Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


RC2 do OpenOffice 3.2

Enviado por thiagoc (rootΘthiagoc·net):

“Os desenvolvedores do OpenOffice lançaram o segundo “release candidate” (RC2) da nova versão da suíte de escritório de código aberto. Melhorias na performance e novas funcionalidades fazem parte da nova versão do software, bem como correções de vários bugs. A versão 3.2 final está prevista ainda para este mês.” [referência: h-online.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Erik ch (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 12:18 pm

    Tem layout novo ? igual ao Office 2007 ? Se não, nada de interessante…

    Desculpe mas openoffice é um programa que já ta morto

    Erik, entendo que bastante gente acompanhe o OpenOffice com base no que o MS Office oferece, e o nível de vitalidade do OOo para estas pessoas deve mesmo ser bem diferente do que eu vejo.

    Mas também acredito que haja um bom contingente de pessoas que avalie o OpenOffice em relação aos recursos de que precisam para produzir seus documentos e planilhas, e estas provavelmente vêem o nível de vitalidade do aplicativo de uma forma bem diferente da que você vê.

    Pessoalmente, espero que os desenvolvedores do aplicativo prestem mais atenção às demandas do segundo grupo do que do primeiro – até porque a batalha para agradar ao primeiro grupo é bem inglória e talvez impossível de vencer, pois seguir indefinidamente outro produto raramente é boa estratégia.

    Andreson (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 12:32 pm

    Já estão colocando nos mirros o openoffice 3.2 RC 3, o link para download do RC 2 já está indisponivel.
    Vamos aguardar

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 12:36 pm

    Não tenho nenhum dado sobre isso (diferentemente da Luciana Gimenes que inspirou o Te dou um dado), mas acho que 99% ads pessoas usam o Word/Writer como máquina de escrever moderna. Também acredito que usam o Excel/Calc em sua forma mais básica, muitas vezes fazendo continhas de adição.

    Portanto, o OpenOffice do jeito que está atende muito bem a maioria das pessoas. Então pergunto: pra que pagar uma licença do Ofiice para ter firulas avançadas ? ;)

    Marcos (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 12:49 pm

    O openoffice é um ótimo projeto, mas eu acho que a performance dele é muito inferior a do ms office, eu sinceramente fico encomodado quando crio uma planilha de 10×2, e aparece uma progressbar pra calcular. Fora a resposta as ações que tem um certo delay.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 12:57 pm

    Quanto à funcionalidades, o OO já chegou em um nível bastante significativo e perfeitamente suficiente para mais de 90% das aplicações a que ele se destina.

    O gargalo que vejo é o da performance. Esse sim precisa de melhorias o mais rápido possível.

    E para os que adoram comparar o OO com o Office 2007, saibam que o novo Office 2010 está vindo bastante simplificado e com menos firulas em seus menus, ficando mais próximo nisso do OO do que do próprio Office 2007.

    É a MS voltando à simplicidade.

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 1:09 pm

    Andreson, desde ontem que estou usando o RC3, e realmente ele teve uma melhoria na velocidade tanto de de abertura como de resposta, isso comparado a versão 3.1.1 que eu usava antes.

    Andreson (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 1:13 pm

    @Darkstarfire
    Legal, Gostaria de baixar, mais não consegui achar no site, dis que estão atualizando.
    Você tem algum link para download??

    Webmarlin (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 1:17 pm

    Se o Office 2010 voltou à simplicidade significa o quê então? Que o Office 2007 já está enterrado, não é mesmo Erik? A maioria das pessoas que eu consultei disseram que não gostaram do Office 2007 e voltaram ao 2003. Teve gente que disse que só instalou para poder ler alguns arquivos que receberam e depois desinstalaram. Muitos daqueles que usam o 2007 adquiriram o hábito de salvar num formato antigo quando vão compartilhar o arquivo com terceiros.

