Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Google e patentes de software, aeromodelo cracker, invasões na Linux Foundation

Faça você mesmo? Robô aéreo teleguiado para invadir redes sem fio: SkyNET é o nome deste curiosíssimo projeto que, ao custo de US$ 600, oferece uma plataforma aérea teleguiada via GPS e 3G descrita como capaz de apoiar a tarefa de identificar redes WiFi insuficientemente protegidas, conectar-se a elas, procurar por computadores vulneráveis dentro delas e invadi-los, integrando-os a botnets, permitindo seu uso subsequente para envio de spam, para ataques do tipo DDoS e para outros propósitos que não são do interesse de seus donos.

Novo vírus se aloja no BIOS e não vai embora com formatação do disco: O vírus em si só afeta Windows (e só o 2000, XP e 2003), mas a existência de mais uma (em 2010 ocorreu outra) confirmação prática da possibilidade de inserir malware persistentemente armazenado no BIOS de placas-mãe disponíveis no mercado certamente interessa a quem acompanha a área.

Editor de texto: uma cola do Vim para programadores: São 4 versões desta referência de comandos do Vim: para ver na tela, para impressão colorida, para impressão P&B e para daltônicos.

Google compra mais 1023 patentes da IBM: As patentes abrangem uma série de tecnologias, como comunicações em rede, comunicações de áudio, verificação de assinaturas em documentos e utilização de tecnologia 3D.

Mais um caso: A luta pelo reembolso do Windows indesejado: Enviado por Ricardo Jurczyk Pinheiro (ricardojpinheiroΘibest·com·br): “Existem alguns relatos na Internet de usuários de sistemas operacionais abertos que solicitaram a devolução e o reembolso do sistema proprietário com o qual seus equipamentos vieram, e depois de algum (ou muito) trabalho, receberam o que lhes era devido.

Violação de segurança: agora é no Linux.com e LinuxFoundation.org: Lembra da violação de segurança no site kernel.org que noticiamos no início do mês? Ela teve desdobramentos maiores.

Pensa em comprar tablet Android no Brasil? Atenção à variação de preços!: Destaque para a conclusão do texto: “Dar incentivos fiscais pode reduzir os preços mais para a frente – mas, por ora, a concorrência parece fazer este papel.

Scrivener: ferramenta para escritores chega ao Linux: O Scrivener é uma ferramenta para escritores de obras estruturadas, tais como relatórios de pesquisas, romances, roteiros de cinema e seus similares.

Galaxy S II: a GPU mais poderosa (entre os Androids): Segundo o teste da Anandtech, a unidade de processamento gráfico (o cérebro daquilo que no século XX nos acostumamos a chamar de “placa de vídeo”) quad-core Mali-400 presente no aparelho tem quase o dobro da velocidade do Android mais próximo a ela (seja fone, tablet ou foblet), e quase a metade da do iPad 2.

Ubuntu 11.10: congelado para preparação do Beta: O Ubuntu 11.10 está agendado para lançamento no próximo mês, e desde ontem está no estágio BetaFreeze, para permitir a estabilização dos pacotes (e da interface) para a versão Beta.

Open Hardware: Novatec lança livro em português de introdução ao Arduino: O Arduino é um microcontrolador open source projetado tendo em mente tornar mais acessível o uso de eletrônica em projetos multidisciplinares, e vem sendo cada vez mais usado em projetos criativos, e este livrão (453 páginas, 17 capítulos) que a Novatec acaba de lançar no Brasil pode ser o guia básico que você precisa, mesmo que você não tenha grande conhecimento prévio em eletrônica nem em programação.

Oracle lança extensões comerciais para o MySQL Enterprise: Até recentemente a diferenciação entre o MySQL Enterprise comercializado pela Oracle e as versões comunitárias oferecidas por ela e disponíveis em distribuições Linux (entre outras fontes) era na forma de ferramentas externas incluídas no mesmo pacote, como o MySQL Enterprise Monitor and MySQL Enterprise Backup.

Firefox para tablets Android avança: A Mozilla está desenvolvendo há algum tempo um navegador voltado para dispositivos Android com telas grandes e de alta resolução, e as mais recentes versões diárias de desenvolvimento agora estão disponíveis para quem estiver interessado em testar.

Intel chega ao Android, Android chega à Intel: Será que o suporte simultâneo a múltiplas arquiteturas (no caso, ARM e Intel) é positivo ou negativo para os desenvolvedores e usuários das plataformas Android?

Você compraria um Eee PC com MeeGo?: CPU Atom 1.33GHz, 1GB de RAM, 8GB de armazenamento SSD, 1024×600, Wi-Fi, USB, webcam, entrada para cartão de memória, bateria para 4h, pesando 900g, trazendo a distribuição MeeGo por US$ 200 lá fora.

Wine 1.3.28 usa OpenGL como renderizador para DirectDraw: Enviado por Rafael Neri (rafepelΘgmail·com): “O time de desenvolvimento do projeto Wine lançou a versão 1.3.28 do Wine, a última versão de desenvolvimento do que eventualmente se tornará Wine 1.4.

Universidade processada por criação de biblioteca on-line para obras “órfãs”: Similar aos jogos e aplicativos descontinuados conhecidos como abandonware, acredito que sob o ponto de vista do público consumidor estas iniciativas de bibliotecas digitais oferecendo acesso a obras que de outra forma não estariam disponíveis é visto como um bom serviço.

HTC discute internamente a possibilidade de ter um sistema operacional para chamar de seu: O mercado associado ao sistema do Google parece estar em ebulição, e chegou mais um possível sintoma a presidente do conselho da HTC – que é a segunda maior distribuidora de smartphones Android (segundo os dados do IDC sobre o trimestre passado) e que desde o ano passado já entrega à Microsoft, a título de licenciamento por patentes, uma parte do que recebe com a plataforma – anunciou ao público que a empresa está discutindo internamente a possibilidade de adquirir um sistema operacional para chamar de seu, como diria Erasmo Carlos.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-09-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.