Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Transforme seu netbook “velho” em um NAS doméstico

O mercado de NAS (network-attached storage) está fervilhando – precisamos de cada vez mais espaço de armazenamento e de compartilhamento simplificado de arquivos em grupos de trabalho, e a presença das redes locais (com e sem fio) em cada vez mais organizações, escritórios e residências ajuda a acelerar este processo.

Embora seja possível adquirir hardware específico para isso com qualidade razoável e preço já nem tão alto (descontando o custo dos discos em si), é possível que vários de vocês tenham em casa um netbook de primeira geração (como o Eee PC 701, lançado em 2007) que não mais esteja em condições de uso para seu propósito original. É o meu caso, que tenho em casa um modelo cujo display “já era”.

Se for o seu caso também, e se você não precisar das características que distinguem os modelos de NAS construídos especificamente para essa função, este artigo da PC Plus dá a ideia e explica em linhas gerais como dar uma nova vida aos netbooks aposentados, na forma de um NAS para a sua rede local, com recursos que vão além do armazenamento (em discos externos conectados ao ex-netbook via USB) tais como serviço web, transcodificação de arquivos multimídia, streaming para PS3 e Xbox (entre outros), desktop virtual e outros. (via pcplus.techradar.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O pessoal do “Hack a Day” também fez uma destas, a um tempo atrás

    http://hackaday.com/2009/09/21/eee-pc-nas/

    demetrius albuquerque (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 10:32 am

    um artigo melhor que esse é um do carlos morimoto de 2008 ainda que ensina a criar o NAS usando o freeNAS(baseado em freeBSD) que oferece funções bastante interessantes. E creio que mt mais simples de fazer do que este do PCP

    Bremm (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 1:30 pm

    NAS? Tonido e Sheeva. Baixo consumo, bom poder de processamento e preço atrativo (lá). Como está abaixo de US$500, é possível importar-se até 3 unidades “numa tacada só”.

    Só não sugiro o uso dos HP SimpleSave como unidade de disco USB externa (ao menos para quem já teve péssimas experiências com unidades fabricadas pela Western Digital).

    Alexsander (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 3:35 pm

    E se o display estiver OK faça um porta-retratos digital…

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 3:40 pm

    Qual o nome desse invento ? MPNAS ?

Este post é antigo (2010-03-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.