Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Unity, VLC, Motorola Xoom e tablets úteis

Ubuntu reafirma: Unity no 11.04: O lançamento da versão 11.04 do Ubuntu é iminente, e tendo em vista recentes controvérsias sobre o quanto o Unity está pronto para ser a interface default do sistema, um anúncio reafirmou que os planos não mudaram, o Unity será o default, irá oferecer a melhor experiência para a maioria dos usuários, e já está suficientemente estável.

10 coisas que o VLC faz e você não sabia: …ou talvez soubesse, mas não custa relembrar.

Passando adiante: Oracle diz que vai deixar o OpenOffice para a comunidade: Pelo jeito a saída dos desenvolvedores comunitários que preferiram ir cuidar do fork LibreOffice alterou o equilíbrio estratégico do produto OpenOffice da Oracle a ponto de não mais valer a pena manter o investimento, dado o nível de interesse comercial existente – mas ela também não prefere vendê-lo para o controle de um eventual concorrente.

Medo do Linux? Não mais!: Enviado por Rodrigo Miguel (linuxlike·blogspotΘgmail·com): “Por Luciana Rodrigues “Por conta de comodidade e uma certa ignorância, custei a deixar o Windows. (…)”

Ubuntu 11.04: Beta 2: Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com): “Já é possível usar o Beta 2 da próxima versão do Ubuntu que sairá dia 28.

Google responde sobre fragmentação do Android e não disponibilização do código: Trecho do Gizmodo Brasil: Um mês depois de o Motorola Xoom, primeiro tablet com Honeycomb, chegar às lojas nos EUA e Europa, os desenvolvedores Android não estão gostando de ainda não terem recebido o código-fonte do Honeycomb.

Mono: Novell lança ferramenta para criar apps Android na plataforma .Net: Trecho do IDGNow: A Novell está estendendo o desenvolvimento de aplicações móveis para Android a profissionais com habilidade na plataforma .Net, da Microsoft.

A saga dos drivers e firmwares proprietários: Enviado por Ednei Pacheco (edneiΘhardware·com·br): “”Lá pelo final do século passado, um importante fabricante de hardware especializado tomou uma decisão inédita: liberar as especificações técnicas de seus produtos, para que os desenvolvedores pudessem criar drivers livres com o suporte adequado (sob um contrato de não-divulgação dessas informações chamado NDA).

Cinco lugares inusitados para encontrar o Linux: Trecho do artigo ilustrado da Info: O Linux completou 20 anos de história nesta semana, mas muitos não sabem que o sistema de código aberto está presente nas mais variadas tecnologias.

TechTudo: “…Então esse tal de tablet não serve pra nada”: Os preços distorcidos praticados no cenário (tributário e logístico) brasileiro, bem como a tendência do público geek de comparar tecnologias distintas usando apenas as tradicionais métricas baseadas em megahertz e gigabytes, fazem com que continue persistindo o meme que diz “ainda estou esperando alguém me mostrar pra que serve um tablet”.

Agora é oficial: Motorola anuncia tablet Xoom no Brasil, por R$ 1899: Parece que um tablet com Android 3.0 está para finalmente aportar em nossas praias.

Motorola Xoom: três horas com o tablet: Para quem está considerando o tablet Xoom com Android 3.0, ao preço sugerido de lançamento de R$ 1899, como uma possível aquisição, os pré-reviews com a versão comercializada no Brasil começam a pipocar.

Primeiras impressões: Motorola Xoom: Trecho inicial da matéria da PC World, com direito a vídeo de unboxing no final: O Motorola Xoom é o primeiro de uma nova geração de tablets Android a chegar ao mercado.

Curso gratuito de Java para Web: Enviado por Bruno (contatoΘdivulgaconcursos·com): “Encontram-se abertas as inscrições para a 3ª turma do curso Desenvolvimento de Aplicativos Web com Servlet e JavaServer Pages, prevista para ocorrer de 02 de maio e o dia 03 de junho de 2011.Trata-se de curso introdutório de Servlet e JSP, online e gratuito, onde o participante conhece e aprende a usar recursos dessas tecnologias comumente empregados na construção de aplicativos web.

Humble Bundle 3: Jogos para Linux, Win e Mac – Pague o quanto quiser: Enviado por Flávio Machado (flavio·machadoΘwriteme·com): “Pela terceira vez está disponível o Humble Bundle, coletânea de jogos de produtoras independentes que tem versões para Windows, Linux e Mac.

Fisl 12 e Adobe, a gente se vê por aqui!: Minha opinião é de que o evento tem plena liberdade de adotar as peças de divulgação que julgar mais adequadas, embora da mesma forma os integrantes da comunidade de profissionais da criação gráfica baseada em aplicativos livres tenham pleno direito de formar sua opinião a respeito.

Ministério da Educação estuda uso de tablets nas escolas públicas: Minha curiosidade maior é acompanhar como estes estudos irão interferir no programa Um Computador por Aluno, regulamentado em meados do ano passado e com incentivos fiscais priorizando os produtos baseados em software livre e código aberto.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-04-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.