    habeas_corpse (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 1:22 pm

    o problema do OpenOffice eh o desempenho, primeiramente, eles deviam pensar em um toolkit grafico mais rapido (Qt) tirar tudo que tem java no meio dele…

    se eu coloco umas imagens no meio de um texto, fica horrivel o scrolling, acho isso um absurdo.
    ja o Lotus Symphony que eh baseado nele, consegue ser bem melhor (minha opniao)

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 1:38 pm

    Anderson, baixei ele deste link aqui.. http://openoffice.c3sl.ufpr.br/extended/3.2.0rc3/

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 1:39 pm

    @Erik ch

    Desculpe mas openoffice é um programa que já ta morto

    Tá desculpado. Não esquente com isso. Todos falamos bobagens de vez em quando.

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 1:47 pm

    Quanto a performance, concordo, ainda precisa melhorar bastante.

    Já quanto ao que o tal do Erik disse, pra mim pareceu uma simples tentativa de trollar e flamear este assunto.

    Só de exemplo para vermos como o OpenOffice está morto, semana passada fui no Banco do Brasil adiantar o pagamento de 5 parcelas de um financiamento que eu fiz com o banco.
    Ele entra no sistema financeiro do BB (parecido com o SIAFI) para copiar alguns dados meus referentes as parcelas que faltam.
    Daí ele copia e cola os dados numa planilha para somar. Quando eu olho melhor adivinha qual é a suíte que estava no computador? O Open Office, agora não lembro qual versão.
    O cara colou os valores, clicou na última célula abaixo dos valores e clicou em somar para mostrar o resultado.
    Agora vai me dizer que somente neste computador do BB estava o Open Office?

    Para finalizar fui na casa de uma conhecida minha e ela pediu para eu dar uma olhada no computador dela que estava meio lento pra inicializar. Estava instalado o Vista (um dos motivos da lentidão) e quem estava inicializando junto com o PC? O Open Office.

    Perguntei a ela quem instalou para ela, e ela disse que já veio assim da loja. O interessante é que os ícones do programa estavam renomeados no menu iniciar para “Word”, “Excel”, etc, e ela percebeu que era um Office um pouco “diferente” do que ela costumava usar mas não sabia que não era o Microsoft Office! Achava que era uma outra versão da suite.

    Expliquei pra ela e tudo do Open Office e ela disse que o principal “problema” dele é que ela salvava os documentos dela e as outras pessoas que ela mandava o arquivo não conseguiam abrir (odf ou qualquer outro), daí ela tinha que salvar em outro formato. Entrei nas opções do Open Office e coloquei o “Word” dela para salvar no formato doc 97/2000/2003 por padrão e ela disse que não teve mais problema em relação a isto.

    Por isto sou da mesma opinião de muitos aqui. As pessoas estão viciadas em softwares e a maioria resiste a mudanças e/ou a aprender um pouco mais, tudo é questão de costume.

    > Erik ch
    > Desculpe mas openoffice é um programa que já ta morto

    Desculpado[2]

    A úuuuuunica coisa que ainda falta para o openoffice, é a que falta para o firefox. Otimização para o consumo de recursos.

    Benjamim (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 2:28 pm

    O Openoffice está evoluindo bem mas gostaria que fosse desenvolvido mais rapidamente, ainda não da para comparar com os recursos do MS Office 2007 (o powerpoint da um show em efeitos e recursos no impress), uso ele com Cross-Over no ubuntu e funciona muito bem.

    JavaPauloMG (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 3:02 pm

    E fogo o pessoal descer a lenha no OpenOffice, dos que fazem isso duvido que se disponham a pagar por uma Suite de Escritório, eu uso ele para tudo e funciona muito bem, sou um usuário simples, para documentos simples e artigos, e animações e planilhas simples… mais de 90% dos usuários são assim.

    Cara (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 3:44 pm

    Acho o OpenOffice um programa muito bom, mas tem pontos importantes a melhorar, como a interface gráfica e a praticidade de uso, além da performance. Bom, sou um usuário meio chato mesmo, por isso estas exigências.

