Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sistema de ISS livre lançado no Portal do Software Público

Enviado por Coordenação do Portal do Software Público (guialivreΘplanejamento·gov·br):

“A empresa Portal Público desenvolvedora de software para prefeituras, lançou nesta última sexta-feira, 23 de julho, a primeira versão do sistema e-ISS totalmente desenvolvida com software livre, no XI Fórum Internacional de Software Livre (FISL), na cidade de Porto Alegre. O lançamento ocorreu em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, que disponibilizou a solução no Portal do Software Público Brasileiro [www.softwarepublico.gov.br].

A solução é um sistema de declarações mensais de serviços, via Internet, para gestão de processos e atividades envolvendo o ISS/ISSQN, cujo objetivo é a melhora do controle, atividade e agilidade fiscal da Prefeitura sobre o imposto mencionado, além do fato da modernização com a informatização do processo. Com isso, a empresa Portal Público é pioneira em disponibilizar um software livre que atenda as Prefeituras do Brasil nesta modalidade fiscal.

A Portal Público, diante da tendência mundial que são os softwares livres, percebe que este modelo de licença deve ser cada vez mais aplicado em toda a esfera das administrações públicas, tendo como um dos objetivos, diminuir custos e agilizar o processo de tecnologia. “Dentro deste enfoque a Portal Público, desenvolvedora de sistemas dedicados no auxilio aos órgãos públicos, vem aliar-se a iniciativa pioneira do governo brasileiro, através do software público” Comenta Joel de Oliveira Nunes, diretor Presidente da empresa.” [referência: softwarepublico.gov.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Elton (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 9:08 am

    A atitude de lançar softwares livres para a administração pública é sem dúvida um ato louvável, porém deveria haver um controle de qualidade rígido sobre estes softwares.
    Um belo exemplo é o software e-cidade que além de ter um visual muito mal acabado, tem menus que atrapalham mais do que ajudam, mas a bagunça não fica apenas no nível visual, o código simplesmente não tem estrutura, são mais de 10.000(dez mil) arquivos dentro de um único diretório, e além disso para que ele rode é necessário ativar um monte de recursos que os próprios desenvolvedores do PHP aconselham que fiquem desativados por questões de segurança.
    Eu ainda não instalei o e-ISS, mas já vi que ele exige que as variáveis globais estejam ativas.
    E o prefeitura livre, prometeu, prometeu, e pelo jeito está fazendo as coisas por debaixo dos panos, se eles não querem compartilhar o código então não entre no mundo do código aberto.

    Carlos (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 9:31 am

    Isso eu acho que é pura balela. O cara lança o Software Livre, mas como só ele sabe mexer no Software a Prefeitura acaba gastando muito mais pois tem que pagar por hora de serviço para a que a empresa possa fazer as alterações necessárias a sua logistica.

    Abbey Road (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 10:39 am

    Isso mesmo!
    Vamos continuar a usar software proprietário!

    MarceloDC (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 3:03 pm

    Estado Brasileiro -> MUITA corrupção! Até a ponto em dizer q “é livre” mas não é.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 4:51 pm

    @Elton, vejo uma ótima oportunidade de você se cadastrar no portal e contribuir com o software melhorando sua qualidade.

    “Até a ponto em dizer q “é livre” mas não é.”

    É livre sim, estão lá os fontes pra quem quiser usar, modificar e reddistribuir como achar melhor. Qual das quatro liberdades que o RMS considera que você não encontrou?

    JoaoDagoberto (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 6:51 pm

    @Marcos Alexandre, ele tá usando a quinta liberdade, o direito de fazer comentários ácidos sem conhecimento de causa e se passar por inguinoranti
    :D

    Carlos (usuário não registrado) em 31/07/2010 às 2:10 pm

    @Marcos Alexandre.
    Não quero dizer que esse é o caso, mas acontece muito mesmo com o Google e IBM em desenvolvimento de softwares tipo o eclipse por exemplo que quando liberaram para open source já possuíam todo o código e a tendência de desenvolvimento do software voltado para as suas necessidades…

    Então é pura ingênuidade acreditar nessa balela toda de ser livre, se for analisar o código muitas vezes não segue padronização nenhuma, e que quem consegue dar manutenção é somente o próprio criador. De que adianta ser livre desse jeito.

    Então o que tem de bom nisso é apenas o marketing envolvido para o produto do cara.

Este post é antigo (2010-07-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.