Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Relato de usuario sobre a aprendizagem do Gimp

Enviado por milla Magri (millamagriΘgmail·com):

“Meu nome é Wilson Marques , tenho 69 , sou de Natal-RN, atualmente aposentado ingressei no mundo da informática a 3 anos num curso para idosos. Minha pretensão é preencher a mente… não ficar parado e, me divertir a valer. Eu baixei o Photoshop mas não aprendi a usá-lo. Na busca por algo parecido, deparei-me com o GIMP. Foi uma surpresa ver aquelas janelas. Pensei que era defeito. Mas, no primeiro dia, já consegui baixar uma foto na tela de pintura… e ai começou. Descobri Curvas, Contraste, Brilho, e fui me aprofundando. Saí esmiuçando o que encontrava na Internet. Cheguei até o Cria Livre e me inscrevi no curso. Adquiri conhecimentos em tempo record. E para mostrá-los gostaria de compartilhar um pouquinho do meu aprendizado. (…)” [referência: casalgimp.wordpress.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Hell (usuário não registrado) em 27/05/2010 às 9:17 am

    E depois dizem que o gimp é difícil de trabalhar e que o photoshop é fácil… vai entender…

    Quer se tornar mais jovem? Faça como o Sr. Wilson. Já está na hora de alguma instituição fazer um estudo sobre o uso do software livre e sua influência sobre a manutenção de uma mente saudável, em oposição à lei da regressão universal, ou lei de Ribot.

    Um usuário de softwares proprietários pode até ter um pequeno estimulo mental, uma vez que é necessário só conhecer padrões. No software livre, ao contrário, um universo de proporções consideráveis se abre para o aprendizado.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 27/05/2010 às 9:39 am

    Sempre desdenhei dos vícios dos usuários em relação a “facilidade” do photoshop. Fazer colagem com camadas, por exemplo, é muito mais fácil no Gimp. Estou testando a interface unificada do Gimp 2.7, com suporte a abas inclusive. A usabilidade é extraordinária!

    Para quem interessar possa, amostras dos meus trabalhos em Gimp, encontram-se disponíveis em http://brunomaia.org

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 27/05/2010 às 9:40 am

    Hoje, muitos jovens são velhos resmungões que não sabem fazer outra coisa senão se acomodar em seus softwares pagos e se trocar faz o maior berreiro.
    Hoje o usuário comum perdeu a criatividade, só sabe fazer arte em rotinas genéricas encontradas em software pago. Se tirar eles não sabem fazer mais nada, pois de fato o que pensam que aprenderem foi uma simples ilusão de ter aprendido.
    Escolinha de “informática” até 99,9% das faculdades que dizem ensinar computação é isso: ilusão de aprendizado.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 27/05/2010 às 11:47 am

    “O verdadeiro sentido nas coisas que se faz, não é fazer bem… Mais, descobrir alternativas para fazê-las melhor.”

    Viva o Software Livre !!!

    @bebeto_maya. Visitei o seu site. Está mais uma vez provado que o Gimp funciona!

    MKRS (usuário não registrado) em 27/05/2010 às 1:52 pm

    BOA SR.WILSON!

    Provando que não existe idade para o aprendizado.

    Já tentei usar o Photoshop tbém mas acabei voltando para o Gimp.

    Sr.Wilson, caso queira continuar seu aprendizado, depois de alguns meses, quando estiver fera em computadores, tente usar Linux. Hoje em dia, há várias distribuicões fáceis de usar e com interface amigável. Aposto que irá gostar!

    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa!

    Wilson Marques de Oliveira (usuário não registrado) em 27/05/2010 às 6:17 pm

    Bem amigos. Estou por aqui. Recebo com muita humildade e satisfação as palavras de elogio e de incentivo. O casal GIMP Guilherme e Camila Razgriz abriu-me portões para que eu fugisse da ignorância e entrasse para a sabedoria. O GIMP tem me proporcionado momentos maravilhos. É um programa simpático e de muita personalidade. Não diria que é fácil porque ele não veio facilitar a vida de ninguém e sim para resolver problemas. Mas, quem quer soluções fáceis… fique deitado e espere a solução cair do céu. Vemo-nos por aí, amigos.

Este post é antigo (2010-05-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.