    Flavio (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 4:00 pm

    Eu me considero um usuário avançado do OpenOffice. Uso o Base para inserir e extrair dados de um banco de dados MySQL hospedado em servidor próprio, aqui no órgão público em que trabalho. São inúmeros formulários e consultas, que eu mesmo criei, apenas com a ajuda do Help do OOo e do Google. Todas as nossas informações gerenciais estão lá. Jogo esses dados para o Calc, no qual efetuo inúmeras operações complexas, usando funções de procura e referência, data, banco de dados, tabelas dinâmicas, gráficos etc. No Writer, meus documentos têm seus cabeçalhos gerados automaticamente por macros e uso intensivamente os modelos de documentos, com vários estilos personalizados de parágrafos e caracteres para agilizar a produção dos documentos.

    Agora, vem a melhor parte: já uso o OOo há tanto tempo, tanto no trabalho quanto em casa, que não sei fazer nada disso no MS Office 2007. Quando algum colega me pergunta sobre como fazer no MS Office, eu dou risadas e digo: não sei. E não é mentira! Simplesmente, não preciso de nenhum recurso que não exista no OOo.

    Portanto, minha conclusão: em vez de ficar perdendo tempo comparando o OOo ao MS Office, que tal investir em aprender como fazer as coisas no OOo? Enquanto o cara ficar com um pé cá e outro lá, estará sempre insatisfeito, querendo que o OOo seja mais parecido com o MS Office. Assim, será sempre escravizado pela ferramenta proprietária.

    Ronei Arquimedes Ferreira (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 5:29 pm

    Acho engraçado, se você compra todas as licenças do Ms office e instala de acordo com licença em sua casa, então criticar o openoffice nós temos que baixar a cabeça, mas você pirateia Ms office ainda crítica o openoffice, suas críticas não tem crédito.

    Marcos K (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 5:30 pm

    Quase todo mundo que reclama demais do desempenho do openoffice é aquele tipo de gente que usa um micro mais velho do que matusalém, mal montado, com pouca RAM, muitas vezes roubada ainda mais por uma placa de vídeo vagabunda onboard e quer usar o openoffice sem aprender nada novo e acha que é ruim só porque é de graça.

    Usar o MS Office ainda é a desculpa mais esfarrapada e mais usada para ficar com windows e MS Office piratas. É o que mais vejo de gente nas empresas. Gente que fica “encomodada” com o openoffice e não sabe nem usar o corretor ortográfico do MS Office e matou aulas até de português.

    Renan Birck (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 6:16 pm

    Já corrigiram a porcaria do bug dele com tema GTK escuro? Atualmente, ele é INUTILIZÁVEL para mim por causa desse problema.

    Só com um workaround (forçar um tema GTK pro OO) que deixa ele completamente alien.

    Acho inacreditável que NENHUM dos desenvolvedores do OpenOffice use um tema GTK escuro! E o bug está lá, relatado, desde 2007!

    http://qa.openoffice.org/issues/show_bug.cgi?id=80636

    elias (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 7:05 pm

    precisam mudar o layout, e só o layout, pra mim.

    mas não precisa ser que nem o ms office..

    Diogo (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 7:16 pm

    OOO é lento? Vocês usam ele no Windows é? Aqui ele é muito rápido!
    Ah sim! Salvem arquivos no formato certo, negada salva em .doc e depois reclama que perde formatação.

    wallacy (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 7:53 pm

    Mesmo no Linux o OO é lento, no Windows com o pré-carregamento ativado é “menos ruim”, porém no geral é lento sim.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 8:39 pm

    Sempre tem alguém pra dizer “lento? aqui é muito rápido!!!”. Recursos nunca foi minha reclamação com ele, somente performance mesmo. Se não melhorar, continuo no MS Office e no SoftMaker Office.

    Curioso (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 8:42 pm

    Realmente não tem como negar que o OO é lento, em algumas distribuições como o Ubuntu por exemplo até que ele carrega rápido, mas se for abrir um arquivo grande vemos a diferença em relação ao MSOffice, que abre instantaneamente enquanto o OO fica, carregando, carregando, … Tanto no Linux como no Windows.

