Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Rumor: IBM pensando em ressuscitar o OS/2

Rumores são rumores, e vice-versa, e compartilho com vocês que eu não acredito neste em particular. Mesmo assim, hoje é feriado, eu tenho saudade dos tempos em que usava, administrava e desenvolvia para OS/2, e até admiro o fato de ele ainda ter uma encarnação em atividade, na forma do eComStation, por isso compartilho com vocês esta história que vem circulando por aqui desde o final de semana.

Segundo contam, a IBM estaria planejando um renascimento do seu sistema na forma de um híbrido, com os serviços do OS/2 rodando sobre o Linux.

E o argumento em prol de fazê-lo, segundo quem espalhou o rumor, é simples: ainda há muitas instalações de OS/2 rodando aplicações e serviços críticos, em clientes importantes da IBM. Dar a eles uma rota para upgrade, ainda que limitado, faria algum sentido. Ou não. (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Até hoje tenho minha caixinha do OS/2 Warp 3 com CD e manual.

    Se a IBM fosse tão boa quanto a MS em marketing talvez o SO dominante nos desktop fosse OS/2.

    Quando comprei meu OS/2 o SO da MS era DOS com ambiente gráfico Win 3.11. Na época era um SO lindo, multitarefa, estável e ainda rodava o Win 3.11 em uma janela.

    Bremm (usuário não registrado) em 21/04/2010 às 2:18 pm

    Lembro que coisas bizarras como rodar o Doom em modo de emulação e formatar um disquete de 3,5″ ao mesmo tempo não causava “lag” no jogo, no OS/2. Já no concorrente… (em 1994)

    devnull (usuário não registrado) em 21/04/2010 às 2:45 pm

    Anacronismo total. O Linux é muito melhor a muito tempo.

    Welington (usuário não registrado) em 21/04/2010 às 3:12 pm

    @André Felicio,

    Faço minhas as suas palavras com todas as letras, números e pontuação.

    Assim que instalei o OS/2 Warp em meu poderoso 386DX40, com 4MB de RAM e 2GB de HD, foi amor à primeira vista.

    NA época o Windows 95 estava dando um banho de marketing e pirataria para todos os lados e eu não resisti em configurar um dual boot para testar a ambos.

    Após um mês de testes acabei ficando com o OS/2 que tinha uma multitarefa preemptiva de verdade, era muito menos bugado e mais organizado e inteligente em todos os aspectos.

    O balde de água fria foi por conta do Win0s2 (emulador do Windows sobre os/2) não rodar aplicações 32 bits do Windows 95, de forma que eu tive que ficar com o Office 4.2 que era a geração 16bits do msoffice e muito limitada se comparada a novissima versão 32bits do office (office 95).

    Apesar das dificuldades com upgrades de programas eu só largava do osso, digo os/2, quando queria jogar algo que não ficava legal no os/2, pois o DirectX estava vindo de vento em popa.

    Depois quando o larguei foi para ficar em definitivo com o Conectiva Linux que embora necessitasse de um ritual macabro para reconhecer todo o meu hardware, era tão bom quanto o sistema da IBM.

    Passado aquela fase, só restou a nostalgia, mas sendo honesto, as ferramentas que temos hoje nas distribuições Linux não deixam nada a desejar para o OS/2.

    irado furioso com tudo (usuário não registrado) em 21/04/2010 às 3:26 pm

    IMHO o Linux superou a aplicação deskitópi do OS2, que morreu principalmente por falta de aplicativos compatíveis. Bem que êles tentaram, mas (por exemplo) o CorelDraw com 16 bit de cor.. ninguém merece.

    mas a virtualização do OS2 era insuperável, vc podia ter um aplicativo mal-comportado que travasse mas TUDO o mais nem sentia..

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 21/04/2010 às 3:35 pm

    Ah, se a IBM liberasse o código do OS/2 pela GPL…

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 21/04/2010 às 4:45 pm

    A IBM já falou que não pode liberar o código do OS2 por questão de patentes que não pertenciam a ela e a quantidade de código de terceiros.

    Também entro no time dos que não acreditam na volta do OS2. Ela pode até voltar com a MARCA para algum Linux que venha a lançar junto com seus apps, já que é muito mais barato adotar um SO que está no mercado e ela já apoia do que entrar com mais um sistema para os nostálgicos e empresas que ainda estão presas a ele…

    Welington (usuário não registrado) em 21/04/2010 às 5:03 pm

    Assim como existe o Wine, que emula as apis do Windows sobre o Linux, acredito mais que a IBM invente um emulador das APIs do OS/2 sobre sistema Linux. Isso certamente não vai violar patentes e poderá manter as aplicações existentes funcionando por um bom tempo até que sejam nativamente portadas para um sistema mais moderno.

    Minha primeira reação foi exclamar “Que legal!” e tentar lembrar onde foi parar minha licença do OS2W4. Alguns décimos de segundo depois eu pensei “Pera ai, não faz sentido!” é barato e pratico continuar no Linux.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 21/04/2010 às 7:08 pm

    IBM ganha mais desenvolvendo com Linux, acho que ela não vai reviver o OS/2.

