Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Bash 4, BR-Mac.org, Canonical e LibreOffice, Qt para Android

Computadores com Linux ficam 1 ano parados em biblioteca porque a prefeitura queria Windows: Texto do Terra enviado por readerx: “”Neste próximo mês de março, os moradores da cidade de Santo André (SP) poderão finalmente utilizar os 11 computadores de tela plana que atualmente estão sem utilidade na Biblioteca Municipal Nair Lacerda.

BR-Mac.org – um ponto de vista open source sobre o Mac OS e iOS: Caros leitores do BR-Linux, aviso que – prestes a completar 15 anos – o site ganhou um irmão mais novo: a partir de hoje está em operação o BR-Mac.org, dedicado a outro sistema operacional com o qual também tenho afinidade.

Programador analisa quantidade de palavrões por linguagem de programação: Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com): “Já se perguntou se você é o único a deixar palavrões em suas mensagens de commit?

LibreOffice 3.3.1 traz novos ícones: Trecho do iG Tecnologia, por Rodrigo Gheddin: O LibreOffice, fork do OpenOffice.org criado pela The Document Foundation devido a atritos com a Sun/Oracle, começa a apresentar características únicas que o diferencia do programa do qual se originou.

Apresentando o Debian GNU/Linux 6.0: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘhardware·com·br): “Tradução, por Roberto Bech, do DistroWatch Weekly desta semana, a respeito do Debian 6.0: Eu e o Debian temos uma relação meio incomum: eu respeito o trabalho da equipe do Debian, admiro sua enorme estrutura de pacotes, a infraestrutura, a coordenação e o processo de testes que fazem parte do projeto.

Algumas novidades do Bash 4.0, por Julio Neves: substituições: O Julio Neves, uma das referências nacionais sobre shell script, autor de obras sobre o assunto e instrutor frequente em cursos sobre Bash e Zenity, enviou o artigo abaixo sobre algumas das novidades trazidas na versão 4 do Bash, que publico na íntegra com os agradecimentos ao mestre.

Algumas novidades do Bash 4.0, por Julio Neves: terminadores do case: O Julio Neves, uma das referências nacionais sobre shell script, autor de obras sobre o assunto e instrutor frequente em cursos sobre Bash e Zenity, enviou o artigo abaixo sobre algumas das novidades trazidas na versão 4 do Bash, que publico na íntegra com os agradecimentos ao mestre.

É aqui: Nokia diz que quer continuar vendendo Symbian no Brasil: Nós estamos falando um bocado do futuro da Nokia depois da parceria com a Microsoft  anunciada há duas semanas.

Portar softwares de código aberto para Windows ou não?: Minha opinião é que quanto maior o número de usuários com acesso a softwares de código aberto nas plataformas que usam, melhor vai ser cumprida a proposta do código aberto de oferecer seu nível de qualidade, flexibilidade, menor custo e o fim do lock-in predatório praticado por parte dos proponentes do modelo proprietário.

Artigo: O dia em que instalei o Lubuntu no meu netbook: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “Liguei meu netbook, um Eee PC 701, que tinha Windows XP: levou quase 15 minutos para ficar utilizável.

Fedora 16 dando adeus ao ext4 como default?: Enviado por Henrique “LonelySpooky” Junior (lspookyΘfedoraproject·org): “Pelo menos, se depender dos desenvolvedores do Projeto Fedora, é o que vai acontecer, o ext4, um sistema de arquivos muito bem sucedido e amplamente difundido, vai deixar de ser o default para ceder lugar ao novíssimo BTRFS e isso, nas palavras de Josef Bacik (responsável pelo BTRFS no Fedora) será uma das features que farão do Fedora 16 uma release muito agressiva.

Document Foundation dá as boas vindas à contribuição da Canonical: A Document Foundation, mantenedora do LibreOffice, divulgou suas boas vindas à contribuição da Canonical ao desenvolvimento do aplicativo.

Xoom: Tablet da Motorola com Android 3.0 chega aos EUA por US$ 800: O tablet da Motorola “Xoom” chega nesta quinta-feira (24) ao mercado dos Estados Unidos pela operadora Verizon Wireless.

VLANs e DHCP Relay com switch 3Com e Linux: Enviado por Eleudson Queiroz (eleudsonΘgmail·com): “Iniciei esta semana uma série de posts sobre o trabalho de segmentação da rede que estamos desenvolvendo no IFCE campus Iguatu.

Necessitas: Qt para Android, versão Alfa: A primeira versão alfa de uma implementação para Android do Qt foi anunciada pelo desenvolvedor romeno Bogdan Vatra.

Sobre os acontecimentos na Associação BrOffice.org: Claudio Filho, presidente do conselho da questionada associação criada para representar formalmente o BROffice, e autor da carta pública que colocou este tema em discussão há duas semanas, escreveu novo texto apresentando detalhadamente sua visão sobre a situação.

BrOffice Projeto Brasil: Convocatória para Assembleia Geral Ordinária de 2011: Trecho da nota no PSL Brasil: A BrOffice.org – Projeto Brasil convoca os seus membros e demais interessados das comunidades de software livre a participar da Assembleia Geral Ordinária de 2011, a ser realizada no dia 17 de março de 2011, as 09:00 (horário de Brasília), com mais de 50% (cinquenta por cento) dos membros votantes ou, em não havendo quórum, as 09:30 com qualquer número de presentes, nas instalações da 4Linux, cito a Rua Teixeira da Silva, 660 – térreo, Paraíso, São Paulo – SP, para deliberar sobre os seguintes temas: (…).

PCC: Beta do Portable C Compiler 1.0: Do NoticiasLinux, que tem os links: Graças aos esforços de Anders “Ragge” Magnusson, sua equipe e ao apoio incondicional das doações em nível mundial, o Portable C Compiler se apresenta agora em versão beta como último preparo para a versão 1.0.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-02-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.