Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Nokia, GTK+ 3.0, confusão no BROffice, Debian 6

Nokia faz pacto com a Microsoft: veja como ficam MeeGo, Qt e Symbian : A manhã de sexta-feira começou com a confirmação do que muitos já davam como certo: a Nokia fez um pacto com a Microsoft, que ela chama de “aliança estratégica”, envolvendo o Windows Phone, Bing, Xbox Live e Office. (leia também: Elopcalipse: Qual será o futuro do Qt?)

GTK+ 3.0: Em um dia de más notícias para o Qt, ao menos temos uma novidade boa a relatar sobre seu par GTK+: saiu a versão 3.0, com adoção plena do Cairo (deixando para trás a API do X11 com finalidade similar), melhor suporte a dispositivos de entrada.

BrOffice: Carta pública à comunidade de software livre: Veja abaixo o texto enviado na manhã de hoje pelo Claudio F Filho, que há anos percebo como a face pública e sempre em atividade do movimento que impulsiona as ações do OpenOffice e BrOffice em nosso país.

O que está acontecendo na comunidade BrOffice?: Paulo de Souza Lima construiu, a partir do histórico de mensagens trocadas nas listas das organizações e comunidades associadas ao BROffice, a sua resposta à pergunta reproduzida no título acima, relacionada à recente carta aberta divulgada no âmbito daquela comunidade.

Jamais compre um smartphone com Android porque você acha que o fabricante o atualizará: A Motorola já disse que não vai atualizar o Quench no Brasil  para o Android 2.1, mas prometeu fazê-lo nos EUA.

Canonical lança lista de compatibilidade de componentes de hardware: E chegou em boa hora: a nossa lista de compatibilidade de hardware já tem 3 anos e ficou obsoleta, e a lista de hardware compatível com a FSF talvez demore um pouco a ser populada.

Seashore: uma interface alternativa (janela única!) para os recursos do Gimp: O Gimp em janela única está chegando para os usuários de todas as plataformas, mas no caso dos usuários do Mac, uma alternativa já existe há algum tempo: é o Seashore, software livre que dá uma interface alternativa para vários dos recursos do Gimp.

Debian 6.0 “Squeeze”: O projeto Debian anunciou o lançamento da versão 6.0 de sua distribuição, com suporte a 9 arquiteturas com Linux e mais um preview em 2 arquiteturas com o kernel do FreeBSD.

Governo dos EUA encomenda à IBM supercomputador de 10 petaflops (rodando Linux): Enviado por Gustavo Laufer (gustavolauferΘgmail·com): “Para informação geral, o possível futuro computador mais rápido do mundo (alcançando 10 petaflops) usará um sistema operacional já bem discutido aqui: Red Hat Enterprise.

Dut eletrônico em Ruby no Detran-CE: Enviado por Nabucodonosor Coutinho (coutinhoΘmondriantecnologia·com): “Determinado por lei estadual, o serviço prestado pelos Cartórios através do sistema da Mondrian Tecnologia, tem o objetivo de evitar fraudes na transação.

O que é o Software Público Brasileiro: Neste meu artigo no DeveloperWorks, comento: as definições e justificativas apresentadas para a existência do Software Público Brasileiro, os desafios adicionais representados pela licença infrequente escolhida como default para ele, um exemplo de uma outra iniciativa governamental aqui no Brasil de definir um modelo de licença livre, que terminou sendo declarada não-livre pela FSF, e alguns detalhes sobre o que deve acontecer quando você encaminhar à SLTI um software seu para consideração como um possível Software Público Brasileiro.

Roadmap da Mozilla considera lançar Firefox 5, 6 e 7 neste ano: Ao ler o texto da Info, inicialmente achei que fosse um erro de tradução ou interpretação, mas depois fui ver o roadmap publicado (https://wiki.mozilla.org/Firefox/Roadmap) e estava lá assim mesmo: “Ship Firefox 4, 5, 6 and 7 in the 2011 calendar year”. Leia também: Novo beta do Firefox 4. É o décimo-primeiro.

“Tablet poderá custar menos de R$ 1 mil”: O presidente da associação brasileira da indústria eletrônica explica assim: “O governo também quer baratear o tablet, porque faz parte da política de informática” – ele se refere ao governo federal, mas acrescenta que o o setor industrial considera fundamental também a participação dos estados, com a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

As novidades do KDE 4.6: As comunidades de usuários de código aberto foram brindadas, no final de janeiro, com o lançamento do KDE 4.6, trazendo melhorias significativas.

Velocidade da conexão prometida pelo PNBL é baixa, admite ministro: Na minha opinião, e nomenclatura técnica e comercial à parte, até uma conexão de 64kbps acessível de forma permanente (sem as restrições adicionais do modelo discado) seria um grande avanço se for oferecida em condições acessíveis à parcela da população que hoje deseja ter acesso à Internet em seus lares e não encontra ofertas compatíveis.

Gartner: Cresce a adoção de soluções de código aberto: Segundo o OSNews, recente pesquisa do Gartner em empresas de 11 países verificou que mais da metade das organizações pesquisadas adotaram soluções em código aberto como parte de suas estratégias de TI.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-02-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.