Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Positivo vence em preço pregão de 600.000 laptops educacionais do MEC

Remix da notícia na ComputerWorld:

A Positivo foi fabricante que apresentou a melhor proposta de preço no pregão eletrônico realizado pelo governo federal para aquisição 600 mil laptops educacionais que serão comprados pelos Estados e municípios que aderiam ao Programa Um Computador Por Aluno (Prouca). O leilão foi dividido em dois lotes, sendo o primeiro de 400 mil notebooks para atender as regiões Centro-Oeste e Norte e o segundo de 200 mil unidades para escolas do Nordeste e Sul.

A licitação para aquisição dessas máquinas levou quase três anos e foi alvo de muita contestação pela indústria, que teve, numa primeira etapa, a Positivo como vencedora. O governo cancelou o pregão por não ter entrado em acordo com a fabricante sobre o valor e configuração das máquinas.

A elaboração de um novo edital levou mais de um ano e vitoriosa da concorrência foi a Comsat. Entretanto, a empresa acabou reprovada nos testes das especificações técnicas. A fabricante recorreu da decisão na Justiça e não ganhou o contrato, sendo que a escolhida final foi a CCE/Digibrás.

Agora, na tomada de preço para a compra das 400 mil unidades, o preço unitário oferecido pela Positivo foi de 344,18 reais. Já no leilão das 200 mil máquinas, o valor por laptop proposto pela fabricante foi de 376,94 reais.

Participaram da licitação cerca de 20 fabricantes, entre as quais estavam as multinacionais HP, Dell, Lenovo e Samsung. A Positivo venceu a primeira etapa no quesito preço. A empresa terá agora de passar pelos testes de aderência, que são dois. Para isso, a companhia terá de entregar uma amostra 25 laptops para análise das especificações técnicas exigidas pelo edital. (via computerworld.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alex Bars (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 8:25 am

    Eu gosto do note deles, comprei um dell pelo suporte e nome!!

    Eu da Silva (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 8:56 am

    Pobres alunos… ninguém merece um Posilixo.

    Cristiano Ricardo Peixoto Pena (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 9:05 am

    Que triste.

    Positivo não tem a qualidade de um HP, DELL e Lenovo/IBM.
    Aqui, estou muito feliz que podemos adquirir por registro de preço, computadores HP. E com a brecha na lei 8.666 que diz que podemos escolher marca e modelo para manter a padronização já existente, fico mais feliz ainda.

    Paulo (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 9:07 am

    Engraçado como isso caminhou.. Tudo isso surgiu com uma idéia maravilhosa do OLPC, de aplicativos educativos e colaborativos para crianças.

    Para depois acabar em uma simples briga entre industriais para fornecer laptops pelo menor preço para o governo…

    Frederico Martins (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 9:08 am

    Microboard é bom e brasileiro também :)

    Paulo (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 9:24 am

    E a galera aqui comentando sobre incapacidades de hardware.. Hardware é o menor dos problemas. Se não existir software bem feito, voltado às necessidades educacionais, e que seja um convite ao aprendizado, isso tudo vai ser só mais um monte de entulho eletrônico.

    predador00 (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 9:39 am

    quer dizer que a positivo vai desovar 600.000 laptops em breve?

    ;-;

    pcdiy (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 9:52 am

    por menos d 800 reais,a configuraçao deve ser uma beleza d um celeron d 10 anos atras,pobres alunos vao começar cedo a enfrentar o stress d ter q esperar tantos loadings sem falr q poucos mais da metade desses laptops eh q vao realmente ser usados por alunos o resto eh puro superfaturamento e mal administraçao,imigine soh quantos professores,diretores,etc q vao desviar alguns pra eles.
    no brasil as coisas soh funcionam se for na marra se o governo naum por policia federal pra vigiar a entrega,vai ter aluno a ver navios

    o (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 9:55 am

    Tomem um monte de computadores com chipset de vídeo SiS ou VIA e demais hardwares problemáticos para uso com linux.

    eu (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 10:06 am

    Concordo com o povo ai, Positivo vai ser um droga. E um dos tópicos faltou o comentário, isso quando os alunos não começarem a quebrar tudo pois nunca dão valor ao que “ganham” e fora os outros que como o governo que vai desviar verbas vão levar uns pra casa.

    abc (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 10:15 am

    Sem um plano mais abrangente, eles só vão servir para os alunos colocarem fotos no orkut…

    Mais um projeto fadado ao fracasso…

    Tarso Genro (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 10:37 am

    O governo vai gastar o dobro para poder trocar esses lixos da Positivo. Não vai durar um ano na mao dos delinquentes juvenis.

    hneto (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 10:43 am

    Outra vez notícia falando disso…

    E outra vez, na fonte (Computerworld), nem uminha linha falando do que realmente importa nisso tudo: qual vai ser o sistema operacional e os outros softwares…

    E eu pergunto outra vez: qual vai ser o sistema operacional usado? E vai ser usado para fazer o quê?…

    o (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 11:33 am

    @hneto

    A Positivo inicialmente usava o Insigne Linux e a partir de 2005 passou a usar o Mandriva Linux

    http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2005/09/15/idgnoticia.2006-03-12.6604324916/

    Com a situação atual da Mandriva agora, eu não sei se pretendem continuar com ela ou mudar.

