Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Meego e cavalos de troia, tablets e lojas de aplicativos

“Quantidades incríveis de dinheiro”: Intel diz que encontrará novos parceiros para o MeeGo: Trecho da notícia da Reuters, via iG Tecnologia: A Intel afirma que sua parceira Nokia desistiu do sistema operacional MeeGo, desenvolvido em conjunto pelas duas empresas, depois que a Microsoft ofereceu quantidades “incríveis” de dinheiro para a fabricante de celulares mudar os sistemas de seus smartphones para o Windows.

MeeGo ganha loja virtual e vai premiar desenvolvedores: Trecho do iG Tecnologia: A Intel inaugura amanhã a loja de aplicativos para o sistema operacional MeeGo, desenvolvido em parceria com a Nokia, para receber aplicativos de desenvolvedores.

CEO da Nokia diz que não é ‘cavalo de Troia’ e apresenta sua explicação oficial por não ir de Android: O comentário sobre não ser um cavalo de troia infiltrado na Nokia veio como resposta a insinuações maldosas surgidas quando foi divulgado que Stephen Elop (que até recentemente era funcionário da MS, e conduziu o pacto da sexta-feira 11 da MS com a Nokia, que ele agora administra) possui ações da Microsoft, mas não da Nokia.

Elopcalipse: Qual será o futuro do Qt?: Após o recém-contratado CEO da Nokia, Stephen Elop, anunciar o pacto da empresa com a Microsoft, nesta sexta-feira, muitas dúvidas restaram no âmbito de diversas comunidades de código aberto, incluindo qual será o futuro do MeeGo (a Intel aproveitou para reafirmar seu comprometimento com o sistema, originado da fusão do seu Moblin com o Maemo da Nokia) mas – dado o impacto maior sobre projetos populares, como o KDE – a questão principal é a do futuro do Qt.

Samsung anuncia nova versão do tablet Galaxy Tab, agora com 10 polegadas: Talvez esta nova versão que vai bem além das 7 polegadinhas do modelo anterior, e agora apresenta um sistema operacional à altura (o Honeycomb), seja o impulso que faltava para acelerar o anúncio da versão 2 do principal concorrente no mercado, e aí ver como ficará a competição na segunda geração dos tablets contemporâneos.

Firefox com Qt4: Enviado por Iuri Gules (iuri_gulesΘbrturbo·com): “Muitos devem lembrar-se da notícia de firefox usando Qt4 há um tempo atrás – e ele avançou.

[atualizado] Licenças copyleft não podem entrar no Microsoft Marketplace: Boa parte das licenças livres mais usadas (BSD, Apache, NCSA, MIT/X11, …) não são vedadas pelos termos de uso do Marketplace. A vedação é apenas para licenças que impõem ao distribuidor condições no estilo copyleft, como a GPL.

HP doa servidor de US$ 10.000 para desenvolvedores independentes do WebOS: Enquanto alguns fabricantes de aparelhos com Android se esforçam para dificultar o desenvolvimento independente do sistema para seus aparelhos, a HP mostra que vê o assunto de outra forma: doou um servidor com 32GB de RAM e 8TB de disco para um grupo de desenvolvimento independente do WebOS, sistema operacional que a HP adquiriu ao comprar a Palm e que também é baseado no Linux.

Mageia: lançada primeira versão alfa do fork do Mandriva: Enviado por Filipe Saraiva (filip·saraivaΘgmail·com): “Durante a madrugada de hoje, foi lançado a primeira ISO do Mageia, Alpha 1 (codinome Cantine), disponível em versões de 32 e 64 bits em DVD (não live).

Empresa apresenta tablet fabricado no Brasil: A empresa diz que há 10.000 unidades disponíveis mas elas não estão disponíveis no varejo, e interessados precisam entrar em contato diretamente com o fabricante se quiserem verificar preços e disponibilidade.

Backup no estilo Time Machine com o rsync: Enviado por Roger Lovato (rogerΘlovato·com·br): “Fiz um pequeno artigo no qual disponibilizo um simples script para realizar backup dos diretórios escolhidos pelo usuários, no estilo Time Machine do Mac OS X, porém sem interface gráfica.

MPF prepara ação para mandar operadoras bloquearem celulares chineses contrabandeados: Os celulares de banca de camelô, estilo “MP12″, normalmente são modelos sem certificação da ANATEL, o que os tornaria irregulares mesmo que não fossem falsificados nem contrabandeados – razão pela qual o MPF está preparando uma ação civil para obrigar as operadoras a bloqueá-los.

VMware apresenta plataforma de virtualização para Android: Via NoticiasLinux, que tem os links: A empresa de soluções para virtualização  VMware está apresentando na Mobile World Congress, em Barcelona, uma plataforma de virtualização para Android destinada a separar perfis pessoais e profissionais no mesmo aparelho com o sistema operacional.

Síria condena blogueira adolescente a 5 anos de prisão, dizem ativistas: Um tribunal especial da Síria sentenciou nesta segunda-feira (14) uma blogueira adolescente a cinco anos de prisão pelo crime de revelar informações a um país estrangeiro, segundo ativistas de direitos humanos.

Lifehacker ajuda a entender as versões do Android: Aqui está nossa melhor tentativa de tentar decifrar os anúncios oficiais feitos por Eric Schmidt no Mobile World Congress, declarações feitas aqui e acolá por funcionários do Android e fragmentos não-tão-oficiais que ajudam a clarear essa imagem confusa e abstrata.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-02-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.