    Precisei abrir um arquivo DBF no Excel/2003, um arquivo com 82.876 registros ele demorou cerca de 30 segundos, ocupou 77 MB de memória e só mostrou as 65.536 linhas que é o seu limite.

    No OO/Calc 3.1.1 ele demorou mais de 10 minutos achei que tinha travado, ao entrar no gerenciador de tarefas e ele estava la consumindo 100% de um core, e utilizando mais de 300 MB de memória, e como o Excel mostrou somente as 65.536 linhas. E o pior ao fechar, o Calc ficou o soffice.bin consumindo 112 MB.

    Sei que ninguém vai utilizar este recurso, isso só prova quanto o OO é um devorador de recursos, bem como o Firefox. Eles até melhoraram a iniciação, mas o carregamento e o desempenho ainda ficam devendo e muito, notasse ao escrever algo, ou navegar pela planilha.

    O micro é um 2 DUO com 2 Gb de ram.

    @Erik
    “Tem layout novo ? igual ao Office 2007 ? Se não, nada de interessante…”

    O layout novo está previsto pra versão 3.3, mas até agora não foi adicionado ao alfa porque ainda não fecharam questão em muitos detalhes.

    @Alexandre Arruda
    “Não tenho nenhum dado sobre isso (diferentemente da Luciana Gimenes que inspirou o Te dou um dado), mas acho que 99% ads pessoas usam o Word/Writer como máquina de escrever moderna.”

    Não é bem assim. Muitos desses 99% usam pelo menos esporadicamente algum recurso ‘avançado’. E quando se deparam com a falta dele ficam frustrados. Negar isso não vai ajudar a suíte a ganhar mais usuários. O OO está avançando bem em recursos, mas ainda está longe de atender tranquilo a maioria dos usuários como o pessoal pensa.
    Alguns exemplos simples:
    . o MS Office acentua automaticamente a maioria das palavras em português. Me admira muito o pessoal do brOffice ainda não ter acrescentado na autocorreção da versão brasileira essa facilidade. Já até sugeri isso no site do projeto
    . referência cruzada para itens numerados não funciona direito ainda. Tem um bug registrado em 2005 sobre isso e até hoje não arrumaram
    . colocar automaticamente a primeira letra da frase em maiúscula ele se atrapalha quando a frase anterior termina com um parênteses ou alguns outros caracteres especiais antes do ponto.
    . não permite mudar a formatação de itens numerados default.
    . as fórmulas dele tem a ótima opção de poder digitar comandos sem precisar do mouse pra ficar montando, mas ainda faltam muitos símbolos que o MS Office já traz pronto há anos
    . calc não mescla células já mescladas
    . inserir símbolos eles não permitem definir atalho e nem mostram o nome das letras gregas. Coisa simples, mas que facilita a vida de quem vai fazer um trabalho escolar na área de exatas

    Tem uma série de outros recursos que mesmo um usuário intermediário se depara de vez em quando. Felizmente os desenvolvedores concordam com isso e eles próprios não acreditam no “80% mith”

    @Andre luis
    “E para os que adoram comparar o OO com o Office 2007, saibam que o novo Office 2010 está vindo bastante simplificado e com menos firulas em seus menus, ficando mais próximo nisso do OO do que do próprio Office 2007.”

    Não, o Office 2010 continua com o mesmo menu Ribbon. No começo as pessoas estranharam, mas tem muitas já que adoram e não abrem mão do novo Office. Além do mais, é a tendência agora. Até o Paint já está assim. No começo ele é estranho, mas depois dá pra ver que ficou bem mais intuitivo.

    O Office 2010 simplificou mais muitas das tarefas, mas todas as simplificações são explorando os recursos da nova interface e não voltando atrás.

    Corel, Adobe, Eclipse foundation, … muitos já estão estudando usar esse estilo de interface em seus produtos.

