Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Alfa do Fedora 16 Verne

O projeto Fedora disponibilizou a versão alfa do Fedora 16 Verne, uma semana após a data anteriormente prevista. Este alfa usa o kernel Linux 3.0, KDE Plasma Workspaces 4.7.0, GNOME 3.1.5, e substituiu mais scripts de inicialização por units do systemd, o sucessor do upstart adotado anteriormente. (via h-online.com)

Enviado por Leandro Almeida (lcavalcanti·almeidaΘgmail·com):

“Nesta terça-feira, 23 de agosto de 2011, foi lançado o Fedora 16 Alpha. A versão de desenvolvimento conta com todos os recursos que estarão presentes na versão final em uma forma que já possam ser testados pela comunidade.

O Fedora 16 Alpha apresenta os seguintes recursos rumo ao lançamento em novembro: Melhoria no gerenciamento de serviços via systemd; Plugin de integração do Python com o GCC; Melhorias de desempenho no SELinux; GRUB 2; GNOME 3.1; KDE 4.7.

Baixe o Fedora 16 Alpha: [fedoraproject.org/…] Para ver mais novidades do Fedora 16 visite: [fedoraproject.org/…]” [referência: projetofedora.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 1:18 pm

    eu nunca entendi o ponto forte desta distro, cobaia?

    Aislan Maia (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 2:53 pm

    Ela é uma ótima distro para desenvolvedores.

    Lauro César (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 4:07 pm

    Uso ela como SO principal em meu notebook e não tenho do que reclamar…

    Lauro César (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 4:11 pm

    Faltou dizer: Não sou desenvolvedor nem cobaia…rs
    Falando sério agora, o Fedora é uma distribuição razoavelmente amigável para novos usuários e focada principalmente no desenvolvimento e uso de novas tecnologias. Sem ela o ecosistema Liinux, sem dúvida se tornaria mais pobre, pois o que várias distribuições usarão como padrão amanhã, nós felizes usuários do Fedora já usamos hoje, com uma boa relação entre estabilidade, usabilidade e novas tecnologias.

    marco (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 4:12 pm

    Gosto muito do fedora. Uso desde a versao 5 e migrei estacoes de trabalho de atendimento para fedora kde. Mas nao entendo pq o fedora tem versoes boas e ruins. O 5 o 7 e o 14 sao otimos. Nao gostei do 15 gnome. No kde ele tem bugs. Espero q o verne venha melhor. E espero q o gnome tome rumo. O kde 4.7 esta otimo…

    Lauro César (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 4:28 pm

    Tenho usado o 15 com KDE e está me atendendo muito bem, sem bugs incômodos, ao contrário do Kubuntu 11.04…

    Marcos (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 4:56 pm

    “eu nunca entendi o ponto forte desta distro, cobaia?”

    Acho que sim. Pelo que entendi, eles usam o Fedora como cobaia de novas tecnologias para fazer o RHEL. Deve ser por isso que o Linus usa o Fedora, pois assim ele pode testar a versão do Kernel mais nova e fazer as devidas correções.

    Gabriel (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 5:17 pm

    Um dos meus grandes medos quando estava me preparando para a migração era os artigos falando sobre a forma que a RedHat trata seus usuários.

    Acabou que embora uso fedora a pouco tempo (4 meses) ainda não percebi nenhuma instabilidade e os updates são tranquilos. Fedora é uma ótima distribuição para usuários novos, mas não recomendaria para ninguém. A sua falta de uma documentação oficial e a falta de uma comunidade brasileira disposta a ajudar são grandes barreiras para tornar o fedora de hoje um ubuntu de amanhã.

    Obs: Quando falo de falta de documentação não me refiro a esta: https://docs.fedoraproject.org
    Mas a documentação mais completa sobre vários programas e problemas conhecidos. Algo similar a https://wiki.archlinux.org ou a wiki do ubuntu.

    evandro (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 6:39 pm

    Ao lado da palavra cobaia no dicionário deve ter uma screenshot do Fedora. Esta é A distro cobaia, no sentido mais exato da expressão.

