Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Ubuntu e liberdade, Firefox 5, 6 e 7, MySQL, GCC

Diretoria do Ubuntu mantém a regra: sem aplicativos não-livres na instalação default: Em tempos de sistemas populares rodando Linux que não disponibilizam os fontes dos seus próprios componentes (licenciados como software livre) de uma versão corrente, é interessante ver a reafirmação de uma política de código aberto de outro sistema popular: a diretoria técnica do Ubuntu se reuniu e aprovou por unanimidade a continuidade de uma política tradicional da distribuição: não incluir aplicativos não-livres na instalação default.

Após Firefox 4, Mozilla mantém plano de lançar versões 5, 6 e 7 ainda em 2011: O recém-lançado e universalmente aclamado Firefox 4 chegou à sua versão final há poucos dias, repetindo a já usual e merecida rotina de milhões de downloads nas primeiras 24 horas após a disponibilização oficial.

Site oficial: MySQL.com invadido via… SQL injection: O site MySQL.com, lar do Oracle MySQL, teve sua segurança comprometida por invasores que se aproveitaram de uma falha de SQL injection para ter acesso a vários recursos do site, incluindo uma lista de usuários e senhas criptografadas – que foi divulgada, o que já conduziu à quebra de várias das senhas.

Drizzle é a esperança para amantes do MySQL: Enviado por Luiz Cruz (lucruzΘabril·com·br): “Com muitas versões de desenvolvimento lançadas, neste mês o Drizzle chegou a uma versão capaz de entrar na linha de frente.

Petição pública para regulamentação das profissões da informática: Imagino que haja também quem discorde da petição abaixo, e espero que ambos os lados estejam fazendo mais do que preencher formulários on-line a favor de suas posições neste debate.

Um oceano de distribuições, uma lagoa de usuários: Enviado por Glenn Hummes (m4st3rc4lculu5Θgmail·com): “”Criado para ser a melhor distribuição brasileira, constantemente atualizada, visando melhorar o aspecto e funcionamento para usuários novos no sistema GNU/Linux.

GCC 4.6: O GCC (GNU Compiler Collection) é o compilador standard de diversos sistemas operacionais correntes (incluindo os baseados no kernel Linux, vários BSDs e o Mac OS X) e suporta variadas linguagens, incluindo C, C++, Fortran, Pascal e Objective-C, entre outras.

Galaxy Tab tenta mas não consegue incentivo fiscal no Brasil: Decisão da Receita Federal é específica para o Galaxy Tab, mas o argumento se aplicaria igualmente à maioria dos tablets no mercado, se solicitassem o mesmo tratamento diferenciado.

Análise Traduzida – OpenSUSE 11.4: Boas-vindas ao Rei Lagarto: Enviado por Jussier de Oliveira (jussiernetoΘgmail·com): “”O openSUSE 11.4 é o primeiro lançamento do ano a me empolgar de verdade.

Atualização do Android no Motorola Milestone 1: Enviado por Ivan (easbolΘyahoo·com·br): “Hoje fazendo a verificação de atualizações do Milestone, já que chegava o fim do prazo que a Motorola havia dado para atualizar, tive a grata surpresa de receber a versão 2.2.1, procurando saber mais encontrei essa notícia no Gizmodo.

Apresentando o diretório /run: Pra que ter padrões de hierarquia de sistemas de arquivos mantidos pela Linux Foundation se sempre podemos contar com as distribuições de Linux para escolher o que é melhor para seus usuários.

Primeiro de abril no BR-Linux

Tablets: Samsung anuncia o Galaxy Tab Nano, de 4 polegadas – com Android 2.3 : Após o sucesso dos tablets com o formato mini, de 7 polegadas, que provocaram furor em várias culturas devido à facilidade de uso em pochetes, calças cargo ou mesmo na praia, a coreana Samsung anuncia o lançamento do Galaxy Tab Nano, pioneiro no formato de 4.2 polegadas.

Sílvio Santos lançará distribuição de Linux: Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com): “Após a crise financeira do Banco Panamericano, o empresário e apresentador Senor Abravanel, mais conhecido como Sílvio Santos, surpreendeu o mercado de TI ao afirmar que lançará, em breve, sua própria distribuição de Linux.

Novo sistema de reconhecimento de gestos do Gmail: Enviado por Gabriel Rezende (cyber·lordsΘgmail·com): “Com certeza uma revolução como em todo ano.

Nova versão do Windows será baseada no projeto Wine: Enviado por Leandro Santiago (leandrosansilvaΘgmail·com): “Segundo recente divulgação no site oficial da Microsoft, a próxima versão de seu principal produto, o Windows, será baseada no já conhecido projeto Wine, ferramenta possibilita que aplicações Windows rodarem em outros sistemas, como Mac OS X e Linux.

Ubuntu inova e move para a base da janela os botões de maximizar e minimizar: Lembra da polêmica do início do ano passado quando o projeto Ubuntu anunciou que moveria para o lado esquerdo das barras de título das janelas os botões de controle das operações de maximizar, minimizar e fechar.

Humanoid: a proposta da Canonical para dispositivos móveis: Enviado por Cárlisson Galdino (Bardo) (bardoΘcarlissongaldino·com·br): “Na última conferência, a Canonical, empresa responsável pela distribuição Ubuntu Linux, anunciou que vai entrar no mercado de Sistemas Operacionais para dispositivos móveis, concorrendo com o iOS, o Windows Phone e, mais diretamente, com o Android.

Ponta de Bill Gates no seriado The Big Bang Theory: Enviado por Alexandre Ribeiro da Silva (ars351Θgmail·com): “No episódio veiculado ontem, nos Estados Unidos, o dono da Microsoft Bill Gates estreia na televisão americana.

Migração para GNU/Linux segue em ritmo acelerado nos órgãos federais: Remix de notas oficiais datadas de 2004.

E mais notícias a sério:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-04-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.