Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Por que usar Software Livre no Design?

Interessante resposta proposta pelo Eduardo, que foge um pouco ao lugar-comum não tanto pela conclusão em si, mas por apresentar preliminares diferentes das que estou acostumado a ver, como respostas às questões “As ferramentas livres para Design, como GIMP ou Inkscape, superam ferramentas proprietárias?” e “É possível trabalhar com Criação utilizando somente Software Livre?”.

Link do post enviado por Eduardo Santos (edu_agniΘhotmail·com): [referência: agni.art.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    devnull (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 2:48 pm

    Não consegui ver sentido na questão. Design é uma área que depende muito mais do talento do que da ferramenta, quem fica defendendo programas fechados e caros simplesmente está viciado na ferramenta.

    Rafael Junqueira (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 3:07 pm

    Sim. Até porque mesmo, software livre não significa programa não proprietário. No entanto, programas que são de graça como o Gimp ou o Blender são bastante poderosos. Mas somente saiu alguma coisa, se o artista o for. Não adianta um Lightwave, se não sou um bom designer. Vou conseguir realismos, até mais rapido. Mas só até ai.

    No entanto até uma certa altura de meus estudos, compreendi que deve haver uma fusão destas idéias. 3D Max é bom para muita coisa, Blender para outras coisas, Sketchup para certas coisas, Z Brush para outras. O que existe realmente hoje, é que deve ter muita empres que usa produto com licença GPL só não fala por querer evitar constrangimento.

    Se você sabe que um filme, como o 2012 fora criado com elementos do Blender (hipotético) será que você compraria? Quantos dos anuncios existem por aí, que podem estar sendo feitos como GIMP? Como saber a diferença de usar um Blender com um Max? Já fiz, e vi modelos muitos programas que se assemelham ao mesmo nível.

    Sou defensor tanto do proprietário como do livre, um equilibrio.

    ale (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 4:19 pm

    Ausência de alguns recursos.
    Curva de aprendizagem.
    Interface pensada por desenvolvedores e não por designers.
    Quantidade de tutoriais para diferentes objetivos/níveis.
    Pra mim são algumas pedras no caminho.

    Ivan (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 6:08 pm

    Penso parecido com @ale principalmente na parte que fala em interface voltada para desenvolvedores.
    Seria um dia de sol, quando MacDesigners começassem a querer brincar de criar para software livre, seria um salto na evolução.
    Acho incrível quando atualizo meus aplicativos no linux e sempre tenho a impressão de estar vendo algo feito para a década passada.
    Na verdade não entendo o porquê disso.

    foobob (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 6:42 pm

    Por que não usar? Porque você já está viciado em seu martelinho e não larga dele de jeito nenhum.

    Philippe (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 7:07 pm

    ivan, te liberta do gnome, instala o kde! :p

    Ivan (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 8:43 pm

    @Philippe
    Divido meu notebook entre o KDE do Fedora 12 e o Gnome do Ubuntu 9.10
    e ainda que reconheça os avanços de interface nos dois, principalmente no KDE, sempre tenho a sensação que tem algo que não combina, excesso de linhas retas ? Talvez. É difícil explicar.
    enquanto estou escrevendo isso estou olhando aqui pro Ksysguard e pensando, o que é que não se encaixa, usando um estrangeirismo eu diria que o “look and feel” ainda tem muitas oportunidades de melhoria.
    Quem sabe aquele rapaz do site usabilidoido pudesse dar umas dicas pra galera do KDE e Gnome…

    Concordo com o ale. Mas felizmente isso está mudando, embora gradual. Tem muito software livre que tinha interface voltada a desenvolvedores que agora está se preocupando mais com o usuário comum.
    E cada dia que passa, muitas empresas estão perdendo a visão estigmatizada (não sei se é assim que escreve) do Linux e software livre.

    Acho que precisávamos de um marketing mais profissional, mais direcionado…uma empresa que entendesse de som e investisse no Audacity, uma de design pra dar suporte ao Gimp. Não suporte de dúvidas, mas de trabalhar junto à equipe de desenvolvedores atendendo de perto as solicitações de usuários in loco.

    As distribuições Linux hoje fazem isso, de bancos de dados também, de vários firewalls, de servidores de aplicação…Falta de outras ferramentas.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 5/01/2010 às 12:48 am

    Olha, eu vejo o Corel, por exemplo, como um mamute. Vejo o 3d Max como um Tigre dentes de Sabre. Mas ao me deparar com o inkscape, com sua interface rídicula de fácil, e o novo Blender 2.50, esse sim muito superior em termos de usabilidade em relação as versões anteriores e em relação ao próprio Max, percebo que Software Livre não é tão “Pensado em desenvolvedores” e sim em usuário. Pelo menos não mais.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 5/01/2010 às 12:50 am

    O problema continua sendo: “É grátis, então não presta!”. Nesse caso, ninguém pode fazer nada. Velhos preconceitos não acabam do dia pra noite.

    foobob (usuário não registrado) em 5/01/2010 às 6:38 pm

    Vou passar a cobrar por instalações de Gimp/Blender/Inkscape.

Este post é antigo (2010-01-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.