Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


10 dicas para usuários iniciantes no Linux

Enviado por Ricardo Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“Você resolve alterar sua rotina normal e arrisca usar um novo Sistema Operacional. Se depara com diversas dificuldades e problemas; e resolve desistir de tudo. Esse é o seu caso? Fique sabendo que você não estará fazendo diferente de outros na mesma situação que a sua. Muitos desistem de usar o Linux, como opção doméstica, por se deparar com essas dificuldades. Portanto com esse artigo pretendo amenizar esses problemas listando os principais obstáculos encontrados por quem está começando no mundo Linux!” [referência: linuxdescomplicado.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Aurelio (usuário não registrado) em 18/07/2011 às 8:38 am

    A primeira dica – use UBUNTU.

    Não sou usuário fiel do Ubuntu, uso Arch, mas sem dúvidas é a melhor distribuição para iniciantes. Tem uma instalação muito fácil, ja com opção para incluir softwares proprietários, visual limpo, ótimas fontes, uma grande comunidade e principalmente tem uma empresa como desenvolvedora e não apenas um grupinho de voluntários.

    Até o “discutido” Unity, que possui vários bugs, é bom para os iniciantes, muito intuitivo e fácil. Se adicionar o Dockbarx para mostrar as aplicações que estão rodando num painel abaixo fica melhor ainda.

    Aqui neste site vemos vários usuários “malhando” o Ubuntu, mas na sua maioria são usuários mais experientes que rodam outras distribuições e não gostam das “facilidades” do Ubuntu.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 18/07/2011 às 8:53 am

    @Aurelio,
    Hoje, digamos, sou mais experiente com Linux porque comecei com Ubuntu. Atualmente já fico apenas com Debian em desktops (e servidores) e qualquer outra distribuição que se dá melhor com hardware de terceira vendido por aqui, principalmente de notebooks, no caso o Mandriva 2010.1/2 que fez o Linux acontecer no meu notebook depois de pouco mais de ano de tentativas. O LiveCD do Ubuntu nem dá boot nele.
    Mas do Ubuntu, hoje o utilizo como ferramenta de manutenção, o LiveCD é demais, junto com o PartedMagic para realizar manutenção de discos.
    O que aprendi o Ubuntu me ajudou bastante. Mas na época eu também queria aprender, já que não sou apenas utilizador, pois gosto da ferramenta e de quase que independência técnica para não ficar na mão dos “técnicos”.

Este post é antigo (2011-07-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.