    Renato Elias (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 11:37 am

    Não lembro bem se era harvad, mit ou berkley, que o aluno pode escolher qq pc que queira, inclusive mac`s

    Zé (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 11:43 am

    Creio que nem se fosse um Roadrunner por aluno, iria sequer melhor a educação pública do pais e concordo plenamanete com @abc e @Tarso notei que um certo ar de preconceito em seu comentário, se vandalismo é seu parâmetro para delinqüência, quero deixar bem claro que isso existe tanto na rede pública quanto na rede privada, e que também não são todos que compartilham desse tipo de atitude.

    Rhyel (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 11:49 am

    Estranho não estar incluso a região Sudeste. Também achei estranho a divisão… 400 mil Norte e Centro e 200 mil Sul e Nordeste.

    Ezek (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 11:52 am

    A maioria dos comentários são preconceituosos (delinquente juvenis, uso do orkut, comparar com harvad, mit, etc.) Falaram muitas besteiras, mas o notebook da Positivo é mesmo o Classmate PC da INTEL, portanto, um excelente computador para o seu objetivo de uso. O que ninguém comentou foi o preço de R$344,18, mesmo que seja o Classmate PC, incluindo hardware, SO, software, suporte e garantia, provavelmente não daria para ser um valor melhor. Ao críticos do projeto UCA do governo federal, este deveriam dar mais crédito quando o governo faz alguma coisa para melhora a educação no país.

    sergio (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 12:34 pm

    olha, eu tive que instalar Linux em um positivo 330B, pois a dona (pianista) nao guentava mais o vista. O notebook com chipset via, etc…etc…
    bom… depois de umas horas… tudo funcionando 64bits inclusive o tal do sis 671problemas mesmo so com o wifi rtl8187…
    o ArchLinux deu conta de tudo… openoffice 3.2, gimp, rhythmbox, audacity, avidemux, amsn, cups, evolution, flash 10, epiphany, cheese, dvdstyler, totem, ffmpeg, mencoder, skype, ekiga, e vai por ai.
    agora falta fazer funcionar direito o hibernate…
    A coisa da boot (cold) em menos de 1 minuto, comparado de 4 a 6 minutos com o vista home. Por 334 reais acho que esta bom.
    Pensem bem: se o notebook fosse muito rapido, ja teriam instalado XP nele. assim lento com 512mb, celerom d, nem XP roda.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 12:34 pm

    Não creio que a entrega de laptops para alunos de escolas públicas trará melhorias ao ensino no Brasil, nosso problema é bem mais embaixo, no ensino fundamental. É necessário também preparar melhor os professores, pois hoje a maioria deles não está apta a ensinar, além de valorizar a categoria com melhores salários, pois assim serão atraídos profissionais mais capacitados para o ensino.

    Outro problema é a infraestrutura das escolas, em muitas delas, principalmente no Norte e Nordeste, não há o mínimo necessário para se ter um ensino decente.

    Temo que esses aparelhos acabem virando brinquedinhos de luxo nas mãos dos alunos, um doce na boca das crianças. Laptops são apenas hardware, nada além disso, o ensino no Brasil demanda ações bem mais urgentes.

    julaan (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 1:04 pm

    @Renato Elias , voce esqueceu de dizer que todas essas universidades são pagas, entao o valor do laptop está embutido na mensalidade.

    Evandro Guglielmeli (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 1:28 pm

    Eu também tenho todas estas preocupações de vocês; e até parte dos preconceitos, confesso.

    Mas só gostaria de destacar uma coisa: na área da computação por 25 anos, e 20 deles no ensino, eu vi dois mandatos do outro governo criar fundos e contribuições; mas só neste governo é que esta grana tem sido aplicada, mesmo que com tropeços e eventuais abusos, em educação e cidadania.

    Muita gente fala dos problemas atuais, mas antes as verbas só evaporavam. Não lembro de um projeto que a gente pudesse criticar quando eram outros os governantes.

    Graças a Deus, em relação à educação no país, que nós temos um “analfabeto” para jogar pedras, pois quando era um “professor” não houve nada para criticar (por que absolutamente nada foi feito).

    Concordo com o Evandro. O pessoal adora criticar, mas é fato que a situação melhorou e só de estarmos discutindo o uso da tecnologia nas escolas já é um avanço muito grande.

    Nos governos anteriores a discussão era se iam trocar os móveis quebrados ou se iam colocar lâmpada nas salas de aula…

    André Caldas (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 3:56 pm

    @Cristiano Ricardo Peixoto Pena,

    Aqui, estou muito feliz que podemos adquirir por registro de preço, computadores HP. E com a brecha na lei 8.666 que diz que podemos escolher marca e modelo para manter a padronização já existente, fico mais feliz ainda.

    Que triste que vocês se aproveitam disso pra passar por cima do processo licitatório… e assim caminha o Brasil…

    lolipop (usuário não registrado) em 8/10/2010 às 12:10 am

    primeiro deveriam consertar essa educação decadente onde alunos fazem sexo nos banheiros da escola,pixam a escola toda,destroiem as carteiras,colam chiclete em baixo das carteiras,etc
    ai sim,depois d domar essa geraçao sem limites,eh q se poderia incluir pcs na educaçao sem q esses mesmos pcs virem migalhas ou sejam trocados por drogas

Este post é antigo (2010-10-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.