    @JavaPauloMG
    “E fogo o pessoal descer a lenha no OpenOffice, dos que fazem isso duvido que se disponham a pagar por uma Suite de Escritório”

    São 180 reais a versão menor e ainda dividem em duas vezes sem juros. A suite está sempre entre os softwares mais vendidos no Brasil.

    Não caia na armadilha de defender a vantagem de um software livre como software grátis.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 10:18 pm

    Realmente, esse papo de “ninguém usa o Office 2007 e todos preferem o 2003″ é puro mimimi. No inicio ele causava rejeição mesmo, mas eu adorei a “novidade”, e na época ainda era bitolado de software livre. Dizia “OpenOffice é melhor, hunf”. Perda de tempo, quando usei o Office 2007 não quis mais saber de OpenOffice.

    Muita gente MESMO não usava o Office 2007 no início, por causa da interface. Hoje eu já vejo o contrário, e costumo ver muito mais Office 2007 que 2003. Na empresa que trabalho, mesmo, muita gente nos pergunta quando a empresa comprará o Office 2007 em substituição ao 2003 e ao BROffice, e o motivo é sempre “o 2007 é melhor”.

    Mas também sou obrigado a concordar que, a maioria das pessoas não usa 1/100 dos recursos que todas essas suítes oferecem.

    smalltalk_liar (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 10:47 pm

    Prometi a mim mesmo nunca mais usar nenhuma suíte Office depois de virar uma noite ano passado terminando uma apresentação no Impress (para reaproveitar uns pedaços que já estavam prontos de um colaborador) que a princípio deveria ter sido terminada bem rapidamente.

    Ele travava a cada 10min. Quando abria de novo, tinha que apagar todas as figuras e incluir de novo, pois aparentemente ele salvava em JPEG com 10% de qualidade, que deixava as figuras ilegíveis. Isso tudo além de ser um software bastante pesado.

    Desde então, me recuso a utilizar qualquer coisa diferente de latex-beamer.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 11:01 pm

    @smaltalk_liar

    Nunca aconteceu isso comigo usando o MS Power Point. (mas que não comece o troll por causa disso)

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 12:55 am

    Acho que o diferencial do Office 2007 para o OO, que ninguém comentou, são os temas, as customizações visuais, para tabelas, textos, layouts de documento, os modelos de apresentação do Power Point etc. São infinitamente superiores aos do OO. E isso é algo que os usuários simples usam o tempo inteiro. Até os cliparts do Office 2007 são superiores.

    Davi (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 10:56 am

    Não duvido nada que a Sun atrase ainda mais o cronograma de lançamento do OpenOffice 3.2 que inicialmente era novembro de 2009.

    Abraços,

    psicoppardo (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 8:23 pm

    tomei coragem e migrei meu computador de trabalho para linux (ubuntu 9.10), ano passado, meus ofícios eram todos escritos em .doc, e, pensei, vou ter dificuldades quando abrí-los no openoffice 3.1, qual minha surpresa quando simplesmente estava lá, bem formatado, em formato .doc, pronto para serem usados, vamos ver se no decorrer do ano terei alguma dificuldade com minhas planilhas, mas pelo que tudo indica a migração vai correr muito bem.

    a impressora multifuncional HP lazer funcionou perfeitamente, o scanner da mesma forma, vou testar o ocr, mas pelo que olhei na net não terei dificuldades.

    No computador do escritório tenho 1gb de memória ram, semprom 1600+, hd de 40 gb. Aparentemente o aplicativo (writer) abre bem rápido, lê o formato .doc bem rápido também, dependendo da situação desse ano, começarei a salvar em formato .odf.

    Estou bastante confiante, apesar disso matenho um notbook com a interface microsoft, para alguma possível emergência, funcionário, eu mesmo, etc. Fiz testes em casa no ano de 2009, realmente o calc tinha dificuldades com a seleção de várias células alternadas, mas parece que este bag foi resolvido, minhas funções foram migradas com perfeição.

    só tenho a agradecer ao pessoal da comunidade.

Este post é antigo (2010-01-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.