam desenhar melhor os produtos. Percebeu, então, que ao observar o comportamento das pessoas, suas atitudes e seu comportamento poderia traduzir as descobertas para os designers melhorarem os produtos. Agora ela veio ao Brasil estudar a usabilidade do Ubuntu e conversou com a INFO.” [referência: info.abril.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Filipe (usuário não registrado) em 30/06/2011 às 11:05 am

    Bacana, mas eu nunca fui entrevistado pelo IBGE, Datafolha, IBOPE, etc, e nem conheço ninguém que foi entrevistado, hehe.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 30/06/2011 às 12:13 pm

    Para a estratégia dos 200 milhões de usuários, tem que começar por aí mesmo, qualquer análise feita por profissionais de outras áreas é sempre bem-vinda, uma vez que quem está desenvolvendo um produto/oferecendo um serviço não enxerga como alguém “do lado de fora”. Isso é o aspecto de visão “desenvolvedor x outros”.
    Isso é um ponto forte se a Canonical investir nesses estudos antropológicos e outros.

    Amarok (usuário não registrado) em 30/06/2011 às 8:09 pm

    Ela está precisando estudar mais, porque a usabilidade do Unity é horrível !

    É preciso ficar clicando muito mais para achar as coisas.

    Depois dizem que o KDE é complicado.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 30/06/2011 às 10:37 pm

    @Amarok,
    Vamos torcer para que a visão dela e a dos desenvolvedores esteja em bons caminhos. Isso vai ajudar muito, não apenas o Ubuntu.

    rogerio (usuário não registrado) em 30/06/2011 às 11:39 pm

    @Amarok
    Estou usando o unity desde a versao beta do Ubuntu 11.04, no começo achei meio esquisito, 2 dias depois ja estava bem familiarizado, o que percebi na verdade e que uso muito mais as teclas de atalho que cliques no mouse, muito mais prático e rápido. tenta usar uma semana para ver.

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 7:16 am

    Como eu já comentei por aqui certa vez, o que cabe uma bela tese antropológica são os comentários feitos aqui no BR-Linux! ;-)
    Cada pérola, radicalismo, teorias sem noção… às vezes me divirto comparando os comentários daqui com os do BR-Mac. Incomparáveis? De forma alguma. Públicos diferentes? Também não. Todos aficcionados por computação. Mas como são diferentes!

    henry (usuário não registrado) em 1/07/2011 às 2:28 pm

    @Marconi Pires, também tenho a mesma impressão.

    A idéia que fica – a mim pelo menos – é que usuários de mac não fazem parte da expressão “público diferenciado”.

    Heaven (usuário não registrado) em 2/07/2011 às 8:13 pm

    @Amarok

    Rapaz, eu mal uso o mouse no Unity, seguro SUPER já me mostra minhas aplicações para acessar, SUPER+a se eu quiser buscar por um aplicativo, SUPER+s todas as minhas áreas de trabalho sendo visualizadas, ALT+F2 executo um aplicativo fora da lista.

    Quando uso algum mouse ou é no próprio aplicativo ou para maximizar a janela, fora isso mais nada.

    Sinceramente estou achando super produtivo.

    André Silva (usuário não registrado) em 3/07/2011 às 9:46 am

    O ruim é quando tem mais de uma janela do mesmo aplicativo, aí eu acabo usando o velho Alt-TAB mesmo.

    Aquela visualização de miniaturas das janelas quando você clica no ícone de um programa com mais de uma janela é bonitinha e tudo mais, mas não é rápida o suficiente (mesmo usando o Unity 2D) e exige muitos cliques. Eu preferiria se ele mostrasse as miniaturas sem fazer aquela animação e se pudesse escolher a miniatura desejada pelo teclado (pressionando Meta+número por um tempo um pouco mais longo ele mostra as miniaturas, mas não encontrei forma nenhuma de escolher o número da miniatura desejada pelo teclado).

    Enfim, nada muito grave ou difícil de melhorar.

    André Silva (usuário não registrado) em 3/07/2011 às 9:48 am

    Ah, outro problema que eu tenho com o Unity é que alguns programas ele agrupa junto com o terminal a partir do qual eu os chamei. O gvim é um exemplo típico. Se chamar o gvim a partir de um terminal, ele fica agrupado no mesmo ícone do terminal, e além disso a barra de menus não funciona – ele tenta jogar na parte superior, não consegue, dá timeout, e vai pra dentro da janela à moda antiga.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 3/07/2011 às 3:26 pm

    A única coisa que não gostei do Unity até agora é pra desligar não ter um botão direto ou um diálogo grande. Minha filha de 3 anos no Gnome 2 clicava no botão vermelho e depois no botão gigante vermelho de confirmação. Agora ela precisa selecionar a penúltima opção de um menu discreto.

    André Luiz (usuário não registrado) em 3/07/2011 às 6:47 pm

    @Marcos Alexandre
    Não uso o unity, uso o gnome 3 mas pelo que vi ambos são bem parecidos (principalmente atalhos). O gnome 3 padece da mesma característica que vc descreveu: sem botão para desligar aparente. Nele, no entanto, ao se clicar no nome do usuário (canto superior direito) + Alt, a última opção do menu -Suspend- vira -Power off-. Eu sei, não é prático. Mas acredito que o unity tenha algo semelhante.
    Em tempo: o gnome 3 possui um pacote extra que torna este ítem permanente no menu(nunca instalei).

Este post é antigo (2011-06-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.