    Dorival (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 10:05 pm

    Trabalho com Linux desde 1998, e nossa empresa implementa soluções Desktop para o meio corporativo, e por várias vezes tentamos usar outras distros, mas a que mais se adapta é o Fedora. Não que as outras distros não sirvam, mas foi o detectado em alguns clientes onde instalamos 4 Distros distintas, e num período de 6 meses reparamos que o Fedora foi o que melhor se comportou. Então chamá-la de cobaia, é pelo menos um ato estranho. Tô agora usando ele no meu note (Linux 2.6.40.3-0.fc15.i686.PAE #1 SMP Tue Aug 16 04:17:30 UTC 2011 i686 i686 i386 GNU/Linux) e nem tá travando …

    Desrespeito muito grande com todo o pessoal que faz muito mais pelo Linux, que alguns indivíduos que vem aqui trollar a coisa. Também não considero fraco o trabalho da comunidade Fedora aqui no Brasil. Minha empresa já colaborou inclusive a algum tempo atrás com a compra de uma gravadora/impressora de DVD para que fosse divulgado o Fedora e distribuídos DVDs, acho que foi para o FC12. E você que vem aqui só pra reclamar no que contribuiu para o linux ou a distro que usa ?

    Cansei, e não tenho mais muita vontade de vir aqui, uma pena um baita local para se inteirar e ficar por dentro das novidades do linux, mas esse comportamento de alguns é dispensável. Desculpe o desabafo. Viva o Linux independente de distro A, B ou C. Respeito é bom.

    Filipe (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 11:33 pm

    Quem reclama do Fedora deve arregaçar as mangas e mãos à obra, colaborar, etc.

    Pode começar por aqui http://fedoraproject.org/join-fedora

    Igor Soares (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 11:37 pm

    A propósito a wiki internacional do Fedora tem várias informações de bugs comuns há várias versões:
    http://fedoraproject.org/wiki/Common_F15_bugs

    E a wiki nacional é uma boa fonte de informação sobre configurações adicionais:
    http://www.projetofedora.org/wiki/index.php/Fedora_dicas

    MaLDiTo_TeXuGo (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 1:16 am

    Eu pensei que os engenheiros do Fedora fossem adotar o Wayland, ou pelo menos mencionar.
    Já que eles estão revolucionando tudo, quero ver eles revolucionarem os drivers gráficos, que é isso q tá faltando pro Pinguim :(

    Lucas (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 7:39 am

    É por isso que o Linux não vai para frente, é uma falta de respeito com usuários de outra distro, cada um usa a distro que quer usar, já usei o Fedora e gostei bastante, tanto que acho que testarei a nova versão, seria facilmente minha distro oficial, ainda tenho isso nos meus planos. Foi nela que eu conheci o Gnome 3.

    Zé do Mato (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 11:44 am

    E o systemd só melhorando a cada uma.

    Iuri de Arruda Gules (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 12:17 pm

    @MaLDiTo_TeXuGo, yum install wayland mas acho que num vai servir de muita coisa não, ainda falta o gnome ou kde suportarem wayland http://br-linux.org/2011/planos-para-suporte-ao-wayland-no-kde/

    E eu queria dizer que sou a “cobaia” mais feliz, não me lembro qual foi a ultima vez que um “teste” deu errado comigo. Eu agradeço aos desenvolvedores que metem as caras em projetos de vanguarda e aos usuários que reportam bugs e fazem suas sugestões. E peço aos que reclamaram que se desculpem por cuspirem no prato que come, pulseaudio, nouveau, policekit, devicekit, packagekit, gstreamer e muitos outros amadureceram rapidamente com a ajudar dos desenvolvedores e usuários do fedora.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 12:43 pm

    Dorival

    “Desrespeito muito grande com todo o pessoal que faz muito mais pelo Linux, que alguns indivíduos que vem aqui trollar a coisa.”

    Concordo, mas então aproveita a experiência que tu e tua empresa tem e diz mais concretamente o que fez o Fedora se adaptar mais:

    “tentamos usar outras distros, mas a que mais se adapta é o Fedora.”

    O que impediu foi ruim nas outras, o destaque do Fedora?

    A cultura estabelecida (hábito/experiência) não tiveram (grande) influência na opinião ?

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 3:24 pm

    Não tem jeito, o pessoal do linux é sempre do contra :) Tô usando o fedora desde o lançamento do 15 tá mto tranquilo, se quer algo mais amigável vão para o ubuntu :)

    Filipe (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 9:33 am

    Ontem fiz o upgrade no meu notebook do Fedora 15 para o Fedora 16 Alpha e tudo ocorreu de forma tranquila.

Este post é antigo (2011-08-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.