    Juliano (usuário não registrado) em 21/04/2010 às 8:41 pm

    OS2 foi um sistema a frente de seu tempo, mas falhou em marketing e aplicativos “populares” que vinham bombando na concorrência (DOS e Windows).

    Agora, só resta o nome, é coisa do passado, sem sentido ressuscitar, o Linux é o carro chefe da própria IBM, seria muito mais fácil e barato, suportar os aplicativos que demandam OS2 no próprio Linux.

    Rumor sem sentido pra mim. :-)

    []s

    Juliano (usuário não registrado) em 21/04/2010 às 9:03 pm

    ahh, a tempo…

    No projeto que eu trabalhei no ano passado, aqui na IBM, trabalhei na migração de várias aplicações que rodavam em OS para JAVA, para rodar em Linux, assim, migramos várias estações OS 2 que ficavam em manufaturas para Linux, assim como Servidores. Foi uma migração macica OS2 -> Linux.

    Então, a própria IBM está “fechando o caixão”.

    []s

    alexandre (usuário não registrado) em 21/04/2010 às 9:28 pm

    Putz, agora até fui ver as caixa do OS/2 3 e 4 que eu tenho.

    Como era bom esse sistema. Mas acho que hoje Linux, Windows 2008, Solaris e AIX são os sistemas para empresas.

    A IBM podia investir mais no Linux e no seu AIX e migrar os clientes que ainda usam OS/2.

    Gabriel Cavalcante(arthas_dk) (usuário não registrado) em 21/04/2010 às 10:43 pm

    Estranho, vi alguns falando em linxu como carro chefe da IBM … Mas como pareço estar um pouco desatualizado não custa nada pergutnar… Porque o linux é o carro chefe da IBM?

    O AIX (Baseado em Unix) tem todo o suporte da IBM e é muito estável, bem gerenciável (cim/webcm)…

    Jose (usuário não registrado) em 22/04/2010 às 5:02 am

    Desculpem se não é este o sitio ideal para colocar esta questão, mas acredito que muitos de vós sabem da materia.
    Um software empresarial (muito critico) que corre em em UNIX com database em Oracle
    O forneceder oferece suporte para maquinas IBM,HP e SUN/Oracle com Unix’s proprietarios e pode correr tambem em linux/Redhat.
    A maioria dos Clientes têm optado por IBM, qual a vossa opinião?
    Obrigado.

    @Gabriel Cavalcante, o AIX a IBM deixa pra máquinas high-end. Quem mais vende nos servidores IBM é mesmo o Linux.

    Luiz David Szilagyi (usuário não registrado) em 26/04/2010 às 11:29 am

    Eu trabalhei com o Os/2 versão 2 até o Merlim.
    Não tem nem o que falar, o Merlim, já tinha até reconhecimento de voz. Capenga mas tinha. Retiraram esse produto do Os/2 e transformaram no via-voice. Adorava dizer “jump to desktop”…. era massa.

    O Os/2 nasceu para ser servidor a princípio. Ele rodava db2, e até a década de 90 os sistemas de hidrelétrica brasileiras rodavam Os/2. Se isso não é impor respeito, me digam. Depois que o Os/2 foi pro vinagre as hidrelétricas trocaram pelo Solaris. Troca boa.

    Nunca ouvi falar de nenhuma hidrelétrica que tivesse seus sistemas de monitoração de comportas rodando em Linux.

    Um outro caso fiquei sabendo de um Os/2 rodando um Db/2 que não tinha tido boot durante 3 anos. Era um sistema comercial.

    Toda empresa tem uma estratégia de vendas e upgrade. É uma forma de ter lucro. As empresas não desenvolvem software por que acham legal. A IBM quer lucro. Um híbrido de Os/2 com Linux? Não sei não. O kernel é muito diferente. O Kernel do OS/2 está muito mais para Aix, que foi uma das rotas de upgrades propostas pela IBM na época, caso a conversa fosse sobre servidores.

    Quando eu trabalhei na IBM, vira e mexe esse boato aparecia. Mas não deixava de ser boato.

    Luiz David Szilagyi (usuário não registrado) em 26/04/2010 às 11:35 am

    Outra coisa pessoal, a IBM Brasil lucra com mainframe rodando Os/390. É uma hegemonia de muitas décadae e linux definitivamente não é o carro chefe da IBM.

    Linux pra IBM é para pequenas e médias empresas, salvo raras exceções.

    Ela usa o linux para poder competir na licença do sistema operacional, e ficar competitiva com a Sun e HP.

    A IBM tem adotado uma estratégia agressiva para oferecer um linux, rodando na Risc deles. Dependendo do caso o DB/2 também sai de graça, isso depende do caso. E Db/2 é um banco tão bom e estável quanto Oracle.

    @Luiz David Szilagyi, se não me engano na usina de Itaipu há um misto de Windows e Linux (ou outro Unix). Ao menos na “sala de controle”. Ao menos foram o que eu consegui ver quando fui lá. As janelinhas do Windows eram bem visíveis, mas a outra tela ficava difícil de ver o que era, mas certamente algum sistema tipo Unix.

Este post é antigo (